29/03/2011
Elisabet Resende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
- observar diferenças culturais
- observar diferenças de tipo físico, diferenças de linguagem entre as pessoas
- observar como a sociedade cria estereótipos para as diferentes pessoas
- entender o que vem a ser grupos minoritários a partir das estereotipias das diferenças e dos preconceitos
Temas que o professor poderá trabalhar previamente:
cultura
diferenças culturais
regionalismos
grupos minoritários
O professor irá trabalhar com os seguintes recursos:
criação de blogs
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
KcolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas
Atividade 1:
O objetivo desta atividade é a partilha de material entre os alunos que trocarão impressões, vivências e farão observações sobre as diferenças que existem entre as pessoas.
Professor, antes de iniciar a temática, peça que os alunos, antecipadamente, gravem em seus laptops imagens de diferentes amigos, de diferentes idades, inclusive, se possível, gravem seus familiares, utilizando a Wxcam. [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];
1º momento: os alunos, em grupos compartilham suas gravações fazendo observações que serão orientadas pelo professor.
Sugestões de orientação:
1 – observar as diferenças físicas
2 – observar as diferentes linguagens
3 – observar as diferentes atitudes e formas de ser
2º momento: Motivacional
Professor, em seguida, de posse de seus laptops e conectados à rede, peça que seus alunos busquem em sites de imagens o seguinte quadro:
Nome da obra: Operários
Autora: Tarsila do Amaral
Ano: 1933
Forneça estas informações para que os alunos possam localizar mais facilmente a obra. Site em que podem consultar a obra: http://www.google.com.br, clica em Imagens e insere na barra de pesquisa o nome da obra seguido do nome da autora.
Disponível em:
2º momento:
Em sala, permita que os alunos trabalhem em grupo para esta atividade. Após encontrarem a imagem, em grupos pequenos dê o roteiro de discussão e debates para que problematizem a situação. Incite a curiosidade dos alunos. Sugestões para abordar a temática do quadro:
1- O que está retratado no quadro?
2 - Relacione o título da obra à temática da diferença
3 - Por que as pessoas são tão diferentes fisicamente? São Brasileiros?
Possíveis análises ou conclusões que o professor pode trabalhar com os alunos:
As pessoas pensam diferentemente
As pessoas são diferentes
As pessoas têm linguagens diferentes
O nosso país é formado por diferentes pessoas
Atividade 2
1º momento: Em seguida, leia para os alunos a seguinte história:
Imagem do arquivo pessoal do autor
Título: Era urso?
Autor: Frank Tashlin, tradução de Esdras do Nascimento
Editora: Ediouro
2º momento: Ainda em sala, peça que os alunos se dividam em duplas para o seguinte debate:
3º momento: Peça que os alunos trabalhem a partir desta história, dividindo os grupos propondo diferentes modalidades de trabalho. Você também pode escolher somente uma ou duas das atividades propostas.
Atividade 3:
Proponha aos alunos que organizem um fórum eletrônico sobre a questão das diferenças, sugerindo temáticas. Dê um prazo para fechamento do fórum: uma semana, duas semanas. Sintetize as informações e socialize com as turmas o andamento do fórum periodicamente questionando sobre o processo, fazendo a mediação. Confira se está havendo má interpretação de colocações dos alunos ou se está havendo ofensas. Este fórum pode ser postado em um blog criado pela turma.
Existem sites que ensinam a criar blogs, sugestão: http://fazerblogs.com/como-criar-um-blog-blogspot/
O site acima ensina passo a passo a criação de um blog.
Sugestões:
1 – Todos já estão participando?
2 – Algum aluno está tendo dificuldades em manusear a ferramenta?
Sugestões de temas:
Grupos minoritários: crianças de rua, analfabetos, sem-terra, negros, moradores de favela.
Lembre-se: o importante não é chegar a um consenso, mas debater e enriquecer o assunto. Além disto, cuide para que não haja ofensas ou falas preconceituosas entre os alunos.
