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UCA - Observando tatuzinhos de jardim

 

23/02/2011

Autor e Coautor(es)
JAQUELINE MAISSIAT
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PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Observando tatuzinhos de jardim

Amélia Pereira Batista Porto, Lízia Maria Porto Ramos

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de:

Primeiro Objetivo

Reconhecer diversidade de seres vivos.

Segundo Objetivo

Identificar forma do corpo e reconhecer movimentos dos tatuzinhos de jardim;

Terceiro Objetivo

Identificar hábitos alimentares e principais características do habitat dos tatuzinhos de jardim.

Quarto Objetivo

Identificar semelhanças entre o ciclo de vida dos seres humanos e de outros animais.

Quinto Objetivo

Adotar uma postura investigativa com base em leituras, observações, experimentações, comparações e registros

 

Duração das atividades
2h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter conhecimento de que todo ser vivo tem um ciclo vital, que inicia com o nascimento e finda com a morte.

Estratégias e recursos da aula

 

 

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

Kword                [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Gwenview           [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Gwenview ]
KolourPaint        [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint ]
Mozilla Firefox   [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
WxCam              [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam  ]

UMA ABORDAGEM PARA O PROFESSOR

As intervenções e a postura do professor são imprescindíveis e determinantes. O professor deve estimular o questionamento das situações e as interpretações apresentadas pelos alunos, para que eles sintam necessidade de rediscuti-las, reconstruí-las ou ampliá-las.  

Para que as crianças possam avançar na construção do conhecimento, sugere-se que o professor, ao longo dos estudos:

  • apresente argumentos que desequilibrm as ideias intuitivas dos alunos, pois a insatisfação com a maneira como explicam determinado fenômeno estimula a busca de "novas" explicações;
  • proponha situações reais acessíveis a todos, nas quais as teorias dos alunos não sejam aplicáveis;
  • identifique, entre as ideias intuitivas dos alunos, aspectos que possam contribuir para a construção das ideias cientificamente aceitas;
  • encoraje os alunos a apresentar ideias, a utilizar recursos próprios nas investigações, a participar das discussões, a trabalhar em grupo, a fazer perguntas. Uma das estratégias mais difundidas para o ensino de ciências, mais especificamente para temas relacionados à biologia, à ecologia e matérias afins, é o uso da “observação de fenômenos”. A ideia básica é a de que se o aluno for capaz de identificar os fenômenos naturais por meio da observação, poderá compreender mais facilmente os conteúdos a ele subjacentes. Todos nós podemos descrever o que vemos ao observar determinado objeto. No entanto, é possível melhorar nossa percepção buscando detalhes no objeto observado. A observação com fins educativos deve ser uma atividade intencional e planejada. Deve envolver perguntas específicas sobre os objetos enfocados e desenvolver cada vez mais a capacidade de análise do aluno. Exige, também, atenção e atitude reflexiva do observador.   Portanto, ao organizarmos atividades cujo objetivo principal seja a observação, precisamos:
  • tornar claro o objetivo da atividade antes do início do trabalho;
  • planejar com os alunos o desenvolvimento da observação;
  • conduzir a atenção dos alunos para os detalhes e pontos importantes;
  • conduzir a observação de modo a evitar a dispersão dos alunos.  

A observação pode envolver ou não todos os sentidos. Ela pode ser realizada por meio do contato direto com o objeto de estudo: plantas, animais, lugares, enfim, tudo que for possível observar. Nesse caso, as impressões são obtidas com todos os sentidos. Pode-se, ainda, utilizar instrumentos especiais, como microscópio, telescópio, fotos, filmes, gravuras, observando indiretamente o objeto de estudo, para se obter, principalmente, impressões visuais sobre ele.   

Outro aspecto a salientar é que, além das observações dirigidas, com roteiros previamente estabelecidos, deve-se dar à criança a oportunidade de observar livremente, seguindo seus próprios interesses e as habilidades de análise já desenvolvidas.   

Também é importante alertar que, em observações realizadas em aulas práticas ou trabalhos de campo, os alunos podem ver somente aquilo que estão preparados para ver, e não aquilo que, necessariamente, constitui o objetivo da observação. Neste sentido, é importante acompanhar o trabalho dos alunos buscando trazer o foco para o objetivo da observação.

Referência: Porto et al. Um olhar comprometido com o ensino de ciências, Ed. FAPI, 2009, p.25,26 e 40.  

Ao realizar a atividade de observação de tatuzinhos de jardim, converse com os alunos sobre a necessidade de manter os animais em seu habitat, porque é ali que encontram as condições básicas para a sua sobrevivência. Os alunos devem ser orientados para não molestar os tatuzinhos durante a observação, e a devolvê-los ao ambiente natural, ao concluírem o trabalho.

