04/04/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Conhecer os tipos de grupo social.
Distinguir os maquinismos de sustentação dos grupos sociais.
Identificar as principais características dos grupos sociais.
Definir multidão e massa como fenômenos típicos das sociedades contemporâneas.
Conceituar status e papel social.
Produzir texto falando do processo de formação dos grupos sociais.
Habilidade de pesquisa na Internet
Acrósticos e mapas conceituais
Iniciar a aula no Laboratório de Informática da escola. Organizar os alunos em 05 equipes, pedir que todos os grupos pesquisem na internet sobre os Agrupamentos Sociais. Depois cada grupo deverá pesquisar, assuntos diferenciados como: grupo social, agregados sociais, mecanismos de sustentação dos grupos sociais, sistemas de status e papéis sociais e estrutura e organização social. Após as investigações os alunos organizados em grupos, com a colaboração do professor, deverão sintetizar as ideias principais referentes aos temas pesquisados e discutidos, utilizando diferentes formas de apresentação: painel, texto com ilustração, slides, acrósticos, mapas conceituais e cartazes.
AULA 01:
http://www.scribd.com/doc/16773258/Os-Agrupamentos-Sociais
http://www.sofi.com.br/conteudo/os-agrupamentos-sociais
Tela do Vídeo grupos sociais, apresentam imagens e textos dos principais grupos sociais, disponíveis em:
http://www.youtube.com/watch?v=MRu06hYTT0Q&feature=related
Em grupo fazer análise das questões abaixo:
O que é um grupo social?
Quais são os principais grupos sociais?
Quais são os principais mecanismos de sustentação dos grupos sociais?
Relacione algum dos grupos sociais o qual você pertence.
O que são agregados sociais?
AULA 02
Solicitar aos alunos que em grupo, entrem nos sites selecionados. Deixe que leiam e explorem. Em seguida, faça uma discussão sobre o tema proposto a cada grupo. A seguir cada equipe irá produzir slides, cartazes, mapa conceitual e acrósticos com o tema em estudo.
Assistir aos vídeos grupos sociais, que apresentam os principais grupos sociais. Fazer análise do vídeo e em seguida produzir acrósticos, mapa conceitual, elaborar cartazes e slides com imagem e textos, apresentando e caracterizando os principais grupos sociais, para socializar o conhecimento adquirido e as produções com professores e colegas no seminário.
Disponíveis em:
http://www.youtube.com/watch?v=Khm_9Lxf7zM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=C7F3qwKx2tw&feature=related
Tela do vídeo, Grupos Sociais - Trabalho Psicologia, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Khm_9Lxf7zM&feature=related
Tela do vídeo, Grupos Sociais, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=C7F3qwKx2tw&feature=related
GRUPO 02 – Agregados Sociais
Assistir aos vídeos que apresentam as Categorias de Agregados Sociais. Fazer análise do vídeo e em seguida produzir acrósticos, mapa conceitual, elaborar cartazes e slides com imagem e textos, destacando os tipos de agregados sociais (multidão, massa e público), para socializar o conhecimento adquirido e as produções com professores e colegas no seminário.
Disponíveis em:
http://www.youtube.com/watch?v=NTp4WECf-tA
http://www.youtube.com/watch?v=WJ0-iFdm55s
http://www.youtube.com/watch?v=LUt_EYbH938
.
Tela do vídeo, Agregados Sociais, do Prof. Rinnaldo Alves , disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WJ0-iFdm55s
GRUPO 03 - Mecanismo de Sustentação dos Grupos Sociais
Assistir aos vídeos que apresentam os Mecanismo de Sustentação dos Grupos Sociais. Fazer análise do vídeo e em seguida produzir acrósticos, mapa conceitual, elaborar cartazes e slides com imagem e textos, destacando as forças que mantêm coesos os grupos sociais (liderança, normas e sansões sociais , símbolos e valores sociais), para socializar o conhecimento adquirido e as produções com professores e colegas no seminário.
