31/03/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Para que os alunos compreendam melhor esta aula é importante que tenham estudado os seguintes conteúdos: A crise do feudalismo e A Formação dos Estados Nacionais;
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao projeto UCA (Um computador por aluno).
I- Aula com vídeos: características principais do RENASCIMENTO
a. Para iniciar o estudo sobre as principais características do Renascimento, os alunos devem acessar, no youtube (http://www.youtube.com.br), os dois vídeos propostos para esta aula. O professor pode orientá-los a digitar "renascimento cultural" na barra de pesquisa ou apresentar o endereço web para que tenham acesso direto.
VÍDEO 1: História 07. Renascimento cultural e reformas religiosas Parte 1 -
Disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=fU9LiDWwKCo
VÍDEO 2: História 07. Renascimento cultural e reformas religiosas Parte 2 -
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2fqIb5_WO0s
Observação: O vídeo 1 tem 13 minutos e 6 segundos de duração. O vídeo 2 tem aproximadamente 13 minutos de duração e não precisará ser visto até o final pelos alunos, uma vez que ele irá abordar, depois dos 7 minutos e 45 segundos de exibição, outra temática: A Reforma Protestante.
b. Ainda explorando o tema a partir do trabalho com vídeos, convide os alunos a assistirem o vídeo abaixo:
Apresenta vídeo que mostra o surgimento da idade moderna com o advento do renascimento na sociedade. São explicadas as principais ideias do renascimento: antropocentrismo, hedonismo, individualismo, racionalismo e otimismo. Duração: 4 min, 22 s.
Vídeo e resumo de apresentação disponíveis em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28232
Professor, divida os alunos em grupos para que discutam as idéias centrais dos três vídeos. Depois, os grupos devem socializar suas primeiras conclusões. Mesmo que ainda não consigam responder com uma argumentação bem fundamentada, estimule-os a pensar sobre algumas questões que serão retomadas ao longo do desenvolvimento das atividades; por exemplo:
II - Os três períodos do Renascimento: Trecento, Quatrocento e Cinquecento
1- Oriente os alunos a buscarem informações a respeito da denominação e das principais características dos três períodos do Renascimento: trecento, quatrocento e cinquecento. Para tanto, podem consultar, entre outros, os seguintes endereços web:
http://gephiseseba.blogspot.com/2011/03/europa-entre-fe-e-razao.html
http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/fases-renascimento-italiano.htm
2- A partir da compreensão sobre as características principais de cada período do Renascimento, peça aos alunos que formem grupos e façam uma pesquisa sobre artistas renascentistas. Depois façam um quadro colocando o nome desses artistas no seu período correspondente;
Periodização |
Trecento |
Quatrocento |
Cinquecento |
Nome do Artista |
|
|
|
Sugestão de sites para a pesquisa:
http://www.brasilescola.com/historiag/artistas-renascimento-italiano.htm
http://www.suapesquisa.com/renascimento/
http://educacao.uol.com.br/artes/ult1684u17.jhtm
I- TRABALHANDO COM IMAGENS:
IMAGENS MEDIEVAIS
1.
Missal Weingarten, iluminura sobre pergaminho
Disponível : http://sumateologica.wordpress.com/tag/historia-medieval/
2.
Famosa iluminura do Espelho das Virgens (séc. XIII), manuscrito destinado às freiras noviças, que mostra o trabalho no campo, realizado, em sua maior parte, pelas próprias monjas.
Disponível: http://www.ricardocosta.com/textos/Vida%20camponesa.htm
3.
Agonia no Jardim das Oliveiras - Iluminura medieval
Disponível: http://www.pliniocorreadeoliveira.info/DIS_SD_720330_Sexta_Feira_Santa.htm
IMAGENS RENASCENTISTAS:
1.
Criação do Homem de Michelangelo
Disponível: http://thebrca.blogspot.com/2010/11/criacao-do-homem-michelangelo.html
2.
O nascimento da Vênus
3.
A Escola de Atenas
Orientações para a atividade:
II - Organizando uma Exposição Renascentista
A proposta:
1- Aproveitando o quadro elaborado pelos alunos na atividade 1, selecione o nome de vários artistas renascentistas tomando o cuidado para que estes não sejam apenas de um único período da renascença e que estejam relacionados à todas as dimensões artísticas, ou seja, pintura, escultura, literatura, etc. Exemplos: Leonardo da Vinci, Rafael, Michelangelo, Sandro Botticelli, Giotto, Camões, Galileu Galilei, Giordano Bruno,entre outros.
