Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O meu lugar no mundo - UCA

 

23/03/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as diferentes escalas de análise do espaço geográfico;

Identificar diferentes formas de representação cartográfica como as imagens de satélite e mapas digitais, que contribuem para (re)conhecer os diferentes lugares;

Refletir sobre a importância de conhecer e localizar os lugares, em especial, o lugar em que mora;

Reconhecer o seu lugar no espaço geográfico.  

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nos anos anteriores os alunos estudaram em Geografia: a casa, a rua, o bairro; agora iniciarão os estudos do município e a importância da localização do lugar em que moram.   

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA

Atividade 1

Professor(a), o desenvolvimento das atividades requer a participação coletiva, o que possibilita o estabelecimento de diálogo e de troca de informações para a construção do conhecimento por meio de atividades exploratórias utilizando como ferramenta o computador aliado a outros recursos tecnológicos. 

1. Como cada aluno estará com um netbook ou no laboratório de informática, inicie esta aula convidando-os a assistir o vídeo da Música Ora Bolas, do Grupo Palavra Cantada, no Youtube. Para isto, eles devem acessar o site (http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt) e, na barra de pesquisa, digitar "Ora Bolas - Palavra Cantada". Ao clicar em pesquisar, os alunos terão acesso ao vídeo:

 Ora bolas musica

 http://www.youtube.com/watch?v=AewiIY5jHy0  Acesso em 13 de março de 2011.

 

A letra da música pode ser acessada no site  http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/286862/  Acesso em 13 de março de 2011.

Ora Bolas

Palavra Cantada

 Oi, oi, oi... olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Quem é esse menino! Esse menino é meu vizinho!
Onde ele mora! Mora lá naquela casa!
Onde está a casa! A casa tá na rua!
Onde está a rua! Tá dentro da cidade!
Onde está a cidade! Do lado da floresta!
Onde é a floresta! A floresta é no Brasil!
Onde está o Brasil, ta na América do Sul

continente americano cercado de oceano das
terras mais distantes de todo o planeta
E como é o planeta!

O planeta é uma bola que rebola lá no céu

2. Após a apresentação estabeleça um diálogo com os alunos. Questione-os sobre a canção apresentada. Brinque com a música, questionando os alunos sobre:   

  1. Quem é esse menino?
  2. Onde ele menino mora?
  3. Onde fica a casa em que o menino mora?
  4. E a rua em que o menino mora fica onde?
  5. Onde fica a cidade em que o menino mora?
  6. E a floresta?
  7. E onde fica o Brasil?   

 

3. Questione os alunos se na letra da canção tem alguma palavra que eles não conheçam. Depois, solicite que acessem a internet para encontrar o significado das palavras; como sugestão, ver definição em: http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx . Procure sistematizar as informações de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Anote as dúvidas espontâneas que possam surgir e, a partir dessas dúvidas, procure estabelecer objetivos para as próximas aulas.

Professor, o objetivo do trabalho inicial com a música é o de estimular no aluno a observação dos lugares e a sua inserção nas diferentes escalas de análise do espaço geográfico. 

 2ª AULA

Atividade 2

1. Professor(a), para esta atividade é preciso orientar os alunos a realizarem o download do programa Google Earth e, sempre que necessário, o mesmo poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades. Utilizando o netbook, solicite aos alunos que  acessem o Google Earth (Disponível em http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html Acesso em 13 de março de 2011). 

 

Google Eart

Imagem: Link inicial do Google Earth

Fonte: http://www.google.com.br  Acesso em 13 de março de 2011 

 

 2. Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial será a do Planeta Terra. 

 

Google Eart

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a barra de ferramentas 

Fonte: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html  Acesso em: 13 de março de 2011

 

3. Convide os alunos a passearem pelo planeta utilizando o mouse. Peça para que identifiquem os elementos que compõem o planeta e relacione-os com as cores apresentadas: azul/oceanos, marrom/continentes, os limites entre os continentes e países em amarelo. Converse sobre a utilização das cores para a representação das imagens do Google Earth. Peça que identifiquem como estão representadas as terras emersas e como estão representadas as águas (azul, variando a tonalidade de acordo com a profundidade). Importante lembrar que há águas salgadas (oceanos e mares) e doces no continente (rios, lagos, lagoas).

