Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


HandBlog: o handebol das quadras para a Net - UCA

 

25/03/2011

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Filosofia Teoria do conhecimento
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e organizar os conhecimentos que integram o handebol em suas formas de esporte oficial e esporte convivência.
  • Conhecer a história do handebol, sua origem, evolução das regras e a estrutura do jogo (quem, como e onde jogar).
  • Debater criticamente temas que surgem no contexto da prática do handebol, como: diferenças de habilidades, de gênero, classe social e etnia.
  • Criticar o sentido e o significado do esporte na sociedade, questionando o pretenso caráter universal e de permanência das regras esportivas oficiais.
Duração das atividades
13 aulas de 50min / Total 650 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Diferenças e aproximações entre Jogo e Esporte enquanto conteúdos da Educação Física escolar.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2: Identificação e registro do conceito provisório da turma sobre handebol

As primeiras aulas devem privilegiar os conhecimentos que os(as) alunos(as) trazem sobre o tema que será abordado na aula: o handebol. Deve garantir também registros das falas e escritas deles(as), que valorizem a utilização dos recursos tecnológicos que eles(as) possuem na escola, de modo que os(as) alunos(as) percebam a própria ampliação conceitual no decorrer das atividades.

1. Cada aluno(a) deverá falar o que conhece sobre o handebol, mediante a utilização da técnica brainstorming, tempestade de idéias (Ver definição e objetivos da técnica em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming, acessado em 12/10/2011).

Observação 1: O(a) professor(a) deverá esclarecer aos(as) alunos(as) a seguinte regra: eles(as) deverão ouvir cada colega que quiser se pronunciar a respeito do tema e, nesse primeiro momento, não emitirão juízo de valor sobre as respostas dos(as) colegas. O julgamento das respostas terá outro momento na atividade seguinte.

Dica: Professor(a)!! No contexto da aula 1 e 2 você pode fazer parcerias com outros(as) professores(as). Ex: Convidar o(a) professor(a) de Filosofia para trabalhar a noção de "conceito" juntamente com você (o que é um conceito? Qual a diferença entre conceituar e definir? Existe um conceito de Handebol?)

2. O (a) professor(a), na sala de aula, munido(a) de computador conectado a um projetor de imagem digital (data show), deverá registrar e projetar as definições sobre o conceito de handebol, logo abaixo da imagem  “tempestade de idéias” (Veja figura abaixo). Após todos exercitarem o direito de falar e de ouvir, julgarão coletivamente as definições expostas, eliminando aquelas que o grupo entender que não pertençam ao conceito de Handebol.

Chuva de ideias

(Disponível em: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&source=hp&biw=1024&bih=584&gbv=2&aq=f&aqi=g2&oq=&q=brainstorming&tbs=isch:1. Acesso em 10/ 03/ 2011)

3. Em seguida, na sala de aula que tenha acesso a internet, os(as) alunos(as) utilizando seus netbooks, deverão pesquisar na internet informações sobre o Handebol. Os(as) alunos(as) deverão salvar os dados de pesquisa em seus respectivos pendrives. O(a) professor(a) deverá orientar esta tarefa on line  e apontar os sites que eles(as) consultarão (veja sugestões de sites abaixo). Os (as) alunos (as) buscarão primeiro, imagens e regras, orientados (as) pelas seguintes perguntas norteadoras: a) Onde e como se joga? b) Quem pode jogar?

       Sugestão de sites sobre Handebol:

http://www.brasilhandebol.com.br/, acessado em 12/03/2011

http://www.handsport.com.br/ , acessado em 12/03/2011

http://www.brasilescola.com/educacaofisica/handebol.htm, acessado em 12/03/2011

http://www.fphand.com.br, acessado em 12/03/2011

http://www.handsport.com.br/noticias-do-handebol/186-conheca-as-feras-cearenses-do-handebol-de-praia.html, acessado em 12/03/2011

Sugestão de imagens:

  

  

 (Disponível : http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1259&bih=599&tbs=isch%3A1&sa=1&q=handebol&aq=f&aqi=g10&aql=&oq= acessado em 12/03/2011)

Observação 2: A questão 2 (quem pode jogar?) poderá ainda gerar outro tema de debate que deverá estar presente durante as discussões que aparecerão nas aulas seguintes: relações de diferenças de gênero. Este tema justifica-se pelo fato de persistir no contexto escolar, sobretudo nas aulas de Educação Física, relações desiguais de gênero estabelecidas na disputa e ocupação dos espaços das aulas por meninos e meninas.

