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Um olhar sobre o relevo terrestre, as placas Tectônicas e os impactos causados pelos Terremotos e Tsunamis - UCA.

 

22/03/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Claúdia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar placas tectônicas, terremotos e tsunamis;
  • Analisar quais são as áreas de maiores instabilidades tectônicas;
  • Comparar os lugares de maior ocorrência de terremotos e tsunamis e seus principais impactos naturais, econômicos e sociais.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Origem dos relevos, formação dos continentes, agentes internos e agentes externos.
Estratégias e recursos da aula
Em todo processo de construção de conhecimento se torna necessário valorizar as experiências anteriores obtidas pelos discentes tanto na escola em seu processo de formação educacional, quanto fora dela no meio em que vive cotidianamente, para assim, inseri-los nas novas discussões levantadas em todas as temáticas vistas em sala de aula. Desta forma, se torna necessário que o professor propicie espaços para que essas discussões aconteçam e seja o mediador dos debates ocorrentes em classe. Sendo assim, as novas tecnologias vem facilitar as correlações do cotidiano, meios midiáticos e ensino aprendizagem. Destacando a ideia do uso do computador interligado à internet, facilitando assim o processo. Com isso, o aluno terá acesso a imagens, mapas, vídeos e vários outros meios de pesquisa que poderão ser usados como uma nova metodologia para instigar o espírito investigativo dos mesmos.
 

Atividade 1 – Debate sobre os impactos causados pelos abalos sísmicos

 Para iniciar a discussão sobre a aula e tendo como objetivo despertar a curiosidade dos alunos para o tema proposto,  o professor deverá fazer os seguintes questionamentos:

  • O que vocês entendem por terremotos e tsunamis?
  • Quais as informações vocês possuem sobre o terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão no início deste mês?

 

Realizada a discussão sobre as questões anteriores, o professor deverá apresentar a seguinte atividade:

Cada aluno com o seu laptop, interligado a internet, irá acessar sites que trazem informações sobre o assunto em questão. Durante a consulta, eles irão individualmente fazer a leitura das notícias contidas nestes sites. Sendo eles:

 

 
 
 
 

Após consulta aos referidos sites, será proposto um debate em sala, considerando os conhecimentos prévios a respeito do tema e as informações que obtiveram através da pesquisa realizada. Sendo o professor um mediador do conhecimento, para auxiliar no debate, ele deverá apresentar algumas questões, tais como:

 

  • O que aconteceu com o Japão?
  •  Porque esses fenômenos acontecem?
  •  Com que frequência isso ocorre no país e porque ocorre?

 

Na sequência, será realizado um fechamento das ideias com o intuito de atingir os objetivos propostos e, em seguida, cada aluno utilizando o seu laptop irá assistir a um vídeo disponível no www.youtube.com.br onde mostram cenas dos fenômenos que atingiram o Japão. Disponível no link abaixo:

 
 

Após o vídeo, o professor deverá encaminhar a seguinte questão para discussão:

 

  • O que mais chamou sua atenção no vídeo? Por quê?

 

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando todos os alunos, sem exceção, expor suas ideias. E logo após a exposição das ideias, os alunos deverão escrever no editor de textos de seu laptop um texto ressaltando as suas considerações sobre o que foi visto em aula até o momento.

 

Atividade 2 - Pesquisa sobre placas tectônicas

 

Com o término da atividade anterior, e para iniciar a aula sobre placas tectônicas, o professor deverá dividir a turma em dupla, onde cada dupla irá assistir a um vídeo localizado no www.youtube.com.br, para dar introdução ao tema da aula. Disponível no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=8Pnd4iMeIII. Acessado em: 21/03/2011.

 

Ao assistir o vídeo a dupla deverá fazer uma discussão sobre o assunto abordado no mesmo. Em seguida, irá fazer uma pesquisa na internet do laptop buscando informações que conceituem placas tectônicas.

Concluindo as atividades anteriores, os alunos deverão com o auxílio do vídeo e da pesquisa realizada construir um conceito sobre placas tectônicas e salva-lo no editor de textos do laptop. 

Após a construção do conceito elaborado pela dupla, o professor deverá solicitar aos alunos que pesquisem na internet um mapa representando as placas tectônicas e salve-o no laptop. Ao término da pesquisa eles deverão observar os seguintes aspectos no mapa:

 

  • O número de placas tectônicas existentes e sua localização na crosta terrestre;
  •  Quais são as áreas que possuem maiores números de placas tectônicas;

 

Com o término da pesquisa e a discussão dos questionamentos acima, o professor irá pedir aos alunos que construam um texto interligando o que foi colocado no debate anterior com o que está agora confirmado através da pesquisa realizada. Fazendo também um comparativo entre as áreas de maiores instabilidades tectônicas e as de incidências de abalos sísmicos.

