Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A interpretação de uma capa de DVD

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Célia Brito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Comparar capas de diversos DVDs e ser capaz de classificá-las segundo características do gênero
  • Listar dados que poderiam ser encontrados numa capa de DVD
  • Produzir um projeto de capa de um DVD. respeitando as exigências do gênero e da condições de produção.
Duração das atividades
Aproximadamente uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Conversa Informal

A sala estará arrumada em grupos de 5 e o professor conversa com os seus alunos sobre as capas de DVds que gostam, se já repararam quais os dados que são colocados nas capas etc.

Os alunos sentam e o professor distribuí várias capas de DVD, conseguidas em locadora ou baixadas pela Internet.

 aaaaaaaaaaaaaaa


> http://misturanetcapasgratis.blogspot.com/2010/06/alice-no-pais-das-maravilhas.html

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaa 

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=145497281_4319.jpg&v=E

O professor pede que os alunos reparem quais os dados que podem aparecer nas capas:

  Resumo
  Elenco(Vozes)
  Ficha Técnica:
  Título Original:
  Gênero:
  Estúdio:
  Duração:
-Ano de  Lançamento:
  Distribidora:
  Direção:
 -Roteiro:
  Produção:
  Música:
  Edição

O professor conversa com os seus  alunos o que significam e qual a importância de cada uma destas informações.

Construção da Capa do Dvd

O professor distribui papéis cortados em 27,00 cm x altura 18,40 cm, lembrando que estas são as medidas para corte.  Estas medidas são para capa padrão Amaray (tipo as capas de DVD original.

Laboratório de Informática

Os alunos vão para a sala de informática levando um papel de rascunho, onde devem anotar as respostas do roteiro de observação e tudo o que lhes parecer importante.

Sugestão de filme para fazer a capa : http://www.youtube.com/watch?v=1WK3FsgpQcQ

Roteiro de Observação:

Os alunos deverão observar como são as letras do título

Se é desenho animado ou filme

Qual o tempo de duração do desenho

Qual o gênero do desenho

Quais os elementos que aparecem no cenário que podem constar da capa

Quem foi o idealizador da Turma da Mônica

Fazer um pequeno resumo da história.

Parte Final : Sala de Aula

Na sala de aula, os alunos farão as capas que deverão ser expostas no Mural ou na Sala de Informática.



 

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos deverão ter a sua capa pronta ao final da atividade, indicando os elementos sugeridos no roteiro dado pelo professor.

A avaliação será realizada durante toda a aula, observando se os alunos respeitam as regras da sala de aula e do laboratório de informática e se terminam as atividades no tempo combinado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.