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A tradição da árvore de Natal e sua simbologia nas lendas.

 

24/02/2011

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Célia Brito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer diferentes lendas que explicam o porquê do  pinheiro ser enfeitado no Natal.

- Identificar a origem da Árvore de Natal e sua adaptação às diferentes culturas de cada país.

- Construir uma árvore de Natal, coletivamente, com sucatas e lendas natalinas criadas pelos alunos. 

Duração das atividades
3 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Leitura de textos de diferentes formas. 

Estratégias e recursos da aula

  1° momento:

        A turma é surprendida na sala com quadrados de papel (20cmx20cm) branco.

       O professor propõe a seguinte dobradura:

 

  

 

 

 

 Fonte da imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.atividadespedagogicasdivertidas.blogger.com.br/pinheiro.gif&imgrefurl=http://www.atividadespedagogicasdivertidas.blogger.com.br/2008_08_24_archive.html&usg=__K12Ux_nyzb4OEtxuHuGiwPcdMoU=&h=798&w=558&sz=22&hl=pt-br&start=1&zoom=1&itbs=1&tbnid=wMJzD8ipRY0_6M:&tbnh=143&tbnw=100&prev=/images%3Fq%3Dpinheiro%2Bdobradura%26hl%3Dpt-br%26sa%3DG%26biw%3D766%26bih%3D392%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&ei=qBlbTcCeKIvfgQfL8omEDg

 

 

        O que será que criamos juntos?

 

        A turma, logicamente, citará uma árvore de Natal.

         Neste momento, pode colocar para a turma apreciar a música "Pinheirinho de Belém" – CD Noite Feliz – Histórias de Natal – Palavra Cantada.

 

PINHEIRINHO DE BELÉM

(Luiz Tatit)

As estrelas sabem bem

Que os pinheiros de Belém

Pequeninos

São meninos

São meninas

Que anunciam

Que ele vem

 

As estrelas sabem bem

Que os pinheirose de Belém

Pequeninos

São divinos

Tocam sinos

Mandam hinos

Do além

Agora o Pinheirinho está demais

iluminando todos pela paz

Agora ele se veste com estrelas

E brilha pra que todos possam vê-las

Ao lado da grutinha do Senhor

Mostrando que ali começa o amor.

 

 

       A partir disto, levanta-se as seguintes questões:

 

* Por que o pinheiro é considerada a árvore do Natal?

 

*Por que os pinheiros se vestem de estrelas no Natal?

 

        Deixar que os alunos criem suas hipóteses sobre as questões levantadas.

 

 

2° momento:

       Dividir a turma em quatro grupos.

       Cada grupo recebe uma forma de texto sobre o Pinheiro de Natal.

 

1º grupo:

Texto: "O Pinheiro de Natal" – CD- livro: Noite Feliz – Histórias de Natal. Palavra Cantada.

 

O Pinheiro de Natal

Toda a Natureza estava em festa!Jesus tinha nascido em Belém, na Galiléia.

Perto da gruta onde Jesus nasceu, viviam três árvores. Elas pensavam qual o presente que dariam à criancinha que acabara de nascer.

A primeira árvore era um Coqueiro. Ele disse, orgulho:

- Eu posso levar os meus cocos. ele pode tomar sua água também alimentar-se de sua polpa. e quando crescer, poderá usar minhas palmas para cobrir sua casa!

A segunda árvore era um Eucalipto, e disse:

- Eu darei ao menino minhas folhas perfumadas, para que sua mãe possa fazer chás. Além disso, elas também servirão para perfumar por onde ele passar.

- E você? perguntaram o coqueiro e o eucalipto ao pinheiro, que era a terceira árvore. O que você dará de presente ao recém-nascido?

O Pinheiro tristonho pensou:

O que posso levar para ele? O meu perfume é muito fraco, não possuo flores! E minhas folhas são como espinhos que poderão espetar o dedinho do menino Jesus. E eu que queria ser um presente para ele!

