03/02/2011
Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Fátima Rezende Naves Dias; Lucianna Ribeiro de Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
1. Entender que o desmatamento e as queimadas aceleram a degradação do meio ambiente e prejudicam a saúde das pessoas.
2. Analisar os impactos que o desmatamento e as queimadas vêm causando na Amazônia e em outras partes do país.
3. Conhecer e participar de ações de prevenção e combate ao desmatamento e às queimadas em sua cidade e em nosso país.
É importante que os alunos tenham noções básicas de leitura, interpretação de texto, escrita e informática.
Professor, faça suspense quanto ao tema que será trabalhado nessa aula. Diga aos alunos que hoje conversarão sobre um tema essencial na vida das pessoas e que eles terão que ficar bem atentos para tentarem descobrir do que se trata. Na sequência, convide os alunos para se sentarem no chão e ouvir as seguintes canções do Projeto Emcantar: "Cadê" e "Matança". As duas canções estão no CD EMCANTAR.
Caso prefira exibir o vídeo da canção "Cadê", acesse o seguinte linK:
http://www.youtube.com/watch?v=bHL7oFLEzOQ&feature=related
Letras das canções:
Música : Cadê- Projeto Emcantar
“Cadê o riachinho que tava aqui?
Cadê o riachinho que tava aqui?
Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?
Riachinho secou evaporou sumiu!
Riachinho secou evaporou sumiu!
Cadê o mato que embalava o riachinho?
Cadê o mato que ninava o riachinho?
Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?
Foi a monstro-serra que engoliu!
Foi a monstro-serra que engoliu!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!
Cadê a água?
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!
Cadê a onça?
Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?
Evaporou ...
Sumiu!”
Música: Matança- Projeto Emcantar
Composição : Jatobá
“Cipó-caboclo tá subindo na Virola,
Chegou a hora do Pinheiro balançar,
Sentir o cheiro do mato da Imburana,
Descansar, morrer de sono na sombra da Barriguda.
De nada vale tanto esforço do meu canto,
Pra nosso espanto tanta mata haja vão matar,
Tal mata Atlântica e a próxima Amazônica,
Arvoredos seculares, impossível replantar.
Que triste sina teve Cedro nosso primo,
Desde menino que eu nem gosto de falar,
Depois de tanto sofrimento seu destino,
Virou tamborete, mesa, cadeira, balcão de bar.
Quem por acaso ouviu falar da Sucupira,
Parece até mentira que o Jacarandá,
Antes de virar poltrona, porta, armário,
Ir morar no dicionário, vida eterna, milenar
Quem hoje é vivo, corre perigo
E os inimigos do verde, da sombra o ar
Que se respira e a clorofila
Das matas virgens destruídas, bom lembrar
Que quando chegar a hora, é certo que não demora,
Não chame Nossa Senhora, só quem pode nos salvar...É
Caviúna, Cerejeira, Baraúna,
Imbuia, Pau-d’arco, Solva, Juazeiro, Jatobá,
Gonçalo-alves, Paraíba, Itaúba,
Louro, Ipê, Paracaúba, Peroba, Massaranduba,
Carvalho, Mogno, Canela, Imbuzeiro, Catuaba,
Janaúba, Arueira, Araribá,
Pau-ferro, Angico, Amargoso, Gameleira,
Andiroba, Copaíba, Pau-brasil, Jequitibá.”
Após a audição das músicas, pergunte aos alunos se eles identificaram o tema a ser trabalhado. Anote todas as tentativas apresentadas pelos alunos. Se julgar necessário, professor, você poderá disponibilizar as letras das músicas aos alunos para que as analisem. À medida que os alunos conseguirem desvendar o mistério, inicie a discussão sobre o problema do desmatamento no Brasil. Pergunte a eles o que já ouviram falar sobre o assunto; se eles já perceberam esse tipo de problema na região onde moram; se na percepção deles o desmatamento está relacionado às queimadas; dentre outras questões que mobilizem o interesse, envolvimento e participação dos alunos nas discussões em aula.
(A próxima etapa da aula deverá ser realizada no laboratório de informática)
Após esse momento, divida a turma em cinco grupos para que acessem alguns endereços de vídeos e animações sobre o tema. Para essa atividade, sugerem-se os seguintes links:
http://www.youtube.com/watch?v=bjVFb5yz_OM&feature=related-Animação desmatamento
http://www.youtube.com/watch?v=6skowIgAda8&NR=1 -Comercial desmatamento
http://www.youtube.com/watch?v=9Cn8_DlS0LQ&feature=related- Animação desmatamento
http://www.youtube.com/watch?v=kvTyekJ6xvk&feature=related- Animação meio ambiente
http://www.youtube.com/watch?v=Bpr-Z5JCQf4&feature=related- Criança ecológica
http://www.youtube.com/watch?v=UKLrqVFHS5w&feature=related- Criança ecológica
http://www.youtube.com/watch?v=UUMAF7KSWFI&feature=related-Programete Criança Ecológica - Desmatamento
Após a exibição dos vídeos, oriente os alunos a conversarem sobre o que assistiram para pensarem em uma forma criativa de apresentar o vídeo aos demais alunos da sala. Poderão usar diferentes recursos e estratégias: mímica, dramatização, apresentação de paineis ou cartazes, modelagem em massinha, dentre outros. Para essa etapa, professor, será necessário disponibilizar aos alunos diferentes materiais como: fantasias, materiais gráficos (cartolina, tesoura, cola, revistas para recorte, caneta hidrocor, massa de modelar, dentre outros).
