22/03/2011
Claúdia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Atividade 1 – Debate sobre os impactos causados pelos abalos sísmicos
Para iniciar a discussão sobre a aula e tendo como objetivo despertar a curiosidade dos alunos para o tema proposto, o professor deverá fazer os seguintes questionamentos:
Realizada a discussão sobre as questões anteriores, o professor deverá apresentar a seguinte atividade:
Cada aluno com o seu laptop, interligado a internet, irá acessar sites que trazem informações sobre o assunto em questão. Durante a consulta, eles irão individualmente fazer a leitura das notícias contidas nestes sites. Sendo eles:
Após consulta aos referidos sites, será proposto um debate em sala, considerando os conhecimentos prévios a respeito do tema e as informações que obtiveram através da pesquisa realizada. Sendo o professor um mediador do conhecimento, para auxiliar no debate, ele deverá apresentar algumas questões, tais como:
Na sequência, será realizado um fechamento das ideias com o intuito de atingir os objetivos propostos e, em seguida, cada aluno utilizando o seu laptop irá assistir a um vídeo disponível no www.youtube.com.br onde mostram cenas dos fenômenos que atingiram o Japão. Disponível no link abaixo:
Após o vídeo, o professor deverá encaminhar a seguinte questão para discussão:
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando todos os alunos, sem exceção, expor suas ideias. E logo após a exposição das ideias, os alunos deverão escrever no editor de textos de seu laptop um texto ressaltando as suas considerações sobre o que foi visto em aula até o momento.
Atividade 2 - Pesquisa sobre placas tectônicas
Com o término da atividade anterior, e para iniciar a aula sobre placas tectônicas, o professor deverá dividir a turma em dupla, onde cada dupla irá assistir a um vídeo localizado no www.youtube.com.br, para dar introdução ao tema da aula. Disponível no link abaixo:
Ao assistir o vídeo a dupla deverá fazer uma discussão sobre o assunto abordado no mesmo. Em seguida, irá fazer uma pesquisa na internet do laptop buscando informações que conceituem placas tectônicas.
Concluindo as atividades anteriores, os alunos deverão com o auxílio do vídeo e da pesquisa realizada construir um conceito sobre placas tectônicas e salva-lo no editor de textos do laptop.
Após a construção do conceito elaborado pela dupla, o professor deverá solicitar aos alunos que pesquisem na internet um mapa representando as placas tectônicas e salve-o no laptop. Ao término da pesquisa eles deverão observar os seguintes aspectos no mapa:
Com o término da pesquisa e a discussão dos questionamentos acima, o professor irá pedir aos alunos que construam um texto interligando o que foi colocado no debate anterior com o que está agora confirmado através da pesquisa realizada. Fazendo também um comparativo entre as áreas de maiores instabilidades tectônicas e as de incidências de abalos sísmicos.
Lembrando que, este momento será de troca de conhecimento entre alunos e professor, assim dependendo da turma se o professor achar relevante após a construção do texto ele poderá pedir aos alunos que troquem os laptops entre si. Para que, todos tenham acesso visual ao que foi pesquisado e construído pelos colegas. Podendo estes, acrescentarem abaixo do trabalho, questionamentos ou informações relevantes não informadas pela dupla.
Observação: Para o desenvolvimento dessa atividade os seguintes sites poderão ser sugeridos pelo professor para auxílio na pesquisa.
Atividade 3- Trabalhando com abalos sísmicos
Pensando na construção significativa do conhecimento, o professor deverá fazer um paralelo entre as informações que os alunos possuem sobre terremotos e tsunamis e conhecimentos adquiridos nas atividades anteriores sobre os impactos causados pelos abalos sísmicos, instigando os alunos a responderem as seguintes questões:
Sugestão: Solicitar aos alunos que busquem na internet imagens ilustrativas sobre a formação destes fenômenos, como as apresentadas abaixo:
Sugestão: Novamente os alunos poderão fazer uma pesquisa de imagens que ilustrem estes impactos, como as disponibilizadas abaixo:
Após concluir o debate os alunos deverão salvar em seu laptop as imagens visualizadas durante a discussão, e fazer um comentário correlacionando conteúdo e imagem.
Observações sobre as atividades:
a) Caso os alunos não consigam responder as questões durante os debates propostos eles poderão recorrer ao laptop, que está interligado à internet, e pesquisar sobre o tema em questão.
b) O professor deverá lembrar a dupla para salvar todas as atividades desenvolvidas no laptop durante as aulas, dentre elas o texto, os conceitos construídos, as imagens e os vídeos, pois todos serão utilizados na avaliação proposta para a aula.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/08/2014
Cinco estrelasÓtima proposta, muitas referências, será muito útil para a aula que estou planejando.
03/09/2012
Cinco estrelasGostei da sugestão, todas as propostas estão minuciosamente planejadas, conferi os links, estão bem claros. Enfim só temos a ganhar utilizando essa excelente aula.