24/03/2011
A Geometria e o balão – feito para enfeitar, não para voar.
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de:
Primeiro Objetivo
Identificar curvas fechadas e abertas, simples e não simples.
Segundo Objetivo
Identificar e nomear diferentes polígonos: quadrado, retângulo, triângulo e círculo;
Terceiro Objetivo
Criar desenhos utilizando curvas e polígonos.
Quarto Objetivo
Melhorar gradativamente sua psicomotricidade fina e ampla
Identificação de polígonos simples.
Esta aula permitirá aos alunos refletirem melhor sobre os perigos de soltar balão, além de fazê-los conhecer conceitos geométricos como curvas e polígonos.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com o software abaixo:
KolourPaint [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint ]
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet -> Mozilla Firefox]
A aula está dividida em três momentos.
Em aulas anteriores, a turma deverá ter ouvido uma história sobre balão e discutido sobre a importância de não soltá-los, bem como os perigos e problemas que esta prática pode causar. Se este momento ainda não ocorreu em aulas anteriores, ele deve acontecer agora. Uma história apropriada para esta atividade é retirada da fonte: “O balão que não queria subir”, de Regina Lucia Nemer, EDC. Os alunos devem ter levantado algumas situações em que podemos nos divertir com os balões, sem soltá-los. Aproveitar ou sugerir a proposta de enfeitá-lo e então, começar a trabalhar com curvas abertas e fechadas, simples e não simples. Na sala de aula, com as carteiras ao redor, realizar a seguinte brincadeira:
|
O professor deverá desenhar no quadro algumas curvas abertas e fechadas simples. Solicitar então que cada aluno, utilizando seu laptop, abra o software [KolourPaint] e as reproduza. Para que tal atividade seja completada com êxito, o aluno deve utilizar os botões "linha" e "linhas conectadas" da barra de ferramentas. Apresentar aos alunos diferentes polígonos em cartões, de 30cm por 30cm (quadrado, triângulo, retângulo, losango) e solicitar a identificação dos polígonos. À medida que cada desenho vai sendo identificado, os alunos terão que desenhá-los em seu laptop, utilizando o software [KolourPaint], a partir do uso das ferramentas: "polígono", "elipse" e "retângulo", localizadas na barra de ferramentas lateral do software. Após o desenvolvimento dos desenhos, os alunos devem receber balões feitos em dobradura. Ver como construir um balão. É importante ressaltar neste momento, em que os alunos estão com seus balões nas mãos, que eles percebam que o balão não é um polígono, pois é tridimensional. Solicitar aos alunos que observem seus balões e digam de quais formas geométricas eles lembram. |
“Se balão não é para soltar”, propor que os balões de cada aluno sejam enfeitados com as curvas que foram explicadas no início desta aula. Os alunos, com hidrocores ou com pedaços de lã, devem criar curvas sobre as faces do balão. Depois, enfeitam o pátio, os corredores da escola, a sala ou outro local escolhido pela turma. Como desafio, solicitar que cada aluno desenhe o balão que enfeitou, em seu laptop, com o software [KolourPaint]. Neste momento, o aluno deverá também utilizar os botões de cores e lupa, a fim de melhor representar o balão criado. Após a conclusão do desafio os alunos devem reunir-se em grupo, abrir um laptop e procurar por imagens de balões. Para isto pode ser utilizado o software [Mozilla Firefox] para que seja aberto o site de procura de imagens do Google. O grupo de alunos deve digitar o termo "balão" na caixa de procura e clicar no botão Pesquisar. Com as imagens exibidas, os alunos devem identificar balões semelhantes àqueles criados pela turma.
|
Os dois jogos abaixo podem ser utilizados para trabalhar o conceito de polígonos:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!