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OUTROS OLHARES SOBRE O ESPAÇO GEOGRÁFICO: o uso do Google Earth no ensino-aprendizagem da categoria lugar - UCA.

 

30/03/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender o processo de (re)construção/transformação do lugar onde se vive e sua correlação com outros lugares, com o auxílio de imagens de satélite bidimensionais e tridimensionais disponíveis gratuitamente na Internet pelo projeto Google Earth.

- Adquirir e reelaborar conhecimentos significativos sobre a categoria lugar para que formem convicções necessárias à sua atuação propositiva na sociedade em que vivem.

- Desenvolver atividades cartográficas interativas que os instrumentalize no sentido de desenvolver o raciocínio geográfico necessário à vida prática.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de Espaço Geográfico, Paisagens Naturais, Paisagens Culturais.

Estratégias e recursos da aula

O uso do computador interligado à Internet possibilita experiências sócio-espaciais inovadoras. Ressalta-se que a Internet  atualmente dispõe de inúmeras formas cartográficas que podem ser acessadas gratuitamente em  sites  de busca que permitem desde a localização de cidades, o cálculo de distâncias, o desenho de rotas, o acesso a fotografias aéreas e imagens de satélites em sites de prefeituras, viabilizando uma maior visualização do espaço geográfico por meio de informações sobre diferentes lugares, o que as torna mais acessíveis à sociedade como um todo. Nesse sentido, a metodologia proposta tem por objetivo despertar o espírito investigativo dos alunos sobre a realidade em que vivem a partir da compreensão da categoria lugar, utilizando para isso o computador conectado à Internet.

 

Atividade 01: Conhecendo o projeto Google Earth

 

  •  Como é possível “navegar” pelo mundo todo sem sair da sala de aula?

 

Sugiro que esta atividade seja feita individualmente, no laboratório de informática ou em sala de aula no caso de projetos como o UCA (um computador por aluno).

As atividades devem ser desenvolvidas a partir da utilização de imagens orbitais de alta resolução obtidas por meio de satélites artificiais e disponíveis gratuitamente em rede pelo projeto Google Earth.

- Instigue a curiosidade dos alunos para utilizarem propositivamente os recursos disponíveis pelo projeto Google Earth.

- Informe aos alunos que o projeto apresenta o globo terrestre em um modelo tridimensional, permitindo uma infinidade de aplicações. Para acessá-lo basta fazer um download gratuito do programa através do site http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm ,, e instalá-lo no computador. Depois de instalado é possível acessar o Google Earth por meio de um atalho na área de trabalho (Desktop) do Windows ou pelo menu iniciar, no item Google Earth.

 

Orientações ao professor

Passo a passo

- Demonstre aos alunos que o Google Earth dispõe de vários recursos com vistas a auxiliar a explorar melhor o seu conteúdo, como guia do usuário, tutoriais, central de ajuda, comunidade do Google Earth e como usar o blog do Google Earth. Ele conta, também, com um recurso chamado “Dica de inicialização” que apresenta de forma simplificada diversas dicas para seu uso.

 

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Figura 01: Página inicial do projeto Google Earth. Organizado pela autora (2011)

- Apresente aos discentes a página principal do Google Earth, que é dividida em quatro partes, cujas principais características são: 1) barra horizontal superior – contém os menus que permitem o acesso às funcionalidades essenciais do projeto; 2) Recursos Pesquisar e Lugares – barra vertical no lado esquerdo, que permite a localização de lugares a partir dos quais se deseja visualizar imagens; 3) Recurso Camadas – apresenta vários recursos que complementam o projeto; 4) Área de Destaque – mostra as imagens disponíveis para visualização, exibe a barra de ferramentas com recursos importantes dos menus e contém os botões que efetuam a navegação. 

- Demonstre aos alunos que as “Camadas” disponíveis no canto inferior esquerdo podem exibir uma variedade de conteúdos geográficos como mapas, estradas, terrenos, dados de edifícios, que podem ser selecionados e apresentados na área de visualização. Para expandir ou recolher uma pasta de camadas basta clicar sobre os botões (+) ou (-).

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Figura 02: Recursos "Camadas" disponíveis no Google Earth

 Atividade 02 - Onde se localiza o lugar onde eu vivo?

Orientações ao professor

Passo a passo

  • Busca de endereços

- Oriente os alunos para que, ao acessarem o Google Earth, observem no canto superior esquerdo da tela do computador um campo chamado "Pesquisar", conforme Figura 03.

