Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Discutindo o conceito de solidariedade - UCA

 

30/03/2011

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Lais de Castro Agranito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a importância de ser solidário.

 

  • Possibilitar um melhor relacionamento entre os alunos na escola.

 

  • Propiciar espaços de diálogos a respeito do termo solidariedade.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Algumas noções sobre o conceito de ética

 

  • Noções de cidadania e respeito ao próximo.
Estratégias e recursos da aula

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) concectado à internet.

 

Serão utilizados os seguintes softwares:

Kword                [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Gwenview           [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Gwenview ]
KolourPaint        [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint ]
KControl            [ Iniciar > Aplicativos > Configurações do Sistema > Centro de Controle]
Mozilla Firefox   [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
WxCam              [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam  ]

 

Durante esta aula, os alunos terão oportunidade de compreender a complexidade da palavra solidariedade,  percebendo a sua importância e implicações com o universo na qual eles estão inseridos.

  • Observação:

Esta aula poderá ser trabalhada de forma interdisciplinar com diversas áreas do conhecimento:  Língua Portuguesa, História e Ciências.

Professor, na atividade de  Língua Portuguesa você poderá trabalhar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

O conteúdo de Ciências poderá colaborar com a conscientização dos alunos para que  valorizem o meio ambiente e o preserve.

O conteúdo de História poderá contribuir  para a construção histórica dos conflitos sociais  na escola.

Enfim, existe uma série de fatos, situações, casos, materiais, histórias entre muitas outras coisas que podem propiciar  a interdisciplinariedade em relação ao tema "solidariedade".

A aula está dividida em três momentos:

 

  • 1º Momento:

Atividade 1 - Vídeo sobre solidariedade.

Professor, esta atividade tem como objetivo possibilitar que os alunos percebam por meio da reportagem, a ação solidária e reflitam sobre o tema assistido. Na atividade 2 sugerimos algumas questões (1, 2, 3 e 4) que subsidiarão a discussão e deverão ser respondidas. Professor, faça uma apresentação das respostas na própria sala.

O vídeo é uma reportagem do jornal da Rede Globo de televisão do dia 13 de janeiro de 2011, disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=_ZzMcG2VaI8 , para  acessar este vídeo, solicite que os alunos  utilizem seus laptops,  veja o caminho:   Mozilla Firefox   [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]

  • Após o acesso, cada aluno deverá assisitir o vídeo que subsidiará o debate.
  • Professor,  você será o mediador da discussão que ocorrerá. 
  • Explore as imagens e observe como eles percebem a situação.
  • Fique atento e instigue os alunos a refletirem sobre suas próprias ações, solicite que imaginem estar no lugar das pessoas que ajudaram a mulher.

 

Enchente

 

-Imagem do vídeo - Salvamento Dona Ilair na enchente do Rio Preto no Rio de Janeiro -  - -    fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=_ZzMcG2VaI8

Professor, após a exibição e discussão sobre o vídeo, solicite que os alunos respondam as perguntas abaixo.

Deverão utilizar  Kword [ Iniciar > Aplicativos > KWord ] para digitar as respostas para as questões apontadas.

Observação: de acordo com a necessidade, esta aula pode ser adaptada para os/as alunos/as de 1º ano. Como alguns deles/as ainda não produzem textos sem acompanhamento docente, as perguntas podem ser respondidas de forma oral ou através de um desenho feito no caderno. Neste caso, o recurso eletrônico deve ser omitido.

 

Atividade 2- Questões que deverão ser respondidas e enviadas por e-mail ao professor:

1. O que você faria se estivesse no terraço do prédio?

2. Cite 2 exemplos de solidariedade percebidos no vídeo.

3. Para você, qual foi o motivo que levou os indivíduos a ajudarem a mulher?

4. Por que ao pular na enchente para ser socorrida, a mulher não soltou o cachorro?

 

 

  • 2 º Momento

TRABALHANDO EM GRUPO

Organize os alunos em grupos  de no máximo 4 alunos, com seus respectivos laptops. Eles  deverão observar as imagens com alguns exemplos de situações que ocorrem no cotidiano, disponibilizadas por você. Veja uma  sugestão abaixo retirada do sítio http://talitacumi-mc.blogspot.com/2008_10_01_archive.html

Professor, você também poderá solicitar que pesquisem na web imagens que trazem situações em que sejam caracterizadas situações de solidariedade. Cada grupo irá discutir e depois escrever um pequeno texto envolvendo assuntos demonstrados nas imagens. 

