29/10/2008
José Eduardo Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Motivação / Introdução: (10 minutos)
Nesta aula, queremos mostrar aos alunos esta surpreendente característica dos animais mamíferos que os distingue dos demais, que é a capacidade de produzir alimento no seu organismo para seus filhotes. O professor pode começar a aula conversando com as crianças sobre a diversidade de animais que podemos encontrar em um sítio ou chácara. Professor, faça um desenho de uma chácara ou sítio e, junto com seus alunos, peça para que eles enumerem os vários tipos de animais que possamos colocar neste lugar. Nesta dinâmica, os alunos vão citando os animais que eles já viram em chácaras e o professor vai colocando estes vários animais, distribuídos em grupos nas diversas dependências desta chácara.
Distribuição dos animais em grupos: (20 minutos)
Nesta aula, vamos supor que o professor e seus alunos encontraram o seguinte grupo de animais:
Na Chácara da Bicharada Tem:
Gatos, cachorros, galinhas, vacas, porcos, cavalos, patos, gansos, cabras, peixes e pássaros.
Neste momento, divida a chácara ao meio e peça para que eles coloquem de um lado os animais que têm pêlos e do outro os animais que têm penas ou escamas. Eles devem dividir este grupo de animais da seguinte forma:
Animais Com Pêlos:
Gatos, cachorros, vacas, porcos, cavalos e cabras.
Animais Com Penas ou Escamas:
Galinhas, patos, gansos, peixes e pássaros.
Agora, professor, peça para que seus alunos façam uma nova divisão. Mande que separem os animais do sítio em animais que produzem leite e alimentam seus filhotes com este leite e os animais que nascem de ovos. Para esta nova classificação os estudantes farão a seguinte divisão:
Animais que produzem leite:
Gatos, cachorros, vacas, porcos, cavalos e cabras.
Animais que nascem de ovos:
Galinhas, patos, gansos, peixes e pássaros.
Procure frisar com eles, que estes dois grupos são os mesmos grupos com pêlos e penas ou escamas. Ou seja, o grupo dos animais que produzem leite e se alimentam de leite quando pequenos é o me smo grupo que têm pêlos. O grupo dos animais que têm penas e escamas é o mesmo grupo dos animais que nascem de ovos.
Neste momento, comente com seus alunos que agora eles vão fazer um trabalho de cientistas, vão classificar estes dois grupos de animais, utilizando uma linguagem mais sofisticada, uma linguagem científica. Como o primeiro grupo é composto por animais que produzem leite e mamam, estes animais podem ser classificados como animais mamíferos. O segundo grupo de animais, pelo fato de se desenvolverem dentro de ovos antes do nascimento será chamado de animais ovíparos. Neste momento, juntamente com as crianças, monte uma tabela listando todas as características encontradas por eles para cada grupo de animais e como eles estão classificados, seguindo esta linguagem dos cientistas.
Têm pêlos >> produzem leite e mamam quando pequenos >> Animais Mamíferos.
Têm penas ou escamas >> se desenvolvem em ovos >> Animais Ovíparos.
Na sala de informática (20 minutos)
Na sala de informática, o professor pode mostrar aos seus alunos o vídeo “De onde vem o leite?” para que eles percebam a importância da característica da produção de leite feita pelas vacas, para o desenvolvimento nutricional dos seres humanos. Neste vídeo os alunos também perceberão que nós, os seres humanos, também fazemos parte deste grandioso grupo dos animais mamíferos.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o leite? | Vídeo |
Três estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/03/2012
Cinco estrelasAula bem preparada,numa linguagem acessivel e com recursos dispiniveis.Parabens!
16/05/2011
Uma estrelaNa minha opinião o começo da aula está bom, mas na parte da classificação há um conceito errado. Se classificamos um animal como mamífero, em contraposição, os outros grupos também devem ser clasificados de acordo com o grupo ( aves e peixes). Se fazemos classificação pela forma como nascem devemos classificar como ovíparos e vivíparos. No caso os mamíferos são viviparos.Há uma mistura de classificações. Na classificação, os grupos devem obedecer o mesmo critério.
24/03/2010
Cinco estrelasextremamente interessante... permitindo que as crianças exponham suas hipóteses de conhecimento, construindo no grupo o conhecimento proposto.
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei esta aula,bem ilustrada, motivadora,prende a atenção de quem esta assistindo,uma linguagem de fácil entendimento.Parabéns!