03/05/2011
Fontes alternativas de energia
Mauricio Andrea Andrioli, Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de:
Primeiro Objetivo
Conhecer as principais fontes de energia atuais e como funcionam;
Segundo Objetivo
Conhecer fontes alternativas e mais ecológicas de energia e suas principais vantagens;
Terceiro Objetivo
Propor formas de economia de energia.
Quarto Objetivo
Diferenciar fontes de energia renováveis e não renováveis.
Verificar se os alunos conhecem os conceitos de geração de energia não renováveis e renováveis . Caso não conheçam, em uma aula anterior, lance o desafio para que pesquisem antes e compartilhem os resultados na aula, com seus colegas.
Esta aula permitirá aos alunos refletirem sobre as diferentes fontes de energia existentes.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
KWord [ Iniciar > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório]
KPresenter [ Iniciar > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
Vivemos em um mundo onde o consumo de energia acontece naturalmente sem pensarmos nas conseqüências de seu gasto diário. Com certeza sofreremos as conseqüências deste gasto desenfreado a médio e longo prazo. Sem falar nas dificuldades energéticas que o mundo já está vivenciando no momento.
Dependemos diretamente dos Recursos Naturais Renováveis e não Renováveis, porém o que está ocorrendo neste momento é que o mau uso de nossos bens Renováveis está modificando a situação do planeta em que vivemos. Atualmente, falar em "consumo consciente" está muito ligado à água, mas temos que pensar que possuímos muitos outros bens naturais.
Precisamos levar os alunos a refletir sobre métodos e inovações para suprir possíveis necessidades e garantir um futuro com Recursos Renováveis variados e disponíveis, pensando, desde já, em atitudes individuais e coletivas. Durante esta aula, os alunos terão a oportunidade de compreender o que são fontes de energia não renováveis e renováveis. Também irão tomar conhecimento de algumas novas e promissoras formas de energia renováveis e suas vantagens, as quais farão em breve, parte do nosso cotidiano.
Além disso, os alunos poderão propor e discutir formas de economizar energia com o intuito de desenvolver uma consciência de uso correto das atuais formas de energia, preservando o nosso meio ambiente.
Procure organizar o trabalho de modo que os alunos atuem de forma colaborativa e se interessem pelas produções e descobertas, uns dos outros, por meio da organização dos grupos e interações promovidas e mediadas pelo educador.
A aula está dividida em dois momentos.
Liste com os alunos ao menos dois tipos de recursos naturais mais utilizadas hoje em nosso cotidiano, para geração de energia elétrica, indicando:
Provavelmente os alunos saberão listar os tipos de recursos naturais, porém pode ser que não saibam de que forma eles são extraídos e quais os danos causados ao meio ambiente. Por esta razão, sugira que pesquisem em livros ou na internet, por meio do site Google (http://www.google.com),utilizando o software [Mozilla Firefox]) e organizem suas descobertas em um documento criado no [KWord]. O documento nesse software pode ter o seguinte formato:
Sobre a forma mais comum de geração de energia elétrica que chega até nossas casas, apresente este link (http://www.guiafloripa.com.br/energia/trivia/como_produz_energia.php), que tem uma explicação sobre como essa energia é gerada. |
Reúna os alunos para assistir os vídeos abaixo:
|
Após assistirem aos vídeos acima, solicitar aos alunos que procurem em livros, revistas e internet, fotos que representem fontes alternativas de energia como vento, sol e biomassa. Para procurar na internet, o aluno deve utilizar o software [Mozilla Firefox] e como sugestão pode utilizar o site de busca Google (http://www.google.com) Refletir sobre as diferentes fontes de energia, principalmente de energias limpas. Mostrar a importância do petróleo para a humanidade e os impactos ambientais gerados pelos combustíveis fósseis. Refletir sobre as diferentes fontes de energia, principalmente comparando com a geração de energia limpa. Reúna os alunos em duplas, de modo que cada dupla pesquise na internet uma forma de energia renovável, suas vantagens em relação à forma de obtenção e impacto ao meio ambiente. Cada dupla deverá organizar as informações no software [KPresenter], listando:
Além dos sites de busca, como Yahoo (http://www.yahoo.com) e Google (http://www.google.com) os links a seguir poderão servir de apoio: Energias Alternativas (http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/energias_alternativas/index.html) A Energia que move o Mundo (http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/energia-move-mundo-507233.shtml) Após o término da montagem da apresentação cada dupla deverá apresentar seu trabalho para a turma. |
O quadro caótico que temos no mundo hoje é que aproximadamente 86% da energia disponível é proveniente de Fontes Não Renováveis. Por outro lado, as Fontes Renováveis de Energia (energia hidráulica, eólica, etanol, biodiesel, biogás e outras), são energias “limpas”, pouco poluidoras do ambiente, e estão sendo vistas como uma garantia para o futuro do planeta. Após certificar-se de que os alunos compreenderam esta idéia, sugira que elaborem uma campanha para divulgação de uma energia considerada “limpa”, defendendo o seu uso para melhoria de nosso planeta, por meio da criação de uma história em quadrinhos. Pesquisando material para a campanha Antes da criação da campanha, peça aos alunos que entrevistem no mínimo 3 familiares ou amigos, fazendo a seguinte questão: 01. O que você sabe sobre fontes de energia renováveis? Dê exemplos de fontes renováveis de energia. As respostas devem ser anotadas no software [kword] e devem servir de fonte de informação para a criação da campanha, principalmente no que diz respeito ao conhecimento que as pessoas demonstraram sobre o assunto. Criando a campanha Para a criação da tira, sugerimos que os alunos utilizem o site Toondoo (http://www.toondoo.com/), que possibilita criar tiras para histórias em quadrinhos, gratuitamente. Apesar de o site apresentar apenas uma versão em inglês, é um recurso bastante simples para as crianças (que deve ser monitorado pelo professor).
Caso tenha dúvidas sobre a utilização, acesse com os alunos o tutorial disponível em: Tutorial Toondoo (http://www.slideshare.net/marygrace/tutorial-toondoo-presentation). Importante também ensinar aos alunos a copiarem as tiras para um editor de texto [KWord], utilizando a tecla Print Screen (F7) do teclado, pois dessa forma as campanhas poderão até mesmo ser impressas. Após completar a campanha, o professor deverá sugerir que cada aluno mostre a sua campanha para os entrevistados, a fim de disseminar a importância das Fontes Renováveis de Energia. |
Apresente aos alunos o vídeo disponível no Portal do Professor para discutir o consumo responsável de energia elétrica:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19426
Durante a realização da pesquisa e também na etapa de produção da campanha, procure observar se os alunos contemplaram os aspectos mais importantes a respeito das formas de energia e que foram elencados no roteiro de trabalho.
O aluno pode ser avaliado a partir do resultado das pesquisas sobre energia renovável (segundo momento da aula) e a partir da apresentação gerada sobre energias renováveis.
Discuta também os resultados finais, as aprendizagens e desafios encontrados na realização das atividades propostas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!