Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Fontes alternativas de energia

 

03/05/2011

Autor e Coautor(es)
JULIANO VARELLA DE CARVALHO
imagem do usuário

NOVO HAMBURGO - RS Centro Universitário Feevale

Fontes alternativas de energia

Mauricio Andrea Andrioli, Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de:

Primeiro Objetivo
Conhecer as principais fontes de energia atuais e como funcionam;

Segundo Objetivo
Conhecer fontes alternativas e mais ecológicas de energia e suas principais vantagens;

Terceiro Objetivo
Propor formas de economia de energia.

Quarto Objetivo
Diferenciar fontes de energia renováveis e não renováveis.

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Verificar se os alunos conhecem os conceitos de geração de energia  não renováveis e renováveis . Caso não conheçam, em uma aula anterior, lance o desafio para que pesquisem antes e compartilhem os resultados na aula, com seus colegas.

Estratégias e recursos da aula

Banner com os personagens do projeto UCA

Esta aula permitirá aos alunos refletirem sobre as diferentes fontes de energia existentes.

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

KWord                [ Iniciar > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório]

KPresenter        [ Iniciar > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório]

Mozilla Firefox  Iniciar > Aplicativos > Internet ]

Vivemos em um mundo onde o consumo de energia acontece naturalmente sem pensarmos nas conseqüências de seu gasto diário. Com  certeza  sofreremos as conseqüências deste gasto desenfreado a médio e longo prazo. Sem falar nas dificuldades energéticas que o mundo já está vivenciando no momento.  

Dependemos diretamente dos Recursos Naturais Renováveis e não Renováveis, porém o que está ocorrendo neste momento é que o mau uso de nossos bens Renováveis está modificando a situação do planeta em que vivemos. Atualmente, falar em "consumo consciente" está muito ligado à água, mas temos que pensar que possuímos muitos outros bens naturais.

Precisamos levar os alunos a refletir sobre métodos e inovações para suprir possíveis necessidades e garantir um futuro com Recursos Renováveis variados e disponíveis, pensando, desde já, em atitudes individuais e coletivas. Durante esta aula, os alunos terão a oportunidade de compreender o que são fontes de energia não renováveis e renováveis. Também irão tomar conhecimento de algumas novas e promissoras formas de energia renováveis e suas vantagens, as quais farão em breve, parte do nosso cotidiano.  

Além disso, os alunos poderão propor e discutir formas de economizar energia com o intuito de desenvolver  uma consciência de uso correto das atuais formas de energia, preservando o nosso meio ambiente.

Procure organizar o trabalho de modo que os alunos atuem de forma colaborativa e se interessem pelas produções e descobertas, uns dos outros, por meio da organização dos grupos e interações promovidas e mediadas pelo educador.

A aula está dividida em dois momentos.

Atividade

Primeiro Momento: pesquisa sobre formas de energia

Liste com os alunos ao menos dois tipos de recursos naturais mais utilizadas hoje em nosso cotidiano, para geração de energia elétrica, indicando:

  • Tipo
  • Forma de extração do meio ambiente
  • Quais os danos provocados ao meio ambiente e seus riscos?

Provavelmente os alunos saberão listar os tipos de recursos naturais, porém pode ser que não saibam de que forma eles são extraídos e quais os danos causados ao meio ambiente. Por esta razão, sugira que pesquisem em livros ou na internet, por meio do site Google (http://www.google.com),utilizando o software [Mozilla Firefox]) e organizem suas descobertas em um documento criado no [KWord]. O documento nesse software pode ter o seguinte formato:

Tipo Forma de Extração no Meio Ambiente Danos e riscos ao meio ambiente
     

 

Sobre a forma mais comum de geração de energia elétrica que chega até nossas casas, apresente este link (http://www.guiafloripa.com.br/energia/trivia/como_produz_energia.php), que tem uma explicação sobre como essa energia é gerada.

