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Viajando pelo fundo do mar: a história que encanta e ensina - UCA

 

04/04/2011

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a escrita do seu próprio nome.
  • Ouvir história contada de forma interativa, interpretando-a.
  • Ampliar o vocabulário.
  • Formar palavras percebendo como começam e terminam.
  • Explorar o Globo Terrestre diferenciando as partes que representam terra e mar.
  • Reconhecer as características de alguns animais marinhos.
  • Representar resultados de pesquisas através de desenhos associados com palavras e ou frases.
  • Reconhecer quantidades e representá-las.
  • Resolver situações problema que envolvam operações simples de adição.
  • Expressar ideias através das artes.
  • Utilizar os recursos disponíveis no seu laptop para participar da aula de forma autônoma e interativa.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam as letras do alfabeto, a fim de que seja capaz de reconhecer as vogais e as consoantes. Os alunos também precisam ter desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: o uso dos programas Koloupaint, Kword, do sistema operacional Linux, bem como saibam utilizar a WxCam.

 

Estratégias e recursos da aula

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 INFORMAÇÕES AO PROFESSOR  

Professor aproveite este momento para investigar a curiosidade e aguçar a imaginação dos alunos para a chegada de Beto que é um boneco que adora as letras do alfabeto. Sempre que viaja pelas escolas leva com ele um alfabeto. Simule a chegada de Beto por meio do correio dentro de um saco com uma cartinha endereçada à turma. O remetente deverá ser o Sr. Albabeto lá da Alfabetolândia.  Beto poderá levar muitas novidades para a aula o que dependerá da sua disponibilidade e criatividade. Além disso, algumas atividades serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os programas:  WxCam, Kword, Kolourpaint e Amarok.  

Dialogando com os alunos

RODA DE CONVERSA

 Professor utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento explore o que há dentro do saco do presente, que acabaram de receber através do correio,deixe os alunos segurá-lo e faça questionamentos como: 1) O que tem dentro do saco? 2) É grande ou pequeno? 3) É pesado ou leve? 4) Tem cheiro? 5) Faz barulho?... Deixe a imaginação fluir. Quando todos já tiverem manuseado e dado seus palpites, abra o presente tire o boneco chamado Beto, que traz uma carta endereçada à turma. Leia-a em voz alta para e com bastante ênfase:

UBERLÂNDIA, 10 DE FEVEREIRO DE 2011.

 

OLÁ, AMIGUINHOS! 

ESTOU ENVIANDO PARA VOCÊS UM AMIGUINHO MUITO ESPECIAL QUE SE CHAMA BETO E VEM LÁ DA ALFABETOLÂNDIA PARA CONHECER A TURMA DO 1º ANO C DA ESEBA, SEMPRE CARREGA CONSIGO UMA SURPRESA PELAS ESCOLAS POR ONDE PASSA. ASSIM AS CRIANÇAS APRENDEM COISAS FANTÁSTICAS COM ELE.

E VOCÊS QUEREM VIAJAR NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO?

ENTÃO PREPAREM, POR QUE O BETO VAI FICAR COM VOCÊS ATÉ O FINAL DO ANO E CADA SEMANA ELE IRÁ TRAZER ALGO NOVO PARA DESCOBRIREM JUNTOS.

ATENTAMENTE,

SR. ALBABETO

Fonte: Acervo da autora 

Professor, com o auxílio do laptop peça aos alunos que fotografem a chegada do boneco nos espaços da escola, usando a webcam de acordo com as orientações - WxCam: Menu K:  Aba Aplicativos- Multimídia - WxCam ( o botão "máquina de retrato" tira uma foto através da webcam.

Nesta aula, solicitar aos alunos que mostrem os as fotografias tiradas do boneco aos colegas, e discutam sobre os lugares que o Beto conheceu dentro da escola.     

Professor, fale para os alunos:

_ Que legal, vamos ter um amigo na nossa sala que irá trazer várias surpresas, vamos conferir o que ele trouxe hoje?

Explore os materiais que Beto trouxe para a turma:

  •  Fichas dos nomes: Leia as fichas e peça para os alunos identificarem o seu nome ajudando Beto a encontrar os donos das fichas. Quando o nome for identificado, o aluno pega sua ficha.

Cartaz de nomes

                                                                                                                                                                      Fonte: Acervo da autora 

  • Livro de história: “O Peixinho de Chocolate” Carmem Mendonça

Fonte: MENDONÇA, Carmem. O Peixinho de Chocolate. Editora Fotolito. Uberlândia-MG, 2000

2º Atividade: aproximadamente 60 minutos.