Sugestão de leitura para que o(a) professor(a) aprofunde esta discussão, veja artigo de Helena Altman (1999) intitulado: “Marias (e) Homens nas quadras: sobre a ocupação do espaço físico escolar”, disponível em http://200.130.7.5/spmu/docs/g%C3%AAnero_e_diversidade_na_escola_arquivos/2008/dados/pdf/maria_homem.pdf, acessado em 12/03/2011)

4. Os(as) alunos(as) deverão salvar sua pesquisa do computador para seu pendrive. Posteriormente, eles irão discutir sobre a estrutura do jogo e as primeiras regras dessa modalidade  esportiva.

 

Aula 3: Utilizando as informações da primeira pesquisa sobre handebol

1. A partir das informações da primeira pesquisa sobre handebol, o(a) professor(a) reunirá com os alunos (as) e eles(as) responderão, agora diante do coletivo, as duas primeiras perguntas norteadoras da pesquisa. A turma irá definir pelo consenso ou pela maioria (voto): onde/ como se joga e quem pode jogar?

2. Os(as) alunos(as) deverão registrar no caderno a primeira definição coletiva da turma que caracteriza o jogo para a sua vivência posteriormente.

3. Em seguida, com as regras definidas pela turma, o(a) professor(a) irá conduzir os(as) alunos(as) para o jogo na quadra ou outro lugar apropriado. Os(as) alunos(as) deverão levar seu netbook para registrar os acontecimentos dos jogos em função das seguintes perguntas: a) Todos(as) participaram do jogo? b) Que conflitos surgiram? c) O que deu e o que não deu certo com relação às regras utilizadas? O(a) professor(a) solicitará que eles(as) organizem quatro equipes mistas, com efeito, enquanto duas jogam entre si, outras duas irão esperar.

4. Nesse momento, o(a) professor(a) deverá organizar os(as) alunos(as) da seguinte forma: os grupos (times) que estão jogando deverão ser observados por aqueles que estão sem jogar. Estes deverão utilizar seu computador e fazer um registro fiel às perguntas acima. Não será necessário pressa para responder.

5. A seguir, deverá propor à turma uma reflexão coletiva sobre a convivência no jogo com relação aos princípios e valores presentes na sua prática (com registro feito pelo (a) aluno(a) e professor(a)).

Observação 3: O(a) professor(a) deverá aproveitar a riqueza das discussões do questionamento  "a" (todos participaram do jogo?). Isto, para retomar a questão das relações de gênero e conduzir tanto os registros de cada aluno(a), como a discussão posterior, na perspectiva de que os(as) alunos(as) percebam a existência, mudança ou permanência das relações desiguais entre meninos e meninas durante a prática do jogo. Um ponto de partida para essa discussão está na própria História do Handebol. Ex: O esporte handebol surge  primeiro para o público feminino, mas apenas torna-se olímpico quando os homens passam a jogar. Veja este dado histórico no site: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/handebol/historia-do-handebol.php - acessado em 13/03/2011.

Nesse momento, o(a) professor (a) deverá apontar a necessidade da pesquisa sobre História do Handebol que iniciar-se-á na aula seguinte.

 

 Aula 4: Pesquisando a História do Handebol

  1. O (a) professor(a) deverá entregar aos(as) alunos(as) um roteiro de pesquisa. Eles(as) responderão um questionário e poderão pesquisar curiosidades e imagens relacionados com a história do handebol. Este roteiro deve conter dois modelos de questionário A e B – conforme sugestão abaixo.

Sugestão de questionário integrante do roteiro da pesquisa: História do Handebol:

QUESTIONÁRIO “A” QUESTIONÁRIO “B”
1) Qual origem e o significado da palavra “handebol” ?

1) Quem e como se jogava esse esporte no início de sua história?

