04/11/2008
José Eduardo Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Motivação / Introdução (10 min.)
A experiência nos mostra que duas substâncias de diferentes temperaturas quando em contato tendem a alcançar uma mesma temperatura final que obrigatoriamente estará entre a maior e a
menor temperatura. Isso se deve a uma troca de calor que pode ser explorada a partir de conceitos da calorimetria. Nessa aula tentaremos mostrar um método de determinar a temperatura de equilíbrio de uma mistura de duas substâncias de diferentes temperaturas.
Na sala de aula (20 min.)
Trabalhe com os alunos de forma a deixar claro a idéia de que:
A determinação da temperatura de equilíbrio após trocas de calor entre dois ou mais corpos com diferentes temperaturas pode ser algo de fácil determinação se o sistema for termicamente isolado. Nesse caso a somatória das trocas de calor entre os corpos (eq.01)
O exemplo mais simples de cálculo de equilíbrio térmico é a situação onde haja apenas dois corpos de mesmo material com massa m1 e m2 com temperaturas T1 e T2 onde T2>T1. Nesse caso, usando “ΔQ=m.c.ΔT” (Expressão de calor específico), temos que:
A equação 3 mostra a temperatura de equilíbrio desse sistema. È importante frisar que T1
Na sala de informática (20 min.)
Usaremos o Objeto de Aprendizagem do Labvirt denominado A Hora do Banho (fig. 01). Nesse O.A. O aluno encontrará uma situação onde um equilíbrio térmico entre dois líquidos deverá ser encontrado. O diferencial entre essa situação e o modelo que foi trabalhado em aula é que a temperatura de equilíbrio é conhecida (T) o que se deseja saber é a massa de água quente a ser
colocada (m2). O método da tentativa e erro mostrará que muito difícil “adivinhar” a massa adequada, lembre-os da equação 2 pode ser trabalhada de forma a isolar a massa de maior
temperatura (m2).
Durante a atividade trabalhe a idéia de que:
* A temperatura de equilíbrio sempre estará entre T1 e T2.
* A temperatur a de equil&i acute;brio estará mais próxima da temperatura do corpo de maior massa.
* Isolando a massa do corpo d e maior temperatura (m2) da eq. 2, o aluno dever&aacut e; encontra a equação abaixo (4). Ela será a equação de solução do Objeto de Aprendizagem onde
(m1=massa de água fria; T1=temperatura da massa de água fria; T2=temperatura da massa de água fria; T=temperatura de equilíbrio e finalmente m2=massa de água quente)
Figura 01 – A Hora do Banho. Disponível em: http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_calor_horadobanho.htm
Professor. Peça para que os alunos alterem os parâmetros da simulação e descrevam o que ocorre. Para isso respondam as questões
do relatório.
Quatro estrelas 3 classificações
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11/06/2015
Cinco estrelasMuito obrigado, ajudou bastante!
25/02/2015
Cinco estrelasExcelente. Revisei o meu conhecimento de anos atras e me exclareceu em uma duvida atual sobre refrigeracao com sistema de expansao indireta (agua gelada).
21/12/2011
Três estrelasBoa. precisa de mais detalhes