IMAGEM 1

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o continente Africano

Fonte: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html  Acesso em: 13 de março de 2011

 

4. Na barra de ferramentas digite - Continente Americano. Convide os alunos a passearem pelo continente, destacando a América do Sul.

 

IMAGEM 2

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o continente Americano 

Fonte: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html  Acesso em: 13 de março de 2011

 

5. Solicite que localizem o Brasil, digite o nome do país na barra de ferramentas. Identifique os limites territoriais, mostre os oceanos e destaque o oceano que banha o Brasil, o Atlântico.  

 

IMAGEM 3

 Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o Brasil  

Fonte: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html  Acesso em: 13 de março de 2011

 

6. Depois, solicite aos alunos que procurem no dicionário digital o significado das palavras oceano e continente. Sistematize as informações de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. No decorrer da conversa, junto com os alunos, construa os conceitos de oceano e de continente, peça para que registrem no caderno.

Então, reflita com os alunos sobre o lugar em que moramos, planeta Terra, continente americano, Brasil, mas em que estado do país? Na barra de ferramentas digite o nome do estado em que moram. E, depois o município.

Como exemplo, o estado de Minas Gerais.

 IMAGEM 4

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o estado de Minas Gerais 

Fonte: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html  Acesso em: 13 de março de 2011

Outro exemplo, o município de Uberlândia - Minas Gerais.

IMAGEM 5

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o município de Uberlândia - Minas Gerais 

Fonte: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html  Acesso em: 13 de março de 2011

 

Professor, o objetivo do trabalho inicial com as imagens é o de estimular o interesse por conhecer o lugar em que moram, além de iniciar os estudos das escalas do espaço geográfico, do global ao local, o que permite estabelecer relações e reconhecer o seu lugar no mundo. 

3ª AULA

Atividade 3

1. Professor, organize um ambiente que possibilite instigar a imaginação dos alunos. Convide-os a imaginar que a escola onde estudam receberá um presente. Mas, tem um problema: a pessoa que vai presentear a escola mora em outro estado do país e não sabe como fazer para que o pacote chegue até ela. Questione os alunos: O que a pessoa que vai presentear a escola precisa saber para que o presente chegue ao seu destino? Espera-se que os alunos respondam que a pessoa que vai enviar o presente precisa saber o endereço. Então, incite os alunos a responderem: quais informações devemos saber para que o endereço seja informado corretamente? 

 2. Usando o netbook ou no laboratório de informática, peça aos alunos que acessem, o Google Earth e, na barra de ferramentas, o último link, o Google Maps (Disponível em http://maps.google.com/maps Acesso em 13 de março de 2011).

Google maps

Imagem: Link do Google Maps

Fonte: http://www.google.com.brDisponível em 13 de março de 2011 

3. Oriente os alunos a pesquisarem no Google Maps o município/distrito em que moram; basta digitar na barra de ferramentas o nome do município/distrito e solicitar a pesquisa. O mapa possibilita perceber os limites do município/distrito. Depois, pergunte aos alunos se eles sabem o nome do bairro ou o local em que fica a escola que estudam; solicite que pesquisem no mapa. Pergunte o nome da rua em que está localizada a nossa escola. Se não souberem, antecipadamente, combine com o professional da secretaria da escola para ir até a sala de aula e contar para a turma e, posteriormente, pesquisem no mapa. No Google Maps, pesquisem o nome da rua da escola, observem os nomes das ruas vizinhas que juntas formam o quarteirão. Destaque que é possível identificar o CEP, informação substancial para localizar os lugares.

Professor(a), esclareça que o Código de Endereçamento Postal (CEP), é um conjunto de números que foi criado para localizar e identificar os lugares. Pense na dificuldade dos carteiros em entregar uma carta ou encomenda sem saber a localização correta. O primeiro número do CEP corresponde a uma região postal, o segundo a sub-região e, consecutivamente, os outros números indicam o estado, a cidade, o bairro e a rua. O que facilita para o carteiro encontrar o lugar em que deverá entregar a correspondência. No caderno, registrem o endereço da escola em que estudam. Solicite ao alunos que tragam para a próxima aula um comprovante de endereço (conta de água, energia elétrica, telefone ou alguma correspondência) do lugar em que moram.

