Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA: Narrativa oral de um filme de curta metragem

 

08/04/2011

Autor e Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

I. Exercitar a oralidade por meio da criação de uma narrativa verbal.

II. Refletir a respeito de valores humanos como liberdade, solidariedade, respeito, amor, compaixão.

III. Utilizar recursos de captação, reprodução e edição de sons de modo criativo e experimental.

IV. Explorar a experimentação, a sensibilidade e a intuição para traduzir, em narrativa oral, um filme originalmente produzido em linguagem não verbal.

V. Criar uma narrativa oral utilizando recursos de vídeo e áudio disponíveis em computadores.

   

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Elementos do gênero narração

- Linguagem verbal e não verbal

Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES PRÉVIAS

PROFESSOR, antes de desenvolver as aulas, é importante que você assista, atentamente, pelo menos, 2 vezes, ao curta metragem “Um peixe, um sorriso”, para compreender os recursos audiovisuais usados e a mensagem transmitida pela história. O filme está disponível em:

http://www.youtube.com/watch_popup?v=KyypwUT60fc&vq=medium#t=27     (Acesso em 14 mar. 2011)

 A duração do filme é de 9min54seg. Tal providência se faz necessária, pois, embora se trate de uma obra de estrutura simples, é profundamente sensibilizadora, propiciando um trabalho de análise e reflexão sobre valores humanos, como liberdade, solidariedade, respeito, amor, compaixão.

 Para seu subsído, a seguir, sugiro uma espécie de roteiro, constituído de 9 cenas, as quais pretendem servir para apoiar a orientação que você dará aos alunos no desenvolvimento das atividades.

 Cena 1: De frente para uma calçada movimentada, há um grande aquário de peixes. As pessoas que passam por ali manifestam diferentes comportamentos: algumas param, sorriem, demonstram curiosidade, outras ficam indiferentes; particularmente, um homem, que por ali passa todos os dias, parece “encantado”.

Cena 2: Em mais de uma ocasião, o homem olha para o aquário, especialmente para um peixinho que corresponde a seu olhar. Parece estar se criando um laço de simpatia mútua. Tempos depois, o homem compra o peixe e o leva para casa em um aquário menor.

Cena 3: O peixe dentro do aquário acompanha o homem solitário em várias atividades: nas refeições, no banho, ao dormir. Um beijo sela o carinho de um pelo outro. Tornam-se amigos.

Cena 4: Uma noite, o homem vai dormir e uma luz verde brilha da sua janela. Objetos flutuam no quarto e o aquário brilhante vai se movimentando em direção à rua escura, iluminando-os no caminho a seguir.

Cena 5: Eles entram em uma floresta, e o homem, contemplando seu entorno, começa a dançar até voltar a ser criança. Como mágica, outras crianças observam a transformação e logo começam a brincar de roda juntas.

Cena 6: O dia vai amanhecendo e a criança volta a ser o adulto, só que agora sorridente, feliz. Uma brisa agradável envolve todo o seu corpo e ele aparece à beira do mar, sendo totalmente despido pela brisa; suas roupas voam.

Cena 7: Nu, o homem mergulha e brinca com seu amigo como se fosse também um peixe. Outros peixes juntam-se a eles. De repente, o adulto percebe que está sozinho, preso a um aquário. Ele se desespera, o aquário explode. No quarto, ele acorda do pesadelo.

Cena 8: Ele olha com preocupação para o amigo peixe. Demonstra estar pensativo, como se procurasse solução para um grave problema. Tempos depois, ele resolve soltar o peixinho e vai para o mar.

Cena 9: O homem rema mar adentro e liberta o amigo peixe. À medida que mergulha sozinho, o peixe adquire brilho, voltando à superfície para brincar com seu amigo humano, que também é envolvido pela luz brilhante da liberdade.

ATIVIDADE 1 - MOTIVAÇÃO 

 Afeto

Imagem capturada do filme Um peixe, um sorriso, disponível em http://www.youtube.com/watch_popup?v=KyypwUT60fc&vq=medium#t=27     (Acesso em 14 mar. 2011)

Turma em círculo

 1º Momento

 Introduza a aula, formando uma roda de conversa para que os alunos relatem se há (ou houve) animais de estimação em sua casa e qual é (ou foi) o tipo de relação que a família tem (ou teve) com eles. Incentive-os a falar sobre a espécie do animal, o nome dele, seu comportamento (se brincalhão, fujão, quieto, bravo, companheiro – entre outras características) e como é o relacionamento da família com o animal de estimação: se cuida, como cuida, se faz carinho, se administra medicamentos, se conversa com o bichinho, se lhe dedica tempo, se bate, chuta, grita – entre outras atitudes. Organize a participação dos alunos, fazendo inscrição, permitindo que todos possam relatar suas experiências. É interessante você, professor, relatar também sua experiência com animais de estimação: se tem, teve ou gostaria de ter um.