2) Em que cidade, país e data, foi criada essa modalidade esportiva? 2) Quais foram as primeiras regras oficiais do Handebol?
3) Quais os motivos que levaram a criação desse esporte? 3) Como o Handebol chegou ao Brasil e em que espaços era jogado ?

 Observação 4: Com relação às imagens e curiosidades sobre o jogo, o(a) professor(a) deve deixá-los(as) livres para identificarem-nas, limitando apenas as quantidades (número máximo: duas curiosidades e duas imagens por aluno (a). Este questionário deverá ser respondido e devolvido na semana seguinte  (duas aulas depois).

       2.  Iniciar a construção do Blog da turma sobre o Handebol, o HandBlog, que deverá ficar pronto ao final desta estratégia de ensino, configurando-se como um dos elementos  principais de avaliação da mesma.

Sugestão de site para construção do Blog: www.blogspot.com ,acessado em 11/03/2011.

Sugestão de sites para pesquisa história do handebol:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/handebol/historia-do-handebol.php acessado em 11/03/2011.

www.historiadetudo.com/handebol.html acessado em 11/03/2011.

www.handsport.com.br/historia-do-handebol.html, acessado em 11/03/2011.

www.museudosesportes.com.br/noticia.php?id=1103, acessado em 11/03/2011.

Sugestão de vídeos sobre história do handebol:

http://www.youtube.com/watch?v=g-d08CMwaBs&feature=related, acessado em 13/03/2011

http://www.youtube.com/watch?v=5bicigfEdAw , acessado em 13/03/2011

http://www.youtube.com/watch?v=cbuyhqzQndM, acessado em 13/03/2011

http://www.youtube.com/watch?v=h74HcxFD4Vo, acessado em 13/03/2011

 

Aula 5: Pesquisando e vivenciando a partir de jogos pré-desportivos

No laboratório de informática, ou em sala de aula com acesso a internet para todos(as) , o(a) professor(a) deverá orientar os(as) alunos(as) que, pelo seu computador, entrem no site http://www.youtube.com/watch?v=f8Ha4mHq6JA para assistirem um vídeo que demonstre um jogo pré-desportivo do handebol.

1. Vivenciar o Jogo Pré-desportivo “1”, denominado “Jogo dos Dez Passes”, relacionado com os fundamentos do handebol. Os(as) alunos(as) levarão seu netbook para a quadra. O procedimento e organização do jogo será semelhante ao da aula 3 (logo acima descrita). O(a) professor(a) deverá garantir alunos(as) praticando o jogo e outros observando. Desta vez as equipes que aguardam para jogar deverão colher os seguintes dados da realidade do Jogo Pré-desportivo “1”: movimentos e regras que  se assemelham às primeiras definições da turma sobre a estrutura e regras do jogo do handebol que eles definiram na aula 3.

2. Nesse momento, eles(as) escreverão os dados de forma bem objetiva (citar os gestos motores presentes, regras idênticas às do handebol, etc). Caso o netbook possua webcam, o(a) professor(a) também pode orientar os(as) alunos(as) que queiram filmar, e não somente escrever, os movimentos parecidos com os de handebol (Ex: saltos, arremessos, quantidade de jogadores por equipe, etc.) para que utilizem de forma mais adequada o recurso de filmagem do computador. Além das imagens os(as) alunos(as) poderão gravar os sons dos jogadores (Ex: linguagens utilizadas, pedidos de "passe de bola", etc).

3. Ao final de cada aula, o(a) professor (a) deverá propor à turma uma reflexão sobre a convivência no jogo com relação aos princípios e valores presentes durante a sua prática. O(a) professor (a)deverá registrar o que os(as) alunos(as), coletivamente, identificaram e decidiram alterar no jogo para atender aos objetivos e necessidades do grupo em relação as normas de convivência e regras do jogo.

 

Aula 6 e 7: Socialização da pesquisa História do Handebol e postagem no HandBlog

O(a) professor(a) deverá preocupar-se com a organização dos(as) alunos(as) no espaço para viabilizar a socialização das respostas deles(as) com seus(as) colegas.

