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O governo do General Emílio Garrastazu Médici (1970-1974)

 

18/02/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Wilkie Buzatti Antunes; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de compreender o regime militar brasileiro por meio dos eventos do governo do General Emílio Garrastazu Médici, que governou o Brasil entre 1970 e 1974; o aluno poderá compreender, ainda, a relação que o governo Médici estabeleceu com a oposição ao seu governo, e em que medida isso representou um salto repressivo que deu a esse período o nome de “Anos de chumbo”; além disso, o aluno terá a oportunidade de compreender de que forma o governo se apropriou de eventos esportivos e econômicos para justificar-se no poder.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O Golpe de 1964

Estratégias e recursos da aula

 

Introdução

Para a abordagem do tema, é importante que o professor faça uma breve revisão dos eventos que levaram ao Golpe Civil-Militar que derrubou o presidente João Goulart, em 1964, e das medidas implementadas pelos dois primeiros governos de militares, que impuseram uma política de cerceamento de liberdades e de supressão de direitos civis. O professor poderá utilizar o vídeo “Boris Fausto, direto do portal” para realizar essa revisão. Além disso, deve ser preocupação constante do professor abster-se de criar nos alunos uma predisposição para um prejulgamento do assunto em tela: o objetivo principal desta aula é fornecer elementos críticos que permitam aos alunos formular suas próprias conclusões a partir do conteúdo que lhes será disponibilizado.

 

 

 

Desenvolvimento

Primeira aula

Na primeira atividade, o professor deverá dividir a turma em quatro grupos. Cada grupo deverá ficar responsável pela leitura e debate de um dos textos disponibilizados nos links abaixo:

http://www.historiadobrasil.net/ditadura/ (acessado em dezembro de 2010)

• http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/milagre-economico/ (acessado em dezembro de 2010)

•http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/milagre-economico-brasileiro.htm (acessado em dezembro de 2010)

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-63512005000300003&script=sci_arttext (acessado em dezembro de 2010)

Alguns dos textos são mais longos e tratam de um contexto mais amplo; por isso é importante que o professor auxilie os alunos na seleção dos trechos a serem trabalhados, bem como responda às dúvidas ou questões que possam surgir. Os textos abordam o tema a partir de um ponto de vista próximo; então, é importante que o professor fique atento para ressaltar leituras diferentes sobre o tema por parte dos alunos, que possam surgir. Neste caso, o papel dos textos é fomentar o debate.

Em seguida, o professor deverá reunir os alunos novamente em seminário e cada grupo deverá apresentar um breve resumo do texto trabalhado. O professor, então, estimulará um debate em torno dos pontos apresentados no texto, tomando como base algumas questões:

• O que foi o Milagre Brasileiro?

• Por que essa conjuntura econômica foi chamada de Milagre?

• Que benefícios o Milagre trouxe para o Brasil?

• Que malefícios o Milagre trouxe para o Brasil?

• A que camada social o Milagre beneficiou mais?

 

Com a ajuda do professor, os resultados do debate poderão ser sistematizados em um Mural que será exposto para a escola. Para a realização desta atividade, poderá ainda ser desenvolvida uma pesquisa de imagens na Internet e em jornais e revistas, que serão utilizadas nos murais. Além disso, o professor poderá sugerir que os alunos interroguem seus pais e outros familiares e vizinhos que viveram nesse período sobre suas lembranças desse período e de que forma este os atingiu e sistematizem o resultado em pequenos textos jornalísticos a serem utilizados no Jornal Mural.

 

Segunda aula

No segundo encontro, o tema da discussão irá girar em torno da apropriação da Copa do Mundo de 1970 como forma de legitimação do governo do General Médici. Nesta atividade é importante que o professor esteja atento para sublinhar os conflitos entre as conquistas esportivas e o momento político do País. Novamente, nesta atividade a turma deverá ser dividida em três grupos.

Cada grupo irá trabalhar um dos textos propostos nos links abaixo:

http://www.cidadedofutebol.com.br/2009/04/2,11140,A+SELECAO+BRASILEIRA+DA+COPA+DE+1970+E+A+DITADURA+MILITAR.aspx (acessado em dezembro de 2010)

http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u96.jhtm (acessado em dezembro de 2010)

http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/116/pra-frente-brasil-copa-do-mundo-e-ditadura-no-brasil.html (acessado em dezembro de 2010)

Cada grupo deverá ler, discutir e apresentar um pequeno resumo destes textos. Em seguida, novamente reunindo os alunos em seminário, os alunos deverão apresentar suas discussões para a turma.

