23/02/2011
Observando tatuzinhos de jardim
Amélia Pereira Batista Porto, Lízia Maria Porto Ramos
Lízia Maria Porto Ramos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de:
Primeiro Objetivo
Reconhecer diversidade de seres vivos.
Segundo Objetivo
Identificar forma do corpo e reconhecer movimentos dos tatuzinhos de jardim;
Terceiro Objetivo
Identificar hábitos alimentares e principais características do habitat dos tatuzinhos de jardim.
Quarto Objetivo
Identificar semelhanças entre o ciclo de vida dos seres humanos e de outros animais.
Quinto Objetivo
Adotar uma postura investigativa com base em leituras, observações, experimentações, comparações e registros
Ter conhecimento de que todo ser vivo tem um ciclo vital, que inicia com o nascimento e finda com a morte.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
Kword [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Gwenview [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Gwenview ]
KolourPaint [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
WxCam [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam ]
As intervenções e a postura do professor são imprescindíveis e determinantes. O professor deve estimular o questionamento das situações e as interpretações apresentadas pelos alunos, para que eles sintam necessidade de rediscuti-las, reconstruí-las ou ampliá-las.
Para que as crianças possam avançar na construção do conhecimento, sugere-se que o professor, ao longo dos estudos:
A observação pode envolver ou não todos os sentidos. Ela pode ser realizada por meio do contato direto com o objeto de estudo: plantas, animais, lugares, enfim, tudo que for possível observar. Nesse caso, as impressões são obtidas com todos os sentidos. Pode-se, ainda, utilizar instrumentos especiais, como microscópio, telescópio, fotos, filmes, gravuras, observando indiretamente o objeto de estudo, para se obter, principalmente, impressões visuais sobre ele.
Outro aspecto a salientar é que, além das observações dirigidas, com roteiros previamente estabelecidos, deve-se dar à criança a oportunidade de observar livremente, seguindo seus próprios interesses e as habilidades de análise já desenvolvidas.
Também é importante alertar que, em observações realizadas em aulas práticas ou trabalhos de campo, os alunos podem ver somente aquilo que estão preparados para ver, e não aquilo que, necessariamente, constitui o objetivo da observação. Neste sentido, é importante acompanhar o trabalho dos alunos buscando trazer o foco para o objetivo da observação.
Referência: Porto et al. Um olhar comprometido com o ensino de ciências, Ed. FAPI, 2009, p.25,26 e 40.
Ao realizar a atividade de observação de tatuzinhos de jardim, converse com os alunos sobre a necessidade de manter os animais em seu habitat, porque é ali que encontram as condições básicas para a sua sobrevivência. Os alunos devem ser orientados para não molestar os tatuzinhos durante a observação, e a devolvê-los ao ambiente natural, ao concluírem o trabalho.
O site abaixo contém algumas informações importantes sobre os tatuzinhos bola. Note que o último parágrafo da página traz informações sobre como controlar a infestação destes animais no jardim. Estas informações não são relevantes para a aula. Portanto, sugere-se que o site não seja utilizado diretamente com os alunos, mas que seja empregado pelo professor como fonte de informação para introduzir o assunto.
http://www.pragas.com.br/noticias/destaques/tatuzinhos.php
Algumas imagens que podem auxiliar o professor na introdução do tema:
Foto: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-artropodes/imagens/tatuzinho-de-jardim.jpg
Foto: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-artropodes/imagens/tatuzinho-de-jardim.jpg
Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos
Para atingir os objetivos propostos os alunos farão uma observação dirigida de tatuzinhos de jardim, assistirão a vídeos elucidativos, pesquisarão na internet, tirarão fotografias com o auxílio do laptop e lerão texto informativo.
Como o professor irá ativar esse processo
Compete ao professor organizar e planejar a atividade de pesquisa na internet, observação com os alunos, exibir os vídeos sugeridos e conduzir a discussão de modo a incentivar os alunos a investigarem, estabelecer comparações, buscar novas informações e realizarem as atividades propostas.