1. O(a) professor(a) deverá dividir a turma em subgrupos de 4 alunos(as), nos quais dois alunos(as) estarão com o questionário “A” e dois com o questionário “B” respondidos. Eles(as) irão apresentar para o seu grupo os resultados de pesquisa, para que, em seguida, o grupo elabore uma síntese para ser registrada no HandBlog.

2. Vivenciar o Jogo Pré-desportivo "2" (modificação do primeiro jogo pré-desportivo). O(a) professor(a), durante o desenvolvimento do jogo, e ao final dele, deverá retomar as alterações do jogo feitas pela turma, para que os(as) alunos(as) tenham oportunidade de avaliar se as tais alterações atenderam, ou não, os objetivos da turma, se elas devem permanecer ou se novamente serão modificadas.

3. Conforme foram os jogos nas aulas 3 e 5, o(a) professor (a)deverá garantir a organização em quatro equipes para viabilizar os registros mediante o uso do netbook. Dessa vez, os(as) alunos(as) terão duas tarefas em sua pequena pesquisa de campo:

a) observarão o Jogo Pré-desportivo "2" e registrarão se as mudanças definidas para as regras do jogo foram contempladas conforme aponta item 2 (acima);

b) ao final de cada tempo de jogo, antes de jogar, e utilizando o recurso de gravação de voz dos seus netbooks, eles (as) entrevistarão  os(as) jogadores(as) que estão saindo da quadra, com as seguintes perguntas: Você achou que o jogo melhorou com as novas regras? Por quê?

4. Os (as) alunos (as) deverão salvar os registros escritos e os de áudio (as entrevistas) em seus pendrives, para que cada grupo faça uma verificação do quantitativo de alunos(as) que acham que melhorou e daqueles(as) que não viram melhorias no jogo. Isto servirá para adiantar a discussão das próximas modificações, que formarão o Jogo Pré-desportivo "3". Este será vivenciado nas aulas seguintes.

 

Aula 8 e 9: Construção do quadro História do Handebol no HandBlog

O(a) professor(a) deve demonstrar, com entusiasmo, que as atividades seguintes serão muito importantes para continuarmos a enriquecer o HandBlog.

1. Vivenciar o Jogo Pré-desportivo “3” construído a partir das falas presentes nas gravações da última aula (entrevistas), bem como, considerando as últimas modificações e sugestões da última aula. A estrutura e regras do jogo, como ficou ao final, deverá ser postada no HandBlog identificada com um nome escolhido pela turma (Ex: Jogo da Turma 3º Ano B).

2. Reunir novamente a turma, na sala de aula, para construção de um quadro geral da história do handebol, com a síntese das questões respondidas, à luz do estudo realizado em subgrupos (momento de síntese). As quatro sínteses de discussões dos grupos tornar-se-ão um único quadro sobre História do Handebol.

3. Após ser concluído, o quadro História do Handebol, o mesmo deverá ser postado no HandBlog, sendo que, cada aluno(a) também deverá postar, neste dia,  no mínimo um comentário sobre o quadro.

 

Aula 10: Identificação e crítica do sentido do Handebol Oficial

1. Apresentar aos(as) alunos(as) um vídeo com um jogo de Handebol Oficial, procedendo à identificação e registro dos elementos constitutivos desse esporte (características essenciais), bem como as principais diferenças em relação aos jogos pré-desportivos vivenciados.

Sugestões de vídeos sobre Handebol Oficial:

Handebol de Salão Masculino: http://video.google.com/videoplay?docid=498566448209403723#, acessado em 15/03/2011

Handebol de Salão Feminino: http://www.youtube.com/watch?v=63XQliAgAKI, acessado em 15/03/2011

Handebol de Areia: http://www.youtube.com/watch?v=8n-2PUigFhE, acessado em 15/03/2011

Handebol Escolar: http://www.youtube.com/watch?v=mwskxg4SocE , acessado em 15/03/2011

2. Refletir teoricamente as concepções do esporte rendimento com o esporte praticado na escola.

3. Apresentar  algumas questões norteadoras das discussões após a apresentação do vídeo e do jogo acima citados, quais sejam: a) Tivemos alguma regra no esporte jogado aqui na escola (esporte “convivência”) que não está presente no esporte apresentado no vídeo? b) Quais são os elementos constitutivos presentes no Handebol? c) Por que alguns fatos ocorridos no vídeo não acontecem aqui na escola?