 2º Momento – grupos de 5 alunos

 Oriente seus alunos a discutirem as questões abaixo, registrando as respostas no caderno:

A) Vocês acreditam que os animais devem ser aprisionados? Por quê?

B) Em que situações se justifica o aprisionamento dos animais de estimação?

C) Animais de estimação podem influenciar no comportamento de seus donos? Dê exemplos.

D) Um animal de estimação pode ajudar uma pessoa solitária a se alegrar, se sentir mais alegre, com vontade de viver? Como isso seria possível?

E) Assistiremos a um filme intitulado “Um peixe, um sorriso”. Qual expectativa esse título gera?

 ATIVIDADE  2 - SOCIALIZAÇÃO DAS DISCUSSÕES E CONCLUSÕES DOS GRUPOS 

Peça que um representante de cada grupo apresente as conclusões dos colegas.

 ATIVIDADE 3 - EXIBIÇÃO DO CURTA METRAGEM "UM PEIXE, UM SORRISO". 

 O filme deve estar previamente salvo no computador ou em mídia removível, evitando perder tempo ao carregar o conteúdo. Para acessar o filme, link o seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch_popup?v=KyypwUT60fc&vq=medium#t=27 (Acesso em 14. mar. 2011, 19h43). Para baixá-lo, acesse http://download-de-videos.com/ e copie na aba verde o link acima do YouTube, carregue e salve.

 OBS.:“Um peixe, um sorriso” é uma curta metragem adaptado de um livro de Jimmy Liao, reconhecido artista taiwandês, que foi premiado no 56º Festival Internacional de Filmes de Berlim (Alemanha, 2007). As legendas do filme estão em taiwandês e o título em português é uma tradução livre.

 Para a exibição do curta em datashow, o professor poderá usar o Laboratório de Informática. Se sua escola não possuir datashow, os alunos poderão assistir em grupos menores, com quantidade de alunos por grupo determinada conforme a quantidade de máquinas disponíveis.

 ATIVIDADE 4 - ANÁLISE DO FILME

Grupo de 4 alunos

PROFESSOR, tendo em vista que o filme é uma animação sem as falas dos personagens e que as legendas estão em taiwandês, é importante que os alunos discutam sobre sua temática, uma vez que isso contribuirá para a produção do texto oral, atividade que será desenvolvida tendo por objeto o filme.

Peça aos alunos que discutam sobre os seguintes pontos, registrando, no caderno, suas conclusões:

  1. Quem são as personagens principais? Como podem ser descritas?
  2. Em quais lugares ocorrem os fatos?
  3. Qual é o momento do filme em se pode perceber a complicação da história? E o clímax?
  4. Qual é o desfecho da história? Expresse seus sentimentos, sua opinião, em relação a esse desfecho.
  5. Que valores humanos são transmitidos pelo filme?
  6. Que diálogo, entre o homem e o peixe, poderia se criar a partir das seguintes cenas:

A) O homem olha para o peixinho que corresponde a seu olhar. Parece estar se criando um laço de simpatia mútua. Tempos depois, o homem compra o peixe e o leva para casa em um aquário menor.

B) O peixe, dentro do aquário, acompanha o homem solitário em várias atividades: nas refeições, no banho, ao dormir. Um beijo sela o carinho de um pelo outro. Tornam-se amigos.

C) Eles entram em uma floresta, e o homem, contemplando seu entorno, começa a dançar até voltar a ser criança. Como mágica, outras crianças observam a transformação e logo começam a brincar de roda juntas.

      D) O homem mergulha e brinca com seu amigo como se fosse também um peixe. Outros      peixes juntam-se a eles. De repente, o adulto percebe  que está sozinho, preso a um aquário. Ele se desespera, o aquário explode. No quarto, ele acorda do pesadelo.

     E) Ele olha com preocupação para o amigo peixe. Demonstra estar pensativo, como se procurasse solução para um grave problema. Tempos depois, ele resolve soltar o peixinho e ambos vão para o mar.

     F) O homem rema mar adentro e liberta o amigo peixe.

Liberdade

Imagem capturada do filme Um peixe, um sorriso, disponível em http://www.youtube.com/watch_popup?v=KyypwUT60fc&vq=medium#t=27     (Acesso em 14 mar. 2011)

PROFESSOR,  estamos entendendo por valores humanos os critérios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos as pessoas, as plantas, os animais, os objetos, o ar, a água, a nós mesmos.  Os valores são as razões que justificam ou motivam as nossas ações, tornando-as preferíveis a outras; eles justificam as escolhas por fazer ou não determinadas coisas. As pessoas e os grupos sociais não possuem os mesmos valores. Os valores mudam conforme passa o tempo, conforme o lugar, conforme a faixa etária da pessoa... Enfim, os valores são critérios mutáveis.

