Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - A Geometria e o balão – feito para enfeitar, não para voar.

 

24/03/2011

Autor e Coautor(es)
JULIANO VARELLA DE CARVALHO
imagem do usuário

NOVO HAMBURGO - RS Centro Universitário Feevale

A Geometria e o balão – feito para enfeitar, não para voar.

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de:

Primeiro Objetivo

Identificar curvas fechadas e abertas, simples e não simples.

Segundo Objetivo

Identificar e nomear diferentes polígonos: quadrado, retângulo, triângulo e círculo;

Terceiro Objetivo

Criar desenhos utilizando curvas e polígonos.

Quarto Objetivo

Melhorar gradativamente sua psicomotricidade fina e ampla

Duração das atividades
3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Identificação de polígonos simples.

Estratégias e recursos da aula

Banner com os personagens do projeto UCA

Esta aula permitirá aos alunos refletirem melhor sobre os perigos de soltar balão, além de fazê-los conhecer conceitos geométricos como curvas e polígonos.

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com o software abaixo:

KolourPaint        [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint ]

Mozilla Firefox   [Iniciar -> Aplicativos -> Internet -> Mozilla Firefox]

A aula está dividida em três momentos.

Atividade

Primeiro Momento

Em aulas anteriores, a turma deverá ter ouvido uma história sobre balão e discutido sobre a importância de não soltá-los, bem como os perigos e problemas que esta prática pode causar. Se este momento ainda não ocorreu em aulas anteriores, ele deve acontecer agora. Uma história apropriada para esta atividade é retirada da fonte: “O balão que não queria subir”, de Regina Lucia Nemer, EDC.

Os alunos devem ter levantado algumas situações em que podemos nos divertir com os balões, sem soltá-los. Aproveitar ou sugerir a proposta de enfeitá-lo e então, começar a trabalhar com curvas abertas e fechadas, simples e não simples.

Na sala de aula, com as carteiras ao redor, realizar a seguinte brincadeira:

  • Usando cordões coloridos, de 1m e 50cm cada, formar no chão curvas abertas simples e pedir que os alunos reflitam o porquê possuem esta classificação. Depois, os alunos podem andar descalços sobre os cordões.
  • Com os mesmos cordões formar curvas fechadas simples, e também fazê-los andar sobre os cordões.

 


Atividade

Segundo Momento

O professor deverá desenhar no quadro algumas curvas abertas e fechadas simples. Solicitar então que cada aluno, utilizando seu laptop, abra o software [KolourPaint] e as reproduza. Para que tal atividade seja completada com êxito, o aluno deve utilizar os botões "linha" e "linhas conectadas" da barra de ferramentas.

Apresentar aos alunos diferentes polígonos em cartões, de 30cm por 30cm (quadrado, triângulo, retângulo, losango) e solicitar a identificação dos polígonos. À medida que cada desenho vai sendo identificado, os alunos terão que desenhá-los em seu laptop, utilizando o software [KolourPaint], a partir do uso das ferramentas: "polígono", "elipse" e "retângulo", localizadas na barra de ferramentas lateral do software.

Após o desenvolvimento dos desenhos, os alunos devem receber balões feitos em dobradura. Ver como construir um balão.

É importante ressaltar neste momento, em que os alunos estão com seus balões nas mãos, que eles percebam que o balão não é um polígono, pois é tridimensional.

Solicitar aos alunos que observem seus balões e digam de quais formas geométricas eles lembram.

 


Atividade

Terceiro Momento

Se balão não é para soltar”, propor que os balões de cada aluno sejam enfeitados com as curvas que foram explicadas no início desta aula.

Os alunos, com hidrocores ou com pedaços de lã, devem criar curvas sobre as faces do balão. Depois, enfeitam o pátio, os corredores da escola, a sala ou outro local escolhido pela turma.

Como desafio, solicitar que cada aluno desenhe o balão que enfeitou, em seu laptop, com o software [KolourPaint]. Neste momento, o aluno deverá também utilizar os botões de cores e lupa, a fim de melhor representar o balão criado.

Após a conclusão do desafio os alunos devem reunir-se em grupo, abrir um laptop e procurar por imagens de balões. Para isto pode ser utilizado o software [Mozilla Firefox] para que seja aberto o site de procura de imagens do Google. O grupo de alunos deve digitar o termo "balão" na caixa de procura e clicar no botão Pesquisar. Com as imagens exibidas, os alunos devem identificar balões semelhantes àqueles criados pela turma.

 

 

Recursos Complementares

Os dois jogos abaixo podem ser utilizados para trabalhar o conceito de polígonos:

 

 
Avaliação
  • A avaliação deve ser realizada a partir da compreensão dos alunos frente aos conceitos expostos. E isto pode ser mensurado por meio:
                       - da identificação de curvas abertas, fechadas, simples e não simples, desenhadas no chão;
 
                       - do desenho realizado pelos alunos na ferramenta [KolourPaint];
 
                       - dos enfeites feitos no balão com as curvas;
 
                       - do desenho do balão final na ferramenta [KolourPaint].
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.