Abaixo, estão listadas mais sugestões de questionamentos:

• Quem pode jogar o Handebol?

• Quem praticou o Handebol no filme? Jogam meninos com meninas?

• Tem aquele(a) jogador(a) que é "fominha"?

• Tem aquele(a) jogador(a) que erra muito?

• De tudo que identificamos (regras, técnica, etc), o que nós queremos aprender sobre o handebol aqui na escola?

Observação 5: Os(as) alunos(as) deverão elaborar perguntas sobre as regras do Handebol Oficial: o que pode e o que não pode? A reflexão sempre deve garantir, pelo menos, duas alternativas: a) se devemos mudar nossas regras e/ou nossa forma de jogar, para atender a realidade do esporte oficial; b) ou se queremos priorizar os interesses, necessidades e possibilidades da turma no contexto escolar. Nesse momento, poderão ser discutidas mais questões relacionadas à convivência, agora abordando não somente as diferenças de gênero, mas também: diferenças físicas, técnicas, sociais, étnicas, dentre outras.

Dica: A observação 5 aponta outra possibilidade de trabalho em parceria. A discussão relacionada às relações de gênero também estão presentes em outras disciplinas como: Sociologia e História. Ex: O tema da diversidade social e relações de poder receberão uma contribuição muito importante daquelas áreas de conhecimento. Se, por algum motivo, não consigam a parceria, os(as) alunos(as) poderão entrevistar, mediante o uso dos netbooks, os(as) professores(as) dessas disciplinas com perguntas como as seguintes:

- Para Sociologia: a) O que é poder?;  b) Quais relações de poder podemos identificar no mundo dos esportes?

- Para História: a) Qual a relação entre esporte e capitalismo?; b) Para você, o que o esporte mais representa: comércio ou cultura? Por quê?

4. Caso a dica anterior seja executada com sucesso, o(a) professor(a) deve orientar os(as) alunos(as) com relação à ética na pesquisa: o uso responsável das falas dos(as) professores(as) entrevistados(as) . Estes(as) poderão ser convidados(as) para um debate com a turma sobre os temas das entrevistas para uma síntese destas discussões. O debate ainda poderá ser filmado,  construindo um vídeo para ser postado no HandBlog.

 

Aula 11: Iniciando análise do sentido do handebol oficial

Nesse momento, o(a) professor(a) iniciará a análise dos sentidos e significados do handebol na sociedade, a partir dos estudos das regras e da crítica à reprodução direta das mesmas na escola, para que, nas aulas seguintes, os(as) alunos(as) passem para a fase de (re) construção das regras, no sentido de atender suas necessidades no contexto escolar, tudo isso, a partir de princípios pré-selecionados.

1. Proceder ao estudo das regras, mediante uma aula interativa, a partir das perguntas dos(as) alunos(as) elaboradas na aula anterior;

2. Elaboração de um banco de dados de questões, com as perguntas e respostas que todos(as) elaboraram.

3. Os(as) alunos(as), utilizando o seu computador, com auxílio do(a) professor(a), devem elaborar e vivenciar um Quiz on line, com as perguntas mais votadas pela turma sobre regras e curiosidades do Handebol, a síntese desta atividade deverá ser postada no HandBlog.

Sugestão de site para criação do Quiz: www.xisde.com.br acessado em 11/03/2011.

 

Aula 12: Momento de preparação para o Festival: questionando o sentido do handebol oficial

Antes de dar prosseguimento, o(a) professor(a) deverá explicar o propósito da utilização do termo Festival em detrimento de outros mais comuns como: campeonato ou torneio. O termo Festival está mais coerente com os princípios (mostrados a seguir) que deverão ser seguidos no processo de vivência dos jogos de handebol.

1. Em sala de aula, o(a) professor(a) deverá proceder ao resgate memorial das regras vivenciadas e à construção das primeiras regras de organização do Festival, tomando como referência os seguintes princípios:

  • Todos(as) devem participar.
  • Tudo será discutido e decidido coletivamente em sala de aula.
  • As equipes deverão ser mistas.

