10/07/2009
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
* Conhecimentos básicos de Calor (temperatura e energia térmica).
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática;
• Desenvolvimento de um experimento. Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1 abaixo) necessários para a realização do experimento nestas aulas.
Motivação:
Sugerimos que o professor, após pedir para que os alunos formem grupos de quatro a cinco integrantes, pergunte a eles qual a importância de s e combater o desmatamento das nossas florestas, principalmente as queimadas (Fig. 1).
Figura 1 – Queimada.
Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/desmatamento%20e%20poluicao%20do%20ar.jpg. Acesso em: 05 Jun. 2009
Além de ouvir as opiniões dos alunos sobre as queimadas das florestas, pergunte também como eles imaginam que os balões (Fig. 2) fazem para conseguirem subir.
Figura 2 - Balões.
Imagem disponível em: http://portal180.uol .com.br/blog/wp-content/uploads/2006/11/baloes.jpg. Acesso em: 01 jul. 2009.
Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá apresentar duas reportagens ("70% da população culpa madereiros e fazendeiros por desmatamento da Amazônia" e "Desmate faz nuvem "seca" proliferar na Amazônia"), conforme o link segue abaixo, e cujo propósito é de mostrar o desmatamento das florestas brasileiras e o perigo dos desmatamentos.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u576563.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u505751.shtml
Sugeri mos que o professor, após a leitura e discussão das reportagens pelos grupos, promova uma discussão entre todos os alunos da sala, favorecendo que eles concluam que o desmatamento é muito ruim para a vida selvagem e para o homem, pois ela faz com que o clima fique mais seco e prejudicial para a vida humana e animal.
Pergunte aos alunos se eles sabem o porquê do ar ficar mais seco quando ocorrem queimadas e qual a relação disto com a Física. Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dizer que estas respostas poderão ser dadas durante o decorrer destas aulas.
Atividade 1
Foi visto anteriormente a importância de se combater às queimadas. Nesta atividade, será abordado o conceito físico que está diretamente relacionado com as queimadas.
Assim, sugerimos que o professor fale para os alunos que eles desenvolverão um experimento no qual eles poderão responder a pergunta feita anteriormente (do porque o ar ficar mais seco quando ocorre uma queimada).
Neste momento, o professor deverá apresentar o recurso (que se trata de uma experiência) postado abaixo.
Propagação de calor por convecção - 1
Link do Recurso no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13109/propagacaodecalorporconveccao.pdf
Este experimento (Fig. 3) consiste em demonstrar a transmissão de calor por convecção (um tipo de troca de calor).
Figura 3 – Representação da experiência.
Neste experimento poderá ser visto que ocorre convecção em um líquido dentro de um copo quando ele é aquecido.
Colocaremos um pouco de leite no fundo de um copo d'água e aqueceremos este copo com uma vela. Como o leite se encontra no fundo do copo ele irá aquecer primeiro por estar mais próximo da chama da vela.
Quando aquecemos o leite ele fica mais leve que uma mesma quantidade de água não aquecida que está acima dele. Fazendo com que a parte aquecida suba e a parte não aquecida desça.
Observamos que a lista de materiais necessários para a realização destas experiências encontra-se na Tabela 1 abaixo.
Tabela 1 – Lista de Materiais
Materiais |
Comentários |
Um copo americano |
Copo deve ser transparente |
Um recipiente para colocar o leite |
Pode ser qualquer frasco ou até mesmo um copo |
Um canudinho de bebe r refrigerante |
De preferência transparente |
Água |
Um copo de água e que seja suficiente para encher o canudinho |
Uma vela |
Para aquecer o copo |
Fósforo |
Para acender a vela |
Em relação à montagem do experimento, o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:
Figura 4 – Copos com água e leite.
Figura 5 – Demonstração de como colocar o leite no copo com água.
Ao término do experimento faça o seguinte questionamento aos alunos:
· O que aconteceu com o leite que estava no fundo do copo?
· Este acontecimento com o leite pode ser visto quando a água entra em ebulição numa panela?
· Este fenômeno acontece com o ar?
Explique aos alunos que este tipo de transmissão de calor ocorre somente em fluídos (gases e líquidos) e questione-os, novamente, sobre o porquê o clima ficar mais quente em lugares onde a florestas foi desmatada.
Após ouvir as respostas dos alunos, os ajude a compreender que por causa do desmatamento, o ar é aquecido mais rápido e sobe para a atmosfera, fazendo com que o clima fique mais quente e seco, pois não há mais árvores para absorver este calor do sol. Relacionando a mesma ideia com os balões, podemos visualizar que quando o baloeiro aquece o ar que está dentro do balão este fica menos denso que o ar de fora e ocasionando assim uma força para que o balão suba.
Atividade 2
A transmissão de calor por convecção está muito presente no nosso cotidiano, como vimos nos dois exemplos citados na motivação. Para verificar o aprendizado dos alunos e a visualização deste conceito no cotidiano deles, sugira que os alunos em grupos façam uma disputa entre eles. Peça para que cada grupo pesquise em livros e na internet o máximo de exemplo do nosso cotidiano em que é visível a troca de calor por convecção. O grupo que conseguir mais exemplos desta troca será o vencedor.
Fazendo esta atividade os alunos irão se divertir e aprender mais sobre a convecção, pois terão que verificar se em todos os exemplos existe mesmo a transmissão de calor por convecção.
SUGESTÃO
O professor poderá fazer os seguintes questionamentos aos alunos: “Um estudante observa que no laboratório da sua escola há dois termômetros (Fig. 6) que marcam temperaturas diferentes. Isso é possível? Eles não deveriam marcar a mesma temperatura?”.
Figura 6 – Termômetro.
Imagem disponível em: http://www.tribunamedicapress.pt/images/stories/termometro2.jpg. Acesso em: 05 jun. 2009
É importante que o professor incentive a discussão entre os alunos a respeito desta pergunta, bem como medie esta, favorecendo a formação da construção do saber de que, como as correntes de ar vão das regiões mais frias para as mais quentes. Assim, se medirmos a temperatura do ar ao longo de uma corrente de convecção a partir da região de temperatura mais baixa, obteremos temperaturas crescentes. De acordo com a Lei Zero da Termodinâmica, todo o ambiente tende a atingir uma única temperatura no equilíbrio térmico, mas este só é possível em ambientes fechados e termicamente isolados (1).
Referências Bibliográficas
(1) – Gaspar, Alberto. Física 1º Edição. p. 367, 2008.
Nome | Tipo |
---|---|
Propagação de calor por convecção - 1 | Experimento prático |
Teoria e experimentos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Convec%C3%A7%C3%A3oQuatro estrelas 2 classificações
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06/05/2015
Quatro estrelasmuito legal esse experimento.me ajudou muito para a materia de ciencias
24/03/2010
Cinco estrelasA abordagem foi bem interessante, pois integrou diversos recursos. Esta é uma forma excelente de permitir que os alunos aprendam Fisica.