LOCALIZANDO E CONTANDO A HISTÓRIA 

Professor, leve para sala de aula, dentro do saco de Beto um Globo Terrestre, formule para os alunos vários questionamento tais como: 1) Que objeto é este que Beto trouxe para nossa sala de aula? 2) Para que serve? 3) Alguém tem um em casa? 4) O que essas partes que não são azuis representam? 5) As partes azuis representam o que? 6) Quem conhece o mar? 7) Quem já foi no mar? 8) Existem animais que vivem no mar? 9) Quais vocês conhecem? Veja o globo Terrestre:

 

 

Globo Terrestre

 

Fonte: http://www.libreria.com.br/catalogo/online/baby/

Professor, auxilie os alunos a acessarem a internet, com o intuito de pesquisar imagens interessantes do planeta Terra e do mar. Para realizar esta busca, os alunos podem acessar o sítio: www.google.com.br, depois clicar em Imagens e em seguida digitar palavras como “mar” e “Terra”.

Professor, logo após, levante os seguintes questionamentos com os alunos:

Alguém já ouviu alguma história que fala sobre o mar? Qual? Ih! Achei outra coisa dentro do saco de Beto. O que será? Um livro de história! Qual história? Alguém sabe ler o nome da história do livro que Beto nos trouxe? Muito bem, vamos repetir todos juntos, em voz alta sem gritar o nome da história. Vocês querem que eu leia para vocês?

Professor, organize os alunos em  roda para contar a história: “O Peixinho de Chocolate” usando o avental que o próprio Beto trouxe.

 

sala

 Fonte: Acervo da autora

Professor discuta/comente a história com os alunos utilizando algumas questões que o ajudarão na condução da atividade:

1. O que aconteceu no fundo do mar?

2. Como os animais receberam o peixinho de chocolate?

3. Todos os peixinhos são iguais? Por quê?

4. Todos os peixinhos estão indo para o mesmo lado?

Como já discutimos bastante, vamos contar quantos personagens aparecem  na história?

  Agora que já sabemos a quantidade de personagens vamos brincar!

Organize as crianças em grupos para brincar de sopa de letrinha. Elas deverão montar em um prato com as letras do alfabeto o nome dos personagens da história.

Fonte: MADI, Sônia. Cantalelê, Sopa de letrinhas. Escolas Associadas. Saõ Paulo, 2006, p.94 

Prato  prato 2

Fonte: Acervo da autora 

Professor, faça o registro na lousa das palavras formadas, conforme as imagens acima e peça aos alunos que  escolha 3 nomes dos personagens e criem uma frase para cada um, utilizando o Kword, iniciar em área de trabalho- processador de textos.
Para reforçar a aprendizagem proponha a seguinte atividade:

APÓS OUVIR A HISTÓRIA “O PEIXINHO DE CHOCOLATE” DA AUTORA CARMEM MENDONÇA, ESCREVA ao lado das imagens uma frase para TODOS OS ANIMAIS, PERSONAGENS da história.

 

Material Utilizado:

  • Letras do alfabeto móvel;
  • prato descartáveis;
  • laptop

Para reforçar a aprendizagem proponha a seguinte atividade:

APÓS OUVIR A HISTÓRIA “O PEIXINHO DE CHOCOLATE” DA AUTORA CARMEM MENDONÇA, ESCREVA AO LADO DAS IMAGENS O NOME DE ALGUNS ANIMAIS QUE SÃO SEUS PERSONAGENS.

 

Atividade  

 Fonte: Acervo da autora

3º Atividade: aproximadamente 60 minutos.

BRINCANDO COM A MATEMÁTICA

Professor, crie situações problema para os alunos resolverem, estimulando o raciocínio lógico matemático e a aplicação das noções de adição. É importante, nessa fase trabalhar com material concreto, dessa forma leve para sala de aula no saco de Beto alguns materiais tais como: (pauzinho de picolé, botões ou imagens dos personagens da história). Explore-os bastante, estimulando os alunos a participarem da atividade.

 Observe o exemplo abaixo:

NA HISTÓRIA “O PEIXINHO DE CHOCOLATE”, CONHECEMOS VÁRIOS PERSONAGENS. NO INÍCIO DA HISTÓRIA TÍNHAMOS TRÊS PERSONAGENS: AS OSTRAS, O PAPAI E A MAMÃE PEIXINHOS. DEPOIS, APARECERAM MAIS TREZE AMIGUINHOS. VAMOS DESCOBRIR QUANTOS PERSONAGENS PARTICIPARAM DA HISTÓRIA?

 Após essa atividade oriente os alunos a clicarem com o mouse em: Metasys- aplicativos-aplicações gráficas – ferramenta de pintura no programa Kpaint. Explique para a turma que terão como objetivo fazer desenhos que representem a forma que cada um utilizou para resolver a situação problema. 4º Atividade: aproximadamente 60 minutos.

