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Vivendo as diferenças: a pluralidade cultural em sala de aula - UCA

 

29/03/2011

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elisabet Resende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- observar diferenças culturais

- observar diferenças de tipo físico, diferenças de linguagem entre as pessoas

- observar como a sociedade cria estereótipos para as diferentes pessoas

- entender o que vem a ser grupos minoritários a partir das estereotipias das diferenças e dos preconceitos

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Temas que o professor poderá trabalhar previamente:

cultura

diferenças culturais

regionalismos

grupos minoritários

 

 

O professor irá trabalhar com os seguintes recursos:

criação de blogs

WxCam            [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];

Kword               [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];

Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].

KcolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

O objetivo desta atividade é a partilha de material entre os alunos que trocarão impressões, vivências e farão observações sobre as diferenças que existem entre as pessoas.

Professor, antes de iniciar a temática, peça que os alunos, antecipadamente, gravem em seus laptops imagens de diferentes amigos, de diferentes idades, inclusive, se possível, gravem seus familiares, utilizando a Wxcam.  [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];

 

1º momento: os alunos, em grupos compartilham suas gravações fazendo observações que serão orientadas pelo professor.

Sugestões de orientação:

1 – observar as diferenças físicas

2 – observar as diferentes linguagens

3 – observar as diferentes atitudes e formas de ser

2º momento: Motivacional

Professor, em seguida, de posse de seus laptops e conectados à rede, peça que seus alunos busquem em sites de imagens o seguinte quadro:

Nome da obra: Operários

Autora: Tarsila do Amaral

Ano: 1933

Forneça estas informações para que os alunos possam localizar mais facilmente a obra. Site em que podem consultar a obra: http://www.google.com.br, clica em Imagens e insere na barra de pesquisa o nome da obra seguido do nome da autora.

Disponível em:

http://www.google.com.br/images?hl=ptbr&gbv=2&sout=0&tbs=isch:1&q=tarsila+do+amaral+quadros&revid=1694360779&sa=X&ei=Isl6Te7pOtG60QHL48nrAw&ved=0CDQQ1QIoAw&biw=1345&bih=547

2º momento:

Em sala, permita que os alunos trabalhem em grupo para esta atividade. Após encontrarem a imagem, em grupos pequenos dê o roteiro de discussão e debates para que problematizem a situação. Incite a curiosidade dos alunos. Sugestões para abordar a temática do quadro:

1- O que está retratado no quadro?

2 - Relacione o título da obra à temática da diferença

3 - Por que as pessoas são tão diferentes fisicamente? São Brasileiros?

Possíveis análises ou conclusões que o professor pode trabalhar com os alunos:

As pessoas pensam diferentemente

As pessoas são diferentes

As pessoas têm linguagens diferentes

O nosso país é formado por diferentes pessoas

Atividade 2

1º momento: Em seguida, leia para os alunos a seguinte história:

  

  

Imagem do arquivo pessoal do autor

Título: Era urso?

Autor: Frank Tashlin, tradução de Esdras do Nascimento

Editora: Ediouro

2º momento: Ainda em sala, peça que os alunos se dividam em duplas para o seguinte debate:

  1. Por que motivo o título do livro encontra-se em forma de questão?
  2. Quais estratégias as pessoas usavam para com o urso?
  3. Como o urso poderia ter se defendido melhor das pessoas?
  4. O que a história deixa a entender sobre as relações entre os diferentes?
  5. Por que tentamos convencer os outros de que são iguais a nós, negando as diferenças?

 

3º momento: Peça que os alunos trabalhem a partir desta história, dividindo os grupos propondo diferentes modalidades de trabalho. Você também pode escolher somente uma ou duas das atividades propostas.

  1. Remontagem da história de forma a encená-la, podendo utilizar desenhos construídos com o laptop
  2. Criação de uma nova história utilizando o editor de texto Kword.   [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];
  3. Construção de um texto dissertativo sobre o tema da diferença cultural, utilizando o Kword
  4.  Cartazes sobre a temática da diferença cultural, utilizando os recursos de arte do laptop, Kcolourpaint.
  5. Pesquisa na internet sobre o assunto da diferença cultural e da dificuldade em se aceitá-la

Atividade 3:

Proponha aos alunos que organizem um fórum eletrônico sobre a questão das diferenças, sugerindo temáticas. Dê um prazo para fechamento do fórum: uma semana, duas semanas. Sintetize as informações e socialize com as turmas o andamento do fórum periodicamente questionando sobre o processo, fazendo a mediação. Confira se está havendo má interpretação de colocações dos alunos ou se está havendo ofensas. Este fórum pode ser postado em um blog criado pela turma.

Existem sites que ensinam a criar blogs, sugestão: http://fazerblogs.com/como-criar-um-blog-blogspot/

O site acima ensina passo a passo a criação de um blog.

 

Sugestões:

1 – Todos já estão participando?

2 – Algum aluno está tendo dificuldades em manusear a ferramenta?

Sugestões de temas:

Grupos minoritários: crianças de rua, analfabetos, sem-terra, negros, moradores de favela.