2. Paralelamente, as outras turmas também construirão coletivamente um conjunto de regras para os jogos do Festival, por meio de discussões entre professor(a) e alunos(as), além de propostas para a organização do mesmo (critérios para a divisão dos grupos, premiação, escolha da arbitragem, etc), todas decididas pelo voto da maioria. 

3. As informações e decisões tomadas democraticamente por cada sala, à respeito da construção do Festival, devem ser socializadas entre as outras salas por meio do HandBlog, com o intuito de definir quais as regras serão utilizadas para a prática do jogo.

Observação 6: O critério de escolha é a maior incidência das regras registradas na maioria das turmas. Para tanto, o(a) professor(a) poderá organizar uma Enquete (Enquetebol) no próprio HandBlog. Cada professor(a) da sua respectiva turma ficará responsável pela averiguação dos dados da Enquetebol.

4. Após a decisão das regras que foram escolhidas na Enquetebol, encaminhar os(as) alunos(as) para o jogo, de modo que eles colocarão em prática as regras escolhidas. Esse momento deverá ser utilizado para reafirmar ou redefinir as regras escolhidas, sendo assim, elas passarão a compor o Regulamento definitivo do Festival. Este instrumento será publicado no HandBlog.

 

Aula 13: Realização do Festival e registro dos resultados no HandBlog

O momento do Festival deve valorizar a vivência dos jogos. O(a) professor(a) pode fazer a discussão com a turma ao final de todos os jogos, conforme é apontado abaixo.

a) Cada sala foi dividida em equipes composta por 6 alunos(as), cada equipe enfrentará mais de uma equipe das outras salas. A pontuação destas equipes, separadamente, favorecerá a turma toda.

b) O Festival pode ser realizado em apenas um dia, os(as) alunos(as) poderão opinar com relação ao tempo de jogo mantendo o princípio que todos devem participar.

c) Cada professor(a) reunirá sua turma e discutirá os pontos positivos e negativos que os(as) alunos(as) identificaram em relação à vivência dos mesmos no Festival de Handebol.

Observação 7: Nesse momento, além dos aspectos gerais do Festival de Handebol, o(a) professor(a) poderá solicitar que os(as) alunos(as)  avaliem os pontos positivos e negativos de todo o processo até então, isto é, eles avaliarão a própria estratégia de ensino utilizada.

Recursos Complementares

OLIVOTO, R. Inclusão. Handebol: uma visão político crítica do seu desenvolvimento como desporto. Revista Digital Efdeportes.com. Buenos Aires. Ano 09, n. 67, fev. 2003. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd67/handebol.htm. Acesso em: 12/03/11. 

FARIA, E. R. de, et all.  Entre o “esporte institucionalizado” e o “esporte convivência”: uma estratégia para o handebol. Revista Especial de Educação Física (Edição digital). Vol. 03, n. 2006. Disponível em: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/revista_2006.htm. Acesso em: 12/ 03/ 11.

Avaliação

O(a) professor(a) deverá observar e registrar se durante o processo vivenciado, o(a) aluno(a) conseguiu se posicionar frente às discussões, emitindo sua opinião, ouvindo a opinião dos(as) colegas e respeitando as definições aprovadas coletivamente.

1. Como grande parte do processo foi registrado virtualmente no HandBlog, ele é um instrumento necessário para a avaliação. Os(as) alunos(as) poderão fazer, como um último registro, a postagem no HandBlog da Turma das repostas dos seguintes itens:

a) Aponte as diferenças do esporte oficial e esporte convivência;

b) Na História do Handebol, aponte as regras antigas e as novas que você mais gostou;

c) De a sua opinião sobre o caráter de permanência das regras esportivas do handebol oficial;

d) Comente também sobre o papel da mídia com relação ao desenvolvimento do esporte e do handebol na sociedade atual.

2.  Refletir, em conjunto com o grupo de alunos(as), durante todo o processo, se as questões discutidas interferiram nos posicionamentos individuais e nas definições do grupo (Ex: Minha opinião mudou? E quanto a opinião da turma?)

Opinião de quem acessou

Três estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 0/4 - 0%
  • Quatro estrelas 3/4 - 75%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.