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Propriedades Periódicas x Propriedades Aperiódicas

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Emiliano Chemello
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SAO PAULO - SP Universidade Federal de São Paulo

Mary Grace Martins (validadora)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno irá aprender com esta aula as diferenças básicas entre as propriedades periódicas e aperiódicas, além de entender como as propriedades variam nos grupos e períodos.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter conhecimentos prévios de estrutura atômica, tabela periódica (grupos e períodos).

Estratégias e recursos da aula

Introdução

A tabela periódica é uma ferramenta muito importante para a Química e sua compreensão é indispensável para avançar nos estudos da matéria. Um dos assuntos mais importantes sobre a tabela são as propriedades periódicas. A construção da tabela é feita desta forma como conhecemos devido principalmente às propriedades periódicas que os átomos demonstram ter. Mas, como saber se uma propriedades é ou não periódica? Esta aula tem como objetivo responder a esta questão.

 

Desenvolvimento

Os alunos devem ser levados ao laboratório de informática da escola. Divida os alunos em duplas. Cada computador deve ter:

- acesso à Internet

- leitor de arquivos PDF (Ex: Acroabt Reader da Adobe)

- Microsoft Excel ou programa compatível.

 

Primeiramente, peça aos alunos para baixarem a tabela periódica disponível no endereço a seguir:

tp

http://www.quimica.net/emiliano/tp/tabela-tecnica.pdf

 

Cada dupla deve iniciar a planilha eletrônica e adicionar os dados consultando a tabela periódica baixada, conforme exemplo abaixo:

tabela

Peça que os alunos preencham os dados dos primeiros 92 elementos da tabela periódica. Após este preenchimento, com a ajuda do excel, solicite que os alunos criem os gráficos:

a) número atômico (eixo X)  e massa atômica (eixo Y)

b) número atômico (eixo X)  e raio atômico (eixo Y)

c) número atômico (eixo X) e 1ª EI (eixo Y)

d) número atômico (eixo X) e eletronegatividade (eixo Y)

 

Os gráficos devem ser semelhantes aos abaixo:

a)

massa

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/prorpriedades-periodicas-dos-elementos-quimicos/propriedades-periodicas-dos-elementos-quimicos.php

b) 

raio

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/prorpriedades-periodicas-dos-elementos-quimicos/variacao-do-volume-atomico.php

c)

ei

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/prorpriedades-periodicas-dos-elementos-quimicos/variaca-de-potencial-ou-energia-de-ionizacao.php

 

d)

eletronegatividade

Fonte: http://www.portalmedquimica.com.br/dicas.php?id=84

Após a construção dos gráficos, solicite aos alunos que, com base na análise deles, preencham a seguinte tabela: (em vermelho o preenchimento esperado)

Propriedade Massa molar Raio atômico Energia de Ionização Eletronegativiade
Periódica   x x x
Aperiódica x      

Por fim, com base na análise das propriedades periódicas e sua tendência de aumento e diminuição nos grupos e períodos, peça para os alunos criarem um mapa conceitual único para as três propriedades periódicas. Como referência, indique o mapa conceitual disponível em: http://www.chem1.com/acad/webtext/atoms/atpt-images/AtomsMap-6.jpg. O mapa conceitual produzido deve apresentar, necessariamente, como as propriedades periódicas variam nos grupos e nos períodos na tabela periódica.

Recursos Complementares

Dicas de uso do Excel: http://www.tudosobrexcel.com

Sobre mapas conceituais: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais

Avaliação

Avaliação: fazer a tradução do mapa conceitual em inglês disponível no site: http://www.chem1.com/acad/webtext/atoms/atpt-images/AtomsMap-6.jpg. Neste momento da aula, seria interessante a participação do professor (a) de língua estrangeira (inglês) a fim de dar suporte às dúvidas que os alunos, por ventura, tenham a respeito da tradução.

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