Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONTEXTO ESCOLAR: HÁ POLUIÇÃO SONORA E VISUAL?

 

03/02/2011

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Fátima Rezende Naves Dias; Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Identificar na escola se há momentos em que a poluição sonora dificulta o aprendizado e analisar como a instituição lida com este problema.
  2. Verificar se no contexto escolar há poluição visual e os prejuízos causados por ela.  
  3. Buscar esclarecimentos com profissionais da área para ampliar as discussões acerca destes problemas no espaço escolar.
  4. Propor e participar de ações coletivas para o combate da poluição sonora e visual na escola.
Duração das atividades
Três ou mais aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É fundamental que os alunos tenham noções básicas de leitura, interpretação de texto, escrita e informática. Sugere-se ainda que já tenham estudado sobre poluição sonora e visual. Para isso, professor,  você poderá utilizar a aula publicada no Portal do Professor e intitulada: Poluição sonora e visual nas cidades. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Conhecendo a poluição sonora de minha escola...

Inicie sua aula retomando com os alunos o que sabem sobre poluição sonora e visual. Pergunte a eles se já perceberam se há poluição visual e sonora em sua escola. Proponha o seguinte exercício: Solicite que os alunos fechem os olhos e ouçam  a música: "Silêncio" de autoria de  Thelma Chan , disponível em Álbum PIRRALHADA:

Pirralhada 

http://www.olivreiro.com.br/livros/2826806-pirralhada

Silêncio (Thelma Chan):

Letra da música

"Silêncio, alguém na sala vai falar

Silêncio, quando o outro fala, eu devo escutar

Silêncio pra prestar atenção

Silêncio para ouvir a voz do coração!"

Caso você não tenha acesso à canção, poderá convidar os alunos a permanecerem em silêncio por alguns instantes para ouvir todos os sons produzidos dentro da sala de aula e fora da mesma. Após esse momento, incentive os alunos a relatarem todos os sons que puderam ouvir. Registre na lousa os mesmos.   

Confronte as informações dos alunos levando-os a refletir se é saudável que haja tanto barulho concomitante em um ambiente escolar. Convide-os a participar de uma brincadeira: Telefone quebrado. A brincadeira é semelhante ao clássico "telefone sem fio". Todos os alunos deverão se sentar em círculo, no chão, sendo que no centro da sala serão disponibilizados diferentes instrumentos musicais como, por exemplo: pandeiro, tambor, chocalho, dentre outros. Cada aluno deverá se dirigir ao centro e escolher um instrumento, retornando em seguida ao seu lugar. Após essa etapa, um aluno deverá pegar uma ficha com uma informação que estará dentro de uma caixa também no centro da roda. Essa informação deverá ser lida em silêncio e repassada em voz baixa no ouvido do colega da direita que dará prosseguimento a essa ação até que chegue novamente ao aluno que iniciou. No entanto, quando a informação estiver sendo passada, todo o grupo deverá tocar o seu instrumento e produzir um som.  

Repita a atividade quantas vezes julgar necessário. Para isso, você deverá ter várias fichas com informações diferentes. Sugere-se que você aproveite informações referentes ao tema “poluição sonora”. Essas informações poderão ser retiradas dos Recursos Complementares sugeridos nessa aula.

Depois de encerrar a brincadeira, reflita com os alunos sobre como se sentiram e o que acharam de participar da mesma. Questione: Foi difícil transmitir uma mensagem em meio a tanto barulho? Foi difícil compreender uma mensagem em  meio a tanta poluição sonora? Quais os sentimentos despertados? Vocês já se sentiram assim em outras ocasiões? Quando e como foi? O que é possível ser feito para se evitar tal situação?

Assistir aos vídeos:

Vídeo: O Barulho em nossa escola

http://www.youtube.com/watch?v=ZvTzSuoIzTk

O barulho em nossa escola

Como fazer para diminuir o barulho

http://www.youtube.com/watch?v=Cz0yrhigTso&feature=related

Como diminuir barulho na escola

Após a exibição, explorar o conteúdo dos vídeos com os alunos, fazendo uma associação com o barulho produzido em sua própria escola. Como tarefa complementar, oriente-os a observarem os sons produzidos durante o recreio em sua escola. Se possível, os alunos deverão filmar ou gravar entrevistas realizadas com as mesmas pessoas em dois momentos e locais diferentes: durante o recreio, no pátio, e após o recreio, em uma sala silenciosa. Estas gravações poderão ser apresentadas em sala para que os alunos possam comparar a qualidade de uma atividade realizada em um ambiente com poluição sonora e em outro ambiente silencioso.   

Atividade 2

Conhecendo a poluição visual de minha escola

Convide os alunos a caminharem pela escola observando todo o material ilustrativo que estiver afixado nos diferentes espaços físicos. Solicitar que os alunos registrem o maior número de informações possível referente ao que foi observado. Ao retornar à sala, todos os alunos terão a oportunidade de relatar o que puderam apreender de todas as informações que tiveram contato como cartazes informativos sobre campanhas diversas, convites, regras, avisos, placas de localização e demais materiais que usualmente são afixados nas escolas. 