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Figura 03: Recurso "voar para" disponível no Google Earth

– Instrua cada um para que digite o endereço de sua residência e da escola onde estudam e localize-os na imagem.

  • Identificar e marcar lugares;

– Após localizar a residência e a escola, oriente os alunos para usarem o recurso “adicionar marcador” disponível na barra superior. Após selecionarem uma das opções de marcadores disponíveis, marcar onde se localizam a casa e a escola.

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Figura 04: Opções de marcadores disponíveis no Google Earth

  • Possibilidade de zoom para aproximação ou afastamento, inclinação, iluminação e giro de uma imagem;

A partir da observação será possível trabalhar com os conceitos de perspectiva (vertical, horizontal e oblíqua) e escala cartográfica (pequena, média, grande).

Professor, oriente os alunos no desenvolvimento da atividade:

  1- Pergunte aos alunos:

  • Como se vê o quarteirão onde você mora (ruas, casas, terrenos baldios, comércios, etc.) na perspectiva vertical (de cima) visualizada por meio de uma imagem de satélite?
  • Como se vê o mesmo quarteirão caminhando a pé, de carro, ônibus ou outro meio, ou seja, na perspectiva horizontal (de frente)?  

 

2- Além das anotações, oriente os alunos para usarem a tecla print screen para capturar a imagem que está na tela e salvá-la no editor de textos e depois imprimi-la.

 3- Instrua os alunos para selecionarem duas imagens de um mesmo espaço em escalas diferentes e compararem os elementos visíveis em cada uma delas. Questione-os:

  • O que se pode observar em cada uma dessas imagens?
  • Qual é a diferença entre uma imagem e outra?

 4- Aproveite a atividade para introduzir o conceito de mapa. Auxilie-os a compreenderem que em um mapa o espaço é representado na perspectiva vertical (de cima para baixo). No entanto, o projeto Google Earth possibilita ver um mesmo objeto ou espaço em outras perspectivas além daquela representada em um mapa.

5- A partir da representação de um croqui, destaque os elementos necessários para leitura e interpretação de um mapa (título, legenda, escala, orientação, fonte e data dos dados).

 As imagens a seguir  auxiliam na compreensão do conceito de escala cartográfica.

Figura 2        Fig 03

                                                                                                                               

Figuras 05 e 06: Exemplo de mudança de escala de representação de uma área do perímetro urbano de Uberlândia-MG.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries iniciais do Ensino Fundamental (BRASIL, 1998) enfatizam a importância de se trabalhar, de forma introdutória, os conceitos geográficos de paisagem e lugar, estimulando o aluno, a partir de suas experiências concretas, a observar e descrever os ambientes para compreender que todos eles, em conjunto, formam um todo ainda maior, que é o planeta Terra.

- Oriente os alunos para fazerem simulações da representação da superfície terrestre em escalas diferenciadas (utilize o recurso de zoom para aproximação e afastamento).

Questione aos alunos:

  • Como é o lugar onde você mora?
  • Qual é a diferença entre observar o bairro em que você mora caminhando pelas ruas e visualizando por meio de uma imagem de satélite?
  • Como esse lugar está organizado e porque foi organizado dessa forma? (ruas, residências, comércios, terrenos baldios...)

- Incentive a observação e a descrição da paisagem por parte dos alunos e peça para fazerem anotações no caderno ou em um arquivo no editor de textos.

- Atente para os sentimentos dos alunos em relação ao espaço em que vivenciam cotidianamente.

- A partir das experiências descritas pelos estudantes, medie a compreensão da categoria geográfica lugar.

- Utilize as imagens disponíveis no Google Earth para auxiliar os alunos a fazerem estudos comparativos e propiciar, a partir de discussões em grupo, diferentes leituras sócio-espaciais. 

 

Atividade 03: Construindo o conceito de lugar

Orientações ao professor

   Passo a passo   

 - - Lembre-se: para imprimir  uma imagem do Google Earth usa-se a tecla print screen para capturar a imagem que está na tela.

- Sugerimos que o professor estimule por meio do estudo comparativo entre os mapas e as imagens de satélite disponíveis no Google Earth, a observação por parte dos alunos, do espaço geográfico em diferentes níveis de detalhes, partindo de uma escala menor (o continente), passando para o país (o Brasil), depois para o estado (Minas Gerais), até a representação de uma feição espacial mais detalhada. 

