Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Histórias com interferência

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Célia Brito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Tomar contato com a obra de Malba Tahan como autor e contador de histórias
  • Identifcar a  técnica da interferência na literatura oral.
  • Reconhecer que a simultaneidade é uma marca da oralidade que não se reproduz na escrita
Duração das atividades
Aproximadamente uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Conversa   Informal

O professor avisa a seus alunos que vai trabalhar com eles um tipo de história chamado História com Interferência.

Explica que neste tipo de história, o contador e a platéia fazem alguns tratos e contam a história em conjunto.

Ele avisa que começará logo com a história, pois na prática, fica mais fácil de se entender o que são histórias com interferência.

 Planejamento da História com os alunos

O professor combina então que vai contar uma história de Malba Tahan, chamada O Fantasma Amarelo, e explica de que maneira os alunos poderão participar.

Participação do Aluno:

Toda vez que a aparecer a cor amarela no conto, eles devem pronunciar a palavra AMARELO bem alto,lembrando que a entonação que se dará a esta palavra varia de acordo com o que ela representa, pode ser triste, assustado, alegre etc.

ssssssssssssssssss

http://3.bp.blogspot.com/_8Dx60xLg6Y8/S3fzaigL4eI/AAAAAAAAAAc/PAJPM6KpBoQ/s320/castelo+amarelo.jpg

 A HISTÓRIA : O FANTASMA AMARELO

Era uma vez um rei que vivia em um castelo AMARELO (voz agradável ), cercado por um imenso jardim cheio de cravos A-MA-RE-LOS. Esse rei tinha uma filha, que era muito linda. A princesinha era boa, obediente e estudiosa.

Todos os dias ela acordava muito cedo, tirava o seu pijaminha AMARELO (sussurrando) e vestia o seu vestido AMARELO (alegria). Ela gostava muito do seu vestido AMARELO (alegria) porque achava que esta cor ficava bem em vestidos. Porém os seus sapatos AMARELOS (desgosto) ela não gostava, não acha que sapatos deviam ser AMARELOS.

Depois disso ela ia dar uma volta no jardim e gostava de colher um cravo A-MA-RE-LO. Essa era a vida da menininha: Levantar, tirar o pijama AMARELO (sussurando), vestir o vestido AMARELO (alegria), os sapatos AMARELOS (desgosto) e cheirar o cravo A-MA-RE-LO.

Uma noite a princesinha estava dormindo muito gostosa na sua cama AMARELA, com lençóis AMARELOS, no seu travesseiro AMARELO, com o cobertor AMARELO, e o seu pijama AMARELO (sussurrando) quando levou o maior susto, na porta de seu quarto havia um enorme e horrível fantasma AMARELO (fastasmagórico). A menina imediatamente ficou com o rosto AMARmuito medo e ficou esperando que chegasse logo de manhã para contar para o seu pai.

No dia seguinte o rei estava muito ocupado, trabalhando em seu escritório quando a menininha chegou correndo dizendo?

- Papai, esta... noite... eu estava dormindo em minha cama AMARELA, com... lençóis.... AMARELOS, no... meu... travesseiro... AMA

RELO, com... cobertor AMARELO, e... meu... pijama AMARELO (sussurrando) quando... eu vi... um terrível... fantasma AMARELO!

Quando o rei ouviu a sua filha contar o caso do tal fantasma, disse logo:_ Minha filha fantasma não existe e nunca existiu. É peraltice do copeiro que é um rapaz muito brincalhão, de noite ele se enrola em um lençol AMARELO e sai pelos corredores do castelo AMARELO (melodioso), que tem um jardim cheio de cravos A-MA-RE-LOS para pregar sustos nos amigos. Mas eu vou acabar com essas brincadeiras de fantasmas AMARELOS (fantasmagórico)

Mandou chamar o chefe dos guardas que vestia uma linda farda AMARELA.

- Pronto Majestade! As ordens!

O rei disse:

- Chefe dos guardas, alguma coisa está errada no castelo AMARELO (melodioso) envolto de jardins com cravos A-MA-RE-LOS. Esta noite minha filha foi dormir e tirou o seu vestido AMARELO (alegria) e o seu sapato AMARELO (desgosto) vestiu o seu pijama AMARELO (sussurro) e deitou na sua cama de lençóis AMARELOS, com travesseiro AMARELO e cobertor AMARELO, e dormiu quando de repente ouviu um barulho no corredor e acordou. Pois bem, na porta do quarto minha filha viu um fantasma AMARELO (fantasmagórico)

- Já sei disse o chefe dos guardas que vestia uma linda farda AMARELA. É o Sebastião, o copeiro. Certamente é brincadeira do Sebastião. Toda a noite ele faz isso e sai pelos corredores do castelo AMARELO (melodioso), que tem em volta jardins cheios de cravos A-MA-RE-LOS a dar sustos em todo o mundo.

