25/06/2012
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Alessandra Arce, Michele Varotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
- Identificar a presença da água no cotidiano.
- Reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida dos seres vivos e do nosso planeta.
- Conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente, por meio da utilização racional da água;
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
ATIVIDADE 1:
1. Para a introdução do tema, o professor apresentará a música do grupo Palavra Cantada: "A grande música da água".
Esta música poderá ser acessada no seguinte link:
http://www2.natura.net/web/br/hotsite/nature/divirta_se.htm
2. Após a audição da música, o professor, em uma roda de conversa, proporá uma discussão sobre esta, questionando os alunos sobre:
- O que fala a música?
- Quais os lugares que ela fala que podemos encontrar água no meio ambiente?
- Por que a água é importante?
- Quais as utilidades da água em nosso cotidiano? Onde a usamos?
3. Após o debate, o professor distribuirá uma folha de cartolina, para que os alunos, em grupos de quatro, desenhem algumas formas de utilização da água que conhecem. Estes cartazes serão posteriormente compartilhados com a classe.
ATIVIDADE 2:
1. O professor apresentará um globo terrestre para a classe, explicando que este é uma representação de nosso plante. Em seguida, solicitar aos alunos que relatem algumas características que podem ser observadas no globo, como: as cores que aparecem, o que eles acreditam que estas cores representam, qual é a cor que está em maior quantidade etc.
2. Após o debate e a socialização de informações, o professor deverá sistematizar as informações, explicando que embora no globo possamos perceber que existe muito mais água do que terra em nosso planeta, a maior parte desta água é salgada e não pode ser consumida pelos seres vivos.
3. Para melhor visualização desta explicação o professor poderá fazer a seguinte demonstração: Encher com água: uma garrafa de 1 litro, a qual servirá para representar toda a água salgada do planeta, encontrada nos mares e oceanos; e um copinho de medida, com aproximadamente 30 ml. Esta representará a água própria para o nosso consumo.
4. Outro recurso para a melhor compreensão, visualização e aprofundamento da explicação, os alunos poderão utilizar, com o auxílio do professor, alguns jogos e infográficos educativos, encontrados no site do SAAE/ São Carlos. Além destes recursos, este site contém, também, experimentos e desafios que abordam vários temas sobre a água.
Disponível em: http://saae.saocarlos.sp.gov.br/saaeambiental/planeta.html
5. Para finalizar esta etapa, o professor poderá apresentar a animação sobre o ciclo da água, que mostra como a água “adora brincar”: vai para cima, volta para baixo, vive mudando de forma.
Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws&feature=related
ATIVIDADE 3:
1. Após a leitura o professor proporá uma caça ao tesouro, em que distribuirá várias pistas referentes ao tesouro, que será um recipiente com água. Estas pistas poderão conter adivinhas, informações já discutidas, desenhos etc. Lembrar sempre que: o final de cada uma das pistas deverá conter informações acerca do local da nova pista a ser encontrada.
2. Encontrado o tesouro: “Água”, o professor discutirá com a classe: Por que a água é o nosso tesouro? Deverá orientar o debate, de forma que os alunos possam aprender sua importância na vida do planeta e de todos os seres vivos; que sem ela não seria possível a vida em nosso planeta. Relembrar também sua utilidade em nosso cotidiano, a proporção existente no planeta para nosso consumo e introduzir a ideia da importância de a consumirmos de forma consciente, sem desperdício, e evitando sua poluição. Também poderá propor uma pesquisa sobre soluções que permitam preservar e cuidar melhor da água de nosso planeta. Estas informações compartilhadas poderão ser sistematizadas em forma de desenhos em um cartaz.
3. Em seguida o professor lerá o livro: “Cuidando do nosso planeta: splash! A Água”, de Núria e Empar Jimenez e Rosa M. Curto, da Editora Ciranda Cultural, discutindo com a classe as informações trazidas por ele e o conteúdo já, então, aprendido.
Fonte: Ciranda Cultural
4. Para enriquecimento do conteúdo, o professor poderá apresentar alguns vídeos, como:
- O Planeta Pipsqueak.
Episódios:
a) Pipsqueak economiza água
b) Pipsqueak e a água contaminada
c) Pipsqueak vai a praia
d) Pipsqueak em dia chuvoso
e) Pipsqueak e as mudanças climáticas
f) Pipsqueak e os lençóis de água subterrâneos
Fonte: http://www.avivanet.com.br
*Maiores informações sobre esta animação, bem como a lista de todos os seus episódios, poderão ser encontrados no site:
http://www.avivanet.com.br/catalogo/planetapipsqueak/index.asp
http://www.synapsedigital.com.br/conteudo/pipsqueakplaneta/index.html
- A Turma da Mônica em Economizar a Água
http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY&feature=related
5. No final desta atividade, os alunos, com a ajuda do professor, deverão montar um livro que aborde todos os conceitos que foram discutidos nessa aula. O professor deverá ser o escriba da turma ajudando-a na escrita e depois, organizar um livro de forma com que cada aluno receba uma cópia e fique responsável pelas ilustrações de cada página.
Músicas:
- “ A chuva”, CD “Aprendendo e brincando com música e com jogos”, de Chizuko Yogi, Editora Fapi.
- “Planeta Água: http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/
- “Água”, da Palavra Cantada: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283402/
- “Água”,Palavra Cantada: http://www2.natura.net/web/br/hotsite/nature/divirta_se.htm
Livros de Histórias:
- Coleção Primeiras Descobertas: Água, Editora Caramelo
- A viagem da gotinha: http://www.slideboom.com/presentations/165911/A-viagem-da-gotinha.
Livros sobre o Ensino de Ciências para Educação Infantil:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
Sites:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11709
http:// http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/caminho-aguas-490504.shtml
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.
Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: Em um saco preto (que poderá ser chamado de saco mágico), o professor deverá colocar alguns cartões, contendo figuras acerca de formas corretas (conscientes) de utilização da água, de modo a evitar seu desperdício e poluição e, formas incorretas, que estimulam tanto o desperdício como a poluição. Cada aluno retirará alguns desses cartões e os colará em um painel, que conterá duas colunas: formas conscientes de utilização da água e formas que prejudicam o planeta e as nossas vidas. De modo que se possa observar a compreensão da temática, por meio da identificação dos cartões nas suas respectivas colunas.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Quatro estrelas 2 classificações
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28/06/2012
Cinco estrelasexcelente, essa aula foi muito prazerosa
27/06/2012
Três estrelasoi amei sua aulla viu bjos.