Após essa etapa, disponibilizar o seguinte texto para que seja lido em duplas:

http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article230- Poluição visual- agressão constante para os olhos

Na sequência, explore com os alunos o conteúdo do texto e solicite que construam um cartaz dividindo-o ao meio, sendo que de um lado deverão colocar informações e imagens de forma organizada sem comprometer a compreensão do significado das mesmas e, de outro lado, deverão colocar várias informações e imagens de forma desorganizada comprometendo a compreensão e interpretação das mesmas. Esses cartazes deverão ser afixados na sala e posteriormente aproveitados em uma campanha de combate à poluição visual na escola. 

Ouvindo os profissionais da área...

Faça contato com profissionais das áreas de engenharia, arquitetura ou outros profissionais da cidade que lidam com preservação do ambiente urbano para que ministrem palestra na escola. Os alunos poderão perguntar aos palestrantes se a poluição visual causa problemas de saúde, como os outros tipos de poluição; se existem estudos e pesquisas sobre as consequências da poluição visual na escola para a aprendizagem dos alunos; quais são as maneiras possíveis de se evitar a poluição visual na escola; se existem leis que proíbem a poluição visual nas escolas, dentre outros.

Atividade 3

Pesquisando e melhorando o contexto escolar em que estudo...

Proponha aos alunos a realização de uma pesquisa com o corpo discente e docente da escola.  A pesquisa terá como objetivo investigar junto a esse público a sua percepção sobre a poluição sonora e visual presente em sua escola. Para isso, sugere-se a confecção de um questionário que deverá ser respondido individualmente por todos os participantes. Sugere-se que o questionário contenha inicialmente algumas informações sobre a pesquisa com esclarecimentos quanto ao tema. É importante também colher informações sobre os dados dos participantes. Em seguida serão apresentadas quatro questões, sendo duas fechadas e duas abertas. Assim, propõe-se a seguinte formatação:

Sabe-se que a poluição sonora e visual no contexto escolar interferem consideravelmente na qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos e professores. Entende-se que poluição sonora “é o efeito provocado pela difusão do som num tom demasiado alto, sendo o mesmo muito acima do tolerável pelos organismos vivos, no meio ambiente. Dependendo da sua intensidade, causa danos irreversíveis nos seres humanos”.“Dá-se o nome de poluição visual ao excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, etc) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais/shoppings centers e de serviços”. Preocupados com essa questão nós, alunos da (  ) série, resolvemos investigar se existe poluição sonora e visual em nossa escola. Para isso, contamos  com a sua colaboração respondendo ao questionário abaixo. É importante ressaltar que nenhum participante será identificado e as informações obtidas por meio dessa investigação serão utilizadas para fins científicos apenas. 

Fonte das informações citadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_sonora

http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_visual

Dados pessoais:

Aluno (   )   Professor (   )

Sexo: M(    )         F(    )

Idade:

Questões:

1) Você acha que em sua escola há poluição sonora? (   ) SIM      (    ) NÃO

2) Você acha que em sua escola há poluição visual? (    ) SIM       (     ) NÃO

3) O que você considera que é necessário fazer para combater a poluição sonora em sua escola?

4) O que você considera que é necessário fazer para combater a poluição visual em sua escola?

Após a aplicação do questionário, reúna as informações obtidas por meio do mesmo, organizando em quatro tabelas, a saber:

1) Quantidade de pessoas que acreditam que existe poluição sonora na escola

2) Quantidade de pessoas que acreditam que existe poluição visual na escola

3) Principais ações para combater a poluição sonora na escola

4) Principais ações para combater a poluição visual na escola

De posse das informações organizadas, agendar uma data para apresentar os dados a toda comunidade escolar, propondo a realização de um projeto de combate à poluição sonora e visual na escola. Esse projeto poderá envolver toda a comunidade escolar sendo interessante utilizar todos os recursos dessa aula para sensibilizá-los quanto à necessidade de resolver essa problemática no contexto escolar. 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.   

Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula propostos pelo professor.      

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos conseguiram: identificar a poluição sonora e visual na escola; constatar os prejuízos causados por esse tipo de poluição; propor ações coletivas para o combate da poluição sonora e visual na escola.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Heloisa Mtias, Escola Estadual David S. Mufarrej , Pará - disse:
    heloluno8defcc@yahoo.com.br

    29/08/2012

    Quatro estrelas

    Gostei do material que visualizei. Vou ler com calma, pois necessitamos de ideias para coordenar atividades de um projeto que visa estimular os alunos e, em seguida a comunidade, a utilizar aparelhos eletrônicos, etc observando o modo adequado de fazê-lo sem prejudicar a própria saúde e dos demais . Obrigada por compartilhar


  • francionei dos R Ribeiro, EE Sen João Galeão Carvalhal , São Paulo - disse:
    francionei@ig.com.br

    06/02/2011

    Cinco estrelas

    Uma maneira diferente de olhar o entorno de nossa escola. Parabéns PROFESSORA


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.