2- Faça um sorteio dos artistas a serem apresentados na exposição pelos alunos. O número de artistas e obras pesquisadas dependerá da quantidade de alunos que houver na sala de aula.
3- Em dupla, os alunos ficarão responsáveis por pesquisar vida e obra do artista sorteado e preparar material para apresentação de sua obra na exposição.
Esta aula poderá ser realizada conjuntamente com o professor da Área de Artes, o qual orientará os alunos na montagem da exposição.
TEXTO 1:
“Os renascentistas consideravam a Idade Média como um período de trevas, a “noite de mil anos”. No entanto, as bases do renascimento foram lançadas em plena Idade Média. Muitos consideram que o Humanismo e o Renascimento tenham sido a ruptura com os valores medievais, e não uma continuidade evolutiva. De fato, o Renascimento representou uma reação aos padrões culturais medievais. Conceitos como teocentrismo foram preteridos em favor do antropocentrismo, a razão contrapôs a fé, o paganismo (não ateísmo) se opôs à religiosidade.”
Disponível em: http://www.debatesculturais.com.br/humanismo-e-renascimento/
TEXTO 2:
''É preciso deixar claro que não existe um consenso entre os historiadores no que se refere à ideia de ruptura ou continuidade do passado quando o assunto é o Renascimento cultural e cientifico, fenômeno social que se processou na chamada passagem da Idade Média para a Moderna. Por um lado, tal movimento pode ser visto como um marco na divisão de dois períodos, apresentado um novo modo de pensar, uma nova atitude perante a vida, novos temas abordados sobre o mundo intelectual e artístico para demonstrar isso. Neste sentido, podemos entender o Renascimento como ruptura."
TRABALHANDO OS TEXTOS:
I- Orientações para o trabalho com os textos
Peça aos alunos que respondam as seguintes questões:
1. Por que o nome Renascimento demonstra preconceito com a Idade Média? Explique com suas palavras.
2. Cite algumas caracteristicas que diferenciam a Idade Média do período renascentista.
3. Existe uma diferença na forma como os medievalistas viam o relacionamento de Deus com os homens em relação aos renascentistas? Justifique.
Como culminância das atividades desenvolvidas, promova um debate entre os alunos retomando as questões colocadas na atividade 1, após o trabalho com os vídeos, também as questões relativas ao trabalho com as imagens e, finalmente, as questões suscitadas pelo trabalho com os textos.
II- Fazendo uma cruzadinha sobre o tema RENASCIMENTO
Depois de estudar sobre o Renascimento, os alunos devem montar uma cruzadinha. Ao final, devem socializar as suas produções com os outros colegas.
R
E
N
A
S
C
I
M
E
N
T
O
Professor, assim que os alunos elaborarem suas cruzadinhas, estimule-os a buscar, na internet, outras cruzadinhas sobre o mesmo tema para que testem seus novos conhecimentos sobre o assunto.
Por exemplo, conferir:
http://www.prof2000.pt/users/mjosemir/ccdi/TP1/Hotpotatoes8/C12_RenascimentoItaliano.htm
Nome | Tipo |
---|---|
Renascimento | Vídeo |
Vídeo:
Novo Telecurso - Ensino Médio - História - Aula 16 (1 de 2)
http://www.youtube.com/watch?v=CKMGZPzi9OU
Novo Telecurso - Ensino Médio - História - Aula 16 (2 de 2)
http://www.youtube.com/watch?v=60jGiibCyVo
O olhar de Leonardo Da Vinci
http://super.abril.com.br/cultura/olhar-leonardo-vinci-446403.shtml
Leonardo da Vinci - O homem de todos os códigos
http://historia.abril.com.br/cultura/leonardo-vinci-homem-todos-codigos-434694.shtml
Site História da Arte:
http://www.historiadaarte.com.br
Aula no Portal:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15736
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: debates, produção de quadro de artistas, produção de textos, pesquisas, exposições, criação de cruzadinhas e também por atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/02/2019
Cinco estrelasParabéns pela aula. Vou aproveitar em meus caminhos pedagógicos...
08/05/2015
Cinco estrelasAchei muito bom. Me ajudou muito, principalmente nos planejamentos das minhas aulas. Parabéns!
14/06/2013
Cinco estrelase muito ver q ha sites publicado boas materias obrigada
28/08/2012
Quatro estrelasOtima aula camarada!
25/03/2012
Cinco estrelasGostei da diversidade de atividade, dando oportunidade de ver todo o conteúdo em todos os ângulos sem monotonia. Realmente o conteúdo foi muito bem explorado.