Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo o mundo através dos sentidos: a importância da visão - UCA

 

24/03/2011

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os órgãos responsáveis pelos sentidos, enfocando o sentido da visão;

  • Reconhecer a importância da visão para nossa vida;

  • Compreender a condição das pessoas com deficiência visual;

  • Construir materiais que estimulem o sentido da visão;

  • Formular e confrontar hipóteses sobre o sentido da visão;

  • Socializar as hipóteses por meio da linguagem oral e escrita;

  • Confrontar as escritas construídas a partir de diferentes hipóteses da relação entre grafema-fonema.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – Quatro (4) atividades de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha conhecimento do seu próprio corpo, fazendo uso de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas. Os alunos também precisam ter desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  uso da webcam e navegar com o Mozilla Firefox.

 

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade – 60 minutos

 Brincando com os sentidos: pesquisando na rede.

Professor, inicie sua aula com uma roda de conversa. Diga-lhes que hoje vamos realizar uma brincadeira muito interessante. Pergunte-lhes se conhecem a brincadeira "cabra-cega".

Depois de levantar os conhecimentos prévios que eles têm sobre a brincadeira, solicite que utilizem seus laptops e pesquisem como é esta brincadeira: cabra-cega. Seguindo os seguintes passos: Mozilla Firefox [[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] ].

- Veja alguns sítios que você poderá sugerir:

http://www.monica.com.br/revistas/brincade/cabraceg.htm

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/brincarebom/brincadeiras-cabracega.htm

http://bebe.abril.com.br/canais/dican/brincadeira-cabra-cega.php

Discuta com eles sobre as regras da brincadeira, se quiser, o grupo poderá alterar alguma regra.

Brincando e aprendendo:

Professor, para a realização desta atividade providencie uma tira de tecido de cor preta, medindo 10 cm X 50 cm, fichas com os nomes dos alunos, uma caixa ou saquinho para colocar as fichas dentro e organize o mobiliário da sala (mesas e cadeiras) em forma de U.

Você poderá utilizar a sala de aula, mas para isso afaste as carteiras para os alunos não se machucarem. Se possível, leve-os ao pátio, mas delimite o espaço, para que não se dispersem e nem dificulte a localização dos colegas na hora da brincadeira.

Organize a turma em uma roda de conversa e estimule os alunos a falarem sobre os órgãos dos sentidos e suas funções, enfatizando a visão.  Investigue os conhecimentos prévios dos alunos em relação a esse sentido questionando-os:

-Qual é a parte do corpo que nos permite enxergar?

-Todas as pessoas podem enxergar do mesmo modo?

-Podemos enxergar no escuro? Dentre outras.

Posteriormente, realize a brincadeira “cabra-cega” com os alunos da seguinte forma: coloque as fichas dos nomes dos alunos dentro de uma caixa ou saquinho e faça um sorteio, para decidir quem será a “cabra-cega”.

  • Logo após, vende os olhos do aluno sorteado e faça-o rodar três ou quatro vezes em torno de si para perder, em parte, o sentido de orientação.
  • Os outros alunos devem fugir/correr dele.
  • Ao pegar alguém, o aluno vendado tem que adivinhar quem é, recorrendo a outros sentidos que possui, como o tato, a audição (da voz, por exemplo) ou ao olfato (reconhecendo o perfume, por exemplo).
  • Se acertar, o agarrado será a próxima “cabra-cega”. Se errar, continua a mesma criança.

 

 cabra-cega

Imagem 1- fonte: http://bebe.abril.com.br/canais/dican/brincadeira-cabra-cega.php 

 

Após a brincadeira, convide os alunos a compartilharem as sensações vivenciadas durante a realização da mesma, instigando-os sobre: qual a sensação de não poder enxergar? Como as pessoas com deficiência visual fazem para perceber o mundo? Dentre outras.

Professor, nesse momento, é importante ressaltar com os alunos o respeito as diferenças humanas.

Observação: professor, a brincadeira “cabra-cega” pode apresentar variações do nome ou da forma de se brincar de acordo com cada região. 

 

 2ª Atividade – 60 minutos

Construindo uma cabana escura

Professor, para a realização desta atividade disponibilize os seguintes materiais: tecidos de diversos tamanhos, cores e espessuras, mesas ou cadeiras, lanterna com pilhas, uma caixa de sapatos com duas aberturas, sendo uma na lateral e outra na tampa, com diferentes objetos dentro (por exemplo: lápis, borracha, apontador, esmalte, e outros) e máquina fotográfica.

Em seguida, disponibilize os materiais para a construção da cabana (mesas ou cadeiras e tecidos diversos). Oriente os alunos a escolherem um tecido para cobrir as mesas/cadeiras e montar a cabana escura. Durante esse momento, instigue-os a interagir com os materiais e seus pares, criar estratégias, confrontar hipóteses e trocar informações, como por exemplo: qual material é mais adequado para a construção da cabana escura? Lençol, cobertor, tecido de cor branca, dentre outros. Peça para que os alunos justifiquem suas opiniões.

