Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Blog: A modern diary - Conhecendo e utilizando a ferramenta digital 'blog'

 

04/04/2011

Autor e Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Usar estratégias de leitura de textos, levando em consideração seu conhecimento prévio.
  • Aprimorar suas habilidades de compreensão auditiva.
  • Criar um blog.
  • Escrever textos em língua inglesa.
Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tempo verbal Present Continuous ( para reportar fatos que estão acontecendo no momento de postagem no blog ) ou o tempo verbal Simple Past (para relatar fatos que aconteceram no passado).

Alguns recursos do laptop Classmate, tais como:

  • WxCam [Metasys -> Aplicativos -> Multimídia > Wxcam]
  • Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord ]
  • Navegador Mozilla Firefox [Metasys-> Aplicativos -> Internet ]
  • Visualizador de Imagens

Vale ressaltar que o aplicativo WxCam pode ser utilizado tanto para tirar foto quanto para gravação de um arquivo em formato de vídeo e que ele pode ser acessado pelo ícone na área de trabalho, assim como o Visualizador de Imagens e o  Processador de texto. E o acesso à Internet sempre se dará através do navegador Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1         

Para iniciar o estudo do tema, o professor deverá pedir aos alunos que procurem no Google/ Images fotos de Anne Frank. 

http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-br&tab=wi

Assim que os alunos realizarem suas pesquisas, o professor deverá fazer perguntas, tais como:

  • Do you know Anne Frank's history? ( Você conhece a história de Anne Frank?)
  • If you don't know her history, in which time do you think she lived? ( Se você não conhece, em que época você acha que ela viveu?)  Observe as roupas dela, o corte de cabelo...
  • Why did she become famous? (Por que ela ficou famosa?)


Imagem disponível em: http://radioatlantico.blogspot.com/2010/04/holandaanne-frank-ainda-emociona.html?zx=688e7763325b659c

O professor deverá considerar todas as respostas dos alunos. A princípio não deve dizer se estão corretas ou não.

  • O professor deverá fazer o registro dessas informações em seu caderno para posteriormente contrastar com as que serão obtidas durante a pesquisa.

 

Atividade 2

O professor deverá solicitar aos alunos que acessem o site do Youtube e assistam a um vídeo sobre Anne Frank. Para tanto, os alunos deverão acessar http://www.youtube.com/watch?v=r6OPtrp6Nds

  • Nessa parte da aula, será trabalhada a compreensão auditiva dos alunos, uma vez que o vídeo é em inglês e não tem legendas em português.

O professor deverá checar o entendimento dos alunos, fazendo perguntas sobre o trailer e explorando as imagens que aparecem. O professor poderá fazer perguntas, tais como:

  • Is she happy at the beginning of the trailer? (Ela está feliz no início do trailer?)
  • What historical symbol appeared? (Qual símbolo histórico apareceu?)
  • Who gave Anne a diary? (Quem deu o diário para Anne?)
  • Considering what you know about history, what do you think that happened to Anne Frank? (Considerando o que você sabe de história, o que você acha que aconteceu com Anne Frank?)

 

Anne Frank trailer

 

 

Atividade 3

O professor irá solicitar aos alunos que acessem o site http://www.annefrank.org/en/?id=

Nesse momento, o professor deverá permitir que  os alunos explorem as diversas páginas do site como lifetime, museum, house...

O professor deverá circular pela sala orientando e supervisionando a pesquisa, além de esclarecer dúvidas em relação a vocabulário.

Após a leitura das informações do site, o professor deverá perguntar aos alunos quem foi Anne Frank, o que ela fez de importante para se tornar famosa (escreveu um diário durante o tempo que estava 'refugiada' na Holanda fugindo dos nazistas)

Anne Frank official site

 

 

Atividade 4

Ainda no site http://www.annefrank.org/en/?id=, o professor deverá pedir aos alunos que leiam a página: 'Diary as a best friend?' 

Explorar essa página fazendo perguntas como:

  • How old was she when she started writing a diary? ( Quantos anos ela tinha quando começou a escrever um diário? ) 
  • Besides writing about her daily life, what else did she write on her diary? (Além de fatos de sua vida cotidiana, o que mais ela escreveu no diário?
  • Did she finish writing her diary? What happened? (Ela terminou de escrever o diário? O que aconteceu?)

 

Uma vez apresentado o diário de Anne Frank, o professor deverá fazer perguntas, tais como:

  • Você já teve diário?
  • Que tipo de assunto se escreve num diário?
  • Nos dias de hoje, ainda se usa diário escrito a mão?
  • Qual a versão ‘moderna’ para o diário? (Blog)

 

Atividade 5

O professor deverá pedir aos alunos que pesquisem o que é um blog, isto é, qual a sua definição. 

