Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Despertando o gosto pela leitura

 

28/03/2011

Autor e Coautor(es)
JAQUELINE MAISSIAT
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Despertando o gosto pela leitura

Beatriz Rocha Gonçalves

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Recomendação:

É essencial que o professor em voz alta os diferentes gêneros de textos. Através da leitura desses textos, os alunos aprendem os usos e as funções da escrita, as características que distinguem os gêneros e as diferenças entre o oral e o escrito. E com isso se familiarizam com a linguagem e os elementos dos livros ( que contam histórias), dos jornais ( informação) e dos textos instrucionais ( que incluem regras de jogos, receitas, ...).

Um dos principais objetivos desta aula é desenvolver nos alunos o gosto pela leitura. Quanto a seus objetivos específicos, ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de:

Primeiro Objetivo

Reconhecer e apreciar os diferentes tipos de textos.

Segundo Objetivo

Recontar e interpretar textos lidos.

Duração das atividades
6 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Toda a vez que o professor for trabalhar um texto, antes deve  fazer perguntas para aguçar a curiosidade dos alunos para o que vai ser lido.

Ao mesmo tempo que se investiga os conhecimentos prévios dos alunos, é interessante fazer perguntas para os alunos sobre a temática fazendo com que o interesse seja despertado.

Estratégias e recursos da aula

 

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

Kword                 [ Iniciar > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório > KWord ]
Gwenview          [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Gwenview ]
KolourPaint        [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint ]
KPresenter        [ Iniciar > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório > KPresenter ]
Mozilla Firefox   [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
 

Atividade

Primeiro momento: Primeiras Leituras

Para o início das atividades é necessário que os alunos se posicionem em um grande círculo. A ideia da atividade é explorar uma fábula infantil, como sugestão propõe-se trabalhar com o livro "Conto Popular - O Gato, o Galo e o Ratinho". Caso esta obra não esteja disponível, no site abaixo há uma série de livros infantis, muitos deles ilustrados, que podem ser utilizados na atividade.

http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/freebook_crianca1.htm

Gato, o Galo e o Ratinho, O - ANONIMO
Fonte: http://i.s8.com.br/images/books/cover/img8/28208.jpg

O professor irá mostrar a capa do livro "O Gato, o Galo e o Ratinho” e fará os seguintes questionamentos, solicitando que justifiquem suas respostas:

- Qual é o nome da estória?
- Esse livro trata de que assunto?
- Que animais aparecem na capa? Onde será que eles vivem? E de que se alimentam? Como será o relacionamento entre eles?
- É possível que um gato seja amigo de um rato na vida real?

Após os questionamentos, o professor fará a leitura do texto “ O Gato, o Galo e o Ratinho”.
No final da leitura o professor fará perguntas sobre o texto.
- Qual é o papel de cada personagem?
- Onde se passa a história?
- O que você achou da história? E por quê?
 A professora irá instigar os alunos discutam a estória , fazer com que eles contem e comentem os trechos mais significativos. Posteriormente a discussão, o professor irá solicitar que façam um registro visual da estória, utilizando uma das ferramentas do laptop, o Kolour Paint por exemplo, podendo além de desenhos ter um pequeno conjunto de palavras que representem o desenho dispostos de maneira que o aluno achar mais oportuno.

 

 

Atividade

Segundo momento: Hora da Música

Agora é hora da música. O professor posicionará os alunos em um grande círculo e irá posicionar junto à eles. O professor fará perguntas introdutórias, tais como:

- Que tipo de música vocês gostam?
- Quem sabe cantar uma música?
 

Após, o professor colocará o CD com a música "A Barata diz que tem". Caso o CD não esteja disponível, os alunos podem ouvir a música no endereço abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=l7VsurR48Ew

Depois de ouvirem a música fará as seguintes perguntas:
- Quem já conhecia essa música?
- O que acharam da canção? Por quê?


Fonte: http://t1.gstatic.com

O professor, após distribuir a letra da música para os alunos lerem, fará em seguida a leitura oral do texto. Após, irá pedir que escrevam no aplicativo texto do laptop, o Kword, as palavras ditadas, pelo menos 15 palavras. Após solicite que os alunos, de maneira voluntária vão até o quadro negro e escrevam cada um uma palavra, lendo em voz alta, além do exercício auxilia na calegrafia. A turma deverá ler as palavras escritas pelos colegas e corrigir quando necessário. Feito isso todos deverão escrever as palavras numa folha de ofício. E no final farão um desenho da música trabalhada.

Neste final de atividade, o professor pedirá que os alunos desenhem algo relativo à temática da música.

 

Atividade

Terceiro momento: Livro “Brinquedo- André Neves”

O professor irá exibir no Projetor Miltimídia a história “Brinquedos” do escritor André Neves. E na medida em que vai passando as imagens vai instigando os alunos para contar a história.