Informe aos alunos a ação devastadora do desmatamento e das queimadas para a Amazônia. Leve-os a refletir sobre a necessidade da conscientização da população de uma maneira geral para combater isso. Divida a turma em cinco sub-grupos para que acessem os links abaixo e assistam os vídeos sobre o desmatamento na Amazônia.
G1: http://www.youtube.com/watch?v=fS84lQqmfog&feature=related-Desmatamento da Amazônia está em ritmo acelerado
G2: http://www.youtube.com/watch?v=RN_TgaBtM0k&feature=related-Desmatamento na Amazônia - Jornal Nacional
G3: http://www.youtube.com/watch?v=3dfyZlL0rtg-Desmatamento na Amazônia
G4: http://www.youtube.com/watch?v=DdEEB-3tfdM&feature=related-Desmatamento na Amazônia e o clima
G5: http://www.youtube.com/watch?v=2TRwE0HAjmU-Satélite japonês vai ajudar a combater o desmatamento na Amazônia
Após assistirem aos vídeos, caberá a cada grupo construir um painel informativo para apresentar aos demais alunos da sala.
TAREFA DE CASA: Disponibilizar os textos a seguir sobre queimadas para que os alunos leiam em casa e produzam um texto crítico sobre a situação das queimadas no Brasil.
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL741758-5598,00-GREENPEACE+FAZ+IMAGENS+DE+QUEIMADA+NA+AMAZONIA.html-Greenpeace faz imagens de queimada na Amazônia
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/782546-queimadas-no-brasil-aumentaram-85-em-2010-informa-inpe.shtml-Queimadas no Brasil aumentaram 85% em 2010, informa Inpe
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-desmatamento/quemadas-e-desmatamentos.php-Queimadas e Desmatamentos
Convide os alunos para assistirem ao vídeo a seguir atentando-se tanto às imagens, quanto à música.
http://www.youtube.com/watch?v=tZl6UkPA6Wo-A revolta da natureza
Após esse momento, disponibilize a letra da música aos alunos e, se possível, coloque-a para ser novamente tocada para que o grupo a aprecie.
Música: Herdeiros do Futuro- Toquinho
A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Prá viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...
Somos os herdeiros do futuro
E pr'esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Na sequência, proponha a divisão da turma em grupos de até quatro alunos e disponibilize a eles algumas frases que apareceram no vídeo, para que construam paineis para a conscientização e sensibilização da comunidade escolar quanto ao tema estudado. Algumas frases:
Professor, você poderá deixar livre aos alunos a escolha, criação, proposição de frases. Sugere-se também trechos da letra da música “Herdeiros do Futuro” de autoria de Toquinho.
Oriente os alunos a elaborarem um Projeto de Prevenção e Combate das Queimadas e Desmatamento para ser apresentado inicialmente na escola. Agende um dia com a direção da escola para os alunos fazerem a divulgação de seu trabalho para os demais alunos, professores e pais. Posteriormente, faça contato com autoridades locais que trabalham com preservação do meio ambiente no município para agendar uma entrevista com profissionais da área com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre o tema. Aproveite a oportunidade para que os alunos apresentem o projeto idealizado por eles na escola.
Os recursos abaixo poderão enriquecer sua aula:
http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/desmatamento-brasil-427875.shtml-Desmatamento no Brasil
http://www.smartkids.com.br/especiais/desmatamento-e-queimadas.html-Desmatamento e queimadas
http://www.youtube.com/watch?v=H1P-4CyMWvM-NBR Entrevista - Plano de Prevenção e Controle ao Desmatamento e Queimadas do Cerrado
http://www.youtube.com/watch?v=u5QWYdZuhFo&feature=related-Combate ao desmatamento no Brasil - 5min
http://www.youtube.com/watch?v=Oadn36d36Ok&feature=related-Primeiro Jornal- Desmatamento
http://www.youtube.com/watch?v=Nk_dM_dx_i4&feature=related-Desmatamento e queimadas são os vilões do efeito estufa no Brasil
http://www.youtube.com/watch?v=XvqQt2CSPO8-Programete Criança Ecológica - Aquecimento Global
http://www.youtube.com/watch?v=Bpr-Z5JCQf4&feature=related-Criança ecológica
http://notiias.r7.com/saude/noticias/queimadas-no-brasil-aumentam-as-internacoes-por-problemas-cardiorrespiratorios-20101005.html-Queimadas no Brasil aumentam as internações por problemas cardiorrespiratórios
http://www.youtube.com/watch?v=UKLrqVFHS5w&feature=related-Criança ecológica
http://www.youtube.com/watch?v=UUMAF7KSWFI&feature=related-Programete Criança Ecológica - Desmatamento
http://www.unifap.br/ppgbio/doc/16_Fearnside.pdf-Desmatamento na Amazônia brasileira: história, índices e conseqüências
http://aquecimentoglobalportal.wordpress.com/-Aquecimento Global
A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.
Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula propostos pelo professor.
Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos puderam: identificar o efeito nocivo do desmatamento e das queimadas para a Amazônia e diferentes partes do país. Além disso, observe se os alunos se conscientizaram da importância da participação na prevenção e combate ao desmatamento e às queimadas em sua cidade e em nosso país.
Três estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/03/2012
Uma estrelaAchei interessante, e vou usar como referencia para a minha aula de arte, dou professora de arte na Escola Dr.Prudente em Piracicaba.
16/09/2011
Cinco estrelasfoi mtoo util para min