23/03/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Refletir a respeito do conceito de justiça, no viés do senso-comum e no pensamento do filósofo Aristóteles. Ademais, proporcionar uma sensibilização contra as várias formas de injustiça.
Utilizaremos como principal recurso didático para o desenvolvimento dessa proposta os laptops do projeto UCA, um computador para cada aluno, que deve estar conectado a internet.
Aula 1:
a) Apresentar aos alunos o título da aula (A justiça em Aristóteles) e as etapas a serem trabalhadas, a saber:
b)Quem foi Aristóteles?
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(Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://img.over-blog.com)
“Aristóteles foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, a poesia, o teatro, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologiae a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates(professor de Platão), Aristóteles é visto como uma das figuras mais importantes, e um dos fundadores, da filosofia ocidental(...). Todos os aspectos da filosofia de Aristóteles continuam a ser objeto de um ativo estudo acadêmico nos dias de hoje. Embora tenha escrito diversos tratados e diálogos num estilo elegante (Cícero descreveu seu estilo literário como "um rio de ouro"), acredita-se que a maior parte de sua obra tenha sido perdida, e apenas um terço de seus trabalhos tenham sobrevivido”. (Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles)
(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DRLeIfuMkDo)
Aula 2: O que nós entendemos por justiça?
a) A aula iniciará com a problematização do conceito de justiça.
Para tanto, sugerimos que o professor pergunte aos alunos:O que é justiça? Incentive os alunos a exporem suas ideias sobre justiça e a darem exemplos do seu cotidiano. É importante que o professor seja o mediador desse diálogo sem expor, a princípio, o conceito de justiça.
b) Os super-heróis e a justiça:
Em geral, os heróis das histórias em quadrinhos são intitulados como justiceiros, ou aqueles que ajudam a preservar a ordem da sociedade, livrando os cidadãos dos criminosos, ou “vilões” da história. Por isso, propomos uma pesquisa na internet, utilizando seus laptops, sobre os heróis da “DC Comics” conhecidos como a “liga da justiça”. Peça aos alunos para acessarem o blog http://ds-desenhos.blogspot.com/2010/01/liga-da-justica-1-e-2-temporada.html. Com base nas informações obtivas através desse blog, converse com os alunos sobre o conteúdo lido, proporcione momentos que o permitam lembrar de seus personagens favoritos. Solicite aos alunos que salvem essa pesquisa na pasta aberta anteriormente que é especifica para essa aula (pen drive ou caixa de e-mail). Também é importante chamar a atenção para que os alunos consigam identificar aspectos críticos da figura dos “super- heróis”, enfatizando os heróis da vida real. Para enriquecer esse momento da aula, o professor pode ainda compartilhar com os alunos, via e-mail, a imagem abaixo:
(Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com)
c) Em seguida, proponha uma reflexão sobre o fato desses personagens, popularmente conhecidos como “super-heróis”, serem denominados justiceiros. O professor e alunos podem criar uma relação entre o primeiro diálogo, ou seja, o que os alunos definiram como justiça, e a justiça proporcionada pelos “super-heróis”.
d) Lembre os alunos do filósofo que eles conheceram na primeira aula sobre o tema justiça e os informe que no próximo encontro eles conhecerão as ideias de justiça do filósofo Aristóteles.
Aula 3 e 4: O que é justiça para Aristóteles?
a) Iniciar a aula com uma reflexão do texto a seguir(compartilhe o texto com os alunos vai e-mail) :
Justiça em Aristóteles
Aristóteles entende que justiça é compreender a ordem da comunidade, e que por esse motivo, só existe justiça se houver uma sociedade, ou seja, pessoas que dividam o mesmo espaço.
Na sociedade, cada cidadão deve compreender e seguir as leis que regem sua comunidade para mantê-la em harmonia. O homem justo é aquele que entende esse princípio e o segue. O injusto por sua vez, é aquele que não cumpre as leis, que provoca desordem na sociedade prejudicando as pessoas. Em uma de suas obras, o filósofo em questão afirma que: “A justiça, em troca, é coisa da cidade, já que a justiça é a ordem da comunidade civil, e consiste no discernimento do que é justo” (ARISTÓTELES, A Política).
b) Num segundo momento, retome as concepções de justiça já trabalhadas nas primeiras aulas, a saber, as opiniões dos alunos, a “justiça” exercida pelos super-heróis da “liga da justiça” e o conceito de justiça para Aristóteles. Para tanto, o aluno deve buscar em seu pen drive ou na pasta de e-mail, onde constam os registros das aulas anteriores. De posse daquelas informações, proporcione aos alunos uma reflexão dialogada que os possibilite fazer uma analogia entre os três aspectos abordados.
Aula 5: Lutando contra a injustiça!
a) Nesse momento o aluno já tem consciência das várias maneiras que ele pode prejudicar o outro e também a sociedade, tanto do ponto de vista do senso comum, quanto da concepção conceitual filosófica. Portanto, propomos para a última aula a criação de um blog para divulgar uma campanha contra a injustiça, seja na escola, seja em todos os âmbitos da sociedade.
b) Assim, sugira aos alunos que elaborem frases no KWord (área de trabalho, ícone: Processador de textos) e elaborem também imagens no kolurPaint (dentro do menu metasys ir para: Acessar Aplicativo /Aplicação Gráficas/ Ferramentas de Pintura) contra a violência, que evidencie situações de violência.
c) Em seguida, acessem o site: http://www.criarumblog.com/pt/criar-seu-blog/, para entenderem os passos necessários para a criação do blog.
d) Após seguirem as instruções do site e criarem o blog, eles devem disponibilizar nesse espaço suas produções (frases e imagens) e as fotos registradas na escola (o professor deve orientar aos alunos nesse momento, que não exponham indevidamente o colega). Peça para enviar e-mails para outras turmas da escola e para as escolas da rede UCA, divulgando seu trabalho (blog) e abrindo espaço para fóruns virtuais de debates e sugestões.
www.filosofix.com.br/blogramiro/imagens/aristo1
Sobre Aristóteles:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles
http://www.vidaslusofonas.pt/aristoteles.htm
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/politica/aristoteles_politica.htm
Termo Justiça:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Justi%C3%A7a
http://pt.wikipedia.org/wiki/Injusti%C3%A7a
Super-herois:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liga_da_Justi%C3%A7a
http://www.batmanatrajetoria.hpg.ig.com.br/ligadajustica.html
Como estratégia de avaliação, propomos uma "Aula 6":
Avaliação:
Aula 6:
Observação: é importante ressaltar que além da avaliação proposta acima, o professor pode efetuar uma avaliação em todas as aulas a partir da livre observação do envolvimento dos alunos nos diversos diálogos propostos e nas atividades de pesquisa.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/06/2015
Cinco estrelasamei vou usar isso no meu seminario
05/05/2013
Quatro estrelasGostei muito do conteúdo desta aula. A experiência de desenvolvê-la foi gratificante.