Para mais explicações sobre valores humanos, consulte:  http://filosofialimite.blogspot.com/2009/03/o-que-sao-valores_26.html (Acesso em 17 mar. 2011)

ATIVIDADE 5 – SOCIALIZAÇÃO DAS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES ACIMA

Turma em círculo

 Cada grupo socializa com a turma as suas discussões e os diálogos criados. Neste momento, o professor problematiza com os alunos a seguinte questão:      

As falas dos protagonistas causariam um efeito de sentido diferente no filme? Por que e em quais aspectos?

 Após as discussões, proponha aos grupos a reprodução da história do filme, criando falas para os personagens.

ATIVIDADE 6 – CRIAÇÃO DOS TEXTOS DAS PERSONAGENS PARA O FILME

 1º Momento

 Grupo de 3 alunos

 Atividade em sala de aula

Professor, como o filme possui somente duas personagens, oriente seus alunos a considerar um aluno fazendo o papel de narrador da história, um outro sendo o homem e um terceiro aluno fazendo o papelo do peixinho. Para isso, reorganize a turma em grupos de 3 alunos para, a partir dos diálogos produzidos na atividade anterior, também criarem o texto do narrador e definirem as falas das personagens, caso necessário, refazendo os diálogos.

 Neste momento é muito importante o professor orientar os grupos, ajudando-os a pensar nos recursos da oralidade, como as interjeições, suspensão de falas, as reticências, as entonações de interrogação, exclamação, que possam expressar alegria, tristeza, compaixão e liberdade - dimensões humanas presentes no filme.

 2º Momento

Após a criação da fala do narrador, definidos os papéis das personagens e respectivas falas, seria interessante que os alunos se deslocassem, acompanhados por você, professor, para o pátio, quadras esportivas ou anfiteatro da escola para oralizarem os diálogos escritos.

Professor, acompanhe este exercício, ajudando os alunos a encontrarem a melhor expressão que transmita as diferentes sensações e emoções presentes no filme. É importante também que você os ajude a encontrar a entonação de voz adequada para a expressão das falas, de modo que se crie um processo de experimentação, de ensaio, de busca das melhores combinações entre texto, tom de voz e sentimentos. 

 homem ansiosohomem contemplativo

  homem feliz criança feliz

 fish - liberdade homem Brincadeiras

 fish - homem pensativo homem ansioso

Imagens capturadas do filme Um peixe, um sorriso, disponível em http://www.youtube.com/watch_popup?v=KyypwUT60fc&vq=medium#t=27     (Acesso em 14 mar. 2011)

 ATIVIDADE 7 - REPRODUÇÃO DA HISTÓRIA DO FILME COM RECURSOS DE ÁUDIO

Laboratório de Informática

 Para que os alunos possam reproduzir a história do filme, agora com suas vozes interpretando o narrador e as personagens, é necessário que os computadores estejam equipados com dispositivos de transmissão de vídeo e captação, reprodução e edição de áudio.  Se a escola não dispuser de quantidade suficiente de computadores para atender tal proposta, organize os grupos de forma que cada um faça a sua gravação respeitando uma ordem de inscrição e um limite de tempo. Uma terceira possibilidade é os grupos fazerem a gravação em casa, mesmo sendo em um gravador "convencional".

 Como é uma atividade de oralidade, os sons concomitantes podem causar barulho, prejudicando o trabalho. Oriente os alunos a não falarem alto, mas estimule-os a gravar, deletar, regravar até se sentirem satisfeitos com sua criação. É fundamental que os alunos se sintam estumulados a brincarem com suas vozes, com as palavras, com as ações de fazer e refazer, explorando o dispositivo de áudio. É esse o desafio a ser vencido.

 PROFESSOR, é comum haver, na turma, alunos que demonstram melhor desempenho na utilização dos recursos do computador. Convide 2 ou 3, conforme a quantidade de grupos formados, para trabalharem com você no constante ir e voltar aos grupos para apoio técnico na experimentação dos recursos de áudio, exercendo papel de “auxiliar de direção” – como nas produções artísticas em geral.

Peça aos grupos que salvem seu trabalho em mídia removível.

ATIVIDADE 8 - APRESENTAÇÃO DAS NARRATIVAS GRAVADAS

Em sala de aula, providencie caixas de som e cacos de conexão para ligá-las ao computador e ampliar sua capacidade de volume do som. Com as mídias removíveis em mãos, abra, um a um, os arquivos de áudio para que cada trabalho seja apreciado por toda a turma. Como forma de motivar uma audição mais atenta dos trabalhos, proponha que a turma selecione os três melhores áudios com base nos critérios da emoção e da fidelidade às cenas.

