Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ENERGIA ELÉTRICA: DESPERDÍCIO OU USO CONSCIENTE?

 

03/02/2011

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Compreender a importância de evitar o desperdício de energia elétrica, a fim de economizar na conta de luz e preservar o Planeta.

2. Listar e discutir as consequências do consumo excessivo de energia elétrica para as pessoas e para o meio ambiente.

3. Conhecer e divulgar medidas úteis e necessárias para o uso eficiente de energia.

4. Adotar comportamentos práticos relativos ao uso consciente de energia no dia a dia, em diferentes espaços sociais.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação, escrita e de informática.

Estratégias e recursos da aula

INICIANDO...

Para a realização das atividades propostas a seguir, é importante desenvolvê-las com a colaboração dos professores das diferentes áreas do conhecimento: Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, dentre outros, a fim de aprofundar conceitos e de ampliar as discussões acerca da temática da aula.

Atividade 1:

Energia Elétrica: desperdício ou consumo eficiente?

Ao iniciar a aula, leve os alunos para o Laboratório de Informática da escola. Organizados em duplas, solicite que acessem o link http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/testes/energia.shtml , para que leiam e respondam ao teste "Você economiza energia? Descubra se você está realmente ajudando a salvar o Planeta!"    

Com o intuito de enriquecer a reflexão a respeito do uso racional da energia, peça às duplas que acessem o link http://www.furnas.com.br/jogo4.asp, onde encontrarão o  “Teste da cidadania”, com questões a responder, além da leitura cuidadosa das orientações relativas a cada questão contida no teste.         

  Em seguida, abra espaço aos alunos para que compartilhem as respostas dadas, comentando-as, trocando opiniões a respeito delas e complementando com novas informações, contando com a mediação dos professores.

Prosseguindo, pergunte: O que vocês entendem por uso consciente de energia elétrica? E por desperdício de energia elétrica? A partir das respostas dadas por vocês, podemos dizer que vocês fazem uso consciente ou desperdiçam energia elétrica?

Dando continuidade, proponha à turma que se divida em grupos, a fim de obter mais informações acerca da energia elétrica no Brasil, tais como: geração e transmissão de energia elétrica, fontes de energia, utilização inteligente da energia, dentre outros. Como atividades de enriquecimento, cada grupo poderá utilizar um vídeo animação, complementando com textos pesquisados por eles.

Vídeos/Animações sugeridas:

 Grupo 1:

http://www.furnas.com.br/anima1.asp Sobre Furnas

http://www.youtube.com/watch?v=GJChpyiP--Y&feature=related Kika - De onde vem a energia elétrica?

Kika 2

Grupo 2:

http://www.furnas.com.br/anima2.asp  As fontes de energia

 As fontes de energia 

Grupo 3:

http://www.furnas.com.br/anima3.asp Os caminhos da energia

Os caminhos da energia 

Grupo 4:

http://www.furnas.com.br/anima4.asp Cuidados com a energia

Cuidados com a energia

Na sequência, cada grupo deverá apresentar o vídeo animação aos colegas, socializando as informações pesquisadas por eles sobre o tema tratado no vídeo, podendo o professor ampliá-lo com as complementações que julgar necessárias. Neste momento, é interessante finalizar reafirmando a importância de evitar o desperdício de energia elétrica, a fim de economizar na conta de luz,  melhorar a qualidade de vida, exercer a cidadania e preservar o Planeta.

Atividade 2:

Consumo excessivo de energia: consequências para a vida das pessoas e para o meio ambiente?

Inicie a atividade apresentando  à turma a imagem abaixo, representativa do desperdício de energia elétrica e pergunte: O que esta imagem leva a pensar? Para isto, acesse o link http://fisica.cdcc.sc.usp.br/olimpiadas/01/Gabarito1_arquivos/image006.jpg

O que leva a pensar

Após ouvir e comentar as opiniões dos alunos, exiba e discuta com a turma os vídeos a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=GL8Dz1rPpFA Economizar energia é dever de todos nós - 08/02/2010 (O consumo de energia elétrica bateu um recorde no Brasil. Atingiu a marca de 70.654 megawatts).

Economizar energia

http://www.youtube.com/watch?v=uE5hHRwgRMY Momento Ambiental Energia

Momento ambiental

Prosseguindo, os alunos organizados em grupos deverão listar e discutir o que consideram como possíveis consequências do consumo excessivo/desperdício de energia elétrica para as pessoas e para o meio ambiente.

Em seguida, cada grupo socializa as consequências listadas, observando semelhanças e diferenças entre elas.

Logo após, a turma elabora uma lista única, contendo as consequências listadas pelos grupos, com a mediação dos professores. Registrá-la no caderno.