Disponíveis em:
http://www.youtube.com/watch?v=q7lKyxy-sNU
http://www.youtube.com/watch?v=dRLjSMQvT64
Tela do vídeo, Mecanismo de Sustentação dos Grupos Sociais, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dRLjSMQvT64
GRUPO 04 - Sistema de status e papéis sociais
Ler e explorar os textos dos sites abaixo que apresentam Sistemas de Status e Papéis Sociais. Fazer análise do texto e em seguida produzir acrósticos, mapa conceitual, elaborar cartazes e slides com imagem e textos, apresentando o conceito e classificação dos status sociais, destacando o que torna inseparáveis o status que um indivíduo ocupa na sociedade e os papéis sociais que ele desempenha, para socializar o conhecimento adquirido e as produções com professores e colegas no seminário.
Disponíveis em:
http://contextopolitico.blogspot.com/2008/10/sociologia-status-e-papel-social.html
http://www.monografias.brasilescola.com/sociologia/os-grupos-sociais.htm
http://www.sofi.com.br/conteudo/os-agrupamentos-sociais
Tela do texto, Status sociais, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Status_social
Tela do texto, Sistemas de Status e Papéis Sociais , disponível em: http://pt.scribd.com/doc/28420818/Grupos-e-Agregados-Sociais
GRUPO 05 - Estrutura e organização social
Ler e explorar os textos dos sites abaixo que apresentam Estrutura e organização Social. Fazer análise do texto e em seguida produzir acrósticos, mapa conceitual, elaborar cartazes e slides com imagem e textos, apresentando a diferença entre estrutura e organização social, para socializar o conhecimento adquirido e as produções com professores e colegas no seminário.
http://www.scribd.com/doc/28420818/Grupos-e-Agregados-Sociais#
http://www.monografias.brasilescola.com/sociologia/os-grupos-sociais.htm
http://www.sofi.com.br/conteudo/os-agrupamentos-sociais
Tela do texto, Estrutura e organização social , disponível em: http://pt.scribd.com/doc/28420818/Grupos-e-Agregados-Sociais
AULA 03
Seminário
Os alunos organizados em grupos, com a colaboração dos professores, deverão sintetizar as ideias principais referentes ao tema discutido, utilizando diferentes formas de apresentação: painel, texto com ilustração, slides, acrósticos, mapas conceituais e cartazes. (Os alunos poderão utilizar também aspectos discutidos a partir dos vídeos e dos registros feitos no caderno). Na sequência, cada grupo deverá apresentar o resultado de sua pesquisa para socializar o conhecimento adquirido través das pesquisas e as produções realizadas, com professores e colegas, que poderão fazer comentários a respeito das apresentações e provocar novos questionamentos sobre o tema.
http://osnildosociologia.blogspot.com/2009/06/1-ano-resumo-de-agrupamentos-sociais.html
http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/agregados-sociais.htm
http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/grupos-sociais.htm
A avaliação será no decorrer de todas as atividades, buscando por meio de diálogo e observações compreender se houve apropriação dos conteúdos propostos, apresentação: painel, texto com ilustração, slides, acrósticos, mapas conceituais e cartazes, a participação ativa, o interesse, a organização, a socialização do conteúdo e a integração com o grupo.
Cinco estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/08/2011
Cinco estrelasProfessora, parabéns pela aula Está ótima !
29/04/2011
Cinco estrelasMais uma aula maravilhosa da Mary Alvarenga, que por sinal ficou muito rica em recursos educacionais com participação efetiva do aluno. Bj grande e parabéns!
06/04/2011
Cinco estrelasAmiga, sua aula está maravilhosa, as metodologias bem elaboradas. Continue crescendo!!!
05/04/2011
Cinco estrelasmto interessante a dinâmica, com escolha de temas atuais. Parabéns
05/04/2011
Cinco estrelasParabéns, continue com esse empenho, vc só tem a ganhar.
04/04/2011
Cinco estrelasOi amiga parabéns por sua aula, gostei muitissimo, continui assim, bjos
04/04/2011
Cinco estrelasParabéns amiga... Sua aula está ótima ,o conteúdo poderá ser aproveitado na minha área e os recursos utilizados bons.
04/04/2011
Cinco estrelasMary, gostei do tema da sua aula e das metodologias que você utilizou, é muito importante tornar o aluno construtor do conhecimento, a medida em que pesquisa e cria algo para demonstrar esse aprendizado os resultados sempre são positivos, e ainda mais trabalhando apgrupamentos sociais que é a praia dessa turma, só pode dá bons resultados. Parabéns.