Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Renascimento e Humanismo na Europa da Idade Moderna - UCA

 

31/03/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os elementos específicos do renascimento e do movimento humanista na idade moderna.
  • Entender o conceito de antropocentrismo.
  • Compreender as transformações provocadas pelo renascimento na Europa.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que os alunos compreendam melhor esta aula é importante que tenham estudado os seguintes conteúdos: A crise do feudalismo e A Formação dos Estados Nacionais;

Estratégias e recursos da aula

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao projeto UCA (Um computador por aluno).

                                                                        

ATIVIDADE 1: ENTENDENDO O RENASCIMENTO E O HUMANISMO 

 

I- Aula com vídeos: características principais do RENASCIMENTO

 

a. Para iniciar o estudo sobre as principais características do Renascimento, os alunos devem acessar, no youtube (http://www.youtube.com.br), os dois vídeos propostos para esta aula. O professor pode orientá-los a digitar "renascimento cultural" na barra de pesquisa ou apresentar o endereço web para que tenham acesso direto.

 

 VÍDEO 1:  História 07. Renascimento cultural e reformas religiosas Parte 1 - 
 

Vídeo 1

Disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=fU9LiDWwKCo

 

VÍDEO 2:  História 07. Renascimento cultural e reformas religiosas Parte 2 -

 Vídeo 2

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2fqIb5_WO0s  

 

  Observação: O vídeo 1 tem 13 minutos e 6 segundos de duração. O  vídeo 2 tem aproximadamente 13 minutos de duração e não precisará ser visto até o final pelos alunos, uma vez que ele irá abordar, depois dos 7 minutos e 45 segundos de exibição, outra temática: A Reforma Protestante.

 

b. Ainda explorando o tema  a partir do trabalho com vídeos, convide os alunos a assistirem o vídeo abaixo:

 

 

 

 

Apresenta vídeo que mostra o surgimento da idade moderna com o advento do renascimento na sociedade. São explicadas as principais ideias do renascimento: antropocentrismo, hedonismo, individualismo, racionalismo e otimismo. Duração: 4 min, 22 s.

Vídeo e resumo de apresentação disponíveis em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28232 

 

 Grupo

 Professor, divida os alunos em grupos para que discutam as idéias centrais dos três vídeos. Depois, os grupos devem socializar suas primeiras conclusões. Mesmo que ainda não consigam responder com uma argumentação bem fundamentada, estimule-os a pensar sobre algumas questões que serão retomadas ao longo do desenvolvimento das atividades; por exemplo:

 

  • Por que o termo Renascimento?
  • Em qual momento da História os renascentistas vão buscar a sua inspiração artística e cultural?
  • Que cidades foram pioneiras no movimento renascentista?
  • Que fatores explicam o pioneirismo italiano no renascimento?
  • Por que, para os renascentistas, a Idade Média deveria ser conhecida como Idade das Trevas?
  • O que é o Antropocentrismo?
  • Qual a diferença do antropocentrismo com o teocentrismo?
  • Quais as principais idéias do renascimento? Explique cada uma delas.
  • Qual a característica principal do Renascimento?
  • O que é Humanismo?
  • Por que não podemos confundir humanismo com antropocentrismo?

 

II - Os três períodos do Renascimento: Trecento, Quatrocento e Cinquecento

 

1- Oriente os alunos a buscarem informações a respeito da denominação e das principais características dos três períodos do Renascimento: trecento, quatrocento e cinquecento. Para tanto, podem consultar, entre outros, os seguintes endereços web:

http://gephiseseba.blogspot.com/2011/03/europa-entre-fe-e-razao.html

http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/fases-renascimento-italiano.htm 

 

2- A partir da compreensão sobre as características principais de cada período do Renascimento, peça aos alunos que formem grupos e façam uma pesquisa sobre artistas renascentistas. Depois façam um quadro colocando o nome desses artistas no seu período correspondente;

 

Periodização

Trecento

Quatrocento

Cinquecento

Nome do Artista

 

 

 

 

 Sugestão de sites para a pesquisa:

http://www.brasilescola.com/historiag/artistas-renascimento-italiano.htm 

http://www.suapesquisa.com/renascimento/

http://educacao.uol.com.br/artes/ult1684u17.jhtm   

 

 

 

ATIVIDADE 2 - ARTE MEDIEVAL X ARTE RENASCENTISTA

 

I- TRABALHANDO COM IMAGENS:

 

IMAGENS MEDIEVAIS

 

1.

 Medieval 1

                                                                                                             Missal Weingarten, iluminura sobre pergaminho

                                                                                                          Disponível : http://sumateologica.wordpress.com/tag/historia-medieval/

 

2.

 

Imagem Medieval 2

 

Famosa iluminura do Espelho das Virgens (séc. XIII), manuscrito destinado às freiras noviças, que mostra o trabalho no campo, realizado, em sua maior parte, pelas próprias monjas.

Disponível:  http://www.ricardocosta.com/textos/Vida%20camponesa.htm

 

3.

Imagem Medieval 3

Agonia no Jardim das Oliveiras - Iluminura medieval

Disponível: http://www.pliniocorreadeoliveira.info/DIS_SD_720330_Sexta_Feira_Santa.htm

 

 

IMAGENS RENASCENTISTAS:

 

1.

 

Renascimento

 

Criação do Homem de Michelangelo

Disponível: http://thebrca.blogspot.com/2010/11/criacao-do-homem-michelangelo.html

 

 

2.