Brinquedos - André Neves
Fonte: http://www.mundomirim.com.br/saladoprofessor/

No final o professor irá propor que a turma faça um texto coletivo. A educadora servirá de escriba para a turma, escrevendo no quadro negro a história que está sendo elaborada. Após, os alunos deverão fazer o registro da história (desenho e escrita de palavras) utilizando aplicativos como o Kword e o Kolour Paint.

Caso esta obra não esteja disponível, no site abaixo há uma série de livros infantis, muitos deles ilustrados, que podem ser utilizados na atividade.

http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/freebook_crianca1.htm

 

Quarto momento: Conto “A Bela Adormecida”

A sugestão que damos para esta atividade é do filme “A Bela Adormecida”. Mas note que qualquer outro filme infantil disponível na biblioteca da escola pode ser utilizado na atividade.

Os alunos devem inicialmente se organizar em uma roda, e o professor irá fazer as seguintes perguntas:

- Quem conhece a história “A Bela Adormecida”?
- Quem sabe o que são reis, rainhas, príncipes e princesas?
-Quem conhece histórias de princesas?
- Como são as princesas?
- Ainda existem princesas hoje em dia? Onde? Como seriam?

O objetivo das perguntas acima é ativar conhecimentos prévios das crianças e associá-las à realidade atual.  Logo após, o professor irá levar os alunos na sala do vídeo para que assistam um filme, solicite que levem consigo os laptop's.


Fonte: http://gatosnabiblioteca.blogspot.com/2010_06_01_archive.html

Solicite que os alinos façam registros sobre o filme no aplicativo de texto, Kword, para uma discussão que será promovida ao término da exibição do filme. O professor irá fazer perguntas sobre o filme assistido, investigando o que os alunos acharam de mais interessante e sempre questionando os motivos, para eles irem construindo argumentações.

Após a duscussão, os alunos serão convidados a dirigirem-se para a sala de aula dividirem-se em grupos, para que desenhem a história observando a cronologia dos fatos, em um cartolina. Para registro, juntamente com o material feito anteriormente, solicite que os alunos tirem fotografias, com o auxílio da web can, do trabalho que desenvolveram na cartolina. Após a imagem estar armazenada no laptop, eles irão inserí-la em no KPresenter

 

 

Além da ilustração, eles deverão elaborar frases para representar cada passagem escolhida. No final cada grupo irá apresentar o seu trabalho para os demais colegas.

 

Atividade

Quinto momento: A Lenda do Uirapuru

O professor, num primeiro momento fará pergunta aos alunos quanto à Lenda do Uirapuru, sugerem-se estas perguntas:
- O que será um Uirapuru? Quem conhece? Quem já ouviu falar?
- Pelo título da lenda, será que dá para saber se as personagens serão pessoas ou bichos?


Fonte: http://vida-de-indio.blogspot.com/2008/09/lenda-do-uirapuru.html

Na sequencia o professor irá fazer a leitura da lenda, e voltará a fazer novos questionamentos tendo por base  que já foi respondido anteriormente. Caso o professor não tenha disponível o texto com a lenda em sua biblioteca, pode encontrar um resumo desta em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Irapuru_%28lenda%29


- De que trata essa história?
- Como foi que o Uirapuru surgiu?
- Porque isso aconteceu?

Terminada as perguntas, o professor explica a atividade que consiste em duplas usar o software Kolour Paint, em seus laptops, para desenhar e escrever palavras sobre o texto. A professora irá colocar um aluno que esteja mais avançado no processo de alfabetização com um que ainda não esteja, para que um colega possa auxiliar e incentivar o colega a novas descobertas.

Todos os trabalhos serão salvos e num outro momento a professora irá passar no Projetor Multimídia o que as duplas criaram. As crianças poderão falar sobre os seus trabalhos e os dos colegas. O objetivo é que expressem suas opiniões sobre o que estão vendo e lendo.

 

Atividade

Sexto momento: Explorar

O professora irá levar jornais, revistas, bulas de remédios, receitas culinárias, regras de jogos, poesias, e outros.

Os alunos deverão ler esses textos, dizer para que servem, discutir suas utilidades e importâncias. É interessante que o professor tenha o hábito de ler textos e questionar sua funcionalidade, que chame atenção para cada tipo de texto apresentado (conto, lenda, livro, letra de música, etc). O próprio convite de os alunos trazerem textos que encontram em casa ou mesmo na internet com o navegador Mozila Firefox é muito interessante, pois fará com que eles se sintam diretamente envolvidos no projeto.

Recursos Complementares

 

Outros recursos midiáticos serão necessários:

Aparelho de Som
Projetor Multimídia
Televisor
Aparelho de DVD

Ficha de leitura e orientações para outras atividades com o livro "Brinquedos" de André Alves: 
http://www.mundomirim.com.br/saladoprofessor/

Avaliação

A avaliação se dará em todo o processo da aprendizagem. Durante as atividades e discussões dos textos com os alunos, verificar se estes são capazes de reconhecer os diferentes “tipos de textos”.

Nas atividades onde os alunos devem contar uma história, seja de maneira escrita, oral ou mesmo através de ilustrações, verificar se o estudante é capaz de recontar e interpretar os textos trabalhados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.