Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Tempo em minha Vida - UCA

 

18/05/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Aline Rodrigues Cantalogo, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ordenar fatos em uma linha do tempo;
  • Socializar por meio de painel o trabalho elaborado;
  • Sistematizar por meio de texto a discussão sobre o tema;
  • Reconhecer a hora marcada em um relógio analógico;
  • Diferenciar a notação do tempo ao longo do dia;
  • Identificar os diferentes instrumentos de registro do tempo;
  • Identificar a lógica matemática das ordens crescente e decrescente. 
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 (quatro) atividades de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno  conheça os numerais de 0  a 24  e que saiba utilizar os programas de seu netbook, como Kword,  KolourPaint,  Wxcam e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

 

1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 

NOSSA VIDA EM UMA LINHA DO TEMPO

-Professor, inicie sua aula de uma forma bem divertida, peça para que as crianças acessem em seus netbooks o sítio www.youtube.com, por meio do Mozilla Firefox e pesquisem a música  “Tumbalacatumba”, e conheçam a música. Depois, proponha que a turma cante e crie gestos de acordo com a letra. Você pode escolher entre os diversos vídeos postados neste sítio, com coreografias de crianças. Uma sugestão seria o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=HCs2f5rYCgE  -Esta música auxilia de forma lúdica  introduzir o trabalho com as horas do dia. Para isto, utilize um espaço maior na escola, como o pátio e organize as crianças em 5 (cinco) fileiras para que todas possam fazer os gestos. Sugiro que  aproveite a oportunidade de gravar este momento através da WxCam, que fica na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam)

-O vídeo tanto poderá ser postado na internet e/ou socializado na escola para ensinar outras turmas a cantarem e fazerem os gestos, propiciando a aprendizagem sobre as horas do dia.

-No retorno à sala de aula, organize os alunos em uma roda de conversa e instigue questões cujas respostas se pautem no tempo, por exemplo:

  • Que horas vocês acordam?
  • Qual o momento do dia que mais gostam?
  • O almoço é servido em que horário?
  • E outros.

Logo após, ressalte a importância do tempo em nossa vida, a relevância em saber “olhar” as horas, por isso, é importante conhecer os números, a diferença da notação de tempo, dentre outras questões.

2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

PESQUISANDO OS FATOS MARCANTES

Professor, para a realização desta atividade proponha como Tarefa de Casa um trabalho de pesquisa, no qual, o aluno, com a ajuda da família possa registrar os fatos mais marcantes ao longo da sua vida. Sugerimos que a atividade deve ser construída com os alunos usando seus netbooks  utilizando o Kword (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos). Veja um exemplo:

 

 NOME: _____________________________________

Data: __/__/____

 

IDADE

FATO MARCANTE

0 a 01 ano

 

 

 

01 a 02 anos

 

 

 

02 a 03 anos

 

 

 

03 a 04 anos

 

 

 

04 a 05 anos

 

 

 

05 à 06 anos

 

 

 

06 a 07 anos

 

 

 

 

-Peça que os alunos  tragam como anexo à atividade, 01 (uma) foto que represente cada período, sendo que a idade atual,  eles  podem utilizar a Wxcam do laptop que está na área de trabalho  para fazerem a foto.

-No retorno da Tarefa de Casa é importante a socialização dos fatos marcantes com toda turma. Dessa forma, você estará trabalhando elementos relativos a  convivência; a escuta ativa;  e todos conhecerão melhor uns aos outros.

-Para fechar com “chave de ouro” monte um painel com as fotos que eles trouxeram. Solicite que coloquem o nome e a idade em que  estavam em cada foto. Neste momento, você trabalhará com a escrita do nome da criança, com o registro dos algarismos e com a ordenação crescente e decrescente dos números, pois ao organizar as fotos obedecendo a ordem cronológica e registrando a idade abaixo das fotos eles construirão esta ideia.

3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

AMPLIANDO CONHECIMENTOS

Professor, se em sua escola possui laboratório de Matemática leve os alunos para uma aula neste espaço, na tentativa de conhecer os diferentes instrumentos de registro do tempo, como a ampulheta, mas se não houver este espaço em sua escola, procure em jogos que têm este instrumento e leve para seus alunos conhecerem, ou solicite que acessem os sítios eletrônicos sugeridos, utilizando os seus laptops.

Veja a seguir as imagens de alguns exemplos:  

     Ampulheta                              Relógio analógico                                                                                              

Imagem 1- fonte:     www.calendario.cnt.br/meditempo/Calendar300.htm       

 Imagem 2- fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&biw=1276&bih=627&q=relogios&gbv=2&aq=f&aqi=g10&aql=&oq= O relógio analógico (com ponteiros):                                          

                                           

 

 

                           Relógio digital                                           Relógio de sol                                             

Imagem 3- fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&biw=1276&bih=627&q=relogios&gbv=2&aq=f&aqi=g10&aql=&oq  -Relógios digitais

                                     

 Imagem 4- fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=hp&biw=1276&bih=627&q=relogios&gbv=2&aq=f&aqi=g10&aql=&oq  - Relógio de sol

             

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

                                                                                                                                                                                                             

   -Sabendo que grande parte dos alunos que conhecem os algarismos numéricos sabe identificar o registro do relógio digital, é necessário auxiliá-los para que reconheçam também a hora marcada em um relógio analógico.

-Para facilitar esta compreensão, sugerimos o jogo “ brincando se aprende”. Os alunos deverão utilizar o Mozilla Firefox  [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] e acessarem: http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=1435

Jogo do relógio

 

Imagem 5-fonte: http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=1435

 

4ª ATIVIDADE

Para outra atividade prática, peça com um dia de antecedência que os alunos tragam os dois tipos de relógios mais utilizados em nossa sociedade: o digital e analógico. Ela  possibilitará aos  alunos manusearem os relógios em sala de aula e simularem as questões levantadas na roda de conversa da 1ª Atividade: em que horário acordam, chegam à escola, horários das aulas, do recreio, término das aulas, almoço, lanche, jantar, fazer lição, assistir televisão, jantar, tomar banho, dormir, entre outros. Em seguida poderão listar as atividades, expô-las na classe e registrá-las por meio de desenhos, que poderão ser construídos utilizando a ferramenta de seus netbooks chamada KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações Gráficas>Ferramenta de pintura).

-Para finalizar o trabalho sistematize coletivamente, por meio de texto a discussão do tema. Este material fará parte do processo avaliativo da turma. Para isto, resgate com os alunos o que eles aprenderam o que foi mais interessante, o que foi difícil. Veja uma sugestão para o registro: 

 

 

RELATÓRIO

O TEMPO EM MINHA VIDA

 

Aprendemos.....

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, as atividades sugeridas compõem o processo avaliativo, pois tentam responder os objetivos, mas cabe  a você diagnosticar durante a realização das tarefas se as crianças conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. É  importante verificar se eles compreenderam a ordenação dos fatos ao logo de sua vida, se foram capazes de discutir, socializar o que aprenderam, de identificar os diferentes instrumentos de registro do tempo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • heloisa helena borges, Colégio Salesiano São Gonçalo , Mato Grosso - disse:
    heloisa_67@hotmail.com

    12/10/2011

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante as ideias de suas aulas. Contribuiu muito para a elaboração de minhas aulas sobre o conteúdo HORA no 1º ano do Ensino Fundamental.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.