- Então, você tem que dar um jeito nisso!

- Deixe comigo, pois eu já sei o que vou fazer.

O chefe dos guardas de farda AMARELA, preparou uma lata de tinta bem grande. Tinta azul bem forte. E ficou escondido np alto da escada atrás da porta.

Enquanto isso a princesinha se preparava para dormir. Tirou o vestido AMARELO (melodioso) e os sapatos AMARELOS(desgosto) vestiu o pijama ANMARELO(sussurrando) e se deitou na cama de lençois AMARELOS, morrendo de medo que o fantasma AMARELO (fantasmagórico) aparecesse.

De repente na escada começou-se a ouvir um hhap chap... Quem seria?

O fantasma AMARELO (fantasmagórico).

Era o Sebastião, o copeiro peralta, que gostava de se enrolar em um lençol AMARELO e fingir que era um fantasma AMARELO (fantasmagórico). Quando o Sebastião estava bem no meio da escada, o chefe dos guardas tomou a lata de tinta azul e zás – despejou a tinta azul em cima do Fantasma que ficou...

Que ficou...

(Neste momento as crianças poderão ficar em dúvida se dizem amarelo ou mesmo azul, mas o correto é VERDE que é a mistura de amarelo com azul.)

http://www.editorainformal.com.br/atividades/%2B32/casteloamarelo/castelo-amarelo.htm

 dddddddddddddddddddd

http://2.bp.blogspot.com/_9GmbpmJvUi4/S9YQnNUpoBI/AAAAAAAABYA/GSqH5KQBYgk/s1600/O+fantasma+Pentamofeu.jpg

Avaliação :

Avaliar com os alunos o que acharam da história e pedir que digam com as suas palavras o que quer dizer História com Interferência.

Pedir que os alunos comparem oralmente os recursos da literatura oral com a autoral, a partir da história.

Pedir que façam um desenho sobre a história.

 

Outra História com interferência de Malba Tahan

Participação dos alunos:

Combinar que :

1-Sempre que o professor disser  "alto do Corcovado’' , os alunos devem dizer ‘bem no alto'

2- Sempre que o professor disser ‘base do Corcovado’, a turma deve completar, ‘bem da base’.,

História

    No alto do Corcovado (bem no alto) morava um velhinho. Na base do Corcovado (bem na base) morava outro velhinho.   O velhinho do alto do Corcovado (bem do alto), tinha um casaco bem quente ; o velhinho da base do Corcovado (bem da base), não tinha um casaco bem quente.   Quando fazia frio na base do Corcovado (bem na base), o velhinho da base do Corcovado (bem na base), subia ao alto do Corcovado (bem ao alto) e pedia, ao velhinho do alto do Corcovado (bem do alto) o seu casaco emprestado.   E descia a base do Corcovado (bem á base) e ficava abrigado e obrigado.   Quando fazia frio no alto do Corcovado (bem no alto) o velhinho do alto do Corcovado (bem do alto), descia a base do Corcovado (bem da base), e pedia ao velhinho da base do Corcovado (bem da base), o seu casaco emprestado. E subia ao alto do Corcovado( bem ao alto), e ficava abrigado e obrigado.   Quando fazia frio na base do Corcovado (bem da base), o velhinho....   (Repete-se novamente o caso; e assim indefinidamente, até as crianças descobrirem que a história nunca terá fim).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27836

fffffffffffffffffffff

http://1.bp.blogspot.com/_zA665irZUOY/TSXZVOUZg9I/AAAAAAAAAlk/BjwB-hjwB0c/s1600/View_From_Corcovado_Brazil.jpg

Recursos Complementares

1- Informações sobre Malba Tahan

Para o professor : http://super.abril.com.br/cotidiano/malba-tahan-arabe-escrevia-numeros-441103.shtml

                                  http://www.pueridomus.br/executa.asp?url=noticias/malba.as

Para os alunos : http://contarerecontarparaencantar.blogspot.com/2007/06/voc-conhece-malba-tahan-no.html

2-Download do Homem que Calculava de Malba Tahan - http://www.livrosdownload.com/2010/03/o-homem-que-calculava-malba-tahan.html

3-Dowload do Livro Matemática Divertida e curiosa de Malba Tahan - http://www.4shared.com/file/23335241/c4324625/

4-Conhecendo um pouco da vida de Malba Tahan :http://www.youtube.com/watch?v=a9xb4UN3680  (Laboratório de Informática)

Avaliação

A avaliação será feita durante todo o processo da aula. É importante que os alunos sigam as regras combinadas nas  Histórias com Interferência para que os contos possa ser compreendidos.

Ao final da aula, o aluno deverá saber definir o que é uma história com interferência.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.