30/05/2011
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Relação sociedade / natureza: a questão do trabalho e do meio ambiente |
Pesquisar dados sobre a área de abrangência da epidemia de Dengue no Brasil e no Planeta, tendo em vista a disseminação do mosquito em vários países.
Analisar o papel de cada cidadão e/ou país no controle e combate a Dengue, as consequências de seus programas e suas responsabilidades.
É importante que o estudante do Ensino Médio tenha conhecimentos sobre o significado de epidemia e dengue.
Vamos iniciar as discussões a partir de uma HQ on-line, sobre o tema: "Saúde é o que interessa", contando a história "Vamos acabar com a Dengue", disponível em: http://www.brasilzinho.com.br/revista_saude02.html acessado em 24/02/2011.
FONTE: http://www.brasilzinho.com.br/revista_saude02.html
Sugerimos alguns recursos para serem utlizados neste trabalho:
Vamos interpretar o texto com a turma, questionando:
Vamos organizar grupos de até 4 estudantes para compartilhar as ideias e produzir um texto que expresse o entendimento sobre o tema.
O texto poderá ser apresentado a turma ou colocado em um edital para todos tomarem conhecimento.
A partir destas discussões e do levantamento realizado, vamos estabelecer alguns relações interdisciplinares:
Em relação a dengue:
Convide a turma para ler este texto informativo, retirado do Blog: Dengue - Portal do Professor. Disponível em: http://dengueportalprofessor.wordpress.com/ acessado em 24/02/2011.
Dados importantes:
No Brasil, existem registros de casos de dengue no estado de São Paulo nos anos de 1851, 1853 e 1916. No Rio de Janeiro os registros são de 1923. Depois desse período até os anos 80, a doença praticamente foi eliminada do Brasil, pelo combate ao mosquito durante a campanha de erradicação da febre amarela. Na década de 80, foram registrados novos casos como em 1981 e 1982 em Boa Vista (Roraima), 1986 e 1987 no Rio de Janeiro, 1987 em Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e São Paulo, em 1990, no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro; em 1991, em Tocantins e, em 1992, no Mato Grosso.
Em 2008, foram registrados no Rio de Janeiro quase 250 mil casos da doença e 174 mortes em todo o estado. Pouco depois houve uma epidemia de dengue no estado do Pará, sendo que das 7000 ocorrências no estado, 400 se deram na capital Belém. No estado, 3 pessoas se encontram sob suspeita de dengue hemorrágica.
Entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro de 2010, foram notificados 108.640 pacientes com a doença, 109% a mais que no mesmo período de 2009. Os estados Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia, Goiás e Mato Grosso respondem por 71% desses casos. As altas temperaturas, grande volume de chuvas e o retorno do tipo 1 do vírus explicam parte da epidemia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.
No texto observamos que a dengue não é uma doença atual e vem, a cada ano, ampliando sua área de abrangência, chegando a mais de 100 países.
Vamos conversar com os estudantes:
Observe os infográficos abaixo, que demonstram as áreas afetadas pela dengue no Brasil e no mundo.
Vamos comparar:
Aprofundando nossas pesquisas sobre a dengue: acesse esta animação com o auxílio do professor de Inglês: Dengue transmission
Autor: Produzido em Tópicos em Saúde Internacional da série como uma colaboração entre o Welcome Trust ea TDR
Fonte do recurso: Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC)
Origem: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1980
Licença: As animações estão disponíveis gratuitamente para uso sem fins lucrativos de ensino desde que os detentores dos direitos autorais sejam indicados. Detentores dos direitos autorais: O Wellcome Trust
Portal do MEC: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/1980/open/file/wtd039548.swf?sequence=3 acessado em 24/02/2011.
Sugestão para discussão:
Professor! Estabeleça uma analogia entre as classes sociais, a qualidade de vida, o saneamento básico e a cultura, procurando demonstrar que as epidemias não escolhem as pessoas, mas os cidadãos devem agir coletivamente para que todos tenham acesso a uma existência saudável e digna dos brasileiros.
Professor apresente para sua turma este trabalho do Programa Nacional de Controle de Dengue da Secretaria de Estado de Saúde do RS:
A apresentação aborda os seguintes conhecimentos:
Aprofunde seus conhecimentos com a reportagem:
Diante do exposto, vamos convidar a turma, em grupos de até 5 alunos, para:
ARTIGOS:
GOVERNO DO RIO DE JANEIRO. Fique sempre atualizado, conheça os últimos destaques sobre a dengue. A Rota da Dengue: "Aedes aegypti em Os primeiros sinais". Disponível em: http://www.riocontradengue.com.br/conteudo/destaque.asp?EditeCodigoDaPagina=472 acessado em 25/02/2011.
R7 NOTÍCIAS.Dengue se espalha e governo diz que 21 Estados correm risco de epidemia. Disponível em: http://noticias.r7.com/saude/noticias/dengue-se-espalha-e-governo-diz-que-21-estados-correm-risco-de-epidemia-20110131.html. acessado em 25/02/2011.
PRIMEIRO MINISTRO. Luta contra dengue começa a surtir efeito. Disponível em: http://www.primeiroministro.cv/index.php?option=com_content&task=view&id=413&Itemid=36 acessado em 25/02/2011.
VÍDEOS:
YOUTUBE. Dengue: pesquisadores desenvolvem vacina. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sn87bQIFTzM acessado em 25/02/2011.
YOUTUBE. Filme da Campanha de Combate à Dengue 2009/2010. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QlGoNNITsCo acessado em 25/02/2011.
IMAGENS:
DISTRIBUIÇAO DA DENGUE NO MUNDO. Disponível em: http://www.rceonline.com.br/cf///salaaula/estudosp/biologia/331_dengue/Imagens/mapa_dengue.jpg acessado em 25/02/2011.
MOSQUITO DA DENGUE. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_ma8ACyL2GTk/TOuaEo7x_zI/AAAAAAAAAjA/BYEAhGkWRBw/s1600/dengue-mosquito-colorado.jpg acessado em 25/02/2011.
Considerando os estudos, as discussões e os problemas levantados, o professor deverá observar nas leituras, na participação do estudante durante as atividades, o seu grau de envolvimento e de entendimento. É importante analisar as produções escritas, procurando perceber se foi capaz de:
Cinco estrelas 1 classificações
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22/11/2012
Cinco estrelasMaterial muito bom, eu estava procurando justamente uma "luz" para integrar os professores de sociologia no combate à Dengue.