30/03/2011
Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Lais de Castro Agranito
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) concectado à internet.
Serão utilizados os seguintes softwares:
Kword [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Gwenview [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Gwenview ]
KolourPaint [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint ]
KControl [ Iniciar > Aplicativos > Configurações do Sistema > Centro de Controle]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
WxCam [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam ]
Durante esta aula, os alunos terão oportunidade de compreender a complexidade da palavra solidariedade, percebendo a sua importância e implicações com o universo na qual eles estão inseridos.
Esta aula poderá ser trabalhada de forma interdisciplinar com diversas áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, História e Ciências.
Professor, na atividade de Língua Portuguesa você poderá trabalhar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.
O conteúdo de Ciências poderá colaborar com a conscientização dos alunos para que valorizem o meio ambiente e o preserve.
O conteúdo de História poderá contribuir para a construção histórica dos conflitos sociais na escola.
Enfim, existe uma série de fatos, situações, casos, materiais, histórias entre muitas outras coisas que podem propiciar a interdisciplinariedade em relação ao tema "solidariedade".
A aula está dividida em três momentos:
Atividade 1 - Vídeo sobre solidariedade.
Professor, esta atividade tem como objetivo possibilitar que os alunos percebam por meio da reportagem, a ação solidária e reflitam sobre o tema assistido. Na atividade 2 sugerimos algumas questões (1, 2, 3 e 4) que subsidiarão a discussão e deverão ser respondidas. Professor, faça uma apresentação das respostas na própria sala.
O vídeo é uma reportagem do jornal da Rede Globo de televisão do dia 13 de janeiro de 2011, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=_ZzMcG2VaI8 , para acessar este vídeo, solicite que os alunos utilizem seus laptops, veja o caminho: Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
-Imagem do vídeo - Salvamento Dona Ilair na enchente do Rio Preto no Rio de Janeiro -http://www.youtube.com/watch?v=_ZzMcG2VaI8
fonte:Professor, após a exibição e discussão sobre o vídeo, solicite que os alunos respondam as perguntas abaixo.
Deverão utilizar Kword [ Iniciar > Aplicativos > KWord ] para digitar as respostas para as questões apontadas.
Observação: de acordo com a necessidade, esta aula pode ser adaptada para os/as alunos/as de 1º ano. Como alguns deles/as ainda não produzem textos sem acompanhamento docente, as perguntas podem ser respondidas de forma oral ou através de um desenho feito no caderno. Neste caso, o recurso eletrônico deve ser omitido.
Atividade 2- Questões que deverão ser respondidas e enviadas por e-mail ao professor:
1. O que você faria se estivesse no terraço do prédio?
2. Cite 2 exemplos de solidariedade percebidos no vídeo.
3. Para você, qual foi o motivo que levou os indivíduos a ajudarem a mulher?
4. Por que ao pular na enchente para ser socorrida, a mulher não soltou o cachorro?
TRABALHANDO EM GRUPO
Organize os alunos em grupos de no máximo 4 alunos, com seus respectivos laptops. Eles deverão observar as imagens com alguns exemplos de situações que ocorrem no cotidiano, disponibilizadas por você. Veja uma sugestão abaixo retirada do sítio http://talitacumi-mc.blogspot.com/2008_10_01_archive.html.
Professor, você também poderá solicitar que pesquisem na web imagens que trazem situações em que sejam caracterizadas situações de solidariedade. Cada grupo irá discutir e depois escrever um pequeno texto envolvendo assuntos demonstrados nas imagens.
Para a pesquisa na web eles utilizarão o Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
Após o término da análise, os grupos deverão socializar suas observações por meio de uma apresentação elaborada diretamente no computador. Se possível, disponibilize o data show para exibir a apresentação. Nesse momento, os alunos utilizarão Kword [ Iniciar > Aplicativos > KWord ] para digitar a apresentação.
Espera-se com esta atividade propiciar espaços de diálogos a respeito do termo solidariedade e que os alunos consigam identificar a importância de ser solidário.
Sugestão de imagem para ser disponibilizada pelo professor.
Imagem disponível em: http://talitacumi-mc.blogspot.com/2008_10_01_archive.html
VIVENCIANDO SITUAÇOES SOLIDÁRIAS
Professor, explore a figura abaixo, discuta com os alunos e proponha uma atividade de vivência solidária na escola de acordo com a proposta que se segue. Ela poderá ser realizada em duas etapas:
Imagem diponível em http://pathycya.flogbrasil.terra.com.br/fotos/6/2/c/pathycya/1105928561.jpg
1ª Etapa:
Professor, proponha aos alunos que desenvolvam uma atividade na escola que possam demonstrar algum tipo de solidariedade. Para tanto, proporcione um passeio pela escola, para que eles possam procurar e registrar situações que envolvam ações solidárias e não solidárias; para fazer esse registro é importante que os alunos estejam munidos de seus laptops e utilizem WxCam [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam ]. Após as observações, os registros feitos pelos alunos e o diálogo acerca das situações encontradas, cada um poderá fazer uma autoavaliação e propor alternativas para uma mudança de postura, que poderá ser feita em forma de texto, utilizando o Kword [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]. Após concluída a atividade, ele deve enviá-la via e-mail aos seus colegas, com o intuito de divulgar seu trabalho e abrir espaço para futuras reflexões e ao e-mail do professor, para futura avaliação, através do caminho Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ].
2ª Etapa:
Para estabelecer uma ação concreta dos alunos na escola, estimule a classe, a partir da atividade da última aula, a elaborar um projeto de conscientização da comunidade escolar com a necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais solidário. Sugerimos ainda que os alunos elaborem um blog para a socialização de seu projeto, que poderá ter como conteúdo a autoavaliação e as imagens das situações encontradas na escola. Para a realização desse trabalho, os alunos podem acessar o site:http://www.criarumblog.com/ , e seguir as instruções do mesmo.
Professor, você poderá reservar uma aula específica para a construção do blog.
Pretende-se com esta atividade despertar a criticidade dos alunos, objetivando um comportamento ético a fim de resgatar a dignidade humana e possibilitar uma ação solidária dos mesmos, junto a comunidade. Assim, essas atitudes poderão desencadear o descobrimento da solidariedade e assim, da cidadania.
Sugestão de filme sobre o tema:
Filme: A Corrente do Bem
Sugestão de livros sobre o tema:
Livro disponível on-line ÉTICA E CIDADANIA NAS ESCOLAS
http://www.dhnet.org.br/dados/livros/a_pdf/livro_edh_etica_cid_escolas_naza.PDF
Livro disponível on-line Ética e Cidadania Construindo Valores na Escola e na Sociedade
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015509.pdf
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/09/2011
Quatro estrelasAdorei as sugestóes das aulas,pretendo ir no Asilo dos Idosos levar os alunos.Abraços
06/08/2011
Cinco estrelasExcelente. Utilizarei com meus alunos do 4º ano - fundamental I.
30/03/2011
Cinco estrelasGostei muito da aula. Clara, criativa e interativa. Vou utilizá-la com meus alunos.