O site abaixo contém algumas informações importantes sobre os tatuzinhos bola. Note que o último parágrafo da página traz informações sobre como controlar a infestação destes animais no jardim. Estas informações não são relevantes para a aula. Portanto, sugere-se que o site não seja utilizado diretamente com os alunos, mas que seja empregado pelo professor como fonte de informação para introduzir o assunto.

http://www.pragas.com.br/noticias/destaques/tatuzinhos.php

Algumas imagens que podem auxiliar o professor na introdução do tema:

Foto: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-artropodes/imagens/tatuzinho-de-jardim.jpg

Foto: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-artropodes/imagens/tatuzinho-de-jardim.jpg


Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos

Para atingir os objetivos propostos os alunos farão uma observação dirigida de tatuzinhos de jardim, assistirão a vídeos elucidativos, pesquisarão na internet, tirarão fotografias com o auxílio do laptop e lerão texto informativo.

Como o professor irá ativar esse processo

Compete ao professor organizar e planejar a atividade de pesquisa na internet, observação com os alunos, exibir os vídeos sugeridos e conduzir a discussão de modo a incentivar os alunos a investigarem, estabelecer comparações, buscar novas informações e realizarem as atividades propostas.

Sugere-se ao professor que acompanhe todo trabalho da turma para garantir que ninguém se machuque. É interessante coletar mais de um espécime para que todos os alunos possam fazer uma boa observação. Se o professor optar por coletar os tatuzinhos com os alunos, observar se não existem outros animais por perto que constituam risco. Alertar os alunos sobre o perigo de se coletar animais sem conhecê-los e a forma adequada da coleta.

 

Atividade

Primeiro momento: Pesquisando na internet

Inicie a aula comentando sobre o tatuzinho de jardim, apenas dando as características principais do animal, sem dizer qual é o seu nome. Após isto, solicite que o aluno, com o auxílio do laptop navegue na internet e encontre mais informações sobre os animais. O site do Google (http://www.google.com) pode ser utilizado para fazer a pesquisa.

Solicite que os alunos arquivem algumas imagens que forem capturando na internet, e também, que eles vão salvando os endereços dos sites que eles que acharem mais interessantes, para que eles iniciem sua própria biblioteca digital.

Após pesquisa realizada é hora de ir a campo.

 

 

Atividade

Segundo momento: Observando os tatuzinhos de jardim

Material necessário: recipiente de vidro; pá de jardim; luvas, uma folha de papel; lupa ou lente de aume

Como proceder: O tatuzinho de jardim pode ser encontrado debaixo de pedras, folhas e troncos, em lugares úmidos, como jardins, hortas e quintais.

1. Sob sua orientação professor, organize a turma para efetuar a coleta dos tatuzinhos. Para isso, utilize as luvas, a pá e o recipiente de vidro.

2. Solicite que os alunos tirem fotografias, utilizando o laptop, do tatuzinho em seu ambiente natural. Tal tarefa é interessante para que os alunos sejam os próprios autores das ilustrações de seu trabalho.

3. Com a sua ajuda, peça aos alunos que coletem os tatuzinhos, colocando-os dentro do vidro com terra úmida e folhas.

4. Após a coleta, em sala ou laboratório, organize os alunos em pequenos grupos, e distribua um espécime para cada grupo.

5. O tatuzinho deve ser colocado no centro do grupo, sobre a mesa forrada com a folha de papel.

6. Peça-lhes que observem o espécime inicialmente a olho nu e posteriormente utilizando a lupa ou lente de aumento.

7. Questões que podem orientar a observação e conduzir o relatório:

a) Como é o tatuzinho visto de cima? Qual a sua cor?

b) A sua estrutura externa é inteiriça ou fragmentada?

c) Ele tem antenas? Quantas? Elas se movem?

d) Como é a barriga dele?

e) Quantas pernas ele tem?

f) Como ele se movimenta? O que lhe permite realizar os movimentos?

g) Ao colocar a mão na frente dele, o que acontece?

h) Ao passar o dedo na barriga dele, o que acontece?

i) A pele dele é dura ou mole?


8. Solicite que eles abram um documento, no KWord (localize-o diretamente na área de trabalho ou em: Metasys --> Aplicativos --> Ferramentas de Produtividade --> Suite de Escritório --> Processador de Textos), e que eles coloquem os pontos observados a partir das questões anteriormente sugeridas. E insira as fotos que eles tiraram para ilustrar o trabalho.

