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De onde vem a água da torneira?

 

04/11/2008

Autor e Coautor(es)
ERICA CRISTINA MORENO NASCIMENTO
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Estabelecer atitudes cotidianas que leve os alunos a se conscientizarem do uso racional da água; • Caracterizar as etapas do processo de tratamento da água para obtenção de água potável.
Duração das atividades
Uma aula com duração de 80 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Fontes de água doce; • A água como componente da atmosfera da Terra.
Estratégias e recursos da aula
Conteúdo Específico


• Tratamento de água para consumo humano.
 

 

Clubinho SABESP Site da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, destinado à conscientização do uso racional da água tratada e potável. Acesse o site pelo endereço eletrônico: http://www.clubinhosabesp.com.br/

 

 Jogo “Tratamento de Água”, onde os alunos deverão escolher o nível de dificuldade e responder às perguntas feitas. Acesse o site pelo endereço eletrônico: http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/jogos/jogo.asp?jogo=tratamento_agua/tratamento.

 

 

Sugestão de aula

Introduzindo a aula (10 a 15 min.)

Inicialmente leve os alunos para o laboratório de informática, oriente-lhes para que se agrupem em duplas, cada dupla utilizará um computador. Informe aos alunos qual programa eles utilizarão nessa aula: Browser para navegação na internet.

Explique aos estudantes que eles irão fazer a leitura de textos sobre a importância de se utilizar a água potável em casa de forma racional, sem desperdícios, para que sempre possam tê-la disponível para seu bem-estar e o das demais pessoas da cidade onde mora. Seguidamente, eles irão aprender de forma lúdica, divertindo-se com o jogo tratamento de água como é feito o tratamento da água dos mananciais, simulando o tratamento da água de uma cidade, para que esse recurso natural tão importante chegue pronto para ser consumido nas torneiras dos lares desta cidade.

Oriente os alunos a prestarem muita atenção aos textos lidos e às informações que aparecerão no jogo tratamento de água, para que eles possam em seguida responder às perguntas que serão feitas e também construírem um painel ou uma maquete de uma estação de tratamento de água.

Para introduzir a aula, pergunte aos alunos onde podemos encontrar água doce na natureza (rios, lagos, lagoas, geleira s, lençóis freáticos, açudes) explore com eles os tipos de reservatórios naturais existem na região onde moram. Pergunte a eles se a água que chega até a torneira deles é tratada por alguma companhia de saneamento (se for necessário explique o que vem a ser saneamento: conjunto de medidas, visando à preservação ou modificação das condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde) e se a resposta for sim, qual o nome dessa empresa e qual a localização da estação de tratamento de água dessa empresa.

 

Desenvolvendo a aula (15 a 25 min.)

Peça aos estudantes que acessem o site do Clubinho SABESP e sigam os passos descritos abaixo:
 

i) Clicar no botão Ligadinho e em seguida no link  “dicas de economia”;

ii) Clicar nos cômodos da casa que aparece o quadro seguinte. Ler e anotar no caderno as informações mais importantes que aparecerem.

Agora vamos ao jogo “Tratamento de água”

iii) Peça aos estudantes que acessem a parte dos jogos clicando: no botão Jogos, em seguida no botão do jogo Tratamento de água, e depois na palavra Enter.
 

 

Sistematizando a aula (40 min.)

Peça que os alunos comecem o jogo.
 

FASE 1

Alerte os alunos para os itens existentes na tela do jogo:
• relógio para contagem do tempo;
• as informações de cada etapa do tratamento da água;
• link que o levará para outra etapa do jogo (indicado pela seta).
 

Peça aos alunos para anotarem as informaç&otild e; ;es importantes que aparecem nas telas do jogo, sejam elas escritas ou na forma de gráficos (desenhos).

 

FASE 2

A Fase 2 do jogo é vinculada a cálculos envolvendo as quatro operações básicas da matemática.

Depois dos cálculos feitos, aparecerão no simulador (jogo) os passos dessa etapa, novamente peça que os estudantes anotem as informações.
 

 

FASE 3

Na Fase 3 o aluno deverá estar atento às animações do jogo!

Aguce a curiosidade do aluno perguntando o que está acontecendo com as partículas (pontinhos pretos) entre a floculação e a decantação.
 

 

FASE 4

Na Fase 4 do jogo temos a cloração e a fluoração.

Pergunte aos alunos qual a finalidade de cada etapa, peça para que respondam em voz alta.
 

 

FASE 5

A Fase 5 é a mais crítica do jogo, o aluno deve ficar atento ao relógio!

As perguntas devem ser respondidas rápida e corretamente para o término do jogo e o sucesso no tratamento da água.
 

 

 

 

 

Sugestões de atividades complementares

Atividade 1

Na Fase 3 do jogo tratamento de água aparecem algumas palavras que não são comuns para os alunos. Os alunos poderão pesquisar num dicionário on-line o significado dessas palavras e a classe gramatical a qual elas pertencem. O professor poderá ainda solicitar que os alunos construam frases com essas palavras.

Sugestões de algumas palavras que poderão ser utilizadas:    aglutinar * impurezas * desinfetar * microorganismo * incidência * clarificar
 

 

Atividade 2

Nas aulas seguintes, o professor poderá propor aos alunos que planejem e construam uma maquete , utilizando material reciclado, de uma estação de tratamento de água. Se não for possível a construção da maquete o professor poderá propor a confecção de um painel com desenhos e figuras sobre o mesmo tema.


Atividade 3

Caso na cidade exista estação de tratamento de água, o professor poderá solicitar junto à Direção da escola uma visita a alguma unidade de tratamento de água.
 

 

Atividade 4

Nesta atividade os alunos poderão acessar o jogo Olha o Nível. Peça aos alunos para acessarem o jogo que é uma versão do jogo “Forca”, onde eles deverão escolher o nível de dificuldade e responder às perguntas feitas. A cada letra errada é retirado um litro de água do reservatório de água.

 

 

 

 

Recursos Complementares

Site com conceitos e informações sobre a água enquanto Recurso Natural, substância e unidade molecular. Para acessar o site vá ao endereço eletrônico: http://educar.sc.usp.br/ciencias/recursos/agua.html.



Processo de tratamento de água. Para acessar o site vá ao endereço eletrônico: http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=4≺oj=sabesp.



Dicionário da Língua Portuguesa, gratuito, para consulta on-line. Para acessar o site vá ao endereço eletrônico: http://www.workpedia.com.br/aglutinar.html.



Jogo "Olha o Nível" versão do jogo “Forca”, onde os alunos deverão escolher o nível de dificuldade e responder às perguntas feitas. Para acessar o site vá ao endereço eletrônico: http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/jogos/jogo.asp?jogo=olha_nivel/olha_nivel|w=550|h=400.



Avaliação
O aluno poderá ser avaliado por meio das respostas dadas aos questionamentos feitos durante a aula e das respostas às questões sugeridas para serem registradas no caderno de ciências. O professor poderá solicitar aos alunos que construam uma maquete ou um painel com figuras (ou desenhos), com legendas, de uma estação de tratamento de água e avaliá-los com relação à fidedignidade das informações contidas nesses trabalhos a respeito das etapas do processo de tratamento de água.
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