Baseado nesta discussão, o professor deverá trabalhar as especificidades de cada texto em debate com os alunos, comparando o contexto brasileiro (primeiro texto), os usos do futebol, de forma comparativa, na ditadura brasileira e argentina (segundo texto) e as formas de estímulo de um sentimento de unidade nacional em torno do jingle “Prafrente Brasil (terceiro texto).

Em seguida, o professor deverá estimular a discussão sobre as formas como essa propaganda de exaltação do regime serviu para legitimar o governo militar nesse período. Poderá tomar como base o vídeo de propaganda “Esse é um país que vai pra frente” (link: http://www.youtube.com/watch?v=VITtfvWM-mg&feature=related , acessado em dezembro de 2010)) e as imagens a seguir:

 

http://blogs.estadao.com.br/reclames-do-estadao/files/2010/09/1970.9.6-brasil-ame-o-ou-deixe-o-Texaco2.jpg (acessado em dezembro de 2010)

http://blogs.estadao.com.br/reclames-do-estadao/files/2010/09/1970.9.6-ford-sete-de-setembro2.jpg (acessado em dezembro de 2010)

http://blogs.estadao.com.br/reclames-do-estadao/files/2010/09/1970.9.6-atlantic-sete-de-setembro2.jpg (acessado em dezembro de 2010)

http://divagarsevai.zip.net/images/brasil-ame-o-ou-deixe-o.png (acessado em dezembro de 2010)

 

 

Aula 3

A terceira atividade terá como base o livro-documento Direito à Memória e à Verdade (http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/.arquivos/livrodireitomemoriaeverdadeid.pdf , acessado em dezembro de 2010). O objetivo desta atividade é comparar a ampla campanha nacionalista e o momento de intensa repressão política do governo do General Médici.

O professor deverá dividir os alunos em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável por levantar o número de brasileiros mortos ou desaparecidos em cada um dos anos do governo Médici, tendo como base o livro-documento Direito à Memória e à Verdade (o ano de 1974 poderá ser deixado de lado, uma vez que o governo Médici se encerra em março deste ano).

Em seguida, os alunos deverão reunir-se em seminário e comparar o número de mortos e desaparecidos durante o governo Médici e o demais anos do regime militar. Proporcionalmente, quanto esse período representa?

 

O professor, então, deverá conduzir um debate que costure os temas tratados nos três encontros: o aparente cenário de felicidade e pujança econômica poderia ter servido para encobrir um período de fechamento rígido na participação política? Isso pode ser corroborado pelo número de mortos e desaparecidos desse período em relação ao demais anos do regime?

 

Conclusão

No decorrer das três atividades, os alunos deverão ser capazes de construir uma visão crítica do período de governo do General Médici que articule e contraponha a aparente pujança econômica, a exaltação de ser brasileiro à intensa repressão política. Deverão compreender o que foi o Milagre Brasileiro, a campanha nacionalista e o uso político da conquista do mundial de futebol de 1970 e a feroz política de repressão e extermínio de dissidências políticas. É desejável, ainda, que seja desenvolvida uma visão crítica do papel da propaganda e a divulgação de indicadores econômicos favoráveis como forma de desinformação pública.

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Regime Militar Vídeo
Recursos Complementares

 

O livro-documento Direito à Memória e à Verdade

(http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/.arquivos/livrodireitomemoriaeverdadeid.pdf) (acessado em dezembro de 2010)

Site Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/historiab/general-medici.htm (acessado em dezembro de 2010)

UOL Educação

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u70.jhtm (acessado em dezembro de 2010)

Avaliação

Além do seu desempenho nos debates e atividades em grupo, os alunos podem ser avaliados pela produção de textos que articulem os conteúdos propostos ou, ainda, que dissertem sobre o papel da informação como arma política. Outra possibilidade de avaliação é o desempenho dos alunos no desenvolvimento do Mural, tanto no que diz respeito à execução do trabalho quanto de seu planejamento. Os alunos, ainda, podem ser avaliados a partir da realização de entrevistas com parentes e vizinhos que viveram os eventos estudados.

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