Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Usando videos para a produção de textos

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
AVILA DE CASIO GONCALVES
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivo Geral

Desenvolver a imaginação e a escrita dos alunos com a utilização de vídeos.

Obetivos específicos:

  • Estimular a criatividade dos alunos;

  • Instigar a imaginação dos alunos;

  • Cria uma história por meio de vídeo;

  • Discutir a importância do vídeo como uma ferramenta para a aprendizagem.

Duração das atividades
1h e 30 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios, apenas que os alunos saibam escrever.

Estratégias e recursos da aula

Material para ministrar a aula

Para a aula proposta sugere-se utilizar o vídeo que tem por título: O Patinho que Queria Voar, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mHPNIAjwbu8 , este vídeo é atrativo, divertido e muito animado.

Imagem de cena do vídeo

De: LLNRSG 16 de setembro de 2007 109278 exibições 

Categoria:

Filmes e desenhos

Palavras-chave:

desenho; patinho

Duração:

5 min e 58 s

Breve resumo do vídeo

O vídeo conta a história de um patinho que queria voar, contudo não podia, pois tinha os pés muito grandes. Ele tentava, tentava, mas não conseguia e seus amigos faziam piadinhas dele e riam dele. O patinho ficou triste e entrou numa aula para aprender a voar, porém o professor queria come-lo. O Patinho correu muito e caiu de um penhasco, antes dele chegar ao chão, seus pés se abriram e serviu como asas. Então o patinho ficou muito feliz, pois podia usar seus pés para voar.

1º momento da aula.

Neste primeiro momento é interessante levar para a sala de aula o vídeo descrito acima. Deixe os alunos assistirem só uma parte do vídeo e detalhe, sem o áudio. Pois a proposta é desenvolver a criatividade dos alunos. Assim, passe para a turma 2 ou 3 minutos do vídeo e deixe os alunos refletirem sobre o que viram.

Faça algumas perguntas para os alunos como:

o que vocês acharam desta parte do vídeo?

Vocês gostaram?

O que vocês acham que vai acontecer com o patinho?

Leve o aluno a refletir sobre possibilidades que podem acontecer no resto da história e assim aumentar a criatividade da turma na realização da atividade.

1ª atividade

Depois de terem assistido a primeira parte do vídeo, peça aos alunos para escreverem o que irá acontecer no resto do vídeo. O aluno vai, na verdade, narrar o resto da história.

2º momento da aula.

Agora é hora de deixar a turma assistir todo o vídeo, contudo, ainda sem o áudio. Desta forma, os alunos poderão refletir sobre o final da história feita por eles mesmos na atividade anterior.

2ª atividade.

Peça aos alunos para, agora, contar toda a história vista no vídeo.  Desta forma eles terão uma visão mais completa da história e enriquecerão sua imaginação. Sem o áudio os alunos construirão uma história baseada no vídeo, mais explicitamente, baseada nos movimentos e expressões corporais dos personagens. Os alunos deverão escrever, em seu caderno, toda a história que eles mesmos produziram, a fim de facilitar aos mesmos na hora da socialização da atividade.

3º momento da aula.

Socialize as histórias produzidas pela turma. Deixe os alunos comentarem seus trabalhos e discutirem com os colegas o que acharam do vídeo e o que imaginaram.

Ao fim da socialização das atividades, deixe os alunos assistirem todo o vídeo com o áudio. Dessa forma os alunos poderão refletir sobre a história que produziram e fazer comparações com vídeo assistido.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados da seguinte forma:

  • Participação nas atividades;
  • Produção dos textos;
  • Apresentação dos textos;
  • Criatividade.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Isabela Falcon, Especialização , Paraná - disse:
    isabelafalcon@hotmail.com

    23/04/2013

    Cinco estrelas

    Adorei!


  • Avila de C. Gonçalves, Universidade de Brasília , Distrito Federal - disse:
    avila_casio@yahoo.com.br

    19/06/2011

    Quatro estrelas

    No quinto semestre do curso de pedagogia tínhamos que apresentar um trabalho sobre os meios de comunicação e como poderíamos usá-los na prática em sala de aula. Propus ao meu grupo a aula acima, contudo, não foi concordado por todos do grupo. Depois de mais ou menos um ano resolvi publicar esta aula no portal do professor, e, creio, é uma ótima aula que pode orientar o professor em sala de aula.


  • Ana Cordeiro de Sousa, Diretoria Regional de Ensino , Tocantins - disse:
    acordeiro_sousa@hotmail.com

    07/02/2011

    Quatro estrelas

    Esse trabalho foi bem interessante, pois é atrativo e desperta nos alunos a criatividade para escrever e reescrever histórias.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.