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Água: conhecer para preservar - UCA

 

18/05/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a importância da água para a manutenção da vida

Caracterizar o ambiente de um rio ou de uma lagoa da região do aluno

Identificar o impacto da poluição na natureza na região do aluno

Duração das atividades
03 AULAS (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre ecologia e recursos naturais.

Estratégias e recursos da aula

abertura

As aulas serão realizadas com o auxílio do netbook, propiciando aos/as alunos/as o contato com os softwares abaixo:

Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]

WxCam [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam  ]

Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

 

1° momento: Redescobrindo a leitura

 

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Cabe ao/a professor/a dividir a turma em grupos de até cinco alunos/as e orientá-los a, usando o software Kword, abrir o texto “Teste da água limpa”. O texto deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

O/a professor/a deverá solicitar que os/as alunos/as façam a leitura do texto e destaquem as palavras desconhecidas por eles/as. A seguir, eles/as serão orientados pelo/a professor/a a procurar o significado dessas palavras em um dicionário on line. Para tanto, deverão acessar a internet por meio do software Mozilla Firefox e consultar um dos dicionários on line que se encontram disponíveis nos links abaixo:

http://michaelis.uol.com.br/ acesso feito dia 07/04/2011

http://www.bussolaescolar.com.br/dicionarios.htm acesso feito dia 07/04/2011

Os/as alunos/as devem registrar, em um novo documento do software Kword, o significado das palavras consultadas. Cada grupo irá, então, apresentar aos demais o significado de uma ou mais palavras, promovendo, dessa forma, uma socialização das informações. 

 

Teste da água limpa

 

Você deve saber que todos os seres vivos dependem da água. Mas, sabe, também, que as plantas são fundamentais para proteger e preservar a água do planeta? E que a vegetação que fica em volta dos rios e lagoas, a chamada mata ciliar, protege esses ecossistemas?  E que existem animais que indicam se a água está poluída? Nossa, já chega de pergunta! E vamos ao entendimento por partes.

As matas ciliares, em especial, são uma barreira natural. Elas reduzem o assoreamento, ou seja, a quantidade de detritos que podem cair na água e que podem provocar a diminuição da correnteza. Além disso, elas aumentam a infiltração das águas das chuvas, reabastecendo as nascentes.

           

 Já as folhas das árvores que caem na água servem de alimento para vários animais aquáticos, que por sua vez irão integrar a cadeia alimentar. Várias dessas espécies são bem pequenas e vivem no fundo dos rios, embaixo de pedras e próximas às algas e de outras plantas. Esses bichos - como os filhotes das libélulas, as baratas d’água e vários outros tipos de insetos aquáticos – são considerados bioindicadores. Isso quer dizer que são utilizados pelos cientistas para avaliar a qualidade dos ambientes aquáticos.

Nós, humanos, também interferimos no equilíbrio dos ecossistemas aquáticos com o lançamento de esgoto e lixo na água dos rios e das lagoas. É preciso mudar isso para evitarmos a contaminação da água com substâncias tóxicas, que provocam a morte de várias espécies mais sensíveis, reduzindo a quantidade de plantas e animais.

Muita gente, porém, esquece que é parte da natureza, e despeja, sem qualquer constrangimento, muita sujeira nas águas. Em certos lugares, a poluição é tanta que a água se torna turva. Com isso, as algas e as plantas aquáticas, por exemplo, são muito prejudicadas, já que a quantidade de luz que chega até elas é menor. Sem luz, elas não fazem fotossíntese, isto é, não conseguem converter o gás carbônico e os nutrientes da água em energia para se desenvolverem. E se não se desenvolverem, prejudicam toda a cadeia alimentar.

 Quando ouvimos falar que a água do planeta está acabando, pensamos logo que é quantidade de água que está diminuindo. Mas, na verdade, é a qualidade da água que está ameaçada. Já vimos que grande parcela de culpa é dos humanos. É preciso, portanto, muito trabalho de conscientização das pessoas e também de preservação da água disponível. Bem informado, você pode passar seus conhecimentos sobre a água adiante.

2° momento: Registrando o ambiente

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Cabe ao/a professor/a realizar uma atividade de campo – visita a um rio ou lagoa – durante a qual deverá solicitar que os/as alunos/as gravem ou fotografem o local utilizando o software WxCam do netbook.

As imagens ou as fotografias deverão ser comparadas com imagens antigas do local, as quais podem ser localizadas na internet por meio do software Mozilla Firefox ou em outras fontes.

A ideia é resgatar a história do local e identificar eventuais transformações no decorrer dos anos.

Caso necessário, o/a professor/a de Ciências poderá entrar em contato com o/a professor/a de História e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feita com os/as alunos/as uma discussão sobre as mudanças nas características da paisagem do local visitado.

3° momento: Avaliando o ambiente

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Ainda durante a visita de campo, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as o ECOTESTE, um conjunto de perguntas sobre o ambiente em questão.

Os/as mesmos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para responder o ECOTESTE. Vale destacar que o ECOTESTE deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Para cada pergunta apenas uma resposta deverá ser assinalada.

Feita essa observação aos/as alunos/as, os/as mesmos/as deverão responder todas as perguntas, somar os pontos e descobrir o resultado.

