Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Precisamos de tudo o que desejamos? Consumismo.

 

25/06/2012

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce; Michele Varotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Discutir sobre o consumo supérfluo;

- Identificar a diferença entre necessidade e desejo e a importância de um consumo consciente para a promoção da sustentabilidade de nossos recursos naturais e o bem estar nosso e do planeta.

Duração das atividades
Esta aula deverá ser realizada em três dias, com aproximadamente 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

ATIVIDADE 1:

1. Em uma roda de conversa o professor introduzirá a temática a partir da leitura do livro: SILVERSTEIN, Shel. A árvore generosa. Editora Cosac Naify, 2006.

 

Fonte: Cosac Naify

 

* Além do livro, esta história também pode ser apresentada por meio de vídeos, que podem ser acessados a partir dos seguintes links:

http://www.youtube.com/watch?v=P-KuqsURNwQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=q8gHX7D0hnw&feature=related

 

2. Após a leitura, o professor proporá uma discussão com a classe, de modo a destacar a importância das plantas e árvores para a vida humana. Para isso, apresentará a música: "As árvores" de Arnaldo, a qual pode ser visualizada nos links:

 

http://www.youtube.com/watch?v=7tHs-fKFKJw&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=auoOG--P3-U

http://www.youtube.com/watch?v=kP3qBiUKsEE

E o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=5M-8PCML2pI

 

3. Para finalização desta primeira atividade, o professor distribuirá massinhas de modelar, solicitando aos alunos que façam diferentes tipos árvores que conhecem.

 

ATIVIDADE 2:

1. O professor iniciará a atividade propondo um debate numa roda de conversa. Poderá inicialmente questionar:

- Além de nos dar uma sombra fresquinha, em que mais as árvores são importantes para as nossas vidas?

- Vocês conhecem como as árvores e plantas podem ser úteis em nosso dia a dia?

- O que podemos fabricar com as árvores?

- Vocês costumam comer algum tipo de planta? Quais?

 

2. Após essa discussão, deverá ser feito um cartaz coletivo em que as crianças deverão ilustrar onde as árvores são utilizadas em nosso cotidiano: fabricação de tecidos, móveis, construção de casas, materiais escolares – lápis, plástico e tinta da caneta, na borracha –, na alimentação, produção de remédios, curativos, sabonetes, perfumes, entre outros. Esta atividade deverá utilizar diversos materiais, como: tecidos, serragem, lápis de cor, hidrocor, guache, figuras, desenhos confeccionados pelos alunos etc.

 

3. Também pedirá que eles façam uma pesquisa em casa sobre quais vegetais, plantas, frutas, verduras consomem cotidianamente. Se quando adoecem, costumam consumir algum remédio caseiro feito com plantas (chás, sucos, sopas etc) que o ajudem a  se recuperar mais rapidamente.

 

4. Num segundo momento do debate, o professor deverá questioná-los:

- Será que nós, seres humanos, conseguiríamos viver sem as plantas e as árvores?

 

5. Em seguida será proposta uma pesquisa sobre a importância das árvores e plantas na respiração dos seres humanos. Esta pesquisa terá como objetivo a importância destas na produção de oxigênio, elemento vital ao ser humano e purificação do ar que consumimos.

 

6. Outra etapa desta atividade consistirá na interpretação oral dos aspectos relativos ao consumismo, presentes na história relatada na atividade 1, na qual ajude os alunos a diferenciarem: necessidade de desejo. Para isso, o professor poderá destacar que à medida que o menino crescia, ele tinha diferentes necessidades. Recapitular com a turma as fases da vida do menino, trabalhando também o ciclo de vida humano:

- As necessidades ou desejos que surgiram conforme crescia;

- A forma como a árvore ajudava a satisfazê-los.

 

7.  Outros questionamentos pertinentes ao tema, podem ser trabalhados pelo professor, em continuidade aos demais:

- Tudo que o menino pedia à árvore era realmente necessário para sua vida?

- Ele não poderia viver sem aquilo que pedia?