 

Mais Vídeos

 

Reúna os alunos para assistir os vídeos abaixo:

 

 

Atividade

Segundo Momento: energias renováveis

Após assistirem aos vídeos acima, solicitar aos alunos que procurem em livros, revistas e internet, fotos que representem fontes alternativas de energia como vento, sol e biomassa. Para procurar na internet, o aluno deve utilizar o software [Mozilla Firefox] e como sugestão pode utilizar o site de busca Google (http://www.google.com)

Refletir sobre as diferentes fontes de energia, principalmente de energias limpas.

Mostrar a importância do petróleo para a humanidade e os impactos ambientais gerados pelos combustíveis fósseis. Refletir sobre as diferentes fontes de energia, principalmente comparando com a geração de energia limpa.

Reúna os alunos em duplas, de modo que cada dupla pesquise na internet  uma forma de energia renovável, suas  vantagens em relação à forma de obtenção e impacto ao meio ambiente.

Cada dupla deverá organizar as informações no software [KPresenter], listando:

  • Tipo;
  • Forma de extração do meio ambiente;
  • Quais os danos provocados ao meio ambiente e seus riscos.

Além dos sites de busca, como Yahoo (http://www.yahoo.com) e Google (http://www.google.com) os links a seguir poderão servir de apoio:

Energias Alternativas (http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/energias_alternativas/index.html)

A Energia que move o Mundo (http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/energia-move-mundo-507233.shtml)

Após o término da montagem da apresentação cada dupla deverá apresentar seu trabalho para a turma.

 

Atividade

Terceiro Momento: criando uma campanha de conscientização energias renováveis

O quadro caótico que temos no mundo hoje é que aproximadamente 86% da energia disponível é proveniente de Fontes Não Renováveis.

Por outro lado, as Fontes Renováveis de Energia (energia hidráulica, eólica, etanol, biodiesel, biogás e outras), são energias “limpas”, pouco poluidoras do  ambiente, e estão sendo vistas como uma garantia para o futuro do planeta.

Após certificar-se de que os alunos compreenderam esta idéia, sugira que elaborem uma campanha para divulgação de uma energia considerada  “limpa”, defendendo o seu uso para melhoria de nosso planeta, por meio da criação de uma história em quadrinhos.

Pesquisando material para a campanha

Antes da criação da campanha, peça aos alunos que entrevistem no mínimo 3 familiares ou amigos, fazendo a seguinte questão:

  01. O que você sabe sobre fontes de energia renováveis? Dê exemplos de fontes renováveis de energia.

As respostas devem ser anotadas no software [kword] e devem servir de fonte de informação para a criação da campanha, principalmente no que diz respeito ao conhecimento que as pessoas demonstraram sobre o assunto.

Criando a campanha

Para a criação da tira, sugerimos que os alunos utilizem o site Toondoo (http://www.toondoo.com/), que possibilita criar tiras para histórias em quadrinhos, gratuitamente. Apesar de o site apresentar apenas uma versão em inglês, é um recurso bastante simples para as crianças (que deve ser monitorado pelo professor).

 

 

Caso tenha dúvidas sobre a utilização, acesse com os alunos o tutorial disponível em: Tutorial Toondoo (http://www.slideshare.net/marygrace/tutorial-toondoo-presentation).

Importante também ensinar aos alunos a copiarem as tiras para um editor de texto [KWord], utilizando a tecla Print Screen (F7) do teclado, pois dessa forma as campanhas poderão até mesmo ser impressas.

Após completar a campanha, o professor deverá sugerir que cada aluno mostre a sua campanha para os entrevistados, a fim de disseminar a importância das Fontes Renováveis de Energia.

Recursos Complementares

Apresente aos alunos o vídeo disponível no Portal do Professor para discutir o consumo responsável de energia elétrica:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19426

Avaliação

 

Durante a realização da pesquisa e também na etapa de produção da campanha, procure observar se os alunos contemplaram os aspectos mais importantes  a respeito das formas de energia  e que foram elencados no roteiro de trabalho.

O aluno pode ser avaliado a partir do resultado das pesquisas sobre energia renovável (segundo momento da aula) e a partir da apresentação gerada sobre energias renováveis.

Discuta também os resultados finais, as aprendizagens e desafios encontrados na realização das atividades propostas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.