Para a pesquisa na web eles utilizarão o Mozilla Firefox   [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]

Após o término da análise, os grupos deverão socializar suas observações por meio de uma apresentação elaborada diretamente no computador. Se possível, disponibilize o data show  para exibir a apresentação. Nesse momento, os alunos utilizarão Kword [ Iniciar > Aplicativos > KWord ] para digitar a apresentação.

Espera-se com esta atividade propiciar espaços de diálogos a respeito do termo solidariedade e que os alunos consigam identificar a importância de ser solidário.

Sugestão de imagem para ser disponibilizada pelo professor.

Imagem disponível em:  http://talitacumi-mc.blogspot.com/2008_10_01_archive.html

 

  • 3º Momento

VIVENCIANDO SITUAÇOES SOLIDÁRIAS

Professor, explore a figura abaixo, discuta com os alunos e proponha uma atividade de vivência solidária na escola de acordo com a proposta que se segue. Ela poderá ser realizada em duas etapas:

Imagem diponível em http://pathycya.flogbrasil.terra.com.br/fotos/6/2/c/pathycya/1105928561.jpg

1ª Etapa:

Professor, proponha aos alunos que desenvolvam uma atividade na escola que possam demonstrar algum tipo de solidariedade. Para tanto, proporcione  um passeio pela escola, para que eles possam procurar e registrar situações que envolvam ações solidárias e não solidárias; para fazer esse registro é importante que os alunos estejam munidos de seus laptops e utilizem WxCam  [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam  ]. Após as observações, os registros feitos pelos alunos e o diálogo acerca das situações encontradas, cada um  poderá fazer uma autoavaliação e propor alternativas para uma mudança de postura, que poderá ser feita em forma de texto, utilizando o  Kword [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]. Após concluída a atividade, ele deve enviá-la via e-mail aos seus colegas, com o intuito de divulgar seu trabalho e abrir espaço  para futuras reflexões e ao e-mail do professor, para futura avaliação, através do caminho Mozilla Firefox   [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ].

2ª Etapa:

Para estabelecer uma ação concreta dos alunos na escola,  estimule a classe, a partir da atividade da última aula, a elaborar um projeto de  conscientização da comunidade escolar  com a necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais solidário. Sugerimos ainda que os alunos elaborem um blog para a socialização de seu projeto, que poderá ter como conteúdo a autoavaliação e as imagens das situações encontradas na escola. Para a realização desse trabalho, os alunos podem acessar o site:http://www.criarumblog.com/ , e seguir as instruções do mesmo.

Professor, você poderá reservar uma aula específica para a construção do blog.

Pretende-se com esta atividade despertar a criticidade dos alunos, objetivando um comportamento ético a fim de resgatar a dignidade humana e possibilitar uma ação solidária dos mesmos, junto a comunidade. Assim, essas atitudes poderão desencadear o descobrimento da solidariedade e assim, da cidadania.

Recursos Complementares

Sugestão de filme sobre o tema:

 

Filme: A Corrente do Bem

Sugestão de livros  sobre o tema:

Livro disponível on-line ÉTICA E CIDADANIA NAS ESCOLAS

http://www.dhnet.org.br/dados/livros/a_pdf/livro_edh_etica_cid_escolas_naza.PDF

 

Livro disponível on-line Ética e Cidadania Construindo Valores na Escola e na Sociedade

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015509.pdf

Avaliação
  • A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, através da livre observação do envolvimento dos alunos nos diálogos e nas atividades.

 

  • Poderão ainda ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros das atividades realizadas no  momento dessa proposta. Por esse motivo, ressaltamos a importância do professor, em cada etapa da aula, solicitar aos alunos que envie todas as atividades realizadas ao e-mail do professor.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.