14/03/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
- Compreender o conceito de adjetivo e saber identificá-lo;
- Distinguir substantivo de adjetivo;
- Identificar qual palavra o adjetivo caracteriza em um texto;
- Conceito de substantivo.
- Painéis com imagens de borboletas
Professor, fixe os paineis ao quadro, um ao lado do outro, deixando um espaço abaixo para escrita.
Os paineis devem ser pintados de forma bem colorida.
- Jogo em grupos:
Professor, inicie perguntando aos seus alunos, qual é a figura que aparece em cada cartaz. A resposta esperada é que todos digam que se tratam de borboletas. Assim, a professora deverá relembrar aos alunos que a palavra "borboleta" é um substantivo e, assim repassa o conceito estudado dessa classe de palavras.
A seguir, pergunte se todas borboletas são iguais. A resposta esperada é não.
Diante disso, a turma deve ser organizada em dois ou três grupos. Um representante do primeiro grupo deverá dirigir-se ao quadro e escrever logo abaixo a uma das borboletas (o aluno poderá escolher a borboleta que quiser) uma palavra que seja uma característica desta e de nenhuma outra. Frise o fato de que os alunos deverão escrever 1 palavra só.
A professora deverá direcionar de forma que a palavra seja um adjetivo. Assim, se o aluno escolhe, por exemplo, a palavra “coração” para designar uma borboleta que possui um coração desenhado na asa, oriente-o de que essa não é uma característica ( serviria se escrevesse “que tem um coração na asa”), mas aí não seria uma palavra só. Se o aluno acertar, marcará um ponto. Após sua participação, será chamado um integrante do outro grupo e assim por diante até que todos alunos tenham participado.
Ao final, vencerá o grupo que marcar mais pontos, cujos componentes poderão receber alguma premiação como bala ou um adesivo de borboleta colado no caderno.
As palavras ficarão no quadro e devem ser observada pelos alunos de forma a construírem um conceito para adjetivo, (por isso introduza neste momento a nomenclatura) a partir do fato de constatarem que, enquanto os substantivos nomeiam, os adjetivos caracterizam.
- Texto impresso contendo o poema "As Borboletas", de Vinícius de Moraes:
Professor, distribua o texto abaixo:
As borboletas
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas.
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então. . .
Oh, que escuridão!
(Vinícius de Moraes)
Os alunos devem copiar cada adjetivo que se refere à borboleta, com a função de caracterizá-la. Para a correção, busque fazer com que todos alunos participem.
Este e outros planos de aula poderão ser acessados em: http://aprendendoaensinarensinandoaaprender.blogspot.com/
Todo o desenrolar dessa atividade é avaliativo, pois depende da compreensão dos alunos e de sua participação para se chegar ao conceito de adjetivo. No entanto a tarefa final ajudará o professor a identificar os alunos que possuem mais dificuldades. Por isso, além de utilizar a correção como mais um momento para explicar e ajudar o aluno a construir o seu conceito, recomenda-se que se continue trabalhando o assunto nas aulas seguintes.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/10/2014
Cinco estrelasBem legal
05/09/2013
Cinco estrelasEu adorei! Tão simples e eficiente!
21/08/2012
Três estrelasAdorei a sua aula, parabéns e vamos enfrente companheira, bjs.
25/01/2012
Cinco estrelasOlá! Parabéns pela objetividade e criatividade da aula! Excelente sequ~encia didática! Sucesso!