Ao terminar as observações. Oriente-os a soltar os tatuzinhos no local em que foi coletado e lavem as mãos com água e sabão. Ao final da observação, verifique se todos fizeram os registros. Converse com eles sobre o uso da lupa ou lente de aumento como um instrumento ótico que amplia a nossa visão, permitindo-nos perceber detalhes que nos escapam a olho nu. Veja de todos os grupos conseguiram identificar as antenas e número de pernas dos tatuzinhos. Eles têm duas antenas que se movem em diferentes sentidos: para cima, para baixo e para os lados. Possuem sete pares de pernas (sete pares de pereópodes).

9. Peça que alguns alunos (pelo menos um de cada grupo) apresentem suas observações, para que todos possam ver o que  têm em comum, e que possam completar seus registros, se for o caso.

 

 

Atividade

Terceiro momento: Discutindo idéias sobre como a vida se desenvolve

Leia o texto abaixo com a turma. Confronte as idéias contidas no texto com as observações realizadas. Verifique se durante a observação foi possível identificar as placas brancas da barriga do tatuzinho e a presença de ovos. Verifique também se foi observado algum tatuzinho em período de muda (troca de pele).O tatuzinho de jardim é também conhecido como tatu-bolinha. É um animal invertebrado e pertence ao subgrupo dos crustáceos.

Como a vida se desenvolve

Texto elaborado pelas autoras (Amélia Pereira Batista Porto, Lízia Maria Porto Ramos)

A vida de um bebê não começa após o nascimento. Ela inicia quando um homem e uma mulher têm uma relação sexual e ocorre a fecundação. O corpo da mulher produz óvulos bem pequenininhos. Tão pequenos que para vê-los precisamos de um microscópio. Na relação sexual o líquido que o homem solta, pelo pênis, dentro do corpo da mulher, através da ejaculação, possui espermatozóides. Assim como os óvulos que a mulher produz, os espermatozóides também são muito pequenininhos. Menores ainda que os óvulos e por isso, também, só podem ser vistos com o auxílio de um microscópio. Quando um espermatozóide entra em um óvulo, forma-se um ovo minúsculo que em pouco tempo se transforma em um embrião. Esse embrião se prende no útero da mulher. E agora? Agora a mulher está grávida e se tudo corre bem, dentro de cerca de nove meses um bebezinho vai conhecer o mundo daqui de fora.

 

 

Quarto momento: Integrando conteúdos

Depois de discutir o texto com os alunos, exiba o vídeo sugerido. Trata-se de uma animação musicada, de cunho lúdico que permite trabalhar o imaginário das crianças, fazendo integração com artes e literatura infantil. Reproduza a letra para que as crianças possam cantá-la.

 

Neste site você encontra a letra da música e o vídeo de animação. Consultado em 09/06/2010. 

http://letras.terra.com.br/cocorico/1672643/

 

 

Atividade

Quinto momento: Produção literária

Depois das crianças discutirem o texto, assistirem o vídeo e cantarem a música do Tatu bolinha, proponha uma atividade de criação literária com os alunos trabalhando em duplas. Para isso, sugira que consultem tanto as informações de cunho científico, quanto a letra da música. Eles devem criar um poema, no KWord, inspirados no que estudaram sobre o tatuzinho de jardim. Peça-lhes que complementem o trabalho com desenhos criados no Kolour Paint (localize-o em: Metasys --> Aplicativos --> Aplicações Gráficas --> Ferramenta de Pintura), para ilustrar o poema. Imprima os trabalhos e use essa produção para enriquecer o mural montado com os relatórios.

Recursos Complementares

No site abaixo há várias fotos bem detalhadas dos tatuzinhos, caso você tenha dificuldade de encontrar os animais na natureza:

http://www.pbase.com/emidiomachado/armadillidium_vulgare

A maior parte das perguntas sugeridas para conduzir a observação pode ser utilizada com as crianças, utilizando as fotos do site acima. O vídeo abaixo mostra um tatuzinho andando livremente por um jardim:

http://www.youtube.com/watch?v=1IfXUeRfIn8

Avaliação

 

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante o trabalho desenvolvido, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula.

Na aula de hoje, um bom momento para avaliar os objetivos propostos é analisar os relatórios produzidos durante a observação, bem como a postura do aluno durante a realização da observação em si. Nos relatórios, é importante buscar evidências de aprendizagem relacionadas aos objetivos, verificando se os alunos foram capazes de adotar uma postura investigativa durante a realização da atividade, registrando adequadamente informações relacionadas à forma do corpo do tatuzinho, seus movimentos, seus hábitos alimentares e habitat natural. Nas discussões comparando a reprodução entre seres humanos e tatu bola, também é possível observar evidências sobre a compreensão dos alunos quanto a semelhanças entre o ciclo de vida dos seres humanos e de outros animais.

As outras produções dos alunos (poesias e mural) também podem ser utilizadas para verificar se os alunos atingiram estes objetivos.

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