 

PERGUNTAS

RESPOSTAS

1. O que existe em maior quantidade em volta do rio ou da lagoa?

A - Vegetação natural

B – Plantações, criação de animais, capim ou grama
C – Casas, lojas ou indústrias

2. Como a mata ciliar é composta?

A – De muitas plantas de espécies diferentes

B – De poucas plantas de espécies diferentes

C – Quase não há plantas

3. Existe erosão (desgaste do solo) nas margens do rio ou da lagoa?

A – Não

B – Pouca

C – Muita

4. Existe assoreamento (acúmulo de terra no fundo do rio ou da lagoa?

A – Não

B – Pouco, alterando apenas a composição do fundo do rio ou da lagoa

C – Muito, chegando a diminuir o espelho - d’água

5. Existe lixo na margem do rio ou da lagoa?

A – Não

B – Pouco

C – Muito

6. Existe esgoto? (Observe se existe cano ou tubos desembocando no rio ou na lagoa)

A – Não

B – Pouco

C – Muito

7. Como é a transparência da água?

A – A água é clara

B – A água é um pouco escura

C – A água é muito escura (turva)

8. Aágua tem cheiro?

A – Não

B – O cheiro é fraco

C – O cheiro é forte

9. Como é a diversidade de habitats (a quantidade de ambientes) dentro do rio ou lagoa para os organismos aquáticos?

A – Muito diversificado, com pedras de vários tamanhos, troncos de árvores, plantas aquáticas, folhas, etc

B – Mais ou menos diversificado

C – Pouco diversificado, com apenas um ou dois tipos diferentes de habitats

10. Como é a diversidade de animais dentro do rio ou da lagoa e no seu entorno?

A – Existem várias espécies de animais diferentes

B – Existem poucas espécies de animais diferentes

C – Quase não há animais ou não há muitos  de uma mesma espécie

11. Como é a diversidade de plantas aquáticas?

A – Existem vários tipos de plantas aquáticas

B – Existem poucas plantas aquáticas

C – Não existem plantas aquáticas ou existe grande quantidade de um único tipo.

12. Existem ações/projetos sendo realizados que contribuam para a qualidade do rio ou da lagoa?

A – Há ações/projetos e eles são eficazes

B – Há ações/projetos, mas estão sendo eficazes

C – Não há ações/projetos em realização

 

QUADRO DE PONTUAÇÃO

 

Letra marcada

Valor

Número de letras marcadas

Total de pontos

A

8 pontos

 

 

B

4 pontos

 

 

C

0 pontos

 

 

TOTAL

 

 

 

INTERPRETAÇÃO DA PONTUAÇÃO

 

Mais de 64 pontos

Ambiente natural

Entre 40 e 64 pontos

Ambiente alterado

Menos de 40 pontos

Ambiente impactado

O que fazer com o resultado?

Caso a pontuação indique que o ambiente se encontra impactado ou alterado, cabe ao/a professor/a instruir seus/suas alunos/as a elaborar um relatório a ser encaminhado aos órgãos responsáveis pela qualidade da água no município.

Nesse momento da aula, o/a professor/a poderá pedir ajuda ao/a professor/a de Língua Portuguesa na elaboração do relatório.

Fonte: Ciências Hoje das crianças. Ano 22, nº. 208, Dezembro de 2009. 2º. Edição; p. 6–9.

4º momento: Navegando no conhecimento

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Acessando a internet por meio do software Mozilla Firefox, cada aluno/a deverá visualizar no netbook os vídeos que se encontram disponíveis nos links abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=Z8RzgTgBryY

http://www.youtube.com/watch?v=b4epKBx0bZc

 

Vídeo 1: Poluição da Água

 

agua

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Z8RzgTgBryY acesso feito dia 07/04/2011

 

Vídeo 2: Poluição da Água

agua 1

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=b4epKBx0bZc    acesso feito dia 07/04/2011

A seguir, o/a professor/a deve promover uma discussão entre os/as alunos/as sobre a poluição no planeta Terra e seus impactos ambientais.

Cabe ao/a professor/a ser o mediador dessa discussão, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.

5º momento: passatempo educativo

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Utilizando o software Mozilla Firefox, cada aluno/a deverá acessar a internet para conhecer o passatempo educativo disponível no link abaixo.

agua 3

Fonte: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=107  acesso feito dia 07/04/2011

A seguir, o/a professor/a deve promover uma discussão entre os/as alunos/as sobre as consequências da escassez de água no planeta Terra e a importância da preservação dos recursos hídricos. Essa discussão pode ser norteada pelas seguintes questões:

1 – Você já passou por uma situação parecida com aquela que passou Juca Pingo d’Água?

2 – Qual imagem do desenho do Juca Pingo d’Água mais chamou a sua atenção?

3 – Você já parou para pensar o que seria do planeta Terra sem água?

4 – Quais atitudes podem ser tomadas para preservar a água?

Recursos Complementares

 

Fonte:http://www.brasilescola.com/geografia/agua.htm acesso feito dia 06/04/2011

Fonte: http://www.hpbysandra.com.br/a_carta_de_2070.html acesso feito dia 06/04/2011

Fonte: http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/agua.html acesso feito dia 06/04/2011

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

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