Nomenclatura básica das classes de compostos orgânicos (hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, aminas, amidas, éters, ésters).
Introdução
Prezado(a) professor(a)! Palavras cruzadas podem fazer parte de uma estratégia eficiente para despertar o interesse dos alunos para o assunto da nomenclatura de compostos orgânicos. A compreensão deste tópico do conteúdo é de fundamental importância para a compreensão posterior de outros assuntos, como isomeria e reações orgânicas. A motivação para terminar a palavra cruzada catalisa a interação do aluno com os termos e conceitos relacionados ao conteúdo de nomenclatura e suas regras, o que faz, por consequência, o aluno aprender brincando, sem perceber que está estudando ao resolver tal desafio. Nesta aula será proposta uma atividade com uma palavra cruzada sobre funções orgânicas.
Desenvolvimento da aula
Associada a tarefa de preencher a palavra cruzada, faça o seguinte
- organize os alunos em grupos de três integrantes, sendo que o critério de escolha deve atentar para que não só alunos 'bons' e só alunos de dificuldade fiquem juntos: procure mesclar.
- providencie uma forma de sorteio (dados, roleta, etc), o que pode ser adaptado de jogos disponíveis.
- faça cartões de papel, cada um com uma informação, como: "ganha 5 pontos", "perde 3 pontos", "o próximo trio perde 5 pontos", "o trio anterior ganha os pontos", etc. Estas cartas serão utilizadas durante a atividade. Para ter este material utilizável por mais tempo, é possível fazer os cartões com papel cartolina e depois plastificá-los.
- providencie um despertador ou cronômetro, a fim de que as respostas sejam dadas num certo tempo pré-definido (10 segundos, por exemplo). Um sino ou sineta também podem ser utilizados.
Muitas das tarefas acima indicadas para organização da atividade podem ser delegadas aos alunos. Principalmente na parte dos cartões de papel, na qual a criatividade dos alunos pode ter a oportunidade de aparecer explicitamente. A fim de promover esta criatividade e participação dos alunos, escreva no quadro as principais idéias para os cartões, coloque-as no quadro e solicite aos alunos que escolham as vinte melhores.
Definidas estas condições, inicie a atividade. O trio com maior pontuação pode ser premiado com um prêmio ou então com o ganho de nota na próxima avaliação formal. O importante é que os alunos participem. Para motivar, organize uma espécie de gincana da química, como se fosse um Show do Milhão da Química.
Você professor(a) faz o papel de apresentador e conduz as perguntas, analisa as respostas dadas, etc. É possível, na versão on-line, que o aluno preencha e confira na hora se sua proposição de resposta está correta ou não. É possível também, dependendo do número de turmas em vossa escola, organizar uma gincana entre turmas, selecionando uma equipe para representar a turma em uma disputa com outra equipe de outra turma.
Por fim, é possível fazer os alunos criarem suas próprias palavras cruzada, conforme é sugerido e detalhado na seção "Avaliação" desta aula.
Como sugestão de avaliação, oriente os alunos na construção de suas próprias palavras cruzadas. Divida as palavras cruzadas por sub-tópicos, como:
- nomenclatura de hidrocarbonetos
- nomenclatura de funções oxigenadas
- nomenclatura de compostos nitrogenados e halogenados