4ª AULA

Atividade 4

1. Professor(a), usando o netbook ou no laboratório de informática, realize com os alunos uma atividade parecida com a anterior, na qual foi localizada a rua da escola, mas agora peça para que localizem a rua onde moram. Solicite aos alunos que observem o comprovante de endereço e que encontrem no Google Maps:

a. A rua em que moram (sugere-se colocar o número da casa, o que facilita a localização);

b. As ruas vizinhas que juntas formam o quarteirão da casa em que moram. Peça que registrem no caderno o seu endereço completo (logradouro - rua / avenida / travessa / alameda), número, bairro, cidade, estado e CEP);  

c. Finalmente, os alunos podem organizar uma agenda, em ordem alfabética, com o endereço dos alunos da turma. Sugere-se que eles enviem para o email do professor o endereço completo, o que facilita a organização da agenda da turma. 

2. Agora, voltando à música Ora Bolas, convide os alunos a cantarem a canção que mostra o lugar do menino no mundo. Solicite aos alunos que ilustrem o seu lugar no mundo. Deixe que usem a criatividade, mas é importante verificar se estabeleceram relações entre as diferentes escalas (casa – rua – bairro – cidade – país- continente – mundo). Organizem um painel com as ilustrações, com o titulo “O meu lugar no mundo”.

3. Observem o mural e identifiquem as semelhanças e as diferenças existentes entre as ilustrações. Professor(a), solicite que registrem as observações no caderno. 

Evidencie que convivemos em lugares coletivos: a escola, o município, o estado, o país e o mundo, mas que também temos lugares singularidades, como o lugar em que fica a nossa casa. A casa localiza-se em uma das escalas de análise do espaço geográfico, que faz parte de um conjunto maior, até o mundo. Portanto, todos temos um lugar no mundo.  

5ª AULA

Atividade 5

1. Solicite aos alunos que escrevam uma carta contando para um colega de sala o que ele aprendeu com os estudos realizados. Recolha a carta que será objeto de avaliação e, após a correção, devolva para os alunos para dar continuidade à atividade. 

2. Converse com os alunos sobre a mudança de hábitos da sociedade. Informe que o hábito de escrever cartas era muito comum, muitas pessoas ainda o tem, mas com o desenvolvimento da tecnologia e da internet o contato tem sido realizado também por email e por outros recursos. 

6ª AULA

Atividade 6

1. Após corrigir as cartas, devolva para os alunos e, juntos, realizem o sorteio entre os colegas (como amigo secreto) para que troquem as cartas. No dia combinado será feito o sorteio do amigo da carta e, nesse dia, cada aluno deverá trazer um envelope de cartas e preenchê-lo. Lembre-os que o remetente é quem escreve a carta, o endereço é de quem envia a carta; e o destinatário é quem receberá a carta, o endereço é o do colega. As cartas poderão ser enviadas pelo Correio, caso seja possível levá-los até uma agência. Se não for possível ir até uma agência dos correios para postar a carta, organize, na escola, um espaço de postagem em que os alunos irão depositar a carta e, em outro momento, o professor–carteiro irá entregar as correspondências aos destinatários. 

O objetivo do trabalho é o de estimular a observação das diferentes escalas do espaço geográfico e de incentivar a produção escrita, o que permite desenvolver as habilidades de localização e de comunicação.  

Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa, para a produção das cartas, e com História para discutir a  evolução dos meios de comunicação.  

Recursos Complementares

Leituras sugeridas para o professor:

VALENTE, José Armando (Org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento.  Campinas: UNICAMP / NIED, 1999. Disponivel em: http://www.nied.unicamp.br/ Acesso em  setembro de 2010. 

_____. Computadores e Conhecimento: repensando a educação.  Campinas: UNICAMP / NIED, 1993. Disponível em: http://www.nied.unicamp.br/ Acesso em setembro de 2010

Sobre uso do Google docs:

Disponível em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf .

Avaliação

Professor(a), ao avaliar os alunos leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver atividades de maneira colaborativa;
  3. A utilização das representações cartográficas para identificar as categorias de analise do espaço geográfico;
  4. A habilidade  de reconhecer, a partir das categorias de análise, o seu lugar no mundo;  
  5. A produção do texto solicitado (carta) e a participação na postagem, compreendendo a importância da localização dos lugares. 
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 5/10 - 50%
  • Quatro estrelas 4/10 - 40%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 1/10 - 10%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Priscilla, Universidade Federal de Uberlândia , Minas Gerais - disse:
    priscillaseilhe@hotmail.com

    21/07/2014

    Cinco estrelas

    O meu lugar no mundo !! Muito bem elaborado, pude participar um pouquinho dessa experiência este ano e posso dizer que essa professora demonstra total interesse em fazer com que seus alunos aprendam de forma prazerosa!


