Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Compreendendo a constituição dos agrupamentos sociais por meio das TIC

 

04/04/2011

Autor e Coautor(es)
Mary Alvarenga
imagem do usuário

IMPERATRIZ - MA CENTRO DE ENSINO URBANO ROCHA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Conhecer os tipos de grupo social.

Distinguir os maquinismos de sustentação dos grupos sociais.

Identificar as principais características dos grupos sociais.

Definir multidão e massa como fenômenos típicos das sociedades contemporâneas.

Conceituar status e papel social.

 Produzir  texto falando do processo de formação   dos grupos sociais.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidade de pesquisa na Internet

Acrósticos e mapas conceituais

Estratégias e recursos da aula

Iniciar a aula no Laboratório de Informática da escola. Organizar os alunos em 05 equipes,  pedir  que todos os grupos pesquisem na internet sobre os Agrupamentos Sociais. Depois cada grupo deverá pesquisar, assuntos diferenciados como: grupo social, agregados sociais, mecanismos de sustentação dos grupos sociais, sistemas de status e papéis sociais e  estrutura e organização social. Após as investigações os alunos organizados em grupos, com a colaboração do professor, deverão sintetizar as ideias principais referentes aos temas pesquisados e discutidos, utilizando diferentes formas de apresentação: painel, texto com ilustração, slides, acrósticos, mapas conceituais  e cartazes.

AULA 01:

Através de conversa informal, sondar qual o conhecimento dos alunos em relação ao processo de formação dos agrupamentos sociais.     
Dividir a turma em 05 grupos, para realização das  atividades.
 
Os sites  e os vídeos aqui  selecionados  apresentam  textos  e imagens com informações  relacionados aos agrupamentos sociais  que podem servir de referência para construção do painel, produção textual, acrósticos, mapas conceituais, cartazes,  slides  e discussão com os alunos.
 

 http://www.scribd.com/doc/16773258/Os-Agrupamentos-Sociais

http://www.sofi.com.br/conteudo/os-agrupamentos-sociais

http://www.professorrenato.com/index.php?option=com_content&view=article&id=132:publico-multidao-e-massa&catid=35:sociologia&Itemid=65

 grupo

Tela do Vídeo grupos sociais,  apresentam imagens e textos dos principais grupos sociais, disponíveis em: 

http://www.youtube.com/watch?v=MRu06hYTT0Q&feature=related

 Em grupo fazer análise das questões abaixo:

O que é um grupo social?

Quais são os principais grupos sociais?

Quais são os principais mecanismos de sustentação dos grupos sociais?

Relacione algum dos grupos sociais o qual você pertence.

O que são agregados sociais?

Quais são os tipos de agregados sociais?
 
Em seguida cada  grupo  irá fazer  uma síntese descrevendo o processo de formação dos grupos sociais, de acordo com seu entendimento.

 

AULA 02

 Solicitar aos alunos que em grupo, entrem nos sites selecionados. Deixe que leiam e explorem. Em seguida, faça uma discussão sobre o  tema proposto a cada grupo. A seguir   cada equipe irá produzir slides, cartazes, mapa conceitual  e acrósticos com o tema em estudo.

 
 
GRUPO 01 – Grupos Sociais 
 

Assistir aos vídeos grupos sociais, que apresentam os principais grupos sociais. Fazer análise do vídeo e em seguida produzir  acrósticos, mapa conceitual, elaborar cartazes e  slides  com imagem e textos,   apresentando  e caracterizando os principais grupos sociais,  para socializar  o conhecimento adquirido  e as produções  com  professores e colegas no seminário.

Disponíveis em:

http://www.youtube.com/watch?v=Khm_9Lxf7zM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=C7F3qwKx2tw&feature=related

grupos

 Tela do vídeo, Grupos Sociais - Trabalho Psicologia, disponível em:   http://www.youtube.com/watch?v=Khm_9Lxf7zM&feature=related

 grupos

 Tela do vídeo, Grupos Sociais, disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=C7F3qwKx2tw&feature=related

 GRUPO 02 – Agregados Sociais

Assistir aos vídeos  que apresentam as Categorias de Agregados Sociais. Fazer análise do vídeo e em seguida produzir  acrósticos, mapa conceitual, elaborar cartazes e  slides  com imagem e textos,  destacando os tipos de agregados sociais (multidão, massa e público),  para socializar  o conhecimento adquirido  e as produções  com  professores e colegas no seminário.

Disponíveis em:

http://www.youtube.com/watch?v=NTp4WECf-tA

http://www.youtube.com/watch?v=WJ0-iFdm55s

http://www.youtube.com/watch?v=LUt_EYbH938

.

    grupo

Tela do vídeo,  Agregados Sociais, do Prof. Rinnaldo Alves ,  disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=WJ0-iFdm55s

 GRUPO 03 - Mecanismo de Sustentação dos Grupos Sociais

Assistir aos vídeos  que apresentam os  Mecanismo de Sustentação dos Grupos Sociais. Fazer análise do vídeo e em seguida produzir  acrósticos, mapa conceitual, elaborar cartazes e slides  com imagem e textos,  destacando  as forças que mantêm coesos os grupos sociais (liderança, normas e sansões sociais , símbolos  e valores sociais),  para socializar  o conhecimento adquirido  e as produções  com  professores e colegas no seminário.