 Pergunte aos alunos:

  • Onde se localiza e como é o lugar onde você vive?
  • O que pode ser observado nesse lugar?
  • O que pode ser visualizado em cada imagem de satélite? (em relação aos níveis de detalhes)

 

O lugar onde você vive está dentro de outros lugares...

Figura 05

Figura 06

Figura 07: Localização da casa na cidade

Figura 08: Localização de Uberlândia no estado de Minas Gerais

Figura 07

fig8

Figura 09: Localização de Minas Gerais no Brasil

Figura 10: Localização do Brasil no continente América

 - Peça aos alunos que desenhem uma representação destacando os principais elementos que estão presentes no lugar onde vivem e que proponham uma legenda.

 - Solicite aos alunos que procurem com seus avós, pais, vizinhos, ou façam uma busca no arquivo público e tragam fotografias que mostrem como era o lugar onde hoje as crianças vivenciam cotidianamente e que façam uma exposição (utilize painéis).

- Oriente os alunos para que, em grupo, visualizem nas imagens de satélite disponíveis no Google Earth, o mesmo espaço representado nas fotografias e discutam quais foram as principais mudanças que esse lugar sofreu ao longo dos tempos.

- Estimule o aluno a compreender que o lugar em que se vive foi transformado ao longo do processo histórico e que, assim, entendem as relações que nele se processam. Questione-os:

  • Em que ano foi registrada a fotografia desse lugar? (peça para anotar o ano no verso da foto)
  • Como era esse lugar há alguns anos atrás?
  • Como é esse mesmo lugar hoje?
  • Quais foram os principais agentes responsáveis pela transformação desse espaço?

 - Oriente as observações em relação à percepção das formas e elementos físicos da paisagem e também no que concerne aos significados ligados às atividades e à vida de seus habitantes, suas condições econômicas, políticas, culturais, emocionais e sociais como totalidade.

- Peça para que os alunos leiam o poema "A rua diferente" de Carlos Drumond de Andrade. A letra está disponível em: http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/drumond23.htm

 A rua diferente

Na minha rua estão cortando árvores

Botando trilhos

Construindo casas

Minha rua acordou mudada.

Os vizinhos não se conformam.

Eles não sabem que a vida

Tem dessas exigências brutas.

Só minha filha goza o espetáculo

E se diverte com os andaimes

A luz da solda autógena

E o cimento escorrendo nas formas.

 Andrade, C. D. Sentimento do mundo. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, p. 28

 

- Oriente os alunos para que formem grupos, discutam sobre o poema e registrem suas opiniões no caderno ou em um arquivo no editor de textos. Solicite que:

a) Comparem a reação dos vizinhos com a da filha do poeta em relação às transformações que estão ocorrendo naquele lugar. Questione: Em sua opinião, por que ocorrem essas reações diferentes entre os moradores diante das mudanças na rua?

b) Retirem do poema frases que indicam que a ação humana ao longo do tempo muda um lugar.

c) Observem que o poema fala de um lugar especial para o poeta e que identifiquem os aspectos que mostram a rua como sendo  um lugar

- Promova um debate orientando as crianças para que entendam que nenhum lugar é neutro. Pelo contrário, os lugares são repletos de história e situam-se concretamente em um tempo e em um espaço fisicamente delimitado.

- Solicite aos alunos que façam uma pesquisa com os moradores de sua rua para descobrirem um pouco mais sobre a história desse lugar.

  • De onde vieram as pessoas que hoje fazem parte desse lugar?
  • Como era a vida das pessoas que viviam nesse lugar em tempos passados?
  • Quais são as práticas cotidianas das pessoas que atualmente vivem nesse lugar?
  • Como e porque esse lugar foi modificado até ser organizado como está hoje?

 - Questione também o que as crianças conhecem de outros lugares e quais as relações (diretas e indiretas) que esses estabelecem com o lugar onde elas vivem.

- Instrumentalize-os para que entendam que as pessoas que vivem em um lugar estão historicamente situadas e contextualizadas no mundo. Assim, o lugar não pode ser considerado/entendido isoladamente.

- Promova discussões em grupo a fim de que as crianças entendam que o espaço em que vivemos é o resultado da história de nossas vidas e, portanto, de nossas ações cotidianas.