Sugere-se ao professor que acompanhe todo trabalho da turma para garantir que ninguém se machuque. É interessante coletar mais de um espécime para que todos os alunos possam fazer uma boa observação. Se o professor optar por coletar os tatuzinhos com os alunos, observar se não existem outros animais por perto que constituam risco. Alertar os alunos sobre o perigo de se coletar animais sem conhecê-los e a forma adequada da coleta.
Inicie a aula comentando sobre o tatuzinho de jardim, apenas dando as características principais do animal, sem dizer qual é o seu nome. Após isto, solicite que o aluno, com o auxílio do laptop navegue na internet e encontre mais informações sobre os animais. O site do Google (http://www.google.com) pode ser utilizado para fazer a pesquisa. Solicite que os alunos arquivem algumas imagens que forem capturando na internet, e também, que eles vão salvando os endereços dos sites que eles que acharem mais interessantes, para que eles iniciem sua própria biblioteca digital. Após pesquisa realizada é hora de ir a campo. |
Material necessário: recipiente de vidro; pá de jardim; luvas, uma folha de papel; lupa ou lente de aume |
Leia o texto abaixo com a turma. Confronte as idéias contidas no texto com as observações realizadas. Verifique se durante a observação foi possível identificar as placas brancas da barriga do tatuzinho e a presença de ovos. Verifique também se foi observado algum tatuzinho em período de muda (troca de pele).O tatuzinho de jardim é também conhecido como tatu-bolinha. É um animal invertebrado e pertence ao subgrupo dos crustáceos. Como a vida se desenvolveTexto elaborado pelas autoras (Amélia Pereira Batista Porto, Lízia Maria Porto Ramos)
|
Depois de discutir o texto com os alunos, exiba o vídeo sugerido. Trata-se de uma animação musicada, de cunho lúdico que permite trabalhar o imaginário das crianças, fazendo integração com artes e literatura infantil. Reproduza a letra para que as crianças possam cantá-la.
Neste site você encontra a letra da música e o vídeo de animação. Consultado em 09/06/2010. |
Depois das crianças discutirem o texto, assistirem o vídeo e cantarem a música do Tatu bolinha, proponha uma atividade de criação literária com os alunos trabalhando em duplas. Para isso, sugira que consultem tanto as informações de cunho científico, quanto a letra da música. Eles devem criar um poema, no KWord, inspirados no que estudaram sobre o tatuzinho de jardim. Peça-lhes que complementem o trabalho com desenhos criados no Kolour Paint (localize-o em: Metasys --> Aplicativos --> Aplicações Gráficas --> Ferramenta de Pintura), para ilustrar o poema. Imprima os trabalhos e use essa produção para enriquecer o mural montado com os relatórios. |
No site abaixo há várias fotos bem detalhadas dos tatuzinhos, caso você tenha dificuldade de encontrar os animais na natureza:
http://www.pbase.com/emidiomachado/armadillidium_vulgare
A maior parte das perguntas sugeridas para conduzir a observação pode ser utilizada com as crianças, utilizando as fotos do site acima. O vídeo abaixo mostra um tatuzinho andando livremente por um jardim:
http://www.youtube.com/watch?v=1IfXUeRfIn8
Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante o trabalho desenvolvido, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula.
Na aula de hoje, um bom momento para avaliar os objetivos propostos é analisar os relatórios produzidos durante a observação, bem como a postura do aluno durante a realização da observação em si. Nos relatórios, é importante buscar evidências de aprendizagem relacionadas aos objetivos, verificando se os alunos foram capazes de adotar uma postura investigativa durante a realização da atividade, registrando adequadamente informações relacionadas à forma do corpo do tatuzinho, seus movimentos, seus hábitos alimentares e habitat natural. Nas discussões comparando a reprodução entre seres humanos e tatu bola, também é possível observar evidências sobre a compreensão dos alunos quanto a semelhanças entre o ciclo de vida dos seres humanos e de outros animais.
As outras produções dos alunos (poesias e mural) também podem ser utilizadas para verificar se os alunos atingiram estes objetivos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!