  • Eliane, Esc. Benedito Soares Castro , Goiás - disse:
    elianefernandescoelho@gmail.com

    14/09/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom, fiz algumas adaptações e os meninos participaram com interesse.


  • Ezequiel Raimundo da Silva, IFPE- Licenciando em Geografia EaD Polo Gravatá. , Pernambuco - disse:
    jaimejuliojunior@hotmail.com

    04/06/2013

    Cinco estrelas

    Esse modelo de AULA, tornou-se muito prático para o processe de ensino/aprendisagem, aja vista que, tanto a professora-Autora quanto a co-autora, tiveram a criatividade de repassar, as informações necessárias para os alunos de forma agradável, utilizando os recursos que a tecnologia e a mídia dispõe, nas mais sofsticadas modalidades ao alcançe dos alunos das nossas escolas. Assim o aprendizado ficou facil e prazeroso. Parabens a Autora e co-autora, muito sucesso nesta caminhada.


  • MARILIA, E.M.Dona Maria Sofia , Minas Gerais - disse:
    mamuscalopes@yahoo.com.br

    25/02/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito do desenvolvimento da aula.Tirei muitas sugestões e adaptei ao conteúdo e aos meus alunos.Pena que não temos notbook e ainda não fomos autorizadas a utilizar a sala de informática.Mas o portal do professor tem me ajudado muito.


  • Heloísa Helena Silva Sousa , PROGRAMA MPROJ.MAIS EDUCAÇÃO (E. E. DOM JOSÉ DO DESPRAIADO). , Mato Grosso - disse:
    helosilvasousa@hotmail.com

    12/06/2012

    Cinco estrelas

    Riquíssimas as opiniões sugeridas, aulas interessantes com dinâmicas onde pode levar os alunos a conhecer os espaços geográficos com descobertas a cada dia. PARABÉNS!


  • rosa cavali rohenkohl, E.E.F.M .VICENTE FARENCENA. , Rio Grande do Sul - disse:
    rosarohenkohl@gmail.com

    29/05/2012

    Quatro estrelas

    Muito interessante, uma maneira divertida de entender o lugar e o espaço ler a paisagem do seu município entender o espaço em que vive.


  • Neide Gonçalves Pinheiro, EMEF Antonio de Smpaio , São Paulo - disse:
    neideshalon@GMAIL.COM

    21/02/2012

    Cinco estrelas

    Seu plano de aula e as indicações de links, eu julgo riquíssimo de informações necessárias para o desenvolvimento das habilidades de localização e comunicação entre outros. obrigada ajudou - me muito


  • José Valdejá da Silva, EM PREFEITO WILMAR ALVES DE OLIVEIRA , Minas Gerais - disse:
    valdeja@yahoo.com.br

    06/08/2011

    Quatro estrelas

    Muito boa aula, podendo contar com o uso dessa ferramenta como um dos recursos mais atualizados para o professor, só pode dar um resultado positivo em sala de aula, acredito que a avaliação desta aula será positivo, porque se for trabalhado bem, explorar estes recursos e deixar com que o aluno construa seu próprio conhecimento terminará com muito significado e com certeza com a assimilação do conteúdo, alcançando então os objetivos propostos. Parabéns para as autoras.


  • CLEONICE DO CARMO BORGES, ESCOLA ESTADUAL SINHANA BORGES , Minas Gerais - disse:
    cleo@onda.net.br

    01/04/2011

    Quatro estrelas

    CLASSIFIQUEI ERRONEAMENTE NO EMAIL ANTERIOR


  • CLEONICE DO CARMO BORGES, ESCOLA ESTADUAL SINHANA BORGES , Minas Gerais - disse:
    cleo@onda.net.br

    01/04/2011

    Uma estrela

    As orientações foram muito interessantes, pena que minha escola não tem computadores suficientes para todos os alunos acessarem.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.