Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA: Sistema Solar

 

21/03/2011

Autor e Coautor(es)
claudia vicari zanatta
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sistema Solar

Leonor dos Santos Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

- Conhecer a organização do sistema solar;

- Situar o planeta Terra e suas características pela posição no Sistema solar;

- Observar a posição do sol no céu e seus efeitos produzindo dia, noite;

- Identificar as principais características dos planetas que compõem o sistema solar e a importância do Sol para a vida na Terra.

- Reconhecer que nosso planeta não está isolado e faz parte do sistema solar.

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Os alunos deverão saber navegar na Internet e utilizar o Kword do laptop.

Estratégias e recursos da aula

 

O conteúdo será ministrado com os seguintes recursos do laptop:

Banner com personagens do projeto UCA

Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord],

Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet],KsnapShot [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].

Kspread [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica]

 

WxCam [Aplicativos ↳ ↳Multimídia ↳ WxCam]
   
atividade  

Primeiro Momento:
Sensibilização para o tema a ser estudado


1- Sensibilização:

    Organizar as crianças em grupos de três e, para aguçar a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado, propor alguns questionamentos que os grupos deverão responder por escrito em um arquivo do Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord] no laptop. 

O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys ↳ Aplicativos ↳ Ferramentas de Produtividade ↳ Suíte de Escritório ↳ Processador de Textos

Exemplos de questionamentos: 

- O que vocês veem no céu durante a noite e o dia?

- Vocês acreditam que existem outros planetas no Universo, além da Terra? Por quê?

- A temperatura do planeta é importante para a vida dos seres vivos? Quem é responsável por essa temperatura? Todos os planetas tem a mesma temperatura?

- Todos os planetas tem o mesmo tamanho?

- Você sabe o que é um planeta?

     As respostas deverão ser guardadas pelos grupos, salvando-as no computador, pois serão retomadas ao final do estudo sobre o Sistema Solar. O título do arquivo poderá ser: "O que eu já sabia sobre o Sistema Solar".

 

   
video

 Videozinho do Astronauta
Uma Viagem pelo Sistema Solar

 

Link do Recurso no Portal do Professor: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9584/Sistema Solar.swf

 Figura 1- Imagem do Recurso. 


                    Imagem do aplicativo
 

 

         O recurso é uma animação/simulação que trabalha conceitos sobre o Sistema Solar.
Além disso, faz comparações entre os planetas, por meio de anotações de suas principais diferenças.

         É importante que o professor acompanhe os alunos na exploração do recurso, para verificar se estão conhecendo-o da melhor maneira possível, isto é, lendo atentamente as frases do recurso, que explicam o que é o Sistema Solar e as informações importantes sobre o mesmo. O usuário do recurso, neste caso o aluno, é quem o comanda, avançando ou retrocedendo para as telas que contém as informações sobre o tema do recurso, por meio de uma seta  como a desta imagem:

                               Terra 1

Destacamos que, é importante que os alunos vejam a simulação quantas vezes desejarem para que possam realmente entender o que ela se propõe - conhecer o Sistema Solar.

 

   
video

 O Sistema Solar

           Esse vídeo complementa o vídeo da atividade anterior, com novas informações e outro enfoque a respeito do assunto estudado.

            Preparar a turma para assistir ao vídeo “Sistema Solar":  
http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA&feature=player_embedded

            Durante o vídeo, o professor deverá proporcionar paradas para mediação e interferência dos alunos. Salienta-se que é fundamental o professor ver os vídeos antes da aula, pois assim poderá avaliar seus conteúdos.

atividade
 

Registrando descob ertas sobre o Sistema Solar,
recolhendo informações:

 

 

 

         Cada aluno deverá fazer no Kspread, a seguinte tabela que deve ser preenchida:
Kspread [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica]

          O KSpread pode ser acessado através do Menu K: Metasys ↳ Aplicativos ↳ Ferramentas de Produtividade ↳ Suíte de Escritório ↳ Planilha Eletrônica

1- Mercúrio  

  -
  -

3- Terra

  -
  -

5- Júpiter 

  -
  -

7- Urano

  -
  -

2- Vênus 

 -
 -
 
4- Marte

 -
 -
 
6- Saturno

 -
 -
 
8- Netuno
 -
 -

 

       

          Oriente as crianças a colocar um planeta em cada retângulo.
O professor lerá uma frase que descreverá um planeta específico. A frase terá um número e os alunos deverão escrever o número correspondente na tabela, no planeta em que julgarem que corresponde à frase. Leve-as a perceber qual é o planeta antes de dar a resposta definitiva.
          Será uma maneira prazerosa de fixar as informações aprendidas sobre o assunto.   

 

atividades

Pesquisa individual para aprimorar os conhecimentos



           O professor deverá propor aos alunos que façam uma pesquisa na internet  e respondam a seguinte pergunta: Como é constituído o Sistema Solar? Quais são as principais características dos planetas que o constituem?

