03/02/2011
Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Fátima Rezende Naves Dias; Lucianna Ribeiro de Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
1.Compreender o que significa poluição atmosférica no contexto atual.
2.Elencar e discutir sobre os fatores que provocam a crescente poluição do ar.
3.Reconhecer e analisar os efeitos da poluição atmosférica no meio ambiente e na saúde das pessoas.
4.Conhecer e divulgar ações de combate à poluição do ar.
É importante que os alunos tenham noções básicas de leitura, interpretação de texto, informática.
Inicie sua aula perguntando aos alunos o que entendem sobre poluição atmosférica. Anote na lousa todas as informações apresentadas pelos alunos. Em seguida, apresente o vídeo abaixo para confrontar as informações apresentadas pelos alunos. Acesse o seguinte link:
http://www.youtube.com/watch?v=a5GfLlZH9kc&feature=related- Poluição do ar
Após a exibição do vídeo, divida a turma em quatro grupos para que pesquisem nos textos abaixo:
Grupo A: O que é Poluição do Ar?
http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/poluicao_no_ar.htm- Poluição do Ar
Grupo B: O que é Poluição atmosférica?
http://www.colegioweb.com.br/geografia/a-poluicao-atmosferica.html- Poluição atmosférica
Grupo C: Quais as conseqüências da Poluição do Ar?
http://www.sefloral.com.br/ea01071806.htm- Conseqüências da poluição do ar
Grupo D: Como diminuir a Poluição do Ar?
http://www.brasilescola.com/geografia/como-diminuir-poluicao-ar.htm- Como diminuir a poluição do ar
Sugere-se que se formem dois Grupos A, dois Grupos B, dois Grupos C, dois Grupos D para viabilizar a leitura e interpretação dos textos com qualidade. Após essa etapa, os grupos deverão confeccionar cartazes com as principais informações obtidas e ilustrá-los com gravuras de revistas representativas do tema. Na sequência, os alunos apresentarão seus trabalhos em forma de seminário e caberá ao professor mediar as discussões, esclarecer dúvidas, bem como apresentar informações sobre o tema baseadas nos textos sugeridos.
Para aprofundar o tema, convide os alunos para assistirem aos vídeos Poluição Atmosférica Veicular parte 1, 2, 3, e 4 que tratam o assunto de forma interessante e científica, com o objetivo de informar e conscientizar a população da necessidade de colaborar com a preservação do meio ambiente e da vida. Acesse os links abaixo para a exibição dos vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=ChfaUUJ7wHc&feature=related-Poluição Atmosférica Veicular Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=3AdH-daVuBk&feature=related-Poluição Atmosférica Veicular Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=s_m_caHwkvQ&feature=related- Poluição Atmosférica Veicular Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=sUSOZT305JY&feature=related- Poluição Atmosférica Veicular Parte 4
Após a exibição dos vídeos, promova um debate sobre o tema, sensibilizando os alunos quanto à importância da educação ambiental de toda a população, para garantir o cuidado com o meio ambiente, a preservação da espécie, e a responsabilidade de cada um de nós na busca de um mundo melhor para vivermos. Enriqueça o debate, questionando: Será possível conscientizar as pessoas para a responsabilidade de cada uma na luta contra a poluição atmosférica? Vocês acham que as pessoas conseguiriam usar menos os seus veículos e substituí-los por transporte coletivo? Vocês consideram possível frear esse aumento crescente de poluição na Terra? Na sua percepção, como mostrar às pessoas que o meio ambiente tem sofrido mudanças desastrosas em virtude de um progresso desenfreado das cidades? Como poderia ser feita essa conscientização?
Se houver espaço na aula, é interessante discutir com os alunos sobre o desenvolvimento sustentável. Professor, para subsidiá-lo nessa discussão, você poderá utilizar as seguintes fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_sustent%C3%A1vel-Desenvolvimento sustentável
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/gestao/artigos/desenvolvimento_sustentavel.htm-Desenvolvimento sustentável
Convide os alunos para assistirem ao vídeo “Turma da Mônica contra O Capitão Feio”. Para exibi-lo, acesse o seguinte link:
http://www.youtube.com/watch?v=DQY14QPYStI&feature=related
Explore o vídeo com os alunos, perguntando: O que vocês acharam desse vídeo? Na ficção, o Capitão Feio era o maior responsável pela sujeira produzida. E na vida real, quem é o verdadeiro Capitão Feio? O que deve ser feito para se combater a poluição do ar em nosso planeta? Quem deve participar dessa luta?
Sugere-se que essa etapa da aula seja realizada no laboratório de informática. Divida a turma em duplas para que acessem o endereço abaixo e naveguem no Portalzinho do Meio Ambiente, onde encontrarão informações diversas, jogos, vídeos dentre outros materiais que poderão enriquecer o conteúdo trabalhado nessa aula.
http://www.meioambiente.ufrn.br/conteudo/portalzinho/portalzinho.php
Após esse momento, retome com os alunos todo o conteúdo discutido e trabalhado nessa aula e proponha a confecção de panfletos de orientação sobre os efeitos da poluição do ar para a saúde das pessoas. Agende uma data para fazer uma CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO na entrada da escola. Para esse dia, seria interessante confeccionar faixas, painéis, bandeiras com informações sobre a poluição do ar. Os alunos, acompanhados pelo professor, deverão abordar os pais e demais pessoas da comunidade no horário de entrada ou saída da escola, utilizando os diferentes materiais para divulgar as informações. Os alunos poderão criar um lema ou cantar trecho da música do vídeo exibido anteriormente para mobilizar as pessoas em torno de sua campanha.
Você poderá utilizar os recursos abaixo para complementar sua aula:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o-Poluição
http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_atmosf%C3%A9rica-Poluição atmosférica
http://poluicaoseculoxxi.blogs.sapo.pt/1959.html-Poluição: uma ameaça global
http://www.youtube.com/watch?v=bFOyyICUJTY-Poluição- as suas consequências
A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.
Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula propostos pelo professor.
Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos: compreenderam o que significa poluição atmosférica no contexto atual, identificaram os fatores que provocam a crescente poluição do ar, perceberam os efeitos da poluição atmosférica no meio ambiente e na saúde das pessoas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!