28/03/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Atividade 1 - "Rosa de Hiroshima"
a. Orientações iniciais
No presente mês de março de 2011 o mundo está noticiando sobre a tragédia no Japão, iniciada em virtude de um terremoto.
Este terremoto, aliado ao fenômeno da natureza chamado tsunami, trouxe danos à usina nuclear da cidade de Fukushima Daiichi, localizada no nordeste daquele país.
Acontece que o Japão já passou por problemas semelhantes no passado, especificamente na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando duas de suas cidades (Hiroshima e Nagasaki) foram alvejadas por bombas atômicas lançadas pelos EUA. As perdas humanas e materiais foram as maiores da história japonesa.
Assim, cabe ao professor fazer a conexão do acontecimento histórico com as situações noticiadas nos principais meios de comunicação de hoje (TV, Internet, rádio etc.).
-
A sugestão é que isto se proceda por meio do levantamento de questões, tais como:
-
É salutar que as questões sejam amplamente debatidas e as percepções dos alunos valorizadas.
-
ATENÇÃO!
Outra possibilidade é o trabalho em parceria com o professor de Geografia, que poderá ajudar os alunos na compreensão dos fenômenos da natureza que causaram a destruição de cidades e milhares de mortes no Japão, agora em março de 2011.
Para o desenvolvimento das atividades os alunos devem estar conectados à Internet. Portanto, esta aula deve ser realizada no Laboratório de Informática ou em sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA (Um computador por aluno).
b. Trabalhando a música: "Rosa de Hiroshima"
A orientação é que façam a audição e debate acerca deste documento musical.
A música escolhida foi gravada pelo famoso conjunto brasileiro dos anos 70 SECOS E MOLHADOS.
Esta música se tornou uma grande referência à tragédia ocorrida com as cidades japonesas durante a Segunda Guerra Mundial, denunciando os horrores da guerra nuclear.
-
Dinâmica para audição da música:
-
http://www.youtube.com/watch?v=l3Uu-BrNFEM&feature=fvsr
-
-
ROSA DE HIROSHIMA
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
-
Letra disponível em: http://letras.terra.com.br/secos-molhados/48769/
-
Composição: Vinicius de Moraes / Gerson Conrad
Gravação: Secos e Molhados
Disco: Secos e Molhados (capa abaixo)
Editora: Continental
Ano: 1973
-
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_istWPSsTcvo/SFmJCoWOexI/AAAAAAAAAhU/0SFUnPtnAsk/s320/secos-molhados.jpg
-
Para discutir a música:
-
É salutar que as questões sejam amplamente debatidas e as percepções dos alunos valorizadas.
-
Atividade 2- Japão na Segunda Guerra Mundial
Nesta atividade abordaremos os aspectos históricos da participação japonesa na Segunda Guerra Mundial.
Para tal, os alunos devem analisar e debater três reportagens disponíveis na Rede Mundial de Computadores.
Assim aprenderão sobre:
-
PARTE 1
A primeira reportagem a ser analisada chama-se "1945: Capitulação do Japão na Segunda Guerra Mundial", disponível em:
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,619977,00.html
-
Questões essenciais ao analisar o texto:
-
PARTE 2
A segunda reportagem a ser analisada chama-se "Supersubmarino japonês da Segunda Guerra Mundial encontrado no Havaí", disponível em:
Imagem disponível em:
http://www.gizmodo.com.br/sites/all/files/2009/11/18/japsub_0.jpg
-
Questões essenciais ao analisar o texto:
-
PARTE 3
A terceira reportagem a ser analisada chama-se "Aviões japoneses na Segunda Guerra", disponível em:
http://cineastv.forumeiros.com/t560-avioes-japoneses-na-segunda-guerra
Imagem disponível em:
http://www.servimg.com/image_preview.php?i=2480&u=13788319
-
Questões essenciais ao analisar a reportagem:
-
PROFESSOR!
As questões debatidas nesta atividade podem ser registradas no caderno.
-
Atividade 3- "Só não se esqueçam da Rosa de Hiroshima"
Nesta atividade analisaremos os estragos feitos pelas bombas atômicas despejadas pelos EUA no Japão durante a Segunda Guerra. Ao mesmo tempo, perceber a capacidade de reconstrução das mesmas cidades pelos japoneses, após o conflito.
-
PARTE 1- A destruição de Hiroshima e Nagasaki
Os alunos devem analisar a sequência de imagens abaixo, no sítio eletrônico PHOTOGRAPHS OF HIROSHIMA AND NAGASAKI ("Fotografias de Hiroshima e Nagasaki"): http://www.gensuikin.org/english/photo.html
-
Imagem 1
Imagem disponível em:
http://www.gensuikin.org/panel/1-2.jpg
-
Imagem 2
Imagem disponível em:
http://www.gensuikin.org/panel/2.jpg
-
Imagem 3
Imagem disponível em:
http://www.gensuikin.org/panel/3.jpg
-
Imagem 4
Imagem disponível em:
http://www.gensuikin.org/panel/6.jpg
-
Imagem 5
Imagem disponível em:
http://www.gensuikin.org/panel/18.jpg
-
QUESTÃO REFLEXIVA: qual é o cenário retratado na sequência de imagens?
