21/03/2011
Leonor dos Santos Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
- Conhecer a organização do sistema solar;
- Situar o planeta Terra e suas características pela posição no Sistema solar;
- Observar a posição do sol no céu e seus efeitos produzindo dia, noite;
- Identificar as principais características dos planetas que compõem o sistema solar e a importância do Sol para a vida na Terra.
- Reconhecer que nosso planeta não está isolado e faz parte do sistema solar.
Os alunos deverão saber navegar na Internet e utilizar o Kword do laptop.
O conteúdo será ministrado com os seguintes recursos do laptop:
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord],
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet],KsnapShot [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
Kspread [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica]
O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys ↳ Aplicativos ↳ Ferramentas de Produtividade ↳ Suíte de Escritório ↳ Processador de Textos Exemplos de questionamentos: - O que vocês veem no céu durante a noite e o dia? - Vocês acreditam que existem outros planetas no Universo, além da Terra? Por quê? - A temperatura do planeta é importante para a vida dos seres vivos? Quem é responsável por essa temperatura? Todos os planetas tem a mesma temperatura? - Todos os planetas tem o mesmo tamanho? - Você sabe o que é um planeta? As respostas deverão ser guardadas pelos grupos, salvando-as no computador, pois serão retomadas ao final do estudo sobre o Sistema Solar. O título do arquivo poderá ser: "O que eu já sabia sobre o Sistema Solar".
|
||||||||||
Link do Recurso no Portal do Professor: Figura 1- Imagem do Recurso.
O recurso é uma animação/simulação que trabalha conceitos sobre o Sistema Solar. É importante que o professor acompanhe os alunos na exploração do recurso, para verificar se estão conhecendo-o da melhor maneira possível, isto é, lendo atentamente as frases do recurso, que explicam o que é o Sistema Solar e as informações importantes sobre o mesmo. O usuário do recurso, neste caso o aluno, é quem o comanda, avançando ou retrocedendo para as telas que contém as informações sobre o tema do recurso, por meio de uma seta como a desta imagem:
|
||||||||||
Esse vídeo complementa o vídeo da atividade anterior, com novas informações e outro enfoque a respeito do assunto estudado. Preparar a turma para assistir ao vídeo “Sistema Solar": Durante o vídeo, o professor deverá proporcionar paradas para mediação e interferência dos alunos. Salienta-se que é fundamental o professor ver os vídeos antes da aula, pois assim poderá avaliar seus conteúdos. |
||||||||||
Cada aluno deverá fazer no Kspread, a seguinte tabela que deve ser preenchida:
Oriente as crianças a colocar um planeta em cada retângulo. |
||||||||||
O professor poderá sugerir alguns links para que os alunos façam a pesquisa em sites da internet, tais como: |
||||||||||
Produção coletiva, tendo o professor como escriba: Como todos já investigaram o conteúdo a respeito do Sistema Solar, todos poderão colaborar no texto e pode-se iniciá-lo pelo título, onde o professor anotará no quadro Enquanto cada aluno colabora com a frase, o professor pede a aprovação, complementação, correção da turma, instigando sempre para que as frases sejam bem colocadas. Ao terminar, o texto deverá ser lido para correções finais e transcrição no laptop, em um arquivo do Kword. |
||||||||||
Para acessar a WxCam, você pode utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba Aplicativos ↳ ↳Multimídia ↳ WxCam
|
||||||||||
Os alunos deverão retomar a primeira atividade proposta nesta aula, na qual haviam escrito a respeito do que conheciam sobre os planetas antes de estudar o conteúdo. Deverão reler o que haviam escrito na primeira aula no item: "O que eu já sabia sobre o Sistema Solar". Depois, solicitar que escrevam no Kword 3 a 4 parágrafos tendo como título: "Minhas descobertas depois das aulas sobre o Sistema Solar".
|
Pesquisa de textos na internet: Vídeo sobre Sistema Solar: Blog da escola: - No site indicado abaixo, você encontra um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto. Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas? Comparação do tamanho dos Planetas e Estrelas:http://www.youtube.com/watch?v=F4tqP3vaLlU&NR=1&feature=fvwp
|
As crianças poderão ser avaliadas: -No uso correto da pontuação e grafia das palavras nos parágrafos escritos na última atividade solicitada. |
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/05/2013
Cinco estrelasLegall!
22/02/2013
Cinco estrelasMuito boa essas aulas com várias estratégias, parabéns!
15/05/2011
Quatro estrelasBastante interessante a apresentação da aula, estimulando os alunos a buscarem respostas aos questionamentos. Sendo a professora a mediadora dos "conflitos" que surgiram.