Então o Pinheirinho

foi ficando triste

começou a chorar...

Por ali ia passando um anjo que iria avisar os pastores que Jesus tinha nascido e viu que o Pinheirinho estava chorando.

Como os anjos adivinham pensamentos, ele voou até o céu, pegou sua flauta de ouro, tocou muito forte chamando todas as estrelas do céu.

Ele contou para elas sobre a tristeza do Pinheirinho. Então, as estrelinhas do céu comovidas foram descendo à Terra e ficaram dependuradas no Pinheirinho.

Quando ele se viu todo iluminado com as luzes das estrelas, emocionado, parou de chorar! Ele tinha se transformado no mais belo presente que se poderia imaginar!

Assim o Pinheirinho que só tinha espinhos e pouco perfume tornou-se a árvore de Natal de Jesus!

E quando enfeitamos o Pinheirinho para o Natal, nós nos lembramos dessa história, não é mesmo?...

 

 

2º grupo:

Texto do Jornal “O Globo” 4/12/2010.

Árvore de Natal da Bradesco Seguro: 15 anos de emoção.

 

3º grupo:

Poesia: Árvore de Natal

                                                                                                                             Árvore de Natal 

No Natal

enfeita-se uma árvore

que não é assim

tão natural.

Num país tropical

será que se deve

enfeitar a árvore

do Natal.

com a tal neve

que não é natural?

Neve de algodão

no verão?

Que falta de imaginação!

E se o Natal

fosse nacional

qual árvore

qual?

(Dilan Camargo)

 

4º grupos:

Livro: Coleção: A Magia do Natal - Ciranda Cultural – Organização Vera M. L. Silva – Ilustração: Sergio Sereno – Edição de Imagens: Luciano Gomes.

 

                                                                                                                          A ÁVORE DE NATAL

 

OS POVOS ANTIGOS TINHAM O HÁBITO DE

ENFEITAR ÁRVORES EM SUAS COMEMORAÇÕES.

PARA ELES, O PINHEIRO REPRESENTAVA VIDA

E ESPERANÇA.

MESMO DURANTE O MAIS RIGOROSO INVERNO,

ESTA ÁRVORE NUNCA PERDIA

SUAS FOLHAS VERDES.

OS POVOS GERMÂNICOS ENFEITAVAM SUAS

ÁRVORES COM MAÇÃS QUE, PARA ELES,

REPRESENTAVA O "JARDIM DO ÉDEM".

UM SÍMBOLO DE FERTILIDADE.

FOI NA ALEMANHA DO SÉCULO XVI, QUE TEVE

ORIGEM A ÁRVORE DE NATAL.

MESMO AS FAMÍLIAS MAIS POBRES,

DECORAVAM SUAS ÁRVORES USANDO

FRUTAS E PAPÉIS COLORIDOS. OS MAIS RICOS

USAVAM ADORNOS DE OURO.

PORÉM, ESTA TRADIÇÃO SÓ SE ESPALHOU PELO

MUNDO, QUANDO O PRÍNCIPE ALBERT MONTOU

UMA BELA ÁRVORE DE NATAL NO PALÁCIO

REAL BRITÂNICO.

DESDE ENTÃO, A ÁRVORE DE NATAL FOI SENDO

ADAPTADA ÀS DIFERENTES CULTURAS DE CADA PAÍS,

ATÉ CHEGAR A FORMA QUE CONHECEMOS HOJE.

AOS POUCOS, OS PAPÉIS COLORIDOS, AS FRUTAS

E OS DOCES FORAM SENDO SUBSTITUÍDOS POR

OUTROS ENFEITES E, PELO SEU SIGNIFICADO,

PASSARAM A SER TRADICIONAIS DO NATAL.

VAMOS CONHECER ENTÃO, O SIGNIFICADFO DE

ALGUNS DESTES ENFEITES:

*OS ANJOS SÃO OS MENSAGEIROS DE DEUS.