A fim de ampliar os conhecimentos, os alunos deverão ler e discutir textos sugeridos pelos professores sobre as consequências advindas do desperdício de energia.

Sugestão de textos (Outros poderão ser sugeridos pelos professores):

http://www.idec.org.br/biblioteca/mcs_energia.pdf  Energia

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-poluicao-luminosa/poluicao-luminosa-4.php Poluição Luminosa

http://infojessi.spaces.live.com/blog/cns!7DD0DEEF47BEFFDC!179.entry?sa=899888147  Como evitar o consumo excessivo de energia?

http://www.caxias.rs.gov.br/procon/site/_uploads/publicacoes/publicacao_5.pdf  O meio Ambiente e o Consumo Sustentável: Alguns Hábitos que Podem Fazer a Diferença

Ao término das leituras, os alunos deverão retomar a lista elaborada anteriormente e, se necessário, acrescentar outras consequências pesquisadas por eles nos textos lidos. Posteriormente, afixar a lista em sala de aula ou no mural da escola.

Atividade 3

Fique ligado!

Para saber mais sobre a importância de economizar energia e de medidas úteis e necessárias para o uso eficiente de energia, apresente aos alunos os seguintes vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=SusB4fsH2Dc&feature=related Dicas para poupar energia elétrica (Eletrosul)

Dicas para poupar energia 

http://www.youtube.com/watch?v=K9YTp2JNHWM Desperdício de energia (Dicas)

Desperdício de energia

Após a exibição, abra epaço aos alunos para que façam comentários, troquem ideias a respeito dos vídeos assistidos.

Em seguida, proponha à turma a confecção de um folheto informativo com dicas para economizar energia no dia a dia, ilustrando-as, tendo como referência os vídeos, os textos e as discussões realizadas durante as aulas. Poderão, também, contar com a colaboração dos professores das diferentes áreas de conhecimento.

Para saber mais sobre o assunto, os alunos ainda poderão acessar os seguintes sítios:

http://www.varican.xpg.com.br/varican/Ecoenergia/reducenerg.htm Sugestões para economizar energia elétrica

http://www.efetividade.net/2007/07/04/economizar-energia-7-dicas-para-diminuir-a-conta-e-preservar-o-meio-ambiente/ Economizar energia: 7 dicas para diminuir a conta e preservar o meio ambiente

http://www.eletrica.info/medidas-simples-que-ajudam-a-economizar-energia-eletrica-dinheiro-e-a-saude-do-planeta/ Medidas simples que ajudam a economizar energia elétrica, dinheiro e a saúde do Planeta.

http://proeja.com/integracao/producao/economia.htm Economia de água e energia

http://www.endividado.com.br/faq_det.php?id=299  Energia elétrica: como usar e economizar: como fazer uso eficiente de energia

Finalizando, os folhetos poderão ser distribuídos para a comunidade escolar, inclusive aos pais e no entorno da escola, ressaltando também a importância de cada um de nós adotar medidas/comportamentos práticos relativos ao uso consciente de energia no dia a dia, em diferentes espaços sociais.

Recursos Complementares

Professor, sugerimos abaixo alguns sítios contendo textos/vídeos sobre o assunto, para seu conhecimento ou para ser utilizado com os alunos durante o desenvolvimento da aula:

http://www.florianonet.com.br/eficienciaenergetica/images/formasdeenergia.JPG Formas de energia

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=desperdicio-energia-eletrica&id=010115100514 Programa avalia desperdício de energia elétrica

http://www.abrasil.gov.br/nivel3/index.asp?id=147&cod=BUSCA Programa Combate ao Desperdício de Energia Elétrica - PROCEL

http://www.youtube.com/watch?v=VL3i4-9xx2A&feature=related  Vamos poupar energia

Além de textos e vídeos, outro recurso interessante são os jogos educacionais: aprenda brincando como utilizar a energia elétrica de forma inteligente. Acesse os links:

http://www.furnas.com.br/jogo1.asp Jogo sobre cuidados com a energia elétrica

http://www.furnas.com.br/jogo2.asp Jogo sobre a luta contra o desperdício de água e energia elétrica

http://www.furnas.com.br/jogo3.asp Ajude a salvar a cidade da falta de energia

http://www.furnas.com.br/jogo5.asp Desafio final

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.

Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de compreender a importância de evitar o desperdício de energia elétrica; listar e discutir as consequências do consumo excessivo de energia para as pessoas e os impactos no meio ambiente; conhecer, divulgar e adotar medidas úteis e necessárias para o uso eficiente de energia no dia a dia, em diferentes espaços sociais; elaborar folheto informativo de maneira criativa.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.