Lembre-se que se trata de um curta metragem, então, a narrativa oral também deverá ser curta, mas emocionante.

Recursos Complementares

A respeito de valores  humanos,  recomendo pesquisa nos seguintes sites:  

 http://www.pnud.org.br/cidadania/reportagens/index.php?id01=3538&lay=cid (Acesso em 17 mar, 2011)

http://afilosofia.no.sapo.pt/10valores.htm (Acesso em 17 mar, 2011)

http://www.cincominutos.org/ (Acesso em 17 mar, 2011)

Avaliação

O professor avalia a participação e o interesse dos alunos pela atividade proposta. Verifica também se foram capazes de: 

  • perceber e interpretar os valores humanos transmitidos pela história do filme.
  • compreender os elementos da narrativa que compõem uma história sem texto verbal, para, a partir deste entendimento, criar uma narrativa verbal oral e reproduzi-la, de modo criativo e experimental, por meio de recursos de captação, reprodução e edição de falas e outras expressões orais.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 9/10 - 90%
  • Quatro estrelas 1/10 - 10%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Soane André, Faculdade Cenec , Rio de Janeiro - disse:
    soanenunes@ig.com.br

    31/05/2013

    Cinco estrelas

    Ótimo. Inclusive escrevi um texto sobre o desenho que será publicado, falando da poesia desse desenho e do que ele representou para mim, quando o assisti e do que continua representando, visto que, cada vez que o assisto descubro mais valores humanos que os considero da maior importância para minha formação humana...


  • Maria Edileusa, Escola Municipal Francisca Brandão Ramalho , Tocantins - disse:
    edileusa.mar@gmail.com

    28/05/2013

    Cinco estrelas

    Amei o trabalho vou fazer com minhas turmas na aula de Pesquisa e Produção de Texto, adaptar para as turminhas de 2º ao 5º ano da educação básica.


  • paulo dias, omni-itaborai , Rio de Janeiro - disse:
    nascidoparavoar2@hotmail.com

    01/04/2013

    Quatro estrelas

    excelente demonstração de ensino , totalmente coerente , incentiva a participação em grupo despertando nos alunos uma interação maravilhosa e um atraente gosto de leitura e comprensão de texto


  • vanderléa fonceca de oliveira, COLÉGIO ESTADUAL DE SÃO FIDÉLIS , Rio de Janeiro - disse:
    vanderleafo@gmail.com

    11/10/2012

    Cinco estrelas

    A aula está muito rica e interessante. Com certeza irá despertar e motivar o aluno, prendendo sua atenção e envolvendo-o. Será assim mais prazerosa a aula tanto para o aluno quanto para o professor. Todos estarão envolvidos e então teremos resultados significativos e importantíssimos para o ensino aprendizagem. Ganha a escola, o professor, o aluno e por fim toda a sociedade. É certo que uma aula bem elaborada e atrativa como essa poderemos tirar bom proveito.


  • Edla Ramos, UFSC , Santa Catarina - disse:
    edla@inf.ufsc.br

    20/11/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns Neli. Muito criativo o seu trabalho


  • Daiane Ladeia, Escola Municipal Antônio Xavier de Oliveira , Bahia - disse:
    ladeiapro@hotmail.com

    18/07/2011

    Cinco estrelas

    Que aula maravilhosa, adorei, fiquei encantada com a história e a forma de abordá-la em sala de aula, priorizando principalmente os valores... Vou utilizar em minhas aulas... Parabéns pró... Beijos


  • Wilma Ferreira de Jesus, Escola de Educação Básica , Minas Gerais - disse:
    wilminhaferreira@gmail.com

    16/04/2011

    Cinco estrelas

    Excelente. Conteúdo criativo, bem bolado e relevante.


  • Iraides Silva, E.M.Afrânio Rodrigues da Cunha , Minas Gerais - disse:
    iraidesrs@bol.com.br

    04/04/2011

    Cinco estrelas

    Aula excelente. Parabéns!!!!


  • Eliane Santana Novais, EM PROF DOMINGOS PIMENTEL ULHOA , Minas Gerais - disse:
    lekanovais@yahoo.com.br

    01/04/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da forma e da proposição das atividades. Execelente aula.


  • Rinaldo Pereira da Silva , JENNY GOMES COLEGIO , Ceará - disse:
    rinaldopds@yahoo.com.br

    28/03/2011

    Cinco estrelas

    Sua aula e muito valida pois trata cada vez mais a aproximação do aluno com os colegas como também traz uma busca de valores de amizades e reflexão entre eles para o seu dia a dia na sala de aula facilitando a interação junto do professor com a turma Rinaldo Pereira da Silva Colégio Jenny Gomes Fortaleza - Ceara


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.