A partir do "concreto", do "cotidiano", do "lugar" deve-se desenvolver o ensino-aprendizagem não somente de Geografia, mas de todas as matérias escolares. Sugerimos que o professor trabalhe com o projeto Google Earth em conjunto com conteúdos de Ciências, Língua Portuguesa, História e Matemática. Em Ciências, trabalhando com Educação Ambiental, a partir das observações das mudanças que se processam no espaço cotidiano (desmatamento, cultivo de grandes áreas agrícolas e de pastagens, processos de urbanização, dentre outros). Em Língua Portuguesa, trabalhando a composição de redações ou incentivando a leitura de textos literários. Em História, trabalhando a formação política de municípios e estados a partir das atividades humanas que se estabelecem no espaço, bem como as mudanças e as permanências nas condições de trabalho em diferentes tempos da História do Brasil. Em Matemática, com as relações euclidianas (medida métricas, distância, etc.).

Recursos Complementares

O professor pode consultar os seguintes endereços da Internet para auxiliar na execução das aulas:

ARMAZEM DE DADOS. Armazenzinho. Disponível em: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/

O Armazenzinho é um projeto de website que vem sendo desenvolvido desde o ano de 2008 pelo Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), em convênio com a prefeitura municipal do Rio de Janeiro, direcionado para auxiliar professores e alunos (crianças e jovens) em pesquisas escolares sobre a cidade do Rio de Janeiro. O Armazenzinho é desenvolvido a partir de uma parceria entre o IPP com a Secretaria Municipal de Educação do município do Rio de Janeiro (SME) e com a Empresa Municipal de Multimeios (Multirio),com vistas a incrementar o conteúdo educacional e disseminar informações sobre a cidade do Rio de Janeiro de forma amigável e lúdica.

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) no site http://www.cptec.inpe.br/.

 Esse site disponibiliza imagens de diversos satélites, inclusive do GOES, que são frequentemente utilizadas nas animações da previsão do tempo nos programas de TV. Nesse site podem-se obter imagens atuais, até mesmo do dia em que está sendo ministrada a aula, ou ainda buscar imagens em arquivos gravados anteriormente, além de poder criar animações no próprio site.

CD O Brasil Visto do Espaço (Embrapa). http://www.cdbrasil.cnpm.embrapa.br/

 - A partir de mosaicos de imagens dos satélites Landsat 5 e 7 a Embrapa elaborou um extenso banco de dados de imagens de uso do solo em todo o país. Há um tutorial para quem não está habituado a analisar imagens de satélite.

IBGE 7 a 12. http://www1.ibge.gov.br/7a12/default.html

 - O personagem Paulinho, por meio de animações, aborda assuntos como mudanças climáticas e educação ambiental. O objetivo principal é traduzir para uma linguagem apropriada às crianças e jovens em idade escolar, informações sobre a população, o meio ambiente do Brasil e os dados estatísticos. Ele dispõe, ainda, de jogos e testes apresentados com visual criativo e descontraído, tornando o conteúdo mais atraente para a faixa infanto-juvenil, disponibilizando aos professores recursos didáticos para suas aulas.

Servidor de Mapas (IBGE). http://www1.ibge.gov.br/mapserver/index.htm

 - No servidor de mapas interativos o professor pode encontrar informações como divisão política, hidrografia, rodovias e ferrovias, resultados do censo 2000 e registro civil 1998. Recomenda-se a utilização de interface básica para usuários que não tenham conhecimento em geoprocessamento.

GEOVOL. http://www.vol.eti.br/geo/

 - Esse site traz informações gerais sobre todos os países do mundo. Assemelha-se a uma versão online de um atlas em papel, mas constitui fonte de informações. Na opção jogos está disponível um jogo de localização de Estados ou países em suas respectivas regiões.

Eaprender. http://www.eaprender.com.br

 - Esse site é dedicado ao ensino de diversas disciplinas, não apenas de Geografia. Para ter acesso total aos conteúdos do site, o professor deve se cadastrar e criar uma senha de acesso. Estão disponíveis diversos mapas, bem como animações sobre o tratamento de água, o efeito estufa e jogos interativos.

Googlemaps: http://maps.google.com.br

 - Esse site possibilita a busca de melhores rotas para um percurso, indicando caminhos, sentidos das ruas e avenidas, pontos de referências, entre outros.

