Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A justiça em Aristóteles /UCA

 

23/03/2011

Autor e Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Refletir a respeito do conceito de justiça, no viés do senso-comum e no pensamento do filósofo Aristóteles. Ademais, proporcionar uma sensibilização contra as várias formas de injustiça.

Duração das atividades
6 aulas de 50 min / Total: 300 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Algumas noções sobre ética
  • Pensamento reflexivo
  • A arte do diálogo
Estratégias e recursos da aula

Utilizaremos como principal recurso didático para o desenvolvimento dessa proposta os laptops do projeto UCA, um computador para cada aluno, que deve estar conectado a internet.

Aula 1:

a) Apresentar aos alunos o título da aula (A justiça em Aristóteles) e as etapas a serem trabalhadas, a saber:

  • Quem foi Aristóteles?
  • O que nós entendemos por justiça?
  • O que é justiça para Aristóteles?
  • Lutando contra a injustiça!

 

 

b)Quem foi Aristóteles?

  • O professor poderá pedir inicialmente para os alunos acessarem o site http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-br e pesquisarem imagens do filósofo, como por exemplo, a imagem abaixo. Os arquivos encontrados devem ser salvos em pen drive, numa pasta aberta específica para a aula, ou em pastas online disponíveis em caixas de e-mails (basta que o professor instrua seu aluno a acessar sua conta de e-mail e ir ao item “pastas”; ele pode fazer junto com o aluno), visto que os laptops UCA possuem uma pequena capacidade de armazenamento na memória RAM.

 

. Aristoteles

(Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://img.over-blog.com)

 

  • Sugerimos que o professor explore as informções contidas nas imagens encontradas, como a fisionomia, as vestimetas, o cenário, dentre outros aspectos, que podem enriquecer a aula e ajudam na compreensão da vida e obra do filósofo estudado. Um exemplo de abordagem para imagens, são as roupas do filósofo que evidenciam que o mesmo é de outro período histórico.

 

  • Em seguida, o professor poderá expor de maneira objetiva algumas informações sobre a vida e a obra desse filósofo, numa linguagem lúdica, adequada ao seu público alvo. O professor poderá usar o texto abaixo para fundamentar sua exposição:

 

“Aristóteles foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, a poesia, o teatro, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologiae a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates(professor de Platão), Aristóteles é visto como uma das figuras mais importantes, e um dos fundadores, da filosofia ocidental(...). Todos os aspectos da filosofia de Aristóteles continuam a ser objeto de um ativo estudo acadêmico nos dias de hoje. Embora tenha escrito diversos tratados e diálogos num estilo elegante (Cícero descreveu seu estilo literário como "um rio de ouro"), acredita-se que a maior parte de sua obra tenha sido perdida, e apenas um terço de seus trabalhos tenham sobrevivido”. (Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles)

 

  • Ao final da exposição, o professor pode pedir ao aluno que acesse no youtube o trecho do filme Alexandre o grande em que Aristóteles ministra aulas ao futuro Alexandre, o Grande. Proponha uma reflexão seguida de um diálogo mediado pelo professor acerca do comportamento dos personagens do filme em relação às reflexões do filósofo.

Video Aristoteles    

(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DRLeIfuMkDo)

 

 

Aula 2: O que nós entendemos por justiça?

 

a) A aula iniciará com a problematização do conceito de justiça.

Para tanto, sugerimos que o professor pergunte aos alunos:O que é justiça?  Incentive os alunos a exporem suas ideias sobre justiça e a darem exemplos do seu cotidiano. É importante que o professor seja o mediador desse diálogo sem expor, a princípio, o conceito de justiça.

 

b) Os super-heróis e a justiça:

Em geral, os heróis das histórias em quadrinhos são intitulados como justiceiros, ou aqueles que ajudam a preservar a ordem da sociedade, livrando os cidadãos dos criminosos, ou “vilões” da história. Por isso, propomos uma pesquisa na internet, utilizando seus laptops, sobre os heróis da “DC Comics” conhecidos como a “liga da justiça”. Peça aos alunos para acessarem o blog http://ds-desenhos.blogspot.com/2010/01/liga-da-justica-1-e-2-temporada.html. Com base nas informações obtivas através desse blog, converse com os alunos sobre o conteúdo lido, proporcione momentos que o permitam lembrar de seus personagens favoritos. Solicite aos alunos que salvem essa pesquisa na pasta aberta anteriormente que é especifica para essa aula (pen drive ou caixa de e-mail). Também é importante chamar a atenção para que os alunos consigam identificar aspectos críticos da figura dos “super- heróis”, enfatizando os heróis da vida real. Para enriquecer esse momento da aula, o professor pode ainda compartilhar com os alunos, via e-mail, a imagem abaixo:

 

Liga da justiça

(Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com)

 

c) Em seguida, proponha uma reflexão sobre o fato desses personagens, popularmente conhecidos como “super-heróis”, serem denominados justiceiros. O professor e alunos podem criar uma relação entre o primeiro diálogo, ou seja, o que os alunos definiram como justiça, e a justiça proporcionada pelos “super-heróis”. 

  • Observação: Caso a turma possua acesso a internet em casa, ou em vias públicas, como parques e shopping, ele pode sugerir como “tarefa de casa” que os alunos, pesquisem na internet, utilizando seu laptop UCA, mais informações sobre o tema e debatam entre eles, via pidgin(“mensageiro instantâneo”, cujo ícone de acesso está na “área de trabalho” do computador), a respeito das questões que foram levantadas em sala, e salve suas conclusões (pen drive ou caixa de e-mail) para futuras atividades.