Disponíveis em:

  http://www.youtube.com/watch?v=q7lKyxy-sNU

 http://www.youtube.com/watch?v=dRLjSMQvT64

    grupos   

  Tela do vídeo, Mecanismo de Sustentação dos Grupos Sociais, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dRLjSMQvT64

 GRUPO 04 - Sistema de status e papéis sociais

Ler  e explorar os textos dos sites abaixo que apresentam Sistemas de Status e Papéis Sociais. Fazer análise do texto e em seguida produzir  acrósticos, mapa conceitual, elaborar cartazes e slides  com imagem e textos,  apresentando o conceito e classificação dos status sociais,   destacando o que torna inseparáveis o status que um indivíduo ocupa na sociedade e os papéis sociais que ele desempenha,  para socializar  o conhecimento adquirido  e as produções  com  professores e colegas no seminário.

Disponíveis em:

 http://contextopolitico.blogspot.com/2008/10/sociologia-status-e-papel-social.html

http://www.monografias.brasilescola.com/sociologia/os-grupos-sociais.htm

http://www.sofi.com.br/conteudo/os-agrupamentos-sociais

 grupo

  Tela do texto, Status sociais, disponível em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Status_social

grupos

Tela do texto, Sistemas de Status e Papéis Sociais , disponível em: http://pt.scribd.com/doc/28420818/Grupos-e-Agregados-Sociais

 GRUPO 05 -  Estrutura e organização social

Ler  e explorar os textos dos sites abaixo que apresentam Estrutura e organização Social. Fazer análise do texto e em seguida produzir  acrósticos, mapa conceitual, elaborar cartazes e slides  com imagem e textos,  apresentando  a diferença entre  estrutura e organização social,  para socializar  o conhecimento adquirido  e as produções  com  professores e colegas no seminário.

http://www.scribd.com/doc/28420818/Grupos-e-Agregados-Sociais#

http://www.monografias.brasilescola.com/sociologia/os-grupos-sociais.htm

http://www.sofi.com.br/conteudo/os-agrupamentos-sociais

Social 
 

Tela do texto, Estrutura e organização social , disponível em:  http://pt.scribd.com/doc/28420818/Grupos-e-Agregados-Sociais

AULA 03

Seminário

Os alunos  organizados em grupos, com a colaboração dos professores, deverão sintetizar as ideias principais referentes ao tema discutido, utilizando diferentes formas de apresentação: painel, texto com ilustração, slides, acrósticos, mapas conceituais e cartazes. (Os alunos poderão utilizar também aspectos discutidos a partir dos vídeos e dos registros feitos no caderno).  Na sequência, cada grupo deverá  apresentar o resultado de sua pesquisa para  socializar  o conhecimento adquirido través das  pesquisas e as produções realizadas, com  professores e colegas, que poderão fazer comentários a respeito das apresentações e provocar novos questionamentos sobre o tema.

Recursos Complementares
Avaliação

             A avaliação será no decorrer de todas as atividades,  buscando por meio de  diálogo e observações  compreender se houve apropriação dos conteúdos propostos, apresentação: painel, texto com ilustração, slides, acrósticos, mapas conceituais e cartazes, a  participação ativa, o interesse,  a organização,  a socialização do conteúdo  e a  integração com o grupo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 8/8 - 100%
  • Quatro estrelas 0/8 - 0%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lídia Raquel Rocha, C.E Urbano Rocha , Maranhão - disse:
    lily.raquel@hotmail.com

    20/08/2011

    Cinco estrelas

    Professora, parabéns pela aula Está ótima !


  • Cida Marconcine, NTE - Imperatriz , Maranhão - disse:
    cidamarconcine@hotmail.com

    29/04/2011

    Cinco estrelas

    Mais uma aula maravilhosa da Mary Alvarenga, que por sinal ficou muito rica em recursos educacionais com participação efetiva do aluno. Bj grande e parabéns!


  • Cristiane Dutra Gonzaga, CE URBANO ROCHA , Maranhão - disse:
    cris_tia_ane@hotmail.com

    06/04/2011

    Cinco estrelas

    Amiga, sua aula está maravilhosa, as metodologias bem elaboradas. Continue crescendo!!!


  • bethe alves, C E Urbano Rocha , Maranhão - disse:
    bethe_morais@hotmail.com

    05/04/2011

    Cinco estrelas

    mto interessante a dinâmica, com escolha de temas atuais. Parabéns


  • Dôra Ruas, C.E.Urb.Rocha , Maranhão - disse:
    sula3008@hotmail.com

    05/04/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns, continue com esse empenho, vc só tem a ganhar.


  • MARIA CONCEBIDA LIMA CAVALCANTE, C E MOURÃO RANGEL , Maranhão - disse:
    BI_DA_10@HOTMAIL.COM

    04/04/2011

    Cinco estrelas

    Oi amiga parabéns por sua aula, gostei muitissimo, continui assim, bjos


  • Cleide Alves, C.E. Urbano Rocha , Maranhão - disse:
    cleidecastros2@hotmail.com

    04/04/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns amiga... Sua aula está ótima ,o conteúdo poderá ser aproveitado na minha área e os recursos utilizados bons.


  • Joselma Alencar, C.E. Urbano Rocha , Maranhão - disse:
    joselma-al@bol.com.br

    04/04/2011

    Cinco estrelas

    Mary, gostei do tema da sua aula e das metodologias que você utilizou, é muito importante tornar o aluno construtor do conhecimento, a medida em que pesquisa e cria algo para demonstrar esse aprendizado os resultados sempre são positivos, e ainda mais trabalhando apgrupamentos sociais que é a praia dessa turma, só pode dá bons resultados. Parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.