           O professor poderá sugerir alguns links para que os alunos façam a pesquisa em sites da internet, tais como:


            Neste site os alunos vão encontrar, em uma linguagem bem simples e lúdica, um pouco dos assuntos sobre Astronomia, conhecendo o Sistema Solar e seus planetas.
http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/planetas.htm 

           Neste site os alunos poderão fazer uma “viagem” pelo sistema solar. Há links no site em que ao clicar o aluno poderá ver imagens e vídeos sobre o assunto.
http://br.geocities.com/ielcinis/


            Este site traz algumas discussões mais aprofundadas sobre o assunto do sistema solar, porém, pode ser utilizado para crianças menores ficando restrita a primeira parte, antes do tema: “Planetologia Comparada”.
http://astro.if.ufrgs.br/planetas/planetas.htm


           Neste site os alunos poderão conhecer mais profundamente cada planeta
.
http://www.discoverybrasil.com/guia_espacio/planetas/index.shtml

           Neste site os alunos também poderão conhecer os planetas do Sistema Solar.
http://www.if.ufrj.br/teaching/astron/nineplanets.html


 

   
atividade

Trabalho em Grupo
Socializando Conhecimentos


 Produção coletiva, tendo o professor como escriba:

        O professor deve iniciar o trabalho fazendo um comentário sobre o conteúdo, solicitando a colaboração de cada aluno para a produção coletiva de um texto.
       Cada aluno poderá colaborar com uma frase a respeito do tema.

        Como todos já investigaram o conteúdo a respeito do Sistema Solar, todos poderão colaborar no texto e pode-se iniciá-lo pelo título, onde o professor anotará no quadro
todas as sugestões dos alunos para serem votadas.

       Antes de iniciar a produção revisar sobre as partes que devem conter um texto e as pontuações necessárias para que ele tenha clareza.

       Enquanto cada aluno colabora com a frase, o professor pede a aprovação, complementação, correção da turma, instigando sempre para que as frases sejam bem colocadas.


       O trabalho do professor é escrever, mediar, questionar, comparar palavras, sentidos, frases citadas, pontuações para que os próprios alunos possam fazer as adequações necessárias.

        Ao terminar, o texto deverá ser lido para correções finais e transcrição no laptop, em um arquivo do Kword.

atividade

 Representando o Sistema Solar


             Essa atividade poderá ser feita para finalizar o estudo sobre o Sistema Solar.

            No pátio da escola, os alunos deverão organizar-se em duplas para representar um planeta.  O professor poderá circular entre eles (na órbita) e perguntar a cada dupla/planeta quem são eles (de forma que os alunos expliquem).

            A órbita poderá ser desenhada com giz no chão ou com fita adesiva. Assim, todos poderão através de uma atividade lúdica expor a formação do Sistema Solar. A imagem a seguir pode servir de guia para o professor e seus alunos na formação do posicionamento destes últimos.
 

            Terra
                    Imagem do Sistema Solar


http://www.emefnewtonreis.kit.net/SISTEMA%20SOLAR_arquivos/Sistema%20Solar5.JPG

             Os alunos e o professor poderão fotografar com a WxCam do laptop os alunos posicionados formando o Sistema Solar para depois colocá-la junto ao texto produzido coletivamente na atividade anterior.

Para acessar a WxCam, você pode utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba Aplicativos ↳ ↳Multimídia ↳ WxCam

 

atividade

Organizando os conhecimentos

         Os alunos deverão retomar a primeira atividade proposta nesta aula, na qual haviam escrito a respeito do que conheciam sobre os planetas antes de estudar o conteúdo. Deverão reler o que haviam escrito na primeira aula no item: "O que eu já sabia sobre o Sistema Solar".

Depois, solicitar que escrevam no Kword 3 a 4 parágrafos tendo como título:

 "Minhas descobertas depois das aulas sobre o Sistema Solar".

 

Recursos Complementares

 

Recursos Complementares

 

Pesquisa de textos na internet:

Vídeo sobre Sistema Solar:
http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA&feature=player_embedded

Blog da escola:  
http://brigadeirofelipe15.blogspot.com/

- No site indicado abaixo, você encontra um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto.

Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/sistema-solar-seus-componentes-511471.shtml

Comparação do tamanho dos Planetas e Estrelas:
http://www.youtube.com/watch?v=F4tqP3vaLlU&NR=1&feature=fvwp

 


Avaliação

 

 

Avaliação

 

As crianças poderão ser avaliadas:
- No entendimento do Sistema Solar: a atividade para registro de descobertas sobre o sistema solar permite verificar se os alunos compreenderam a organização do sistema solar, se aprenderam sobre características importantes da Terra e de outros planetas, se compreenderam sobre a posição do sol e produção de dia e noite. 
- Na formulação de questões durante as exibições dos vídeos.
- Na exposição de novos conhecimentos adquiridos a partir da pesquisa na internet.
- Na produção de comentários e interferências durante a produção do texto coletivo,
demonstrando clareza na exposição de idéias.
- Na qualidade das informações sobre o Sistema Solar apresentadas nos textos escritos individualmente.

-No uso correto da pontuação e grafia das palavras nos parágrafos escritos na última atividade solicitada.

Pelas idéias expressas oralmente e por escrito durante a realização das
tarefas propostas e pelo interesse nas aulas e nas discussões com os colegas.



Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ingrid, ceamo , Rio Grande do Norte - disse:
    Ingridviolino2012@hotmail.com

    27/05/2013

    Cinco estrelas

    Legall!


  • Vanderlita , Escola Estadual Povoado Nova Vista , Goiás - disse:
    coordenacaovan@hotmail.com

    22/02/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa essas aulas com várias estratégias, parabéns!


  • Lisemar Henz, EMEF Guajuviras , Rio Grande do Sul - disse:
    lisemarhenz@hotmail.com

    15/05/2011

    Quatro estrelas

    Bastante interessante a apresentação da aula, estimulando os alunos a buscarem respostas aos questionamentos. Sendo a professora a mediadora dos "conflitos" que surgiram.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.