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Os estados físicos da matéria e a relação com as interações intermoleculares

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Emiliano Chemello
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SAO PAULO - SP Universidade Federal de São Paulo

Mary Grace Martins (validadora)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de construir, com a ajuda do professor, os conceitos relacionados aos principais estados físicos da matéria (sólido, líquido, gasoso), mudanças de estado físico e a relação disso com a energia, tudo sob o ponto de vista microscópico da matéria, relacionando estes eventos com as interações intermoleculares.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve saber o nome dos estados físicos, caracterizá-los macroscopicamente e deve saber os nomes dos processos de mudança de estado físico. Também é necessário que os alunos já tenham visto os assuntos: ligação interatômica, ligação intermolecular.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Os fenômenos físicos podem ser observados macroscopicamente, porém são explicados pela ciência a nível atômico/molecular. Estas explicações, não raras vezes, requerem do aluno uma grande capacidade de abstração, uma vez que a matéria, a nível atômico, é de difícil visualização quando comparada com a  matéria a nível macroscópico. Nesta aula, será apresentada uma animação de computador que ajudará na construção dos conceitos relacionados às transformações de estado físico sob o ponto de vista atômico/molecular.

Desenvolvimento da aula

Com os alunos no laboratório de informática, solicite que eles acessem  a animação, abrindo o navegador web e digitando este endereço: http://phet.colorado.edu/en/simulation/states-of-matter. Após, clicar em  "Run Now!". Após baixar o arquivo em um local no computador, efetuar um duplo clique sobre ele para inicializar a animação. 

tela-principal-estados fisicos

A tela que abrirá possui três seções, presentes na parte superior da animação:

A) Solid, liquid, gas (sólido, líquido e gasoso); 

B) Phase Changes (mudanças de fase)

C) Interaction Potential (potencial de interação)

 

A seguir, iremos detalhar as atividades que devem ser realizadas com a seção "A" desta animação. As demais seções serão tema de outras aulas, pois envolvem outros conceitos.

 

A) Solid, liquid, gas (sólido, líquido e gasoso)

Com a animação aberta, a guia "solid, liquid, gas" mostra uma representação microscópica das partículas que constituem as substâncias Neon (Neônio), Argon (Argônio), Oxygen (Oxigênio) e Water (água).

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Solicite, inicialmente, que os alunos escolham o neônio e alternem entre os estados solid (sólido), liquid (líquido) e gas (gasoso).

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Em seguida, solicite que eles escolham o sólido e aumentem a temperatura, puxando a seta com o mouse para perto de 'Add', ação que aumenta a quantidade de calor (heat) no sistema. Solicite que observem as mudanças que ocorrem na animação.

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Após estas ações, solicite que o alunos preencham a tabela abaixo com as palavras "fixa(o)" ou "variável" (em vermelho as respostas esperadas). É possível utilizar a planilha eletrônica Excel (veja a seção "Recursos Complementares" desta aula).

 

  Sólido Líquido Gasoso
Forma fixa variável variável
Volume fixo fixo variável

Após, solicite que, com o auxílio da internet, os alunos preencham a seguinte tabela. Recomenda-se o uso da Wikipédia (http://pt.wikipedia.org) como fonte de pesquisa, a qual traz todas as informações solicitadas. Em vermelho, os dados desejados.

Substância Massa molecular (g/mol) Temperatura de Fusão (K) Temperatura de Ebulição (K)
Neônio 20,1797 24,56 27,07
Argônio 39,948 83,80 87,30
Oxigênio 31,9988 50,35 90,18
Água 18,01528 273,15 373,15

Com base na análise dos dados da tabela, os alunos devem responder às seguintes perguntas:

 

a) Comparando-se as massas moleculares do Neônio, Argônio e Oxigênio com as suas respectivas temperaturas de fusão e ebulição, qual a relação que podemos observar? Uma relação direta ou inversamente proporcional?

A relação é diretamente proporcional: quanto maior a massa molecular, maior a temperatura de fusão e ebulição da substância.

 

b) Por que a água tem a tendência de contrariar a relação observada na pergunta interior?

A água, ao contrário das outras três substâncias (Neônio, Argônio e Oxigênio), possui forças intermoleculares mais intensas, as quais fazem com que a água necessite maior temperatura para sofrer fusão ou ebulição quando comparada com outras substâncias de similar massa.

Recursos Complementares

Saiba mais sobre:

> Animações do site PhET: http://phet.colorado.edu/

> Excel: http://www.tudosobrexcel.com

Avaliação

A avaliação deve ser efetuada durante toda a atividade. As duas tabelas e as perguntas devem ser recolhidas e corrigidas. Para finalizar a aula, como atividade extra-classe, solicite que os alunos representem graficamente, com gráfico cartesiano, as relações:

a) massa molecular (eixo X) x temperatura de fusão.

b) massa molecular (eixo X) x temperatura de ebulição.

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