04/04/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Tempo verbal Present Continuous ( para reportar fatos que estão acontecendo no momento de postagem no blog ) ou o tempo verbal Simple Past (para relatar fatos que aconteceram no passado).
Alguns recursos do laptop Classmate, tais como:
Vale ressaltar que o aplicativo WxCam pode ser utilizado tanto para tirar foto quanto para gravação de um arquivo em formato de vídeo e que ele pode ser acessado pelo ícone na área de trabalho, assim como o Visualizador de Imagens e o Processador de texto. E o acesso à Internet sempre se dará através do navegador Mozilla Firefox.
Atividade 1
Para iniciar o estudo do tema, o professor deverá pedir aos alunos que procurem no Google/ Images fotos de Anne Frank.
http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-br&tab=wi
Assim que os alunos realizarem suas pesquisas, o professor deverá fazer perguntas, tais como:
Imagem disponível em: http://radioatlantico.blogspot.com/2010/04/holandaanne-frank-ainda-emociona.html?zx=688e7763325b659c
O professor deverá considerar todas as respostas dos alunos. A princípio não deve dizer se estão corretas ou não.
Atividade 2
O professor deverá solicitar aos alunos que acessem o site do Youtube e assistam a um vídeo sobre Anne Frank. Para tanto, os alunos deverão acessar http://www.youtube.com/watch?v=r6OPtrp6Nds
O professor deverá checar o entendimento dos alunos, fazendo perguntas sobre o trailer e explorando as imagens que aparecem. O professor poderá fazer perguntas, tais como:
Atividade 3
O professor irá solicitar aos alunos que acessem o site http://www.annefrank.org/en/?id=
Nesse momento, o professor deverá permitir que os alunos explorem as diversas páginas do site como lifetime, museum, house...
O professor deverá circular pela sala orientando e supervisionando a pesquisa, além de esclarecer dúvidas em relação a vocabulário.
Após a leitura das informações do site, o professor deverá perguntar aos alunos quem foi Anne Frank, o que ela fez de importante para se tornar famosa (escreveu um diário durante o tempo que estava 'refugiada' na Holanda fugindo dos nazistas)
Atividade 4
Ainda no site http://www.annefrank.org/en/?id=, o professor deverá pedir aos alunos que leiam a página: 'Diary as a best friend?'
Explorar essa página fazendo perguntas como:
Uma vez apresentado o diário de Anne Frank, o professor deverá fazer perguntas, tais como:
Atividade 5
O professor deverá pedir aos alunos que pesquisem o que é um blog, isto é, qual a sua definição.
Para tanto, deverão acessar o site http://en.wikipedia.org/wiki/Blog
Na sequência, o professor deverá discutir com os alunos o conceito de blog apresentado e perguntar se eles conhecem algum blog e qual é o teor do mesmo.
O professor deverá pedir que os alunos acessem o blog http://livesstrong.blogspot.com/
Atividade 6
O professor fará perguntas sobre o blog apresentado para verificar o entendimento dos alunos.
Atividade 7
O professor deverá dividir a sala em grupos e instruir os alunos para que criem blogs, em inglês.
O tema dos blogs será “Our School” (Nossa escola). O professor deverá questionar os alunos o que poderia ser mostrado nos blogs, fazendo perguntas, tais como:
Com o intuito de evitar blogs com tópicos repetitivos, uma vez que o tema será o mesmo para todos os grupos, o professor deverá levar os alunos a refletir sobre todos os aspectos da escola como:
Nesse momento, os grupos irão discutir o que desejam postar em seus blogs. É recomendável que o professor leve os alunos para outro ambiente da escola que não seja a sala de aula, como a quadra ou refeitório, pois a mudança de ambiente poderá proporcionar o surgimento de novas ideias.
O professor deverá informar aos alunos que o blog deverá conter os perfis dos componentes do grupo, uma pequena apresentação do tema proposto e imagens ou vídeos sobre o tema.
Atividade 8
Para criar seus blogs, os grupos deverão acessar o site https://posterous.com/
Para criar a conta, o grupo deve clicar em 'either way get started here" (de qualquer jeito comece por aqui)
Na página seguinte, será solicitado que o grupo informe um e-mail válido, uma senha e o nome do blog a ser criado.
O professor deverá lembrar aos alunos que o nome do blog deve corresponder ao tema do mesmo.
Feito isso, o blog já está criado!
Professor, existe uma outra possibilidade de criar o blog: basta apenas enviar um email para post@posterous.com . Porém, isso não possibilita que os alunos usem seus conhecimentos linguisticos para tal.
Professor, os sites abaixo contêm informações importantes para sua aula.
http://en.wikipedia.org/wiki/Anne_frank
A avaliação das atividades se dará durante a execução de tarefas em sala de aula, com a observação das pesquisas a sites, bem como das atividades posteriores, como a criação e manutenção dos blogs.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!