 

8. O professor poderá demonstrar que alguns dos pedidos do menino, como: à colheita de seus frutos, à poda de suas folhas e de seus galhos, permitem suprir “necessidades” vitais do menino, como sua alimentação, remédios etc. No entanto, quando o menino, que já é adulto/idoso, corta o tronco da árvore para construir um barco, isso não seria mais necessidade, mas sim, um desejo, não essencial a sua sobrevivência, o qual poderia viver sem. Ao cortar a árvore, ele pode estar comprometendo o habitat de outros animais, como passarinhos, insetos, esquilos e outros animais que necessitam dela para sua sobrevivência. Isto acontece no desmatamento de florestas e gera mitos impactos no meio ambiente (extinção das espécies, erosão etc).

 

9. Ao final dessa discussão, divida a sala em grupos de três alunos, solicitando-lhes que  ilustrem o que realmente é necessário para nossa vida e a importância de cuidar do meio ambiente.

 

ATIVIDADE 3:

1. Para ilustrar algumas das situações apresentadas na discussão, apresente o vídeo: O Planeta de Pipsqueak, Direção: Jordi Muray e Emma Ros, Produzido por: Josep Palleja e distribuída pela Synapse Produções. Série Espanhola, composta por 52 animações, de 3 minutos cada, cujos temas principais giram em torno de: desperdício, consumismo, problemas atmosféricos, meio-ambiente, sustentabilidade e participação.

 

 

Fonte: http://www.avivanet.com.br

 

Disponível em:

http://www.synapsedigital.com.br/conteudo/pipsqueakplaneta/index.html

http://www.avivanet.com.br/catalogo/planetapipsqueak/index.asp

 

2. Em seguida, em uma roda de conversa peça para que os alunos citem formas diferentes que podemos assumir para cuidar com meio ambiente, evitando que este seja destruído pelo nosso consumo cada vez mais desenfreado.

 

3. Divididos em grupos de 4 alunos, entregue uma cartolina a cada um deles e diversos materiais, solicitando que cada grupo construa um cartaz apontando a necessidade de cuidarmos do planeta e como podemos fazer isso.

* Como sugestão de materiais para esta atividade, poderão ser utilizados: revistas (para recorte), tecidos, hidrocor, lápis de cor, cola colorida, gliter, cola, tesoura, giz de cera, massinha de modelar e o que mais achar necessário.

Recursos Complementares

Livros sobre o ensino de ciências na Educação Infantil:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/consumismo-nao-476367.shtml

http://veja.abril.com.br/060906/auto_retrato.html

http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/

 

Livros complementares:

 JIMENÉS, Núria; JIMENÉS, EMPAR e CURTO, Rosa M. (2010). Eca! O lixo. São Paulo: Ciranda Cultural.

 ARLON, Penélope (2006). Árvores. Coleção Primeiras Descobertas. São Paulo: Caramelo.

 ARLON, Penélope (2006). Plantas. Coleção Primeiras Descobertas. São Paulo: Caramelo.

 

Amostras de vídeos do Planeta de Pipsqueak:

http://www.avivanet.com.br/catalogo/planetapipsqueak/index.asp

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.


Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: Pode ser feita uma apresentação dos cartazes confeccionados na atividade 3, ou até mesmo a montagem de uma peça de teatro com toda a turma, na qual as crianças encenem a necessidade de cuidarmos do meio ambiente e que demonstre a diferença entre necessidade e desejo. É interessante, também, fazer uma campanha na escola para arrecadar materiais recicláveis, para evitar maiores poluições ao meio.

 

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • angelamcruz, FCEE -Fundação Catarinense de Educação Especial , Santa Catarina - disse:
    angelamcruz@ig.com.br

    02/07/2012

    Cinco estrelas

    Uma aula da maior importância, principalmente nos dias de hoje, quando a criança aprende, geralmente através da mídia, que o bom é comprar e que as pessoas só gostaram de você se tiver muitas coisas mesmo que desnecessárias. No meu caso adaptaria, essa aula, para sala de educação especial que é o meu público.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.