Lembre-se: o importante não é chegar a um consenso, mas debater e enriquecer o assunto. Além disto, cuide para que não haja ofensas ou falas preconceituosas entre os alunos.

Encerre o fórum com tarefas para os alunos: pesquisa, produção de textos. Sugestão: peça que os alunos pesquisem sobre o tema Preconceito na Internet a partir de seus laptops. Como estratégia de coleta de dados, peça que montem um portfólio com fotos e textos conceituando Preconceito. Sites sugeridos para a pesquisa: http://www.scielo.org.brhttp://www.google.com.br  - clicar em acadêmico, http://www.wikipedia.org.br . Reserve um tempo para que os alunos socializem os trabalhos a partir de exposição em forma de mural ou distribuição do portfólio impresso, na turma ou na escola.

 

 

Atividade 4: 

A criação do projeto.

Professor, utilizando-se dos recursos de multimídia, como atividade extraclasse peça que os alunos iniciem um projeto de montagem de vídeos sobre o tema. Selecione algum tema ou proponha que a turma escolha alguns dos temas relacionados a preconceito e grupos minoritários. Sugestões:

  1. Negros
  2. Sem-teto
  3. Sem-terra
  4. Analfabetos

De posse dos laptops, peça que os alunos gravem entrevistas com pessoas ou grupos sobre a temática.    [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];

 Em seguida os grupos editarão o trabalho e apresentarão em sala os vídeos com os depoimentos das pessoas sobre o preconceito que sofreram ou sofrem e o que pensam destas atitudes.

Escolha uma aula para socializar os vídeos e peça que os alunos expliquem todo o processo de produção, edição, gravação, para assim valorizar o processo.

A partir dos vídeos, promova debates ou diálogos sobre o que viram.

Recursos Complementares

A) Filmes sugeridos para motivar o fórum:

1-Tapete vermelho, 2006 de Luiz Alberto Pereira, Brasil

 

Imagem disponível em: http://crimideia.com.br/blog/?p=218

Este filme apresenta o preconceito sobre uma família interiorana que acaba de chegar à cidade.

2-Documentário: Crianças invisíveis, 2005, vários diretores, Itália

 

Imagem disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=648

Este documentário mostra crianças que passam despercebidas exibidas por diretores de 7 diferentes países.

B) Vídeo sugerido para motivar o fórum: Grupos minoritários no Brasil

 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uACJRVHJjbU&feature=player_detailpage

C) artigos e textos relacionados ao tema:

1-Artigo: Ambivalência das atitudes preconceituosas frente aos grupos sociais minoritários brasileiros.

Disponível em: http://psicologia.com.pt/artigos/ver_artigo.php?codigo=A0257&area=d9&subarea=

2-Artigo: As atitudes frente aos grupos minoritários: um estudo em termos de formas sutis do preconceito. Disponível em:

http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=457525&indexSearch=ID

3-Livro: Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. Júlio Groppa Aquino, Ed. Summus, 1998.

4-Link do portal do professor com temáticas de direitos humanos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=326

Avaliação

A avaliação será processual e contínua. Avalie o envolvimento com os alunos e seus progressos ao longo das atividades. Observe que as atividades objetivam  a observação, pelo aluno, das diferenças e dos preconceitos que surgem a partir destas, acompanhe, portanto, o processo de construção de um senso crítico deste aluno e avalie como se deu tal processo. O professor poderá avaliar os alunos em relação à dedicação, à produção do material, do envolvimento, da absorção dos conteúdos, através das práticas. Pelas colocações no fórum percebe-se o quanto o aluno se envolveu e compreendeu o conteúdo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
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Opiniões

  • maria do carmo da rocha bezerra, SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO E QUALIDADE DE ENSINO , Amazonas - disse:
    mdocarmorocha@yahoo.com.br

    22/07/2011

    Cinco estrelas

    Essas aulas são de extrema importância para todos nós professores, nos ajuda a descobrir assuntos que interessam ao aluno, nos dá sugestões de filmes a serem trabalhados como suporte.


  • célia regina de souza monteiro, ESC EST PROF JOSEFA SAMPAIO ENS DE 1 GR , Rio Grande do Norte - disse:
    celycasouza@ig.com.br

    05/06/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns!Adorei! Muito bem elaborado o plano de aula,criativas e dinâmicas. O ponto fundamental é a questão dos temas transversais tão esquecidos nos planejamentos e de suma importância para formação de cidadãos críticos e consciente do seu papel na sociedade.


  • Mirian Debora Base Bodnar, Polo UAB de Céu Azul - PR , Paraná - disse:
    mirianbodnar@gmail.com

    31/05/2011

    Quatro estrelas

    Otimo


  • Isabel Benedita Fernandes, JARDIM ELDORADO EMEF DO , São Paulo - disse:
    baufernandes@gmail.com

    17/05/2011

    Uma estrela

    Adorei


  • Kênnia Beatriz Santos Gaspar, Escola Municipal Joaquim de Ávila Neto , Minas Gerais - disse:
    kennia_bia@hotmail.com

    30/03/2011

    Cinco estrelas

    Gostei da aula postada pois traz todos os passos necessários, do conhecimento prévio dos alunos, sugestões de atividades diversificadas à avaliação. Abraços.


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