Encerre o fórum com tarefas para os alunos: pesquisa, produção de textos. Sugestão: peça que os alunos pesquisem sobre o tema Preconceito na Internet a partir de seus laptops. Como estratégia de coleta de dados, peça que montem um portfólio com fotos e textos conceituando Preconceito. Sites sugeridos para a pesquisa: http://www.scielo.org.br, http://www.google.com.br - clicar em acadêmico, http://www.wikipedia.org.br . Reserve um tempo para que os alunos socializem os trabalhos a partir de exposição em forma de mural ou distribuição do portfólio impresso, na turma ou na escola.
Atividade 4:
A criação do projeto.
Professor, utilizando-se dos recursos de multimídia, como atividade extraclasse peça que os alunos iniciem um projeto de montagem de vídeos sobre o tema. Selecione algum tema ou proponha que a turma escolha alguns dos temas relacionados a preconceito e grupos minoritários. Sugestões:
De posse dos laptops, peça que os alunos gravem entrevistas com pessoas ou grupos sobre a temática. [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];
Em seguida os grupos editarão o trabalho e apresentarão em sala os vídeos com os depoimentos das pessoas sobre o preconceito que sofreram ou sofrem e o que pensam destas atitudes.
Escolha uma aula para socializar os vídeos e peça que os alunos expliquem todo o processo de produção, edição, gravação, para assim valorizar o processo.
A partir dos vídeos, promova debates ou diálogos sobre o que viram.
A) Filmes sugeridos para motivar o fórum:
1-Tapete vermelho, 2006 de Luiz Alberto Pereira, Brasil
Imagem disponível em: http://crimideia.com.br/blog/?p=218
Este filme apresenta o preconceito sobre uma família interiorana que acaba de chegar à cidade.
2-Documentário: Crianças invisíveis, 2005, vários diretores, Itália
Imagem disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=648
Este documentário mostra crianças que passam despercebidas exibidas por diretores de 7 diferentes países.
B) Vídeo sugerido para motivar o fórum: Grupos minoritários no Brasil
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uACJRVHJjbU&feature=player_detailpage
C) artigos e textos relacionados ao tema:
1-Artigo: Ambivalência das atitudes preconceituosas frente aos grupos sociais minoritários brasileiros.
Disponível em: http://psicologia.com.pt/artigos/ver_artigo.php?codigo=A0257&area=d9&subarea=
2-Artigo: As atitudes frente aos grupos minoritários: um estudo em termos de formas sutis do preconceito. Disponível em:
3-Livro: Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. Júlio Groppa Aquino, Ed. Summus, 1998.
4-Link do portal do professor com temáticas de direitos humanos:
A avaliação será processual e contínua. Avalie o envolvimento com os alunos e seus progressos ao longo das atividades. Observe que as atividades objetivam a observação, pelo aluno, das diferenças e dos preconceitos que surgem a partir destas, acompanhe, portanto, o processo de construção de um senso crítico deste aluno e avalie como se deu tal processo. O professor poderá avaliar os alunos em relação à dedicação, à produção do material, do envolvimento, da absorção dos conteúdos, através das práticas. Pelas colocações no fórum percebe-se o quanto o aluno se envolveu e compreendeu o conteúdo.
Quatro estrelas 5 classificações
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22/07/2011
Cinco estrelasEssas aulas são de extrema importância para todos nós professores, nos ajuda a descobrir assuntos que interessam ao aluno, nos dá sugestões de filmes a serem trabalhados como suporte.
05/06/2011
Cinco estrelasParabéns!Adorei! Muito bem elaborado o plano de aula,criativas e dinâmicas. O ponto fundamental é a questão dos temas transversais tão esquecidos nos planejamentos e de suma importância para formação de cidadãos críticos e consciente do seu papel na sociedade.
31/05/2011
Quatro estrelasOtimo
17/05/2011
Uma estrelaAdorei
30/03/2011
Cinco estrelasGostei da aula postada pois traz todos os passos necessários, do conhecimento prévio dos alunos, sugestões de atividades diversificadas à avaliação. Abraços.