 

d) Lembre os alunos do filósofo que eles conheceram na primeira aula sobre o tema justiça e os informe que no próximo encontro eles conhecerão as ideias de justiça do filósofo Aristóteles.

 

Aula 3 e 4: O que é justiça para Aristóteles?

 

a) Iniciar a aula com uma reflexão do texto a seguir(compartilhe o texto com os alunos vai e-mail) :

 

        Justiça em Aristóteles

Aristóteles entende que justiça é compreender a ordem da comunidade, e que por esse motivo, só existe justiça se houver uma sociedade, ou seja, pessoas que dividam o mesmo espaço.

Na sociedade, cada cidadão deve compreender e seguir as leis que regem sua comunidade para mantê-la em harmonia. O homem justo é aquele que entende esse princípio e o segue. O injusto por sua vez, é aquele que não cumpre as leis, que provoca desordem na sociedade prejudicando as pessoas. Em uma de suas obras, o filósofo em questão afirma que: “A justiça, em troca, é coisa da cidade, já que a justiça é a ordem da comunidade civil, e consiste no discernimento do que é justo” (ARISTÓTELES, A Política).

 

  • Após a leitura do texto acima, o professor, juntamente com os alunos, pode refletir sobre o mesmo e dialogar sobre suas conclusões a respeito do conceito de justiça em Aristóteles. 

 

  • Proporcione um passeio rápido com os alunos pela escola, nos intervalos entre as aulas, e peça aos mesmos, que com seus laptops UCA, registrem com fotos e filmagens, situações do cotidiano da escola que evidencie circunstâncias de injustiça, que prejudicam o colega e a harmonia na escola (para utilizar esse recurso o professor deve instruir seus alunos a clicarrem no ícone câmera na “área de trabalho”), peça-os para salvarem as imagens e os vídeos no pen drive ou na pasta de e-mail . Como há um intervalo de dias entre as aulas, o professor pode sugerir aos alunos que continuem observando o “dia a dia” da escola e registrem nos laptops o que eles julgarem pertinente ao tema. Para isso, eles podem levar seus laptops para os vários espaços da escola, nos momentos em que eles não estiverem em sala de aula. Esses registros devem ser compartilhados com os colegas e com o professor via e-mail para futuras atividades.

 

 

b) Num segundo momento, retome as concepções de justiça já trabalhadas nas primeiras aulas, a saber, as opiniões dos alunos, a “justiça” exercida pelos super-heróis da “liga da justiça” e o conceito de justiça para Aristóteles. Para tanto, o aluno deve buscar em seu pen drive ou na pasta de e-mail, onde constam os registros das aulas anteriores. De posse daquelas informações, proporcione aos alunos uma reflexão dialogada que os possibilite  fazer uma analogia entre os três aspectos abordados.   

 

Aula 5: Lutando contra a injustiça!

a) Nesse momento o aluno já tem consciência das várias maneiras que ele pode prejudicar o outro e também a sociedade, tanto do ponto de vista do senso comum, quanto da concepção conceitual filosófica. Portanto, propomos para a última aula a criação de um blog para divulgar uma campanha contra a injustiça, seja na escola, seja em todos os âmbitos da sociedade.

b) Assim, sugira aos alunos que elaborem frases no KWord (área de trabalho, ícone: Processador de textos) e elaborem também imagens no kolurPaint (dentro do menu metasys ir para: Acessar Aplicativo /Aplicação Gráficas/ Ferramentas de Pintura) contra a violência, que evidencie situações de violência.

c) Em seguida, acessem o site: http://www.criarumblog.com/pt/criar-seu-blog/, para entenderem os passos necessários para a criação do blog.

d) Após seguirem as instruções do site e criarem o blog, eles devem disponibilizar nesse espaço suas produções (frases e imagens) e as fotos registradas na escola (o professor deve orientar aos alunos nesse momento, que não exponham indevidamente o colega). Peça para enviar e-mails para outras turmas da escola e para as escolas da rede UCA, divulgando seu trabalho (blog) e abrindo espaço para fóruns virtuais de debates e sugestões.

Recursos Complementares
Avaliação

Como estratégia de avaliação, propomos uma "Aula 6":

Avaliação:

Aula 6:

  • Peça aos alunos que elaborem um texto no kWord (área de trabalho, ícone: Processador de textos) em que eles irão construir uma cidade imaginária na qual consigam explorar todos os aspectos trabalhados do termo justiça. Em seguida, peça-os para ilustrarem sua história, via kolurPaint (dentro do menu metasys ir para: Acessar Aplicativo /Aplicação Gráficas/ Ferramentas de Pintura), por meio de um desenho, ou escrever todo texto em formato de quadrinhos, e salvem sua produção (pen driveou caixa de e-mail)

 

  • Ao termino do trabalho, eles devem trocar e-mails com os colegas para que os mesmo possam dar suas sugestões que aprimorem o trabalho uns dos outros.

 

  • Cada aluno pode postar sua produção no blog“lutando contra a injustiça!”, criado na aula anterior. Esse trabalho pode ter continuidade, se o professor incentivar seus alunos a responderem a possíveis comentários que os visitantes podem fazer no blog, e alimente-lo sempre que possível com noticias acerca do tema.

 

Observação: é importante ressaltar que além da avaliação proposta acima, o professor pode efetuar uma avaliação em todas as aulas a partir da livre observação do envolvimento dos alunos nos diversos diálogos propostos e nas atividades de pesquisa.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.