Para tanto, deverão acessar o site http://en.wikipedia.org/wiki/Blog

 

Na sequência, o professor deverá discutir com os alunos o conceito de blog apresentado e perguntar se eles conhecem algum blog e qual é o teor do mesmo.

O professor deverá pedir que os alunos acessem o blog  http://livesstrong.blogspot.com/

 

Blog

 

 

Atividade 6

O professor fará perguntas sobre o blog apresentado para verificar o entendimento dos alunos.

  • Who wrote the blog? (Quem escreveu o blog?)
  • How old is she?  (Qual a idade dela?)
  • Where does she live? (Onde ela mora?)
  • What does she do in her free time? (O que ela faz no tempo livre?)
  • Why does she use a blog? (Por que ela usa um blog?)
  • When did she last post? (Quando ela postou pela última vez?)
  • What episode did she report in the post? (Qual episódio ela reportou na postagem?)
  • Find words that indicate Simple Past. (Encontre marcadores que indiquem o tempo passado.)

 

Atividade 7

O professor deverá dividir a sala em grupos e instruir os alunos para que criem blogs, em inglês.

O tema dos blogs será “Our School” (Nossa escola). O professor deverá questionar os alunos o que poderia ser mostrado nos blogs, fazendo perguntas, tais como:

  • What’s the most interesting thing in our school? (Qual é a coisa mais interessante na nossa escola?)
  • What do students do during their break time? (O que os alunos fazem durante o intervalo)?
  • What’s the menu? Is it healthy or not? Why? (Qual é o cardápio? É saudável ou não? Por quê?)
  • How’s your typical day at school? (Como é seu típico dia na escola?)

 

Com o intuito de evitar blogs com tópicos repetitivos, uma vez que o tema será o mesmo para todos os grupos, o professor deverá levar os alunos a refletir sobre todos os aspectos da escola como:

  • estrutura física,
  • a sala de aula da turma,
  • o recreio,
  • as atividades recreativas,
  • os eventos que ocorrem na escola,
  • o dia a dia escolar,
  • as relações interpessoais.

 

Nesse momento, os grupos irão discutir o que desejam postar em seus blogs. É recomendável que o professor leve os alunos para outro ambiente da escola que não seja a sala de aula, como a quadra ou refeitório, pois a mudança de ambiente poderá proporcionar o surgimento de novas ideias.

  • O professor deverá circular entre os grupos orientando-os e solicitando que anotem suas ideias. Essas anotações devem ser feitas no laptop Classmate.
  • O professor também deverá orientar os alunos em questões referentes à manutenção do blog, sugerindo a postagem de fotos e/ou imagens, além de textos. No entanto, o professor deverá ser cuidadoso ao permitir que os alunos filmem as dependências do espaço escolar, tanto por questões envolvendo a ordem e o silêncio na escola, quanto por divulgação de imagens. Deve ser ressaltado que as imagens, sejam em vídeo ou fotografias, são apenas complementações dos textos a serem disponibilizados nos blogs.

O professor deverá informar aos alunos que o blog deverá conter os perfis dos componentes do grupo, uma pequena apresentação do tema proposto e imagens ou vídeos sobre o tema.

 

Atividade 8

Para criar seus blogs, os grupos deverão acessar o site https://posterous.com/

Para criar a conta, o grupo deve clicar em 'either way get started here" (de qualquer jeito comece por aqui)

Posterous

 

 

Na página seguinte, será solicitado que o grupo informe um e-mail válido, uma senha e o nome do blog a ser criado.

O professor deverá lembrar aos alunos que o nome do blog deve corresponder ao tema do mesmo.

Posterous 2

Feito isso, o blog já está criado!

Professor, existe uma outra possibilidade de criar o blog: basta apenas enviar um email para post@posterous.com . Porém, isso não possibilita que os alunos usem seus conhecimentos linguisticos para tal.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação das atividades se dará durante a execução de tarefas em  sala de aula, com a observação das pesquisas a sites, bem como das atividades posteriores, como a criação e manutenção dos blogs. 

  • Todos os grupos devem postar em seus blogs, ao menos, uma vez por semana.
  • Todos os endereços serão compartilhados entre os grupos e cada grupo deverá acessar e comentar no blog do outro.
  • Serão critérios de avaliação: a pontualidade nas postagens, a relevância das mensagens postadas tanto em seus próprios blogs quanto nos dos colegas e a criatividade  ao criar e manter o blog.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.