Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ler para estruturar a linguagem oral e a escrita.

 

02/05/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Lucia Fonseca dos Santos
imagem do usuário

BELEM - PA E M PALMIRA LINS DE CARVALHO

Ana Lucia, Paulo Diniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

            

  • Entender a leitura e a escrita como instrumento de comunicação e facilitador do ensino aprendizagem.
  • Conhecer diferentes formas de linguagem escrita.
  • Ler textos analisando as diferenças inerentes nas suas estruturas.
  • Classificar as palavras de acordo com as funções exercidas nas orações, estudando a suas disposições nas frases e a das frases no discurso, bem como a relação delas morfológica e sintaticamente.

Duração das atividades
5 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  

Estruturação da linguagem oral e da escrita através da leitura, escrita, interpretação e análise de diferentes gêneros textuais identificando as partes que os compõem morfológica e sintaticamente.

 

Estratégias e recursos da aula

      

 

PRIMEIRA ATIVIDADE: Iniciamos nossa aula com uma conversa informal sobre o que é leitura e escrita? Os alunos falaram dos seus conceitos. Explique para turma que faríamos pesquisa de conceitos de leitura e escrita para socialização e posterior discussão em grupo. Escolhemos Paulo Freire e Emília Ferreiro como suporte para a pesquisa. Os alunos após a pesquisa (feita no laboratório de informática) confrontaram os conceitos deles com o dos autores. Mediados pela professora, construíram um conceito sobre a importância desses processos como instrumento de comunicação e facilitador do ensino aprendizagem. Colamos no painel da nossa sala, o conceito construído.

 ALGUNS CONCEITOS DOS ALUNOS ANTES DA PESQUISA
 “Leitura é saber o alfabeto”.Carlos Alberto

 “Ler é saber as palavras que estão nos textos”. Ana Cristina

 “
Ler e escrever se aprende na escola”. Paulo Cesar

 “
Ler e escrever se aprende no dia-a-dia”. Viviane Cristina

 CONCEITOS DOS AUTORES PESQUISADOS PELOS ALUNOS:
 
"Ler, não é caminhar sobre as letras, mas interpretar o mundo e poder lançar sua palavra sobre ele, interferir no mundo pela ação". (Paulo Freire)

“A leitura é muito importante na vida de qualquer ser humano, independente de série ou nível, sabe-se que ler  não se resume apenas em decifrar letras, palavras, frases e texto, mas atribuir-lhe um  significado”. (Emília Ferreiro)

 CONCEITO CONSTRUÍDO PELO GRUPO, MEDIADO PELA PROFESSORA, APÓS A SOCIALIZAÇÃO DA PESQUISA.

 “Ler e escrever são processos de “construção de significados” que são estruturados a partir das nossas experiências. Isso se torna possível pela interação dos elementos orais, textuais e visuais com os conhecimentos do leitor. Quanto maior for a interação entre eles, maior a probabilidade de êxito na estruturação da linguagem oral e da escrita". (1ª ETAPA TURNO DA NOITE)‏

SEGUNDA ATIVIDADE: Apresentação de diferentes fontes de informação e comunicação usando a linguagem oral, escrita e visual para que os alunos conheçam a diversidade estrutural desses materiais (textos escritos, revistas, livros, músicas, vídeos e etc.). Os alunos relataram o que tinham percebido nos materiais e registraram o que encontraram. Registro no mural.   

Ler para escrever    ler para escrever     manchete

   http://aceveda.com.br/blog/?p=5558 http://portaldapoesia.arteblog.com.br/r19723/Fotos/  http://comunidade.diarioonline.com.br/m/groups/view/Eu-leio-Di-rio-do-Par

REGISTRO DOS ALUNOS: Duas são poesias e uma é manchete de jornal. Uma poesia foi digitada e a outra foi escrita de caneta. Uma tem 5 estrofes e a outra parece texto.

 TERCEIRA ATIVIDADE: Pedi que os alunos trouxessem para o dia seguinte um tipo de linguagem que eles mais gostassem (livro, revista, música, filme e etc..). Socialização do material trazido pelos alunos. Logo após, eles construíram um texto: Por que eu gosto desse material? O tipo de construção textual ficou a critério dos alunos (texto, poesia, desenho). Cada aluno leu seu texto analisando as diferenças inerentes nas suas estruturas. Os alunos foram registrando no caderno

 

QUARTA ATIVIDADE: Os alunos assistiram os vídeos "A MENINA QUE ODIAVA LIVROS" http://www.youtube.com/watch?v=geQl2cZxR7Q

COME LIVRO, http://www.youtube.com/watch?v=AFOa92hRBZk .

Construção de textos sobre os vídeos no caderno e no computador, programa HagáQuê. A partir dessa construção começamos a analisar cada parte que compõe um texto, classificando as palavras de acordo com as funções exercidas nas orações, estudando a suas disposições nas frases e a das frases no texto, bem como a relação delas morfológica e sintaticamente.

TEXTOS DOS ALUNOS

Ler para estruturar a linguagem oral e a escrita                   Ler para estruturar a linguagem oral e a escrita    

 

  

        Ler para estruturar a linguagem oral e a escrita           ler

HISTÓRIAS CONSTRUÍDAS PELOS ALUNOS NO COMPUTADOR (PROGRAMA HAGÁQUÊ).

Ler para estruturar a linguagem oral e a escrita Ler para estruturar a linguagem oral e a escrita  

 

Ler para estruturar a linguagem oral e a escrita

QUINTA ATIVIDADE: Conhecendo as partes de um texto (CLASSE DE PALAVRAS). Foi apresentado aos alunos as classes de palavras começando pelos substantivos.  Exercícios sobre substantivos.

Construção do painel dos PRONOMES PESSOAIS.

 

NN           VVV

Painel dos Pronomes pessoais

       hh           bbb

w        v

    yy          uu

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/desenhos-para-colorir-pronomes-pessoais/index-eles-elas.php

Os  recursos tecnológicos colocados à disposição dos alunos foram: computador, impressora, televisão, DVD, livros, revistas e outros.

Recursos Complementares

A MENINA QUE ODIAVA LIVROS,    http://www.youtube.com/watch?v=geQl2cZxR7Q.

 COME LIVRO , http://www.youtube.com/watch?v=AFOa92hRBZk

TEXTOS: com textos mostrando  aos alunos a importância da leitura e escrita, http://mundoquele.ofaj.com.br/Textos.htm      

 http://portaldapoesia.arteblog.com.br/r19723/Fotos/      

Avaliação

 

Avaliação e Resultados esperados

Os alunos tiveram possibilidades de entender melhor a importância da estruturação da linguagem oral e escrita, desconstruindo e construindo conceitos, analisando diferentes tipos de genêros textuais, entendendo que a línguagem bem estruturada é um poderoso instrumento de comunicação e ação social. Ela pode tanto facilitar quanto dificultar o nosso aprendizado, o relacionamento com as pessoas e com a sociedade em geral. Os alunos demonstraram maior entrosamento com os processos de leitura e escrita colocando em prática o que foi trabalhado em outras atividades de construção diárias. Observamos que devido a compreensão do que está escrito os alunos estão mais interessados pela leitura.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.