21/02/2011
Célia Brito
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Conversa Informal
O professor inicia a aula, perguntando a seus alunos como a maioria das histórias acontecidas há muito tempo e em reinos distantes começa.
Com certeza, eles responderão : ‘Era uma vez..’, que é a fórmula de início de histórias mais conhecida.
Pergunte então a eles, quem já ouviu falar do gato xadrez, da vaca Vitória ou do gato maltês.
http://2.bp.blogspot.com/_bc6-al1J3qs/SEQFyhtFrDI/AAAAAAAAAww/SFL-XGE1Ys8/s1600-h/gatoXadrez.jpg
Deixe que eles falem e depois explique que eles são personagens das fórmulas que os antigos usavam para brincar com as crianças que pediam muitas histórias .
Aí vão algumas destas fórmulas de início
1
Era uma vez um gato maltês
que deu um pum pra vocês três.
Era uma vez
Um gato maltês
Tocava piano
Falava francês.
-Queres que conte outra vez?
3-
Era uma vez
Um gato maltês
Tocava piano,
falava francês
A dona da casa,
Chamava-se InÊs
O número da casa era o 33!
-Queres que te conte outra vez?
4
Era uma vez
Uma galinha perchês
E um galo francês
Eram dois
Ficaram três…
Queres que te conte outra vez?
Trabalho com as Fórmulas de Iniciar Histórias
O professor distribui as parlendas em folhas e pede que os alunos ilustrem, imaginando como seria o gato maltÊs, xadrez ou a vaca Vitória.
Depois, o profesor desafia os seus alunos a criarem novas fórmulas de abertura ou ampliarem as fórmulas conhecidas.
Exemplo de fómula ampliada :
Era uma vez um gato xadrez
Que deu um pum
Pra vocês três.
Depois chamou mais seis
Se vestiu de tirolês
E saiu cantando em francês.
Após o término do trabalho, eles deverão ser mostrados ao grupo e expostos no mural.
Estas fórmulas poderão passar a ser utilizadas na Hora do Conto, pela professora.
O Modo de Acabar-Fórmulas de Fechamento
Pergunte a seus alunos quais os modos de acabar histórias que eles conhecem, e eles possivelmente responderão, ‘e foram felizes para sempre’
Mas há outros bem interessantes.
1-Era uma vez uma vaca Vitória
Deu um pum e acabou-se a história.
http://3.bp.blogspot.com/_jKKdYLA-w8c/TRSaqOeUZeI/AAAAAAAAAPM/fDF-Mihpx_w/s400/pum-da-vaca.jpg
2-Entrou na boca do sapo
Saiu na perna do pinto
El-Rei mandou
Que vos contasse mais cinco.
3-O que era de papel se rasgou
O que era de vidro se quebrou,
Quem quiser que conte outra.
Inventando outros finais
Pedir a seus alunos que escolham um dos finais acima para ilustrar e ampliar. Ou que inventem outros finais.
O resultado final do trabalho deverá ficar no mural.
Laboratório de Informática
Assistir e cantar a cação de Toquinho, Era uma Vez...
Letra e vídeo - Toquinho
http://letras.terra.com.br/toquinho/657317/
Para finalizar a aula, o professor pede que os alunos desenhem numa folha de papel pardo o mapa do Era uma Vez. e pedir que cada aluno fale Era uma Vez e Foram felizes para Sempre com uma entonação e gestual diferente,
Sugestão de Atividades
1-Dobradura do gato xadrez ou maltes
http://www.reggioemilia.com.br/userfiles/image/DOBRADURA_GATO.JPG
2- http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/928225/
Uma Era – Palavra Cantada
3-Ouvir histórias do Era uma Vez na rádio
http://www.radio.usp.br/programa.php?id=81
4-Desenhos da Turma da Monica:
-Era uma vez... http://www.youtube.com/watch?v=1WK3FsgpQcQ
5- Quadrinhos on line- Trama da Mônica –Era um vez uma loja de brinquedos eletrônicos
http://www.monica.com.br/comics/loja/welcome.htm
Avaliar se os alunos terminaram as atividades no tempo previsto , para poder socializar os seus trabalhos.
Observar se foram respeitadas as regras da sala de aula e do laboratório de informática.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!