Logo, com a cabana escura construída, organize os alunos em duplas e solicite que cada dupla entre na cabana, uma de cada vez. Apague a luz da sala e entregue a caixa de sapatos com os objetos dentro para que os alunos olhem na abertura lateral, e pergunte-lhes o que estão enxergando. Depois entregue a lanterna para eles colocarem na abertura feita na tampa da caixa, solicite que olhem novamente, um de cada vez, na abertura lateral para verificar o que enxergam agora. Ao final, converse com os alunos sobre o que perceberam com essa experiência e verifique a construção de conhecimentos pelos mesmos sobre a necessidade de luz para utilizar o sentido da visão.

cabana

Imagem 2 - fonte: acervo da autora 

 

Professor, após a experiência dos alunos na cabana escura, providencie uma atividade de registro. Sugerimos:                     

 

Registro da experiência: A cabana escura

 

  1. Escreva o nome do sentido utilizado na experiência da cabana escura.

          ___________________________________________________________

 

       2. Conte quantas letras têm o nome que você escreveu e registre abaixo.

       ____________________________________________________________

 

       3. Quais materiais você utilizou para a construção da cabana? Por quê?

___________________________________________________________

 

       4. O que você enxergou sem a luz da lanterna?

_____________________________________________________________

 

        5. E com a luz?

_____________________________________________________________

 

6. O que você aprendeu com essa experiência? Faça um desenho para demonstrar suas descobertas.  

 

 

 

 

 

 

 

3ª Atividade – 60 minutos

Jogo da memória: os espaços que posso ver em nossa escola

Professor, para viabilizar esta atividade você deverá realizar anteriormente um passeio pela escola e solicitar aos alunos que fotografem, com o seu auxílio se preciso, os diversos espaços da mesma (parque, refeitório, quadra, sala, biblioteca, secretaria, dentre outros) utilizando a webcam de seus laptops, que está localizada na área de trabalho. Em seguida, reúna as fotos em um pen-drive ou solicite aos alunos que lhe enviem por e-mail. Imprima as fotos no tamanho 9 cm X 12 cm e leve para a sala juntamente com vários pedaços de cartolina colorida recortados do mesmo tamanho das fotos. 

Organize a turma em grupos de quatro alunos e entregue para cada grupo, dez fotos diferentes. Em seguida, entregue para cada grupo, dez pedaços de cartolina colorida recortados do mesmo tamanho das fotos, para que eles elaborem suas hipóteses da escrita das palavras, referentes ao espaço fotografado. Logo após, realize a escrita convencional das palavras coletivamente no quadro e peça que os alunos registrem-na abaixo de sua tentativa. Solicite que  comparem sua hipótese de escrita com a escrita coletiva, para verificarem e assimilarem a maneira convencional da escrita. Dessa forma, as cartas do jogo da memória de seus alunos estarão prontas.

A seguir, oriente os alunos para realizarem o jogo da memória por eles construído com sua mediação, da seguinte forma: embaralhar as cartas e colocar na mesa, viradas para baixo. Organize a ordem dos jogadores por meio de sorteio ou decisão do grupo. Cada aluno terá uma chance para virar a carta e achar o par dela. Se não conseguir, o aluno passa a vez de jogar para o próximo colega. Quando um aluno encontra um par, ele continua jogando até errar, onde a vez é do próximo.

 

4ª Atividade – 60 minutos

Professor, para a realização desta atividade, você deverá solicitar que os alunos utilizem seus laptops e acessem o sítio:

http://historiasparapre.blogspot.com/2009/03/tiago-e-os-5-sentidos.html

Nele você encontrará uma história em slides sobre os 5 sentidos. Realize com os alunos a contação dessa história. Escreva no quadro o sítio referido e auxilie os alunos a digitarem corretamente para acessar a devida página na web. Você poderá utilizar diferentes recursos para essa contação, de acordo com a faixa etária e nível de desenvolvimento da turma, por exemplo: Cada aluno poderá ler um slide, você poderá ler os slides sozinho ou ainda, realizar a leitura coletiva da história, dentre outros. Para a produção dos slides, use o KPresenter [Metasys/Apicativos/Ferramentas de Produtividade/ Gerador de Apresentação]

Em seguida, solicite aos alunos que acessem ao sítio abaixo:

http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos/ciencias/nivel_avancado/sentidos/

Logo após, explique para os alunos que eles irão realizar um jogo sobre os cinco sentidos por meio da internet. Esse jogo possibilita aos alunos distinguir os sentidos e suas funções. Auxilie os alunos a compreenderem as formas de se jogar, sempre que necessário faça a mediação possibilitando a aprendizagem do jogo.

jogo

Imagem 3 - fonte:  http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos/ciencias/nivel_avancado/sentidos/ 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Observe a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, analise se os mesmos estão construindo conhecimentos relativos ao conteúdo trabalhado e organize registros individuais dos mesmos para diagnosticar suas facilidades e dificuldades durante o processo de aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.