 

Renascimento 2

 

O nascimento da Vênus

Disponível: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/historia/historia_da_arte/renascimento_cultural/hist_arte_2_renascimento_pintura

 

3.

 

Renascimento 3

 

A Escola de Atenas

Disponível: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/historia/historia_da_arte/renascimento_cultural/hist_arte_2_renascimento_pintura

 

Orientações para a atividade:

  1. Peça aos alunos que observem bem todas as imagens apresentadas.
  2. Solicite que identifiquem os principais elementos que diferenciam as imagens medievais das renascentistas.
  3. Questione os alunos: onde existe maior facilidade em se perceber a representação das emoções dos personagens? Onde os movimentos são mais bem detalhados?
  4. Analise com os alunos se é possível perceber valores renascentistas nas imagens apresentadas.

 

exposição

II - Organizando uma Exposição Renascentista

 

A proposta:

1- Aproveitando o quadro elaborado pelos alunos na atividade 1, selecione o nome de vários artistas renascentistas tomando o cuidado para que estes não sejam apenas de um único período da renascença e que estejam relacionados à todas as dimensões artísticas, ou seja, pintura, escultura, literatura, etc. Exemplos: Leonardo da Vinci, Rafael, Michelangelo, Sandro Botticelli, Giotto, Camões, Galileu Galilei, Giordano Bruno,entre outros.

2- Faça um sorteio dos artistas a serem apresentados na exposição pelos alunos. O número de artistas e obras pesquisadas dependerá da quantidade de alunos que houver na sala de aula. 

3- Em dupla, os alunos ficarão responsáveis por pesquisar vida e obra do artista sorteado e preparar material para apresentação de sua obra na exposição.

 

Esta aula poderá ser realizada conjuntamente com o professor da Área de Artes, o qual orientará os alunos na montagem da exposição.  

 

ATIVIDADE 3 - O RENASCIMENTO NOS TEXTOS

 

TEXTO 1:

“Os renascentistas consideravam a Idade Média como um período de trevas, a “noite de mil anos”. No entanto, as bases do renascimento foram lançadas em plena Idade Média. Muitos consideram que o Humanismo e o Renascimento tenham sido a ruptura com os valores medievais, e não uma continuidade evolutiva. De fato, o Renascimento representou uma reação aos padrões culturais medievais. Conceitos como teocentrismo foram preteridos em favor do antropocentrismo, a razão contrapôs a fé, o paganismo (não ateísmo) se opôs à religiosidade.”

 

Disponível em: http://www.debatesculturais.com.br/humanismo-e-renascimento/

 

TEXTO 2:

''É preciso deixar claro que não existe um consenso entre os historiadores no que se refere à ideia de ruptura ou continuidade do passado quando o assunto é o Renascimento cultural e cientifico, fenômeno social que se processou na chamada passagem da Idade Média para a Moderna. Por um lado, tal movimento pode ser visto como um marco na divisão de dois períodos, apresentado um novo modo de pensar, uma nova atitude perante a vida, novos temas abordados sobre o mundo intelectual e artístico para demonstrar isso. Neste sentido, podemos entender o Renascimento como ruptura."

 

Disponível em: http://gephiseseba.blogspot.com/search?updated-min=2011-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2012-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=1

 

TRABALHANDO OS TEXTOS:

 

I- Orientações para o trabalho com os textos

Peça aos alunos que respondam as seguintes questões:

1. Por que o nome Renascimento demonstra preconceito com a Idade Média? Explique com suas palavras.

2. Cite algumas caracteristicas que diferenciam a Idade Média do período renascentista.

3. Existe uma diferença na forma como os medievalistas viam o relacionamento de Deus com os homens em relação aos renascentistas? Justifique.

 

  debate

 

Como culminância das atividades desenvolvidas, promova um debate entre os alunos retomando as questões colocadas na atividade 1, após o trabalho com os vídeos, também as questões relativas ao trabalho com as imagens e, finalmente, as questões suscitadas pelo trabalho com os textos.

 

II- Fazendo uma cruzadinha sobre o tema RENASCIMENTO

 

Depois de estudar sobre o Renascimento, os alunos devem montar uma cruzadinha. Ao final, devem socializar as suas produções com os outros colegas.

R

E

N

A

S

C

I

M

E

N

T

O

Professor, assim que os alunos elaborarem suas cruzadinhas, estimule-os a buscar, na internet, outras cruzadinhas sobre o mesmo tema para que testem seus novos conhecimentos sobre o assunto.

Por exemplo, conferir:

http://www.prof2000.pt/users/mjosemir/ccdi/TP1/Hotpotatoes8/C12_RenascimentoItaliano.htm 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Renascimento Vídeo
Recursos Complementares

Vídeo:

Novo Telecurso - Ensino Médio - História - Aula 16 (1 de 2)

http://www.youtube.com/watch?v=CKMGZPzi9OU

Novo Telecurso - Ensino Médio - História - Aula 16 (2 de 2)

http://www.youtube.com/watch?v=60jGiibCyVo

 

O olhar de Leonardo Da Vinci

http://super.abril.com.br/cultura/olhar-leonardo-vinci-446403.shtml

Leonardo da Vinci - O homem de todos os códigos

http://historia.abril.com.br/cultura/leonardo-vinci-homem-todos-codigos-434694.shtml

 

Site História da Arte:

 http://www.historiadaarte.com.br

 

Aula no Portal:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15736 

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: debates, produção de quadro de artistas, produção de textos, pesquisas, exposições, criação de cruzadinhas e também por atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.