Lembrando que, este momento será de troca de conhecimento entre alunos e professor, assim dependendo da turma se o professor achar relevante após a construção do texto ele poderá pedir aos alunos que troquem os laptops entre si. Para que, todos tenham acesso visual ao que foi pesquisado e construído pelos colegas. Podendo estes, acrescentarem abaixo do trabalho, questionamentos ou informações relevantes não informadas pela dupla.

 

Observação: Para o desenvolvimento dessa atividade os seguintes sites poderão ser sugeridos pelo professor para auxílio na pesquisa. 

www.geomundo.com.br/meioambiente.htm. Acessado em 18/03/2011.
 
 
www.mundoeducacao.com.br/geografia. Acessado em 18/03/2011.
 
 

Atividade 3- Trabalhando com abalos sísmicos

 

Pensando na construção significativa do conhecimento, o professor deverá fazer um paralelo entre as informações que os alunos possuem sobre terremotos e tsunamis e conhecimentos adquiridos nas atividades anteriores sobre os impactos causados pelos abalos sísmicos, instigando os alunos a responderem as seguintes questões:

 

  •  O que são terremotos e tsunamis? (recordar o que foi falado anteriormente)
  •  Como eles são formados?

 

Sugestão: Solicitar aos alunos que busquem na internet imagens ilustrativas sobre a formação destes fenômenos, como as apresentadas abaixo:

 

Formação dos Tsunamis 
 
Epícentro das Tsunamis
Figura 2 - Imagem disponível em:  http://vocesabendomais.blogspot.com/2010/07/desenho-esquematico-formacao-tsunamis.html. Acessado em 15/03/2011.
 
Rota do Tsunami
Figura 3–Imagem disponível em: http://cjfonline.blogspot.com/2011/03/o-choque-oriental.html. Acessado em 16/03/2011.
 
  • Quais os impactos causados pelos terremotos e tsunamis?

 

Sugestão: Novamente os alunos poderão fazer uma pesquisa de imagens que ilustrem estes impactos, como as disponibilizadas abaixo:

 
 
Impactos de terremotos 
Figura 4- Imagem disponível em: http://mundohoje.com.br/terremoto-no-japao-e-no-mundo.html. Acessado em 16/03/2011.
 
 
Impactos dos Tsunamis
 
 

Após concluir o debate os alunos deverão salvar em seu laptop as imagens visualizadas durante a discussão, e fazer um comentário correlacionando conteúdo e imagem.

 

Observações sobre as atividades: 

a) Caso os alunos não consigam responder as questões durante os debates propostos eles poderão recorrer ao laptop, que está interligado à internet, e pesquisar sobre o tema em questão.

b) O professor deverá lembrar a dupla para salvar todas as atividades desenvolvidas no laptop durante as aulas, dentre elas o texto, os conceitos construídos, as imagens e os vídeos, pois todos serão utilizados na avaliação proposta para a aula.

Recursos Complementares
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
 
www.infoescola.com.br     Contém informações sobre o tema da aula e as imagens que serão trabalhadas com os alunos;
 
www.youtube.com.br    Neste site o professor encontrará o vídeo que será usado na aula;
 
www.alunosonline.com.br  Poderá buscar informações sobre placas tectônicas.
Avaliação
1 - No decorrer das aulas: Durante a realização das atividades o professor deverá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa;  participação; comunicação; interação com o outro; e, também a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos debates.
 
2 - Posterior ao desenvolvimento das atividades: Caso o laptop possa ser levado para casa o professor poderá pedir aos alunos que realizem uma pesquisa na internet sobre os abalos sísmicos que causaram grandes impactos no mundo. Após a pesquisa elaborada, cada dupla já definida na aula, construíra um blog que postarão a pesquisa realizada, os conceitos e o texto elaborado em sala de aula. Em seguida, todos os alunos deverão entrar nos blogs dos colegas e fazerem comentários a respeito das tragédias ocorridas e citadas no blog. O professor deverá acompanhar os alunos na construção do blog trocando ideias por e-mail, twitter ou msn. Com término das atividades propostas o professor fará a avaliação final do trabalho, postando também seus comentários. Avaliando tanto as informações contidas no blog quanto a relevância dos comentários postados pelos colegas.
 
Endereços de sites sugeridos na avaliação:
 
http://www.criarumblog.com/ Este site possibilita aos alunos a criação do blog.
http://twitter.com/ Quem não possui twitter pode criar um através deste site.
http://www.msn.com Possibilita acesso ao msn.
 
 
 
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
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Opiniões

  • Debora, CE Prof Cleto , Paraná - disse:
    declcoxa@yahoo.com.br

    25/08/2014

    Cinco estrelas

    Ótima proposta, muitas referências, será muito útil para a aula que estou planejando.


  • solange de carvalho araujo, Colégio Dom Prudêncio (zona urbana) e Escola Nova Vista (zona rural) , Goiás - disse:
    solangec_araujo@hotmail.com

    03/09/2012

    Cinco estrelas

    Gostei da sugestão, todas as propostas estão minuciosamente planejadas, conferi os links, estão bem claros. Enfim só temos a ganhar utilizando essa excelente aula.


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