PESQUISANDO NO COMPUTADOR

Professor, solicite aos alunos que pesquisem em casa com a sua família curiosidades sobre alguns animais marinhos que aparecem na história: “O Peixinho de Chocolate”, usando seus próprios computadores. Para isso, devem acessar os sites abaixo:

 www.junior.te.pt/servlets/Jardim?P=Animais
www.smartkids.com.br/especiais/animais-peixes.html 
www.curiosidadeanimal.com/peixes_marinhos_polvo.shtml

Na próxima aula, faça uma roda e converse com os alunos sobre as suas descobertas e peça que as registrem através de desenhos e ou de desenhos associados com palavras e ou frases, dependendo do nível de escrita em que se encontra, no caderno de Língua Portuguesa utilizando o seguinte título: “Nossas descobertas sobre curiosidades de alguns animais marinhos que aparecem na história O Peixinho de Chocolate”.

 Professor, se algum aluno fizer descobertas de curiosidades de outros animais marinhos, que não aparecem na história poderão socializá-las para a turma e ainda registrá-las no caderno com o título: “ Outras descobertas sobre animais marinhos”.

 5º Atividade: aproximadamente 60 minutos.

TRABALHANDO COM DOBRADURA E MÚSICA

Professor, leve para a sala de aula papel A4 branco ou colorido e apresente novamente, para a turma, Beto com seu saco de surpresas, incentive os alunos a falarem sobre o que acham que tem dentro do saco, após várias tentativas retire gradualmente de dentro do saco diferentes dobraduras ( flor, cachorrinho, casa dentre outras) explore-as fazendo várias perguntas. Verifique se tem mais alguma coisa dentro do saco de surpresas, faça suspense aguçando a curiosidade dos alunos, em seguida retire o esquema da dobradura de peixe com a seguinte carta de Beto:

UBERLÂNDIA, 20 DE FEVEREIRO DE 2011.

 

QUERIDOS AMIGUINHOS!

ESTOU ADORANDO BRINCAR E APRENDER COM VOCÊS.

PARA DIVERTI-LOS MAIS UM POUQUINHO ESTOU ENVIANDO ALGUNS DESENHOS MOSTRANDO COMO FAZER A DOBRADURA DE UM LINDO PEIXINHO, QUANDO TERMINAREM, COM A AJUDA DA PROFESSORA, MONTEM UM MURAL COM UM MAR BEM AZUL CHEIO DE PEIXINHOS COLORIDOS.

APÓS FAÇAM UMA RODA E DE MÃOS DADAS ESCUTEM E CANTEM A MÚSICA: “COMO PODE UM PEIXE VIVO”. TAMBÉM ENVIEI PARA VOCÊS UM CD COM A MÚSICA, A FIM DE QUE FIQUEM MUITO ALEGRES.

ESPERO QUE GOSTEM.

BETO

Professor, solicite que cada aluno pesquise no sítio: www.google.com, depois clicar em Imagens e em seguida digitar palavras dobradura de peixe conforme, o exemplo abaixo:

   Peixe  

 

Fonte: http://susyprojetos.blogspot.com/2010/10/dobradura_05.html
Material utilizado:
  • Papel A4 ou folhas coloridas;

Professor, para finalizar a aula apresente para os alunos a música: “Como pode um peixe vivo”. Solicite que pegue seu laptop e ouça a música, seguindo as instruções abaixo:

  •  acesse o tocador de músicas através do menu K (Metasys) clique em: Metasys – Aplicativo – Multimídia – Tocador de música - Como pode um peixe vivo

Professor, para finalizar a aula apresente para os alunos a música: “Como pode um peixe vivo” para que organizados em roda, escutem e cantem juntos.

Letra da música: Como pode o peixe vivo

Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Os pastores desta aldeia
Ja me fazem zombaria
Os pastores desta aldeia
Ja me fazem zombaria
Por me verem assim chorando
Por me verem assim chorando
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia

Fonte:http://www.letras.com.br/musicas-infantis/peixe-vivo


 

 

 

  

 

 

 

Recursos Complementares

TUAN e MICHAELIS, Roseli e Ana. Bichos da Praia editora: Callis

WWW.smartkids.com.br/especiais/fundo-do-mar-html 

WWW.jogosinline.com/jogo/904-fundo-do-mar-html 

Avaliação

Professor é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula: durante a contação da história, a formação das palavras, as rodas de conversa, os registros escritos, os desenhos, as atividades artísticas e as pesquisas realizadas no seu laptop para participar da aula de forma autônoma e interativa. É também importante considerar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.  

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