21/02/2011
Mary Grace Martins (validadora)
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Com esta aula experimental, o aluno poderá, de fato, ver a osmose ocorrendo, podendo assim ter uma significativa aprendizagem a respeito do fenômeno da osmose, quais são os fatores que alteram sua intensidade e prever resultados a partir de considerações teóricas a respeito.
É necessário o aluno já ter conhecimentos estabelecidos sobre:
- Concentração de soluções (concentração comum e concentração em quantidade de matéria).
A química é uma ciência de com grande percentual experimental. Que tal fazermos um experimento sobre osmose? Este fenômeno é de fundamental importância para a compreensão do funcionamento das células, de mecanismos de purificação de água do mar, dentre tantos outros eventos que envolvem este tema. A experimentação permite que se construa conjecturas, que reunidas podem ser enunciadas na forma de uma teoria, com suas leis, limitações e capacidade de previsão. Vamos lá!
1º Passo: Para iniciar a atividade, nada melhor que uma brincadeira! Pergunte aos seus alunos: será que é possível aprender por osmose? Certamente os alunos já ouviram falar a respeito. Após as considerações deles, questione: você sabe o que é osmose? Ou então: você sabe algum exemplo de fenômeno que envolva a osmose? Certamente teremos muitas contribuições aqui, e também teremos visões distorcidas do real conceito de osmose. Para iniciarmos, mostre aos alunos o seguinte recurso:
Chame a atenção deles de como a vida que eles conhecem hoje era do tempo de seus avós.
2º Passo: Separe os alunos em grupos de três alunos e leve-os ao laboratório de química. Não há necessidade de equipamentos de proteção neste experimento, pois o mesmo envolverá produtos que não oferecem praticamente nenhum risco à saúde dos alunos. Cada equipe terá em sua posição na bancada: três béquers com 2/3 de água, recipiente com sal de cozinha, colher de chá, 15 bolinhas de poliacrilato de sódio (adquiridas facilmente em floriculturas - também conhecidas como bolinhas d'água) e caneta marca vidro.
Fonte: http://www.emsintese.com.br/2008/bolas-de-agua/
3º Passo: oriente os alunos no seguinte procedimento:
- Enumere o béquer 1 e adicione 5 bolinhas de poliacrilato de sódio.
- Enumere o béquer 2, adicione 2 colheres de sal de cozinha, agite e após adicione 5 bolinhas de poliacrilato de sódio.
- Enumere o béquer 3, adicione 4 colheres de sal de cozinha, agite e após adicione 5 bolinhas de poliacrilato de sódio.
4º Passo: os alunos devem registrar as observações dos três béquers, elaborar uma síntese e entregar ao professor. Após, em aula, com ajuda dos alunos e da animação abaixo, discutir sobre o que se observou e como estas observações são embasadas na teoria da osmose.
Animação sobre osmose: http://www.quimica.net/emiliano/osmose.html
Neste momento, procure estabelecer um paralelo entre a animação e os experimentos. Quem faz o papel de membrana semi-permeável? E de solução? E de solvente puro? Isto ajudará os alunos a compreenderem os experimentos e constituir um sólido conceito sobre osmose.
Por fim, solicite aos alunos que repitam o terceiro passo, só que desta vez. eles devem filmar as bolinhas de poliacrilato de sódio aumentando de tamanho e, em seguida, reproduzam o filme em alta velocidade, permitindo assim que o aumento nos três béquers seja visto de forma mais clara.
Atividade alternativa sugerida:
Nome | Tipo |
---|---|
A viagem de Kemi - Conservação de Alimentos - Coisas de antigamente? | Áudio |
Poliacrilato, o superabsorvente: parte 1: experimento prático | Experimento prático |
- Outro experimento, mais elaborado, pode ser feito consultando o seguinte roteiro: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/14522/open/file/Policrilato,%20o%20Super%20Absorvente.pdf?sequence=1
- Tutorial do programa Cmap Tools: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm
Esta aula está totalmente voltada ao conceito de osmose. Para verificar a sua efetiva construção, peça aos alunos para desenvolverem, individualmente, recorrendo a ajuda do programa CmapTools (http://cmap.ihmc.us/), um mapa conceitual sobre osmose, envolvendo os seguintes termos:
- membrana semi-permeável
- concentração
- soluto
- solução
- hipertônico
- isotônico
- hipotônico
Assim, o professor poderá ter um feedback do aluno, e se for necessário retomar as explicações sobre os conceitos que relacionam-se com o fenômeno da osmose.
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