02/05/2011
Ana Lucia, Paulo Diniz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Sistema alfabético e ortográfico |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Estruturação da linguagem oral e da escrita através da leitura, escrita, interpretação e análise de diferentes gêneros textuais identificando as partes que os compõem morfológica e sintaticamente.
PRIMEIRA ATIVIDADE: Iniciamos nossa aula com uma conversa informal sobre o que é leitura e escrita? Os alunos falaram dos seus conceitos. Explique para turma que faríamos pesquisa de conceitos de leitura e escrita para socialização e posterior discussão em grupo. Escolhemos Paulo Freire e Emília Ferreiro como suporte para a pesquisa. Os alunos após a pesquisa (feita no laboratório de informática) confrontaram os conceitos deles com o dos autores. Mediados pela professora, construíram um conceito sobre a importância desses processos como instrumento de comunicação e facilitador do ensino aprendizagem. Colamos no painel da nossa sala, o conceito construído.
ALGUNS CONCEITOS DOS ALUNOS ANTES DA PESQUISA
“Leitura é saber o alfabeto”.Carlos Alberto
“Ler é saber as palavras que estão nos textos”. Ana Cristina
“Ler e escrever se aprende na escola”. Paulo Cesar
“Ler e escrever se aprende no dia-a-dia”. Viviane Cristina
CONCEITOS DOS AUTORES PESQUISADOS PELOS ALUNOS:
"Ler, não é caminhar sobre as letras, mas interpretar o mundo e poder lançar sua palavra sobre ele, interferir no mundo pela ação". (Paulo Freire)
“A leitura é muito importante na vida de qualquer ser humano, independente de série ou nível, sabe-se que ler não se resume apenas em decifrar letras, palavras, frases e texto, mas atribuir-lhe um significado”. (Emília Ferreiro)
CONCEITO CONSTRUÍDO PELO GRUPO, MEDIADO PELA PROFESSORA, APÓS A SOCIALIZAÇÃO DA PESQUISA.
“Ler e escrever são processos de “construção de significados” que são estruturados a partir das nossas experiências. Isso se torna possível pela interação dos elementos orais, textuais e visuais com os conhecimentos do leitor. Quanto maior for a interação entre eles, maior a probabilidade de êxito na estruturação da linguagem oral e da escrita". (1ª ETAPA TURNO DA NOITE)
SEGUNDA ATIVIDADE: Apresentação de diferentes fontes de informação e comunicação usando a linguagem oral, escrita e visual para que os alunos conheçam a diversidade estrutural desses materiais (textos escritos, revistas, livros, músicas, vídeos e etc.). Os alunos relataram o que tinham percebido nos materiais e registraram o que encontraram. Registro no mural.
http://aceveda.com.br/blog/?p=5558 http://portaldapoesia.arteblog.com.br/r19723/Fotos/ http://comunidade.diarioonline.com.br/m/groups/view/Eu-leio-Di-rio-do-Par
REGISTRO DOS ALUNOS: Duas são poesias e uma é manchete de jornal. Uma poesia foi digitada e a outra foi escrita de caneta. Uma tem 5 estrofes e a outra parece texto.
TERCEIRA ATIVIDADE: Pedi que os alunos trouxessem para o dia seguinte um tipo de linguagem que eles mais gostassem (livro, revista, música, filme e etc..). Socialização do material trazido pelos alunos. Logo após, eles construíram um texto: Por que eu gosto desse material? O tipo de construção textual ficou a critério dos alunos (texto, poesia, desenho). Cada aluno leu seu texto analisando as diferenças inerentes nas suas estruturas. Os alunos foram registrando no caderno
QUARTA ATIVIDADE: Os alunos assistiram os vídeos "A MENINA QUE ODIAVA LIVROS" http://www.youtube.com/watch?v=geQl2cZxR7Q
COME LIVRO, http://www.youtube.com/watch?v=AFOa92hRBZk .
Construção de textos sobre os vídeos no caderno e no computador, programa HagáQuê. A partir dessa construção começamos a analisar cada parte que compõe um texto, classificando as palavras de acordo com as funções exercidas nas orações, estudando a suas disposições nas frases e a das frases no texto, bem como a relação delas morfológica e sintaticamente.
TEXTOS DOS ALUNOS
HISTÓRIAS CONSTRUÍDAS PELOS ALUNOS NO COMPUTADOR (PROGRAMA HAGÁQUÊ).
QUINTA ATIVIDADE: Conhecendo as partes de um texto (CLASSE DE PALAVRAS). Foi apresentado aos alunos as classes de palavras começando pelos substantivos. Exercícios sobre substantivos.
Construção do painel dos PRONOMES PESSOAIS.
Painel dos Pronomes pessoais
Os recursos tecnológicos colocados à disposição dos alunos foram: computador, impressora, televisão, DVD, livros, revistas e outros.
A MENINA QUE ODIAVA LIVROS, http://www.youtube.com/watch?v=geQl2cZxR7Q.
COME LIVRO , http://www.youtube.com/watch?v=AFOa92hRBZk
TEXTOS: com textos mostrando aos alunos a importância da leitura e escrita, http://mundoquele.ofaj.com.br/Textos.htm
Avaliação e Resultados esperados
Os alunos tiveram possibilidades de entender melhor a importância da estruturação da linguagem oral e escrita, desconstruindo e construindo conceitos, analisando diferentes tipos de genêros textuais, entendendo que a línguagem bem estruturada é um poderoso instrumento de comunicação e ação social. Ela pode tanto facilitar quanto dificultar o nosso aprendizado, o relacionamento com as pessoas e com a sociedade em geral. Os alunos demonstraram maior entrosamento com os processos de leitura e escrita colocando em prática o que foi trabalhado em outras atividades de construção diárias. Observamos que devido a compreensão do que está escrito os alunos estão mais interessados pela leitura.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/05/2011
Cinco estrelasMUITO BOA A AULA DA PROFESSORA!