Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As fórmulas de abertura e de fechamento das histórias

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Célia Brito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Identificar a fórmula de início e de fechamento da história
  • Reconhecer que as formas para abrir e fechar contos maravilhosos são universais. 
  • Inventar e apresentar fórmulas de abertura e fechamento para um conto de fadas,
Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 Conversa Informal

 O professor inicia a aula, perguntando a seus alunos como a maioria das histórias acontecidas há muito tempo e em reinos distantes começa.

 Com certeza, eles responderão : ‘Era uma vez..’, que é a fórmula de início de histórias mais conhecida.

 Pergunte então a eles, quem já ouviu falar do gato xadrez, da vaca Vitória ou do gato maltês.

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh 

http://2.bp.blogspot.com/_bc6-al1J3qs/SEQFyhtFrDI/AAAAAAAAAww/SFL-XGE1Ys8/s1600-h/gatoXadrez.jpg

Deixe que eles falem e depois explique que eles são personagens das fórmulas que os antigos usavam para brincar com as crianças que pediam muitas histórias .

Aí vão algumas destas fórmulas de início

1

Era uma vez um gato maltês

que deu um pum pra vocês três.

ddddddddddddddddddddd

 

2http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/pattyaranha.arteblog.com.br/images/mn/1245461569/O-Gato-Malhado-e-a-Andorinha-Sinha.jpg

Era uma vez

Um gato maltês

Tocava piano

Falava francês.

-Queres que conte outra vez?

 

3-

Era uma vez

Um gato maltês

Tocava piano,

falava francês

A dona da casa,

Chamava-se InÊs

O número da casa era o 33!

-Queres que te conte outra vez?

 

 

4

Era uma vez

Uma galinha perchês

E um galo francês

Eram dois

Ficaram três…

Queres que te conte outra vez?

 

Trabalho com as Fórmulas de Iniciar Histórias

 

O professor distribui as  parlendas em folhas e pede que os alunos ilustrem, imaginando como seria o gato maltÊs, xadrez ou a vaca Vitória.

Depois, o profesor desafia os seus alunos a criarem novas fórmulas de abertura ou ampliarem as fórmulas conhecidas.

 

Exemplo de fómula ampliada :

 

Era uma vez um gato xadrez

Que deu um pum

Pra vocês três.

Depois chamou mais seis

Se vestiu de tirolês

E saiu cantando em francês.

  Após o término do trabalho, eles deverão ser mostrados ao grupo e expostos no mural.

Estas fórmulas poderão passar a ser utilizadas na Hora do Conto, pela professora.

 

O Modo de Acabar-Fórmulas de Fechamento

Pergunte a seus alunos quais os modos de acabar  histórias que eles conhecem, e eles possivelmente responderão, ‘e foram felizes para sempre’

Mas há outros bem interessantes.

 

1-Era uma vez uma vaca Vitória

  Deu um pum e acabou-se a história.

 fffffffffffffffffffffffffffffff

http://3.bp.blogspot.com/_jKKdYLA-w8c/TRSaqOeUZeI/AAAAAAAAAPM/fDF-Mihpx_w/s400/pum-da-vaca.jpg

2-Entrou na boca do sapo

Saiu na perna do pinto

El-Rei mandou

Que vos contasse mais cinco.

 

3-O que era de papel se rasgou

O que era de vidro se quebrou,

Quem quiser que conte outra.

 

Inventando outros finais

Pedir a seus alunos que escolham um dos finais acima para ilustrar e ampliar. Ou que inventem outros finais.

O resultado final do trabalho deverá ficar no mural.

 

Laboratório de Informática

 Assistir e cantar a cação de Toquinho, Era uma Vez...

Letra e vídeo - Toquinho

http://letras.terra.com.br/toquinho/657317/

 Para finalizar a aula, o professor   pede que os alunos desenhem numa folha de papel pardo o mapa do Era uma Vez. e pedir que cada aluno fale Era uma Vez e Foram felizes para Sempre com uma entonação e gestual diferente,

Recursos Complementares

 

Sugestão de Atividades

1-Dobradura do gato xadrez ou maltes

http://www.reggioemilia.com.br/userfiles/image/DOBRADURA_GATO.JPG

2- http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/928225/

Uma Era – Palavra Cantada

3-Ouvir histórias do Era uma Vez na rádio

http://www.radio.usp.br/programa.php?id=81

 

4-Desenhos da Turma da Monica:

-Era uma vez... http://www.youtube.com/watch?v=1WK3FsgpQcQ

5- Quadrinhos on line- Trama da Mônica –Era um vez uma loja de brinquedos eletrônicos

http://www.monica.com.br/comics/loja/welcome.htm

 

 

Avaliação

Avaliar se os alunos terminaram as atividades no tempo previsto , para poder socializar os seus trabalhos.

Observar se foram respeitadas as regras da sala de aula e do laboratório de informática.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.