Googleearth: http://earth.google.com.br/

 - Esse site permite a visualização do planeta em diferentes escalas e perspectivas.

GONÇALVES, Amanda Rodrigues et. al. Analisando o uso de Imagens do “Google Earth” e de mapas no ensino de geografia. Ar@cne- Revista electrónica derecursos en Internet sobre Geografía y Ciencias Sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, n. 97,  jun. de 2007. Disponible em: http://www.ub.es/geocrit/aracne/aracne-097.htm. Acesso em:18 jul. 2008.

GONÇALVES, M. I.Uso do Sensoriamento Remoto na Produção do Conhecimento Escolar. São José dos Campos, INPE, 2004. <www.dsr.inpe.br/vcsr/html/Proj_2004/uso_escolar_sr.pdf>.

GONÇALVES, Amanda Regina; NOCENTINI ANDRÉ, Iara Regina; SALOMÃO AZEVEDO, Thiago; GAMA, Valquíria Z. Analisando o uso de Imagens do “Google Earth” e de mapas no ensino de geografia. Ar@cne. Revista electrónica de recursos en Internet sobre Geografía y Ciencias Sociales. [En línea]. Barcelona: Universidad de Barcelona, nº 97, 1 de junio de 2007. <http://www.ub.es/geocrit/aracne/aracne-097.htm>.

Avaliação

 

Partindo do princípio de que a ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor, oferecendo-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento, nessa aula o aluno poderá ser avaliado a partir das atividades desenvolvidas:

1.      Interpretação das imagens de satélite: verificar a capacidade dos alunos para realizarem associações de forma mais direta com a realidade por meio do uso de imagens de satélite.

2.      Registros de conclusões no caderno ou em arquivo do editor de texto: constatar se houve por parte dos alunos a compreensão de que o lugar onde vivem está em constante (re)construção/transformação e interage direta ou indiretamente com outros espaços.

3.      Produção de texto no caderno ou no editor de texto: examinar, a partir da produção de textos e desenhos de croquis, se os alunos adquiriram conhecimentos significativos, que dizem respeito à realidade e se conseguem reelaborar esses conhecimentos de maneira que possam intervir de forma propositiva na sociedade em que vivem.

4.      Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver novos ambientes de aprendizagem colaborativa que viabilizam interpretações e leituras críticas das informações espaciais e a apropriação dessa linguagem.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 2/6 - 33.33%
  • Quatro estrelas 4/6 - 66.67%
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Opiniões

  • eduardo barboza de almeida, ESCOLA ESTADUAL FRED GEDEON , Bahia - disse:
    edubaralmeida@yahoo.com.br

    04/10/2014

    Cinco estrelas

    De uma abordagem belíssima,categorizada com dinamismo e propriedade acessível ao conhecimento mais tenro que seja: ambientalizada,costumzidada,figurativa o que incita o investigar. PARABÉNS


  • iderlandia, Sagrado coração de Maria , Rio Grande do Norte - disse:
    iderlandialima@hotmail.com

    25/04/2014

    Quatro estrelas

    Muito interessante, realmente a internet é uma grande amiga do professor,ajuda bastante na aprendizagem do aluno.


  • Silvana Tavares Pereira, E.E. Alberto Torres , São Paulo - disse:
    silvanatpereira@yahoo.com.br

    31/08/2013

    Quatro estrelas

    Muito legal o seu projeto, está bem estruturado. Eu aprendi muito!


  • Norma Nilda Núñez Ticerán, EE Lourival Gomes Machado , São Paulo - disse:
    normanilda@ig.com.br

    14/07/2013

    Quatro estrelas

    òtimo


  • Josiane Prestes, SeedPR , Paraná - disse:
    jrprestes@yahoo.com.br

    27/02/2013

    Quatro estrelas

    Gostei do roteiro, de como iniciar ou introduzir essa ferramenta como recurso didático. A sequência e os questionamentos são claros e de fácil compreensão. Obrigada, Josiane


  • Eudes Gurgel, Escola Municipal Professor Zuza , Rio Grande do Norte - disse:
    profeudesgurgel@gmail.com

    23/03/2012

    Cinco estrelas

    Instigado a visitar o Projeto da Professora Suely pelo professor da Especialização Mídias Freire, encontrei um material muito bem estruturado e que, mesmo sendo professor de História, servirá como roteiro e orientação ao que pretendo realizar em sala de aula.


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