*AS BOLAS COLORIDAS, REPRESENTAM OS FRUTOS

DA ÁRVORE, SINAL DE FERTILIDADE

AS ESTRELAS SIMBOLIZAM O ANÚNCIO DA VONTADE

DE DEUS. NO ALTO DA ÁRVORE É COLOCADA UMA

"ESTRELA-GUIA", QUE DA MESMA FORMA QUE

CONDUZIU OS MAGOS, NOS LEVA AO ENCONTRO

COM O AMOR DE JESUS.

*OS SINOS SÃO USADOS PARA ANUNCIAR GRANDES

ACONTECIMENTOS.

*AS VELAS E LUZES SIMBOLIZAM JESUS CRISTO,

"A LUZ DO MUNDO", E A VINDA DE UMA NOVA ERA.

*A GUIRLANDA É UMA TRADIÇÃO ANTIGA E SE

ASSEMELHA ÀS COROAS DE LOUROS USADAS

PELOS NOBRES E CAMPEÕES DE TORNEIOS.

ELA REPRESENTA A ESPERANÇA DE UMA VIDA NOVA

E, PELA TRADIÇÃO, DEVE SER PENDURADA NA

ENTRADA DA CASA E RENOVADA A CADA ANO.

O TEMPO PASSOU, MAS AS TRADIÇÕES NATALINAS

TEM SIDO MANTIDAS E, CADA ANO, NOVOS

ENFEITES SÃO USADOS PARA TORNAR A ÁRVORE

DE NATAL AINDA MAIS BONITA E SIGNIFICATIVA.

 

 

       Dos grupos é pedido que leiam seu texto, discutem-no e pensem em uma maneira interessante de apresentá-lo ao restante da turma.

 

3° momento:

 

       A turma reunida assiste à apresentação dos textos. É possível que os alunos queiram apresentá-los com dramatização, leitura em coro, pantomina, narrando-o, com ilustrações... É interessante, então, que o professor deixe à disposição da turma : papéis, hidrocores, gizes de cera, lápis de cor, guache, pincéis, cola, durex...

       A cada apresentação feita, a turma registra no seu mural o que descobriu sobre o pinheiro de Natal.

 

4° momento:

 

       A turma é desafiada a criar uma árvore de Natal que representa nossa cultura.

 

 

 

Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/_YpYz02zro6E/SyT8_SQ7fqI/AAAAAAAAAes/OoiD5FK3Hjc/s320/pinheiro+natal+colorido.gif

 

       Escolhe-se a árvore, dividem-se as tarefas, procuram-se sucatas e combina-se quando a turma irá montá-la.

 

5° momento: 

 

       Montagem da árvore.

       A árvore criada coletivamente deve ter um pouco de material trazido por cada um, além de ter seus enfeites um significado claro para a turma.

       Ao terminá-la, a turma pode convidar as outras turmas da escola para conhecerem uma árvore de Natal com jeitinho brasileiro.

       Na visita realizada, as turmas poderão ser recebidas com a música do Pinheirinho e ouvir a hístoria da origem do Pinheiro de Natal. 

Recursos Complementares

Livro: Canção de Natal – Charles Dickens.Tradução : Heloisa Jahn.Ed. Companhia das Letras.

Site: http://www.gnosisonline.org/magia-cosmica/arvore-de-natal/

Filme: Clássicos de Natal.Pinheirinhos de Natal.http://www.dvdpt.com/c/classicos_de_natal_pinheirinho_de_natal.php

Vídeo: Ó Pinheirinho de Natal – The Christmas Tree.  http://www.youtube.com/watch?v=Zt2hKpqyfe8

Avaliação

A avaliação da aula pode ser feita em diferentes momentos e com diferentes olhares.

Auto avaliação - alunos da turma sobre sua participação.

Avaliação dos alunos em relação ao trabalho coletivo realizado.

Avaliação do professor da participação e produção individual e em grupo dos alunos.

Avaliação feita pelas turmas visitantes da atividade da turma. 

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