-
PARTE 2- A reconstrução de Hiroshima e Nagasaki
Os alunos devem analisar a sequência de imagens abaixo, no sítio eletrônico PLACE TO VISIT IN JAPAN ("Lugares para se visitar no Japão"): http://placestovisitinjapan.com/hiroshima-nagasaki.php
-
1 - cidade de HIROSHIMA, Japão
Imagem disponível em:
http://placestovisitinjapan.com/images/Hiroshima_1.jpg
-
2- cidade de NAGASAKI, Japão
Imagem disponível em:
http://placestovisitinjapan.com/images/Nagasaki_1.jpg
-
3- Hiroshima Peace Memorial Ceremony
("Cerimônia no Memorial da Paz de Hiroshima")
Imagem disponível em:
http://placestovisitinjapan.com/images/hiroshimapeacememorialceremony.jpg
-
4-Nagasaki Atomic Bomb Museum
("Museu da Bomba Atômica de Nagasaki")
Imagem disponível em:
http://placestovisitinjapan.com/images/nagasaki_atom_bomb_museum.jpg
-
Comparar o cenário desta sequência de imagens com o cenário da sequência anterior, procurando responder questões tais como:
-
ATENÇÃO!
Aqui é o momento de oportuna colaboração com o professor de Ciências, para que esta atividade se desdobre numa pesquisa acerca da questão nuclear/RADIAÇÃO/saúde humana, que deverá ser orientada e/ou avaliada pelo colega professor.
-
Atividade 4- Socializando o conhecimento
Fotografia extraída da reportagem "Mostra Cenas da infância: 60 anos pós-guerra no Japão. São Paulo – 4 a 17 de janeiro"
Disponível em: http://madeinjapan.uol.com.br/agenda/2009/12/08/mostra-cenas-da-infancia-60-anos-pos-guerra-no-japao/
Link da imagem: http://jbchost.com.br/madeinjapan/agenda/imgmat/2009/12/08_mostra_cenas_25663.jpg
-
Como forma de socialização e/ou exposição do conhecimento produzido e debatido nesta aula, sugerimos a seguinte dinâmica:
-
-
Dica 1- Montar e expor uma sequência de imagens com legendas e pequenos textos explicativos e questões reflexivas.
A exposição poderá ocorrer nos corredores da escola, ou no pátio do recreio.
-
Dica 2- Criar um blog e disponibilizá-lo na Rede Mundial de Computadores, utilizando fotografias, links de reportagens e vídeos do YouTube, sempre acompanhados de explicações e questões reflexivas elaboradas pelo grupo.
Para informações e sugestões a respeito de como montar um blog, use este link: http://comomontarseublog.blogspot.com/
-
Dica 3- Elaborar um vídeo com fotos, legendas e música ao fundo, a ser postado no YouTube.
Para saber como criar vídeos com fotos, use este link: http://www.dicasdodia.net/2008/06/como-criar-video-com-fotos-para-youtube.html.
Para saber como postar vídeos, use este link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/09/08/idgnoticia.2006-09-08.4769809177/
-
Dica 4- Apresentação na feira de iniciação científica, usando recursos como Data Show, sequências de fotos, trechos de filmes e/ou vídeo-documentários, exposição oral etc.
-
-
blog sobre "Guerras e Conflitos", uma iniciativa do Portal do Professor:
-
-
-
18/03/2011, às 16h08 - reportagem Folha de S. Paulo: Japão admite que reação a terremoto e tsunami foi lenta
http://www1.folha.uol.com.br/bbc/890688-japao-admite-que-reacao-a-terremoto-e-tsunami-foi-lenta.shtm
-
15/03/2011, às18h55 - notícia Globo.com: Novo incêndio atinge usina nuclear danificada por terremoto no Japão
-
13/03/2011, às 09:48 - notícia BBC Brasil: Japão enfrenta pior crise desde Segunda Guerra Mundial, diz premiê
-
-
Portal Segunda Guerra Mundial
-
Sugestão de aula sobre a participação japonesa na Segunda Guerra Mundial
-
Filmes da Segunda Guerra sob o ponto de vista japonês
-
Site do Hiroshima Peace Memorial Museum
-
Informações sobre ENERGIA NUCLEAR
Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado por meio da capacidade de análise da música e das imagens; da realização de tarefas propostas e registros produzidos nas atividades da aula.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/09/2014
Cinco estrelasAchei ótima, bem completa, abrange várias áreas do conhecimento , nos dá uma ampla ideia de trabalharmos diversos assunto e que temos condições de explorá-los muito ricamente sem sombra de dúvida, Excelente trabalho!
12/07/2012
Cinco estrelaseu amei isso é,porque eu estou fazendo um trabalhao muito impotanticimo sobre a guerra que incluil o japão